Conecte-se conosco

Campinas

Parque D. Pedro Shopping tem roteiro para homenagear o Dia do Pão de Queijo

Publicados

em

Comemorada em 17 de agosto, data será lembrada pelo empreendimento com oito pontos para degustar a iguaria

Como bom mineirinho, ele foi chegando de mansinho, quietinho, até conquistar lugar na mesa de todo o país. Agora, não tem cafezinho, chá, evento ou viagem sem essa iguaria tipicamente brasileira: o pão de queijo. De tão querido, esse alimento ganhou um dia todo seu: 17 de agosto, o Dia Nacional do Pão de Queijo.

LEIA TAMBÉM:

E, para celebrar a data, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela ALLOS, preparou um roteiro para quem deseja saborear esse quitute. “O pão de queijo é, hoje, um produto querido em todo o país, conquistando cada vez mais admiradores. Aqui no Parque D. Pedro Shopping, o alimento recebe uma atenção especial de nossos lojistas, que oferecem desde a receita tradicional até algumas mais inovadoras, com recheios variados. Listamos alguns locais imperdíveis para quem quer apreciar a iguaria”, conta Taís Tavares, gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping.

Veja a lista:

  • Casa do Pão de Queijo – Localizada no Corredor Colinas, oferece as mais variadas formas e recheios do tradicional pão de queijo. A receita, criada pela Vovó Arthêmia, traz opções de recheios como requeijão da casa, azeitona e até doce de leite.
  • Biscoitê – Tradicional casa de biscoitos doces, salgados e amanteigados, a loja da Alameda conta também com opções de pão de queijo com casca de parmesão, recheado com requeijão e os minis, com calabresa, goiabada e requeijão e frango.
  • Grão Espresso – Ali no Corredor Colinas, é possível saborear as variedades de cafés e cappuccinos, como o cobiçado café com Ovomaltine e creme, acompanhando o pão de queijo tradicional ou o Combini, que é um pote com miniaturas da iguaria mineira.
  • Rei do Mate – Aqui, o pão de queijo muda até de formato e incorpora a versão waffle, com opções de cobertura doce, como a de creme de avelã. Há ainda o Super Copão de Pão, com 18 pãezinhos de queijo. A operação fica no Corredor Pedras e conta também com cappuccinos, açaí e o tradicional mate nas mais variadas opções.
  • Starbucks Coffee – Com dois pontos no Parque D. Pedro Shopping, no Anel Águas e Entrada Flores, a casa do tradicional café norte-americano leva a sério a receita brasileira: são seis ingredientes para obter o cobiçado pão de queijo. Para acompanhar, tem café extraído por vários métodos, cafés gelados e cappuccinos, além de bebidas.
  • The Coffee – Situada no Corredor Alameda, a The Coffee buscou inspiração na tendência do “to go coffee”, que é comum em Tóquio, no Japão. Na loja, o pão de queijo ganha espaço para acompanhar os variados tipos de grãos e métodos de extração do café.
  • Casa Bauducco – É claro que, na casa tradicional do panetone, o pão de queijo tem o seu espaço. Localizada no Corredor Árvores, a Casa traz a iguaria tipicamente brasileira, que pode ser saboreada com café, bebidas e sobremesas com os variados produtos da linha Bauducco.
  • Maria Formiga – Nem só de doces, brigadeiros e bolos vive a Maria Formiga, localizada no Corredor Pedras. O tradicional pão de queijo dali carrega muita crocância e pode ser saboreado com café ou sucos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Ensino Médio Técnico em Administração forma e prepara o jovem para o mercado de trabalho

Publicados

em

O título ofertado pelo Senac Mogi Guaçu combina formação acadêmica com competências práticas em gestão, preparando estudantes para ingressarem no mercado de trabalho

A educação no Brasil está passando por uma transformação significativa, com o Novo Ensino Médio se ajustando às necessidades e expectativas dos jovens. Segundo dados do Instituto Datafolha, 65% dos estudantes entre 14 e 16 anos que iniciaram o primeiro ano dessa modalidade preferem um currículo flexível. Desses, 35% optam por uma estrutura que combine disciplinas comuns para todos os alunos e a possibilidade de aprofundamento em áreas de maior interesse.

Esse modelo ganha destaque com iniciativas como o Ensino Médio Técnico em Administração do Senac Mogi Guaçu, cujas inscrições ainda estão abertas. O curso oferece uma formação que integra disciplinas tradicionais com conteúdos técnicos, preparando os estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos em áreas relacionadas à gestão e aos negócios.

LEIA TAMBÉM:

O currículo inclui matérias voltadas para gestão empresarial, marketing, logística, finanças, recursos humanos e planejamento estratégico, proporcionando aos alunos uma visão ampla das competências essenciais para o sucesso profissional. Também abrange linguagens, matemática, ciências da natureza e suas tecnologias, além de ciências humanas e sociais aplicadas, que fazem parte do currículo padrão e prepara o aluno para prestar as provas do ENEM e vestibulares. As matrículas podem ser realizadas pelo site da unidade do Senac Mogi Guaçu.

O técnico em administração é um profissional versátil, capacitado para atuar em diversas áreas, como recursos humanos, logística, finanças, produção, marketing, auditoria e gestão de projetos. Sua adaptação a diferentes ambientes permite que seja requisitado em qualquer setor que exija gerenciamento. Entre suas funções estão a elaboração de orçamentos, fluxos de caixa e demonstrativos financeiros, além da expedição de relatórios e documentos. O técnico também contribui na criação de pareceres e laudos, na gestão de pessoal, materiais, produção, serviços e na administração financeira, orçamentária e mercadológica, desempenhando
papel crucial no sucesso organizacional.

“Para nós do Senac, contribuir com o acesso à educação é estar alinhado às necessidades dos jovens, oferecendo um ensino de qualidade que gera mais oportunidades. Nossos estudantes têm se destacado academicamente, profissionalmente e como cidadãos, atendendo a maioria das competências procuradas pelas organizações de hoje: responsabilidade, criatividade, resiliência, iniciativa, relacionamento interpessoal e adaptabilidade”, diz Robert dos Anjos,
Gerente do Senac Mogi Guaçu, destacando o impacto positivo dessa abordagem.

Educação e Economia
A combinação de formação acadêmica e técnica prepara os jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também fortalece a economia brasileira. De acordo com estudo do Instituto Itaú Educação e Trabalho, a expansão do ensino médio pode resultar em um aumento de até 2,32% no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esse crescimento é impulsionado pela melhoria na qualificação da força de trabalho, o que, consequentemente, eleva a produtividade e a competitividade da economia. Mais informações sobre o Ensino Médio Técnico em Administração podem ser acessadas pelo portal do Senac Mogi Guaçu.

Serviço:
Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista – Mogi Guaçu
Site: https://www.sp.senac.br/senac-mogi-guacu

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Provão Paulista: aluna de Guaianases é aprovada em medicina na Unicamp

Publicados

em

48 vagas na medicina da USP, Unicamp e Unesp serão preenchidas por estudantes da rede estadual de SP; Julia tem sua trajetória desde o Ensino Fundamental na escola pública

Em 20 ou 30 anos, Julia Vieira Costa, hoje com 17 anos de idade, saberá exatamente o que estava fazendo em 20 de janeiro de 2025, às 14h. A aluna atualizava ansiosamente a página do Provão Paulista Seriado, que revelaria a ela a realização de um sonho: a aprovação em medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Provão Paulista Seriado.

Julia está entre 48 estudantes que se formaram nas escolas estaduais e foram aprovados nas vagas para medicina na Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) ou Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o mesmo curso.

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, a aluna mora em Guaianases, na zona leste da capital paulista, com a mãe, Rita, e com a irmã Gabrielle. Rita tem formação em pedagogia e Gabrielle faz atualmente faculdade de biomedicina.

Mesmo morando na capital paulista, a Unicamp era a primeira opção da estudante, que concluiu a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professor João Dias da Silveira após toda a trajetória da educação básica na rede estadual de ensino. “Eu sempre me interessei pela estrutura que a Unicamp tem a oferecer para a faculdade de medicina, principalmente por conta do hospital que eles têm. Era o meu sonho e chorei muito quando vi a minha aprovação”, conta.

A aluna conta que nunca pensou em fazer outro curso e que, por conta do Provão, não precisará adiar essa espera ou se dedicar pelos próximos anos até a aprovação em uma universidade pública. “Se não fosse o Provão Paulista, eu imagino que continuaria estudando até passar na Unicamp. O Provão é uma oportunidade incrível, com a universidade mais acessível aos estudantes das escolas públicas. Para mim e para a nossa família, o Provão já mudou tudo, porque tenho certeza que teremos mais oportunidades e estabilidade financeira quando eu me tornar médica”, conclui.

Matrículas
Os 7.652 estudantes aprovados na primeira chamada do Provão Paulista Seriado devem fazer suas matrículas no curso superior a partir desta terça-feira, 21, na Unesp, Unicamp e Fatecs. Para a USP, a pré-matrícula começa nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro.

Cada uma das instituições de ensino superior têm o seu próprio cronograma de pré-matrícula e matrícula e todos os detalhes podem ser conferidos no portal do Provão Paulista, no endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. A lista de aprovados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na segunda-feira e está disponível no mesmo endereço.

As vagas não preenchidas serão destinadas a novos estudantes para a segunda chamada do Provão Paulista. Essa nova lista será divulgada no dia 27 de janeiro, próxima segunda-feira, a partir das 14h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campinas sedia Conferência Intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas

Publicados

em

Representantes de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (marcaram presença na 1º Conferência Intermunicipal de meio ambiente da RMC, realizado nesta terça-feira, 21, na Escola Técnica Estadual (Etecap).

Autoridades de Campinas e municípios vizinhos se reuniram para discutir ações conjuntas para o enfrentamento da emergência climática, por meio de políticas públicas regionais.

O promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, falou sobre a necessidade de conseguir executar os planos de combate às mudanças climáticas já existentes.

“A principal questão é a gente conseguir colocar em prática os planejamentos que já existem. A gente tem um planejamento amplo existente, mas que não é adequadamente implementado e isso em várias questões, seja saneamento, drenagem urbana que, muitas vezes, se sabe das áreas que existem impacto de alagamento, mas você continua permitindo construções nessas áreas… A conferência tem como finalidade rever o planejamento ou reforçar a necessidade desse planejamento”, diz o promotor.

LEIA TAMBÉM:

O presidente da RMC, Gustavo Reis, participou do encontro e destacou a importância em promover o debate de temas relevantes e de interesse comum entre os 20 municípios que compõem a região. “Tenho convicção que essa conferência será fundamental para a elaboração de políticas públicas que vão melhorar a vida dos cidadãos da RMC”, afirma.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, para discutir os cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.

As sugestões selecionadas serão enviadas para a etapa estadual da conferência, marcada para o mês de março. Depois, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, reúne as contribuições dos municípios, estados e regiões.

O prefeito de Campinas, Dario Saad, pontuou sobre a demanda do clima ser tratada de forma conjunta como um avanço significativo, e ainda sobre ações que vem sendo realizadas na metrópole. “A política do clima não tem fronteira entre os municípios. A conferência é fundamental para discutir as mudanças climáticas na região metropolitana de Campinas. Em Campinas, temos enfrentado os efeitos das mudanças climáticas com obras de combate às enchentes, como o pacote de obras dos piscinões, plantamos mais de meio milhão de árvores, temos uma usina verde de compostagem, mas temos que avançar cada vez mais”, fala o prefeito.

O tema escolhido para o encontro nacional, que também foi condutor das fases anteriores, é “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias