Conecte-se conosco

São Paulo

Prefeito de Limeira, Mario Botion, é eleito novo Presidente do Consórcio PCJ

Publicados

em

87ª Reunião Ordinária da entidade aconteceu nesta quinta-feira, 18, e debateu também a situação hídrica para 2021 e seu impacto ao Sistema Cantareira

O Consórcio PCJ promoveu na quinta-feira, 18, a 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Associados, na qual foi eleito para presidir a entidade o prefeito de Limeira, Mario Botion. Ele é o 10º prefeito a ocupar o cargo, e o 17º presidente da história. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023. “Fiquei muito feliz com a escolha e coloco-me à disposição para fazer um trabalho de excelência junto à diretoria, às prefeituras e empresas associadas”, diz o presidente eleito.

Botion já tem um histórico com as instituições de recursos hídricos. “Nos anos 90 iniciei através da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL), inclusive no consórcio. E nos últimos quatro anos, como prefeito, tenho participado ativamente do Consórcio PCJ, inclusive ocupando a primeira vice-presidência do Programa de Política de Recursos Hídricos”, conta o chefe do Executivo, que toma posse em abril.

Agora, na nova gestão do Conselho Diretor, a primeira Vice-presidência fica com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes. No total, a diretoria é composta por 10 vice-presidências, 14 conselheiros e dois agentes de interlocução. A lista completa dos membros pode ser conferida ao final do texto.

O presidente eleito Mário Botion também destacou a importância da conscientização da população e dos gestores municipais no atual momento de queda nas médias de chuvas das Bacias PCJ. “Temos a necessidade de intervenções consistentes e principalmente conscientizar a população para o uso responsável da água”, comenta.

Botion também destaca outra questão importante, que é a necessidade de planejamento e articulação estratégica para viabilizar investimentos necessários para a região, os quais somam R$7,6 bilhões até o ano de 2035. “Parte do valor já está sendo utilizada na construção de dois reservatórios regionais de regularização de água – um em Pedreira e outro em Amparo. Todas as ações são importantes, mas a principal e o maior desafio será mesmo a conscientização do uso responsável da água”.

A Reunião do Consórcio PCJ também foi marcada pelos debates acerca da disponibilidade hídrica durante o ano de 2021, com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, ao lado do Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. Ao final da entrevista, foi lançada a cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021”.

Zuffo alertou que o clima é cíclico e que estamos passando por uma fase de queda nas precipitações o que vai impactar a disponibilidade hídrica. Segundo o professor e pesquisador, estamos próximos de uma possível nova crise hídrica, que nos estudos dele deve ocorrer entre 2025 e 2027, mas que esse período mais seco, com chuvas ocorrendo abaixo das médias históricas deve seguir até 2035.

O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, apresentou a Cartilha sobre o Cantareira que contou com a produção da equipe técnica da entidade. O documento conta a história de operação do sistema e atenta que desde 2000, as vazões de afluência aos reservatórios, ou seja, o volume de água para sua recarga, estão ocorrendo abaixo das médias históricas e com chuvas abaixo da média nos últimos quatro anos nas Bacias PCJ. A Cartilha, busca também capacitar municípios, empresas e comunidade sobre ações de contingenciamento para um ano de 2021 com menos disponibilidade hídrica.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou que o momento é crítico e que é necessário que a comunidade se prepare para a estiagem 2021, além de destacar que ações para reservação de toda a quantidade possível de água são fundamentais.

Abaixo é possível conferir a formação completa do novo Conselho Diretor, gestão 2021 – 2023:
Presidente (Prefeito)
Mario Celso Botion – Limeira

Vice-Presidente de Política de Recursos Hídricos (Prefeito)
Hamilton Bernardes Junior – Pedreira

Vice-Presidente de Programas de Educação e Sensibilização Ambiental (Prefeito)
Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba

Vice-Presidente para Assuntos Institucionais (Prefeito)
Lucimara Godoy Vilas Boas – Valinhos

Vice-Presidente de Integração Regional (Prefeito)
Adinan Ortolan – Cordeirópolis

Vice-Presidente de Programas Regionais (Prefeito)
Gustavo Perissinotto – Rio Claro

Vice-Presidente de Programas de Resíduos Sólidos (Prefeito)
Helio Franzol Bernardino – Saltinho

Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas – (Prefeito)
Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba

Vice-Presidente para Proteção aos Mananciais (Empresa)
Martim de França, Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão (Empresa)
Fernando Mangabeira – BRK Ambiental

Vice-Presidente de Sistema de Monitoramento das Águas (Empresa)
Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA

Conselheiros:

a) Municípios:

Cinco municípios com menos de 50 mil habitantes (Prefeitos)
Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro
Piracaia/SP – José Silvino Cintra
Louveira/SP – Estanislau Steck
Holambra/SP – Fernando Henrique Capato
Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato

Três unicípios entre 50 mil a 500 mil habitantes (Prefeitos)
Atibaia/SP – Emil Ono
Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli
Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan

Um município com mais de 500 mil habitantes (Prefeito)
Campinas/SP – Dário Saadi

b) Empresas:

Cinco representantes de Empresas
Rhodia
Evonik
Ypê
SABESP
Usina Ester

Agentes de Interlocução Consultiva
Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira
Bragança Paulista/SP – Jesus Adib Abi Chedid

São Paulo

Encontros de veículos e apresentações gratuitas de drift são atrações das férias 2025 no Complexo Dream Car de São Roque (SP)

Publicados

em

Distante apenas 60 km da capital paulista, maior polo de entretenimento de carros do Brasil acaba de completar um ano de operações e atende com horário especial em janeiro

Uma atmosfera alto-astral, perfeita para os apaixonados por carros antigos, kart e drift. O Complexo Dream Car de São Roque preparou uma programação especial de férias para quem deseja começar 2025 com muita diversão e adrenalina. Em janeiro, ocorrerão dois encontros de veículos – neste domingo e no dia 26 –, bem como diversas apresentações de drift durante todos os finais de semana, tudo com entrada gratuita. E para celebrar o seu primeiro ano de atividades completados em 09 de dezembro passado, o complexo presenteia os visitantes com bônus de 50% de desconto no ingresso (valores a partir de R$49,90 válidos nas compras antecipadas pelo site) para conferir o acervo do museu, com 165 veículos raros.

Distante apenas 60 km da capital paulista, o maior polo de entretenimento dedicado a veículos antigos do Brasil também é composto por kartódromo, parque temático e mall com 23 lojas e restaurantes, atendendo com horário ampliado em janeiro.

Neste domingo tem Encontro Mensal de Veículos Antigos do Dream Car
O primeiro evento de carros de 2025 será já neste domingo, 12 de janeiro: o Encontro Mensal de Veículos Antigos do Dream Car, que já se tornou uma tradição entre clubes e aficionados. Das 9h às 18h, cerca de 150 veículos estarão reunidos no estacionamento do complexo, no entorno do prédio principal. Não há taxa de inscrição e os participantes ainda ganham 50% de desconto na entrada do museu e no estacionamento. O veículo deve ser cadastrado por meio do link bit.ly/encontrocarrosantigos_dreamcar.

LEIA TAMBÉM:

Paralelamente, ocorrerá o mercado de pulgas e o Feirão de Carros Antigos e Especiais, permitindo aos donos anunciarem seus exemplares durante toda a programação. A ótima notícia é que o serviço não tem custo algum, bastando selecionar essa opção no formulário eletrônico. “O Encontro Mensal de Veículos Antigos tem um significado especial para nós, do Dream Car de São Roque. Levar cultura, lazer e entretenimento tem sido nossa missão diária. Constatar o quanto o movimento do antigomobilismo tem força nos mostra que estamos no caminho certo em fomentá-lo”, avalia o gerente-geral do complexo, Matheus Garcia.

Em 26 de janeiro ocorre o encontro Fuscas por Aí
Já no dia 26 de janeiro ocorrerá uma nova edição do Fuscas por Aí, encontro que leva o nome da plataforma no Instagram e YouTube. Das 9 às 18 horas, cerca de 100 veículos estarão reunidos no estacionamento do Complexo Dream Car, novamente com entrada franca. Podem participar gratuitamente carros e motos antigas de qualquer marca e modelo, desde que tenham sido fabricados há mais de 30 anos, bastando ir diretamente até o Complexo Dream Car de São Roque ou aderir ao comboio, que no dia 26 de janeiro sairá às 8 horas do Posto Graal localizado no km 29 da Rodovia Castelo Branco, em Barueri.

“Sempre aproveitamos para fazer um agito com esse comboio de carros antigos pelas estradas do Estado de São Paulo com destino aos locais dos encontros. São passeios que garantem mais segurança aos participantes e também proporcionam muita integração”, explica o fundador da plataforma e organizador do evento, Rafael Marinari. Os participantes que desejarem obter 50% de desconto no valor do estacionamento e na entrada do museu devem acessar previamente o link bit.ly/encontrocarrosantigos_dreamcar. Contatos com o Fuscas por Aí podem ser feitos pelo WhatsApp (11) 94229-7379.

Volta dos Sonhos permite alugar Ferrari, Porsche e Camaro
Outra atração do complexo é a Volta dos Sonhos, que permite locar Ferrari 360 Spider, Porsche 718 Boxster e Chevrolet Camaro. Quem for ao Complexo Dream Car com seu veículo elétrico dispõe de 4 carregadores. Informações adicionais: WhatsApp (11) 3090-9147 ou site www.dreamcarmuseu.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

“Virose e arrastão são o ‘apagão’ no litoral de SP nesta alta temporada”, alerta Federação

Publicados

em

Fhoresp oficiou governador, pedindo providências nas áreas Sanitária, Ambiental e de Segurança Pública; prejuízos no Turismo da Baixada Santista tem impactado 52 setores da Economia

A crescente onda de virose na Baixada Santista, a falta de água no litoral norte e os arrastões ocorridos no Guarujá-SP preocupam a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp). A entidade, que representa mais de 500 mil empresas, recebeu relatos de cancelamentos de reservas nesta temporada e teme prejuízos no Turismo. Com receio de piora na situação – um “apagão” com a debandada dos visitantes – a entidade oficiou Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), para que o governador de São Paulo tome providências, no sentido de mitigar danos.

Entre os pedidos feitos pela Federação, em documento protocolado nesta terça-feira, 07, está a articulação com autoridades sanitárias estaduais e locais para a adoção de medidas emergenciais e preventivas relacionadas ao surto de virose que afeta sobremaneira, desde meados de dezembro, o litoral sul. De acordo com a Fhoresp, embora este tipo de enfermidade seja mais comum nesta época do ano, há na Baixada Santista um “agravamento desproporcional” e que se funde a outro problema não menos importante: os arrastões:

“É um combo explosivo: virose em surto e arrastões. É o ‘apagão’ do nosso litoral. Dias atrás, turistas ainda foram assaltados e baleados no Guarujá. Um, infelizmente morreu. O Estado precisa intervir, nas áreas Ambiental, Sanitária e na Segurança Pública. Senão, o verão, um dos períodos mais fortes para o Turismo, será catastrófico para o setor. Essas ocorrências, afinal, afastam o turista. Sem contar que, muitos hotéis, restaurantes e bares do litoral dependem da alta temporada para sair do vermelho e compensar o baixo fluxo ao longo do ano”, alerta Édson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp.

LEIA TAMBÉM:

O litoral paulista é o destino preferido para as férias de verão e tinha taxa de ocupação esperada de 95% para a virada de ano, segundo a Fhoresp. Sobre a virose, o representante da entidade ainda faz um alerta quanto à confiança do turista para o resto do ano:

“Desde dezembro, milhares de pessoas que passaram pela Baixada Santista procuraram ajuda médica por conta de virose. Mesmo com as subnotificações, que são significativas, os contaminados, entre munícipes e visitantes, abarrotaram postos médicos e farmácias. Não se sabe se este surto está acontecendo por causa da água do mar, ou da água corrente. O problema é isso interferir na opinião do turista. Será que ele vai se sentir seguro em voltar para a Baixada Santista? A imagem do nosso litoral está seriamente comprometida”, complementa o representante da Federação.

Dias antes do Réveillon, moradores e visitantes de Santos-SP, de Praia Grande-SP e de Guarujá começaram a relatar casos de vômito, de dor abdominal e de diarreia. Unidades de Pronto-Atendimento (PA) ficaram super lotadas. Nas farmácias, também foi registrada a falta de remédios para combater os sintomas. A situação teve um pico nos primeiros dias do novo ano e ainda não está controlada:

“Os empresários do Turismo fazem investimentos em equipamentos, contratação de mão-de-obra extra e compram estoques maiores, pois, em regra, vão ter maior demanda nesta época do ano. Agora, o momento é de grande apreensão. Já temos relatos de cancelamentos de reservas, e não somente nos hotéis, mas, também, de locações residenciais de temporada”.

Édson Pinto também não descarta demissões no setor de Hotéis, Restaurantes e Bares, uma vez que, os prejuízos no Turismo da Baixada Santista já impactaram 52 setores da Economia:

“Podemos ter, inclusive, desemprego, caso essa situação persista”, lamenta o executivo.

Falta de água

No ofício endereçado a Tarcísio, a Fhoresp aponta, ainda, a falta de abastecimento de água no litoral norte – outra região de alto fluxo nas férias de janeiro:

“Sem água potável, a permanência dos turistas e o próprio funcionamento de todo o trade turístico acabam sendo prejudicados”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Leonardo Sica assume presidência da OAB SP em solenidade de posse administrativa

Publicados

em

Em ato, dirigente destacou o papel representativo da instituição diante da classe paulista e anunciou as cinco primeiras ações da gestão

O advogado criminalista, Leonardo Sica, assumiu a presidência da diretoria da maior secional da Ordem dos Advogados do Brasil, a de São Paulo, em cerimônia realizada na sede da instituição, na terça-feira, 07. Em uma eleição histórica, realizada de forma totalmente online pela primeira vez na Ordem paulista, Sica foi conduzido à presidência da OAB SP com 116.858 votos, e vai liderar a entidade durante o triênio 2025-2027.

A posse administrativa da gestão também contou com a presença de Daniela Magalhães, que assume como vice-presidente da OAB SP, Adriana Galvão, secretária-geral, Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta, e Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro. Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira estará à frente da presidência da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo).

LEIA TAMBÉM:

Em seu discurso de posse, Sica destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na última gestão. “Nosso maior desafio hoje é continuar e aprofundar as mudanças, as inovações e as renovações feitas nos últimos três anos”, destacou.

O presidente também enfatizou as maiores responsabilidades e desafios do mandato, que estarão centradas na promoção de inclusão, diversidade e representatividade, o fortalecimento das instituições democráticas e a valorização do papel social da advocacia, e uma gestão com ações perenes e baseada em diálogo e projetos. Além disso, destacou a importância de ampliar a participação da OAB em momentos cruciais para a defesa da democracia representativa.

Patricia Vanzolini, que deixa a presidência da entidade e assume uma vaga no Conselho Federal da OAB, esteve presente para a passagem de bastão e reforçou o papel da instituição paulista no âmbito federal com ações fundamentais, como a defesa das prerrogativas da classe e a reforma do processo eleitoral interno do CFOAB. “No Conselho Federal, a OAB SP tem tido uma atuação firme, independente, destacada e vai continuar desta forma”, ressaltou Vanzolini.

As cinco primeiras medidas adotadas pela atual diretoria foram anunciadas durante a posse. “Para enfrentar esses desafios nós temos time, confiança, legitimidade, ideias e não nos falta boa vontade”, citou Sica.

1. Expansão do programa Anuidade de Volta: o programa passa a valer para todos os cursos, seminários e conferências realizados pela OAB SP

2. Campanha nacional para aprovação do PL 4359/2023: campanha intensa para a aprovação do projeto, que é um instrumento normativo valioso para garantir a eficácia das prerrogativas dos advogados em juízo.

3. Letramento em Inteligência Artificial (IA): oferecimento de programa gratuito à advocacia paulista com os melhores profissionais do ramo para o letramento na área.

4. Proposta de reforma eleitoral da OAB: proposta para eleições diretas e online do CFOAB.

5. Pacto pela Justiça: reunindo, em um centro de entendimento e ação, Judiciário, Legislativo, Executivo e Sociedade Civil, em um movimento de defesa das instituições democráticas e de compreensão das necessidades contemporâneas de acesso e distribuição de Justiça. Diálogo e cooperação são os únicos meios para a “justiça ser justa”.

Na solenidade foram divulgados os profissionais que estarão à frente de algumas das comissões temáticas da Ordem paulista. Entre eles Camila Torres, na Comissão de Direitos Humanos; Claudia Bernasconi que lidera a Prerrogativas; Luciana Temer, que comanda Direito Constitucional; Celso Vilardi, que será responsável pela Defesa da Democracia e do Estado de Direito; Alexandre Zavaglia que ficará à frente de Tecnologia e Inovação; e Daniela Liborio que dirigirá a Escola Superior de Advocacia (ESA).

Veja no link (clique aqui), detalhes dos planos para a gestão, anunciados pelo presidente, e também do foco de atuação da OAB SP sob comando de Leonardo Sica.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias