Conecte-se conosco

“Operação Casa Limpa” do Ipem-SP analisa produtos de limpeza em laboratório

Publicados

em

Fiscais verificaram álcool etílico, alvejantes, amaciantes, cera líquida, desinfetantes, espiral metálico, lava louças, lava roupas, limpador de uso geral, óleo de eucalipto, e tira mancha em pó

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou na terça-feira, 13, a “Operação Casa Limpa” para análise do peso e quantidade dos produtos pré-medidos utilizados na limpeza doméstica. As perícias foram realizadas nos laboratórios da capital, Bauru, Campinas, e São Carlos, com acompanhamento de representantes das empresas fiscalizadas, previamente convidados a presenciar os exames.

Ao todo foram verificados 20 produtos, sendo 15 (75%) aprovados. Acesse a planilha com os itens fiscalizados https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/IpemSPOpCasaLimpa13082024.pdf

LEIA TAMBÉM:

Os produtos verificados foram álcool etílico, alvejantes, amaciantes, cera líquida, desinfetantes, espiral metálico, lava louças, lava roupas, limpador de uso geral, óleo de eucalipto, e tira mancha em pó.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Dicas do Ipem-SP

  • O consumidor deve ficar atento na indicação quantitativa dos produtos pré-embalados, denominados pré-medidos, que devem constar no rótulo, em cor contrastante à que lhe servir de fundo;
  • O peso da embalagem deve ser descontado do peso do produto;
  • Não se engane com indicações do tipo “tamanho família”, pois embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail [email protected], e nossa página www.ipem.sp.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Pedreira

Pedreira participa da 9ª edição do Empreenda Tur em Monte Alegre do Sul

Publicados

em

A Prefeitura de Pedreira representada pelos secretários municipais Letícia Pedroso, Divulgação e Turismo, e Éder Geraldo Alves, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, esteve participando da 9ª edição do Empreenda Tur, evento itinerante que promove o turismo e o empreendedorismo em municípios do interior de São Paulo, realizado na cidade de Monte Alegre do Sul, no Circuito das Águas Paulista.

LEIA TAMBÉM:

Com palestras, workshops, feiras de negócios, opções de crédito e serviços para o setor, o Empreenda Tur reuniu os principais profissionais do turismo com o objetivo de desenvolver uma das regiões que mais recebem visitantes em todo o Estado. “Atendendo solicitação do Prefeito Fábio Polidoro, estivemos juntamente com membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), expondo produtos industrializados pelas empresas Cerâmica São Joaquim, Decoradora Colonial, Arte Real e Plásticos Rainha, aos participantes do Empreenda Tur, em Monte Alegre do Sul”, destaca a secretária de Turismo, Letícia Pedroso.

Durante o evento, especialistas debateram estratégias para valorizar o patrimônio cultural, promover roteiros temáticos e integrar a história local à experiência do turista. A ideia é criar oportunidades de trabalho e renda para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável a partir da atividade turística.

“Na ocasião realizamos a entrega de ofícios assinados pelo Prefeito Fábio Polidoro, ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, e também para a Deputada Estadual Edna Macedo, solicitando projetos que atendam a área de turismo em Pedreira”, ressalta.

O evento foi realizado pela Federação dos Empreendedores do Brasil (Fenae Brasil), em parceria com a Prefeitura de Monte Alegre do Sul e os municípios da região, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e o Sistema S (Sesc, Senac e Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sebrae, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Brasil

Golpe do IPVA: alerta para fraudes e dicas para evitar prejuízo

Publicados

em

· Criminosos aproveitam o período de pagamento do imposto para aplicar golpes;

· Quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos no Brasil em 2024, 32% deles em “pagamento de boleto falso ou pix”.

Os golpistas estão aproveitando o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para intensificar suas atividades. Normalmente por meio de e-mails ou mensagens de texto contendo informações direcionando a pagamentos ou confirmação de informações, os criminosos têm o objetivo de obter ganho financeiro ou roubar dados das vítimas. Segundo o “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024” da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos, sendo “pagamento de boleto falso ou pix” a segunda mais comum (32%) atrás apenas de “uso de cartão de crédito por terceiro ou cartões falsificados” (39%). Do total de consumidores lesados, 57% tiveram perda financeira de R$ 2.288 em média.

LEIA TAMBÉM:

“Além de lesar financeiramente os consumidores, os golpistas também podem obter crédito em seu nome sem que eles tenham consciência disso. Esse tipo de crime pode acarretar problemas para a vítima. A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para reduzir a vulnerabilidade da população. Para as empresas, combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas”, explica Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Como se proteger dos golpes

Para ajudar os consumidores a se protegerem, a Serasa Experian recomenda:

· Sempre verificar a autenticidade dos boletos, conferindo se os dados do beneficiário correspondem aos do órgão oficial responsável pelo IPVA em seu estado;

· Evitar clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que prometam facilidades no pagamento do IPVA. Golpistas frequentemente utilizam nomes de instituições como DETRAN e Senatran para criar sites falsos e coletar dados pessoais, senhas e informações de cartão de crédito;

· Desconfiar de ofertas vantajosas que ofereçam descontos ou facilidades no pagamento do IPVA para atrair vítimas;

· Garantir que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

· Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

· Cadastrar chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

· Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

· Não realizar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

· Incluir as informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

· Manter os dados pessoais seguros e atualizadas para evitar inconsistências cadastrais, que foram responsáveis por 58,1% das tentativas de fraude evitadas em outubro de 2024;

· Monitorar o CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Para as empresas evitarem fraudes, especialistas da Serasa Experian dão as seguintes dicas:

· Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da empresa;

· Garantir uma proteção em camadas, considerando que, em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, e garantir soluções combinadas que possam identificá-las e combatê-las não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

· Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

· Entender profundamente o perfil dos usuários e buscar constantemente minimizar pontos de fricção na jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;

· Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduzir perdas e permitir uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

Ciclistas de Pedreira brilham na Copa FBR de Mountain Bike em Indaiatuba

Publicados

em

Os atletas de Pedreira estiveram disputando mais uma etapa da Copa FBR de Mountain Bike, realizada na cidade de Indaiatuba, reunindo ciclistas talentosos de todo o Estado de São Paulo, proporcionando uma plataforma emocionante para a exibição de habilidades técnicas e resistência física.

LEIA TAMBÉM:

Rafael Espinosa, pela Categoria Sport, conquistou a segunda posição na competição individual, mostrando uma performance impressionante. Na Categoria Pro, Fábio e Saimon também alcançaram o segundo lugar, enquanto Gustavo e Rosalino ficaram com a terceira posição na Categoria Sport. Na mesma Categoria o atleta Dega completou a competição em sexto lugar, e Rafael Ferarreto terminou em 20º lugar.

“A Secretaria de Esportes e Lazer de Pedreira foi fundamental no apoio aos atletas, garantindo assim que eles pudessem se preparar e competir em alto nível”, destacam os ciclistas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias