Campinas
Natal Inclusivo: Parque Dom Pedro promove manhã especial para pessoas com alteração sensorial

Empreendimento abriu as portas às 7h30 para grupo de convidados neurodiversos, que aproveitaram o momento e o Papai Noel
Todos os anos, o Parque Dom Pedro se transforma no Natal, com sua decoração que atrai e encanta milhares de pessoas. Porém, uma parcela da população tem dificuldade de acessar esse momento tão incrível. As pessoas com alteração sensorial, que pode atingir qualquer um dos cinco sentidos, possuem dificuldade de frequentar locais com barulho, luzes, movimentos ou cheiros diferentes. Esses ambientes podem ser um gatilho para uma crise.
Pensando em proporcionar a magia do Natal para todas as pessoas, o Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, abriu suas portas às 7h30, nesta segunda-feira, 27, a um evento especial para um grupo de convidados, incluindo atletas do Ponte Preta S21 Futsal Campinas, do qual o shopping é patrocinador.
LEIA TAMBÉM:
“Sabendo da dificuldade de frequentarem ambientes com excesso de estímulos, decidimos proporcionar uma manhã especial, com um piquenique e em um horário que é mais acolhedor para as necessidades que essas pessoas apresentam, quando ainda estamos fechados para o público em geral. Com isso, possibilitamos que esse grupo de convidados com alterações sensoriais vivenciasse o encanto do Natal, proporcionando a eles uma experiência inesquecível e possibilitando a criação de uma memória afetiva importante para essas famílias, com direito à chegada surpresa do Papai Noel, que distribuiu presente a todos”, explica Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro.
A iniciativa alcançou seu objetivo, encantando crianças e adultos como a Mariana, 46 anos, que é apaixonada pelo Natal. “Ela é uma menina com deficiência intelectual. Há muitos anos a mãe dela não a leva para visitar as decorações ou o Papai Noel, pois ela é uma criança grande, que não tem paciência e não entende que deve aguardar sua vez, além de muitas pessoas não entenderem uma mulher daquele tamanho se portando como uma criança pequena. Hoje ela teve a oportunidade de apreciar o Natal, de poder conversar com o Papai Noel no tempo dela, vivenciar esse momento como há muitos anos não podia”, relata Raquel Ortega, terapeuta ocupacional, idealizadora e diretora da Inclusione, uma clínica e escola para pessoas com deficiência.
Também houve quem experimentou um novo momento nessa manhã especial. Foi o caso do Guilherme, um jovem adulto de 19 anos que está no transtorno do espectro autista (TEA), com grande comprometimento das funções sociais e não verbal. “Hoje foi o primeiro passeio que ele realizou conosco e foi especial, aproveitando bastante. E quando chegou em casa, a mãe dele agradeceu dizendo que nunca havia visto o filho tão feliz quanto hoje”, discorre Raquel.
Outro momento incrível experimentado pela primeira vez foi do José Filippo, de 1 ano e 10 meses, que tem Síndrome de Down. “O José se sentiu tão à vontade nessa manhã, com todo amor que estávamos recebendo no evento e a tranquilidade do ambiente, que deu seus primeiros passos! Ele nunca havia caminhado sem apoio e, durante esse evento especial do Parque Dom Pedro, se sentiu seguro, levantou e andou”, se emociona Liliane Rodrigues Giancristofaro Gomes, mãe do pequenino que participa dos treinos do Ponte Preta S21 – Futsal Down há dois meses. “Ele foi aceito sem saber andar, pois os treinos são um estímulo e logo poderá participar sem o apoio. Recebi meu presente de Natal com um mês de antecedência. Nunca esquecerei esse dia e o Parque Dom Pedro está gravado na nossa memória afetiva para sempre”, completa.
Alteração sensorial em números
A alteração sensorial é muito conhecida no TEA, mas pode afetar qualquer pessoa e está presente em diversos transtornos do neurodesenvolvimento. “De 40% a 50% das pessoas com autismo são diagnosticadas com sensibilidade sensorial e isso é um número enorme”, explica Raquel. De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), nos Estados Unidos, 1 a cada 36 crianças aos 8 anos é diagnosticada com TEA. Com esse dado é possível identificar que cerca de 6 milhões de brasileiros estão no espectro. No Censo 2022 foi incluída uma pergunta sobre o autismo, porém esse dado ainda não foi divulgado.
LEIA TAMBÉM:
“O movimento de inclusão e diversidade é de suma importância, mas também é necessário olharmos para a individualidade das pessoas com transtornos neurológicos e deficiências. Essa é uma pauta permanente nas ações do Parque Dom Pedro, que conta com especialistas, como a Raquel, para nos auxiliar em como adequar melhor o nosso espaço”, finaliza Taís, que reforça as ações que já estão em prática no Parque Dom Pedro, como o empréstimo de abafadores de ruídos e a Sessão Azul, na qual o cinema é adaptado para permitir esse momento de lazer a pessoas com sensibilidade sensorial.
Além disso, o shopping possui vagas de estacionamento em todas as entradas do shopping para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficientes e idosos, e realiza empréstimo gratuito de cadeiras de rodas e scooters para pessoas com mobilidade reduzida.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Rodada do CIESP-Campinas prevê gerar R$2,5 milhões em negócios

Evento é no dia 15 de abril, com previsão de 1,1 mil reuniões em uma única tarde
A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realiza no dia 15 de abril (terça), das 13 às 18 horas, Rodada de Negócios com a previsão de gerar R$2,5 milhões entre as empresas participantes. O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, afirma que em uma única tarde do evento serão realizadas cerca de 1,1 mil reuniões de negócios, entre as mais de 16 empresas âncoras já confirmadas e expectativa de mais de 100 empresas participantes. O evento acontece no Grand House Eventos, em Campinas.
Corrêa acrescenta que a Rodada de Negócios do Ciesp “é a forma mais acessível, eficiente e de menor custo para as empresas gerarem novos negócios, pois em uma única tarde, a empresa participante pode realizar dezenas de reuniões com grandes âncoras de segmentos variados”.
LEIA TAMBÉM:
O diretor acrescenta que essa Rodada de Negócios é uma grande oportunidade para as empresas participarem em um ambiente focado para o estímulo e geração de negócios. Corrêa cita como exemplo, o fato de muitas empresas estarem próximas fisicamente umas das outras, mas por vezes desconhecem o que cada uma produz e como é a rede de fornecedores de insumos, produtos ou serviços, utilizados na sua cadeia produtiva. “A Rodada de Negócios tem a função de aproximar futuros parceiros, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos processos nas empresas”, explica Corrêa.
Rede de Negócios – A participação é aberta às empresas associadas e não associadas ao Ciesp. Os participantes recebem um book completo das empresas inscritas na Rodada.
A entidade confirma as empresas âncoras: Adere Produtos Auto Adesivos, Arxada do Brasil Especialidades Químicas, Baumer, Biogrow Brasil, Dismotor Comércio de Motores Elétricos, Embapi Embalagens, Flyer Indústria Aeronáutica, Foxconn Brasil, Hunter Douglas do Brasil, Ibram Indústria Brasileira de Máquinas, Libraport Campinas, Menphis Soluções Térmicas, San Group Biotech Brasil, SK-G Automação, Suominen Brasil Ind. Com. de Não Tecido e Valeo Sistemas Automotivos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Falta de apoio da população agrava a crise da dengue em Campinas

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença
Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”
A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”. A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação.
LEIA TAMBÉM:
Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”
Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”
Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes.
A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:
- Febre de 38°C ou mais
- Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
- Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade

Estado de São Paulo tem cerca de 13 mil padarias; mercado em expansão exige atualização constante
A Sucesso na Padaria realiza, entre os dias 10 e 12 de abril, a segunda edição da “Jornada da Lucratividade na Padaria”, em Campinas. Voltado a empresários do setor de panificação, o evento reunirá especialistas para discutir estratégias de gestão, inovação e aumento de lucratividade. A jornada acontecerá no Hotel Premium Campinas, a partir das 8h, e contará com uma programação intensa, com palestras e painéis especializados.
Com um mercado em expansão e em constante transformação, os empresários da panificação enfrentam desafios cada vez maiores para manter a competitividade, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar novas tecnologias. O evento propõe justamente oferecer caminhos para enfrentar esse cenário por meio de formação e troca de experiências.
LEIA TAMBÉM:
- Concessão de estradas e cobrança de pedágios no Circuito das Águas Paulista – Jornal Gazeta Regional
Ao longo de três dias, os participantes terão acesso a palestras e workshops conduzidos por especialistas convidados pela anfitriã do evento, Carolina Câmara. Entre os confirmados estão Rogério Shimura, fundador da Levain Escola de Panificação; Márcio Goulart, criador do primeiro sistema especializado para panificação no Brasil; Ewerton Santana, influenciador e mentor em gestão e marketing; e Israel Guimarães, CEO do Grupo SOU e especialista em gestão de dados. Também participarão Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados; e Dani Figueirôa, arquiteta especializada em panificação, responsável pela transformação de diversas panificadoras ao longo de 15 anos.
O time da Sucesso na Padaria estará representado por Carolina Câmara, idealizadora da Jornada e CEO da empresa; Maria Helena, fundadora do grupo; Vannessa Souza, integrante da equipe e Head da Comunidade GPS; e Helen Monte, CMO. Suas palestras abordarão temas estratégicos para o setor, como gestão de negócios, marketing especializado, otimização da produção, recursos humanos e inovação tecnológica.
“A Jornada da Lucratividade na Padaria é uma oportunidade única para empresários do setor de panificação se atualizarem e aprenderem com especialistas renomados. A proposta é não só fornecer conhecimento, mas também criar um ambiente para troca de experiências e networking, essencial para o sucesso do negócio. Hoje, o país conta com cerca de 85 mil pontos de venda de pão por peso, sendo aproximadamente 62 mil padarias, das quais 13 mil estão no estado de São Paulo. É um mercado em expansão que exige preparo e atualização constante”, afirma Carolina Câmara, CEO da Sucesso na Padaria.
As inscrições para a 2ª Edição da Jornada da Lucratividade na Padaria estão abertas, com preços diferenciados conforme o lote. Clientes Sucesso e participantes da edição anterior podem garantir sua vaga por R$ 1.500,00. Para os demais inscritos, o 2° lote está disponível por R$ 2.300,00 até o dia 6 de abril de 2025.
O evento será realizado no Hotel Premium Campinas, localizado na R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida, Campinas–SP. Para mais informações e inscrições, acompanhe as redes sociais @sucessonapadaria ou acesse o site oficial do evento: https://jornada2025.sucessonoresultado.com.br/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Campinas1 semana atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Holambra1 semana atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cota única e 1ª parcela do IPTU 2025 de Artur Nogueira vencem hoje
-
Amparo7 dias atrás
Amparo celebra 196 anos com ampla programação de 3 a 8 de abril
-
São Paulo6 dias atrás
Turismo de SP participa de feira destinada a empreendedores do setor hoteleiro
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Artur Nogueira dá início às celebrações de 76 anos com o ‘Street Fest’
-
Amparo7 dias atrás
Saneamento Rural: Prefeitura reúne moradores do Boa Vereda para informar sobre sobre Censo Municipal nesta terça-feira, 01