Cultura
Pandemia causou déficit pedagógico em crianças e jovens

Priscilla Bonini Ribeiro
Há mais de um ano, profissionais da educação de todo o mundo se preocupam com os efeitos da pandemia de coronavirus. Segundo relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhão de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países desde março de 2020.
De acordo com levantamento do Unicef divulgado em novembro de 2020 quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não frequentavam a escola no Brasil, enquanto outros 3,7 milhões de matriculados não tiveram acesso a qualquer tipo de atividade escolar e também não conseguiram estudar em casa.
Em algumas regiões, a proposta de ensino à distância durante a pandemia não se mostrou eficiente, uma vez que 4,1 milhões de estudantes da rede pública não tiveram acesso à internet em casa, por razões econômicas como o custo do aparelho (celular ou computador) ou do serviço, ou por falta de conhecimento sobre a utilização.
O que deixa os educadores ainda mais preocupados é que mais de 25% dos jovens que cursavam o ensino médio já pensou em não voltar para a escola ao final do período de suspensão das aulas, de acordo com estudo realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e por parceiros.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco e por dois economistas do Insper divulgado no dia 1º de junho e que traz como tema “Perda de aprendizagem na pandemia”, estudantes do ensino médio da rede estadual de todo o país começaram o ano letivo de 2021 com proficiência em língua portuguesa e matemática 9 a 10 pontos a menos do que o esperado na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se as aulas presenciais não tivessem sido suspensas por causa da pandemia.
Um dos objetivos da reformulação do currículo no ensino médio no Estado de São Paulo, homologado no ano passado, foi criar um modelo mais atrativo para tentar reduzir a evasão escolar. No entanto, com a pandemia, os problemas com o déficit de aprendizagem e de evasão escolar se agravaram. Da mesma forma, a educação básica também foi afetada por essas questões.
A falta do ambiente de aprendizagem também está afetando crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos, que são as que mais sentem os efeitos da suspensão das aulas presenciais, pois é nessa idade que aprendem com as interações entre as pessoas, pelas vivências com o ambiente e com atividades lúdicas que estimulem a criatividade, os sentidos e a imaginação.
A primeira ação para a volta às aulas é cumprir um protocolo adequado, criando um ambiente de segurança para alunos, professores e funcionários. A partir disso, deve-se trabalhar esses processos avaliativos para mensurar de forma bem assertiva o déficit do aluno.
Com esse diagnóstico feito por série de ensino, os educadores envolvidos devem criar um plano de recuperação das habilidades que não se enquadrem no padrão adequado da série em questão.
Sabemos que o retorno não será fácil, mas extremamente importante para a educação. A participação da família e dos professores, unidos no mesmo propósito, será fundamental neste retorno, como foi em todo o processo mediado por tecnologia durante o momento de pandemia.
Priscilla Bonini Ribeiro é educadora, pesquisadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação e diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá.
Foi Conselheira Estadual de Educação de São Paulo por dois mandatos, presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e ex-Secretária Municipal de Educação em Guarujá (SP).
Cultura
1º de Maio: conquistas que inspiram, desafios que unem

O 1º de Maio não é só feriado — é uma data marcada pela memória das lutas históricas dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho. A origem remonta a 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de operários entraram em greve reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A repressão violenta aos protestos resultou em mortes e prisões, mas plantou a semente de um movimento global por direitos trabalhistas. Em homenagem a esses mártires, a data foi adotada por vários países, inclusive no Brasil, onde o dia foi decretado como feriado nacional desde 1925.
Ao longo do tempo, os trabalhadores conquistaram avanços significativos: jornada regulamentada, descanso semanal remunerado, férias, décimo terceiro salário, licença maternidade, direitos previdenciários, entre outros. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943, foi um marco fundamental na proteção da classe trabalhadora brasileira. Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 ampliou direitos e garantias trabalhistas, reforçando o valor social do trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Mas, ao lado das conquistas, persistem desigualdades que não podem ser ignoradas. Milhões de trabalhadores ainda enfrentam informalidade, baixos salários, jornadas exaustivas e ambientes inseguros. O adoecimento mental por condições precárias de trabalho tem crescido em ritmo alarmante. Mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e trabalhadores com deficiência ainda enfrentam barreiras estruturais no acesso e permanência digna no mercado de trabalho. Avançar significa também enfrentar essas desigualdades com políticas públicas eficazes, práticas empresariais responsáveis e legislações que acompanhem a realidade do século XXI.
O mundo do trabalho mudou — apesar dos avanços, os desafios permanecem. Automação, inteligência artificial, home office. Tudo isso traz novas possibilidades, mas também novos riscos. O desafio agora é garantir que a modernização venha com proteção social, saúde mental, inclusão e respeito. Não se pode aceitar que flexibilização signifique precarização. O futuro precisa ser construído com diálogo, responsabilidade e valorização das pessoas.
Nesse cenário, é essencial manter vivo o espírito de mobilização que originou o 1º de maio. Por isso, o Dia do Trabalho é mais atual do que nunca.
É hora de olhar para trás com orgulho, e para a frente com coragem. Celebrar conquistas, sim — mas sem esquecer das batalhas que ainda precisam ser travadas, porque trabalhar com dignidade não é privilégio. É direito. E direito devemos defender. Sempre.
Marília Meorim Ferreira De Lucca e Castro, sócia e advogada de Brasil Salomão e Matthes – [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Cultura
Paulínia Winner Mall Shopping promove ‘Caça aos Ovos’ e atividades gratuitas para as crianças na Páscoa

A corrida pelos doces inicia no Espaço de Eventos, no térreo
O Paulínia Winner Mall Shopping preparou uma programação especial para as famílias durante a Páscoa. Neste sábado, 19, das 14 às 17 horas, acontece uma divertida Caça aos Ovos e atividades recreativas para as crianças. A ação faz parte da campanha Aventura de Páscoa. O evento é gratuito.
A brincadeira terá início no Espaço de Eventos, no térreo, onde as crianças receberão as primeiras pistas para iniciar o percurso. Durante a busca pelos ovos de chocolate, os participantes precisarão seguir os rastros estrategicamente espalhados pelo mall. A cada nova pista encontrada, os monitores ajudarão na leitura e orientarão os pequenos durante a jornada.
LEIA TAMBÉM:
Além da caça, a programação contará com atividades recreativas como pintura facial e brincadeiras. Crianças de todas as idades podem participar.
Para Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping, a ação vai além da diversão. “Planejamos um momento de recreação cheio de magia e estímulos para as crianças, para que possam aproveitar uma data tão cheia de encantos com seus familiares aqui em nosso empreendimento”, afirma.
Opções de presentes
Além da programação especial, o Paulínia Winner Mall Shopping é o lugar ideal para garantir os presentes de Páscoa. As lojas Brasil Cacau e Americanas, por exemplo, oferecem uma grande variedade de chocolates, ovos de Páscoa e opções especiais para a data.
O shopping está localizado na Avenida José Lozano Araújo, 1515, Nossa Senhora Aparecida. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e domingo e feriado, das 12 às 20 horas.
Serviço
Páscoa 2025 – Caça aos Ovos e atividades recreativas
Data: 19/04 – sábado
Horário: Das 14 às 17 horas
Entrada: Gratuita
Local: Espaço de Eventos – Paulínia Winner Mall Shopping, localizado na Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida
Cultura
Hortolândia recebe 1ª ‘Festa do Morango’ com entrada gratuita e atrações musicais a partir desta quinta

Evento, que acontece no estacionamento do Shopping Hortolândia traz gastronomia de qualidade e ação social
Hortolândia recebe a partir desta quinta-feira, 10, a “1ª Festa do Morango”. O evento, que terá entrada gratuita e vai até domingo, 13, acontecerá no estacionamento do Shopping Hortolândia. A expectativa é que milhares de pessoas compareçam nos quatro dias de festa.
Gastronomia
Para quem gosta de morango, opções não faltarão como espeto de morango, morango do nordeste, bolo de pote de morango, crepe de morango, pavê de morango, torta de morango, fondue de morango, coxinha de morango, churros de morango, torresmo de rolo com geleia de morango, burger de morango, burger com salada de morango, coxinha de morango, pastel de morango, chopp de morango, licor de morango, milkshake de morango, sorvete de morango, vinagrete de morango, caipirinha de morango, drinks de morango, bombom de morango, croissant de morango, estrogonofe de morango, nacho com geleia de morango, merengue de morango, churros com pistache e morango, morangos frescos, waffle de morango, bubble waffle de morango, doce de ninho com morango, entre outros pratos apetitosos.
LEIA TAMBÉM:
A festa vai oferecer outras opções gastronômicas como torresmo de rolo, costela, burger na parrilla, baião de dois, feijão tropeiro, espetinho, pastéis, comida mexicana, batata frita, coxinha, arroz carreteiro, doces caseiros, hot holl, temaki, tempurá, espeto de camarão, churros, além de diversos drinks, chopp, entre outros.
“Estamos felizes em realizar pela primeira vez a festa em Hortolândia. Esse evento é sempre esperado por todos, principalmente pelas várias opções que apresentamos ao público, além das atrações musicais e, claro, muito chopp. É um evento para toda a família”, disse Brenda de Paula, organizadora.
Concurso
A 1ª Festa do Morango em Hortolândia traz o concurso ‘Rainha do Morango’. Para participar, acesse a rede social do evento: @festadomorango.oficial e veja as regras.
- Música
- O evento vai acontecer com uma programação musical para todos os dias de festa. Confira:
- Quinta – 19h- Diet Music – Cover Mamonas Assassinas
- Sexta – 19h- Banda Confisco – Tributo Charlie Brown Jr
- Sábado – 19h30- Nova Legião- Cover Legião Urbana
- Domingo – 13h – Gulliver Trio – Rock 90/00
- Domingo – 19h – Cross Road – Tributo Bon Jovi
Solidariedade
Para quem quiser colaborar (não é obrigatório) haverá um ponto de arrecadação de alimento não perecível no local do evento. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia.
Serviço
Quando: 10,11,12 e 13 de abril.
Onde: R. José Camilo de Camargo, 5 , Hortolândia – SP.
Horário: quinta e sexta das 17h às 22h; sábado e domingo das 12h às 22h.
*Entrada gratuita.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna7 dias atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna7 dias atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Campinas1 semana atrás
Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing
-
Holambra1 semana atrás
Festa do Trabalhador de Holambra contará com 5 shows ao vivo
-
Campinas1 semana atrás
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo
-
Amparo1 semana atrás
CNH Social atenderá pessoas de baixa renda de Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura retira caminhões de entulho de residência em situação crítica em Artur Nogueira