Morungaba
Morungaba dá mais um passo na revitalização e reforma do Mercado Municipal Eleutério Miguel

Conhecida por sua produção artesanal de iguarias, como doces e temperos, Morungaba inaugura a fase 2 de um dos principais pontos do comércio e do turismo de compras local
A Estância Turística de Morungaba inaugura na sexta-feira, 05, duas obras de infraestrutura turística na cidade: a segunda fase da revitalização e reforma do Mercado Municipal Eleutério Miguel, que contaram com R$777,6 mil em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (Dadetur), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
As obras contemplam serviços de atualizações nas instalações de rede elétrica, iluminação em led geral, rede de telefonia, forros em PVC, instalações de divisórias em placas de gesso e granito, recuperação de muretas existentes, construção de deck externo, adequações na cozinha e divisórias e esquadrias dos banheiros.
LEIA TAMBÉM:
“O Mercado Municipal Eleutério Miguel é um marco na história de Morungaba, pois faz parte do dia a dia da população e homenageia um grande comerciante morungabense. Além disso, a cidade faz parte da Região Turística Circuito das Frutas, e a produção artesanal de doces e temperos atrai inúmeros visitantes. Agora, com a fase 2 da revitalização e reforma do Mercado, tanto os moradores quanto os turistas terão mais conforto e segurança na hora de fazer suas compras”, afirma Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens do Estado de SP.
Distante 103 km da capital paulista, a estância de Morungaba possui 13,7 mil habitantes e faz parte da região administrativa de Campinas. Conhecida por ter clima agradável, belas paisagens montanhosas, oferecer atividades esportivas, como trilhas, e produzir itens artesanais saborosos, como doces, licores, cachaças, temperos, entre outros, Morungaba se destaca pelo turismo de natureza, de aventura e o gastronômico.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Morungaba é contemplada com retroescavadeira

Morungaba foi contemplada pelo Governo Federal com uma retroescavadeira, durante uma solenidade no Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos. Juntamente com mais representantes de 35 municípios paulistas, o prefeito Luis Fernando Miguel recebeu oficialmente o veículo.
O novo equipamento – a retroescavadeira da XCMG modelo XC870BR-1 – vai somar à atual frota municipal.
A iniciativa é do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representado na ocasião pelo secretário de Política Agrícola Guilherme Campos e o superintendente do Ministério no Estado de São Paulo, Estanislau Steck.
LEIA TAMBÉM:
“É um equipamento que vai suprir diversos serviços públicos em nossa cidade, especialmente para a manutenção das vias rurais que impacta diretamente o transporte de toda a produção agrícola. Agradecemos ao Governo Federal pelo apoio e ao Ministério da Agricultura e Pecuária pela iniciativa do Promaq. Essa parceria vai beneficiar diretamente nossos agricultores e a população de Morungaba”, comentou o prefeito Fernando.
A entrega dos equipamentos integra o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), um programa do Governo Federal que visa impulsionar a produção agropecuária brasileira através do incentivo à mecanização agrícola, modernização das atividades no campo e melhoria da qualidade de vida dos agricultores.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Morungaba
Em Morungaba prefeitura apresenta resultados e homenageia servidores da Saúde

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, promoveu na quinta-feira, 15, a apresentação dos Resultados da Equipe da Saúde do 1º quadrimestre de 2025. O evento aconteceu no Teatro Municipal Fioravante Frare e reuniu autoridades, profissionais da saúde e convidados para a divulgação de dados, balanços e ações desenvolvidas desde o início do ano.
Durante a apresentação, foram detalhados números relacionados à produção do hospital municipal, incluindo internações, atendimentos a pacientes de fora do município, tipos de ocorrências registradas, remoções realizadas e índices de absenteísmo. Os dados revelam a atuação constante da rede pública de saúde local na resposta às demandas da população.
LEIA TAMBÉM:
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do Núcleo de Gestão do Cuidado e Regulação (NGCR), que substituiu o antigo setor de Regulação em abril de 2025. Desde então, o núcleo passou a atuar com foco na análise de dados e indicadores dos agendamentos, apoiando as unidades na organização e no aprimoramento dos fluxos de atendimento. As solicitações passaram a ser monitoradas com maior rigor, e as guias de atendimento passaram a incluir sinalizações com as alterações necessárias, promovendo mais eficiência nos processos.
Ao longo do evento, também foram compartilhadas informações sobre encontros, treinamentos e iniciativas realizados ao longo do ano, como a 1ª Reunião Intersetorial do NGCR com a equipe médica, a 1ª Reunião da Regulação com a especialidade de cirurgia vascular, voltada ao matriciamento e qualificação da fila de espera, além do 2º Encontro da Saúde com o AME Campinas, dentro do Projeto Matriciamento. Foram apresentados programas que marcaram presença no cotidiano da saúde municipal, como o “Imuniza Morungaba”, as ações de combate à dengue, o Projeto Reciclar com Saúde, o Projeto Odonto na APAE e as campanhas de doação de sangue. Também houve destaque para o trabalho de alinhamento realizado com a equipe voltado à Primeiríssima Infância, em parceria com a pediatra Dra. Joseane Carla Tesoni.
Além das ações já desenvolvidas, a equipe anunciou projetos em fase de implantação, como a qualificação da fila de espera para ortopedia, que contará com a participação das equipes de fisioterapia e de educação física, e a reforma e organização do novo Almoxarifado da Saúde. Outras melhorias incluem o controle do uso de combustível nas unidades, diversas capacitações promovidas para os profissionais da rede e o trabalho contínuo do NEP – Núcleo de Educação Permanente, que fortalece a formação dos servidores.
Entre as iniciativas futuras anunciadas estão o Projeto Caminhos Leves, voltado ao bem-estar da população, o fortalecimento dos canais de Ouvidoria do SUS em Morungaba e o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, dedicado à saúde e ao acolhimento dos próprios profissionais da área.
O encerramento do evento foi marcado por uma homenagem especial aos servidores com maior tempo de atuação em seus respectivos setores, reconhecendo o empenho e a dedicação de cada um deles ao longo dos anos. Foram homenageados Alaide Aparecida Bovolenta de Oliveira (Auxiliar de Farmácia), Andre Benites (Motorista), Ivani Bueno Molena (Recepcionista do Hospital), João Manfré (Motorista), Claudia Maria Cardoso Pinto Frederico (Dentista), Eneida Friso (Coordenadora de Suprimentos da Saúde), Sonia Regina Ranea (Assistente Social) e Claudemir Bento (Motorista).
O evento reafirmou o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais da saúde e com a contínua qualificação dos serviços oferecidos à população morungabense.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Morungaba
Deputado Dirceu Dalben visita Morungaba

Na tarde desta quarta-feira, 14, o deputado estadual Dirceu Dalben esteve em Morungaba e foi recebido pelo prefeito Luis Fernando Miguel. O deputado, que tem enviado emendas ao longo dos últimos anos, visitou a prefeitura – pela primeira vez após a posse da nova gestão – e conversou com os diretores dos departamentos municipais e com os vereadores da atual legislatura.
Acompanhado pela vice-prefeita Claudia Pretti Rossi e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Miguel, o prefeito Fernando agradeceu a visita, e o deputado Dalben disse que frequenta e admira a estância, sempre que possível, desfrutando com sua família da tranquilidade e dos atrativos gastronômicos oferecidos pelo comércio local, inclusive do tradicional pastel da “feira de domingo”.
LEIA TAMBÉM:
Na ocasião, o deputado falou da importância em relação ao Meio Ambiente e a participação do poder público na preservação, convidando a todos – principalmente os gestores da área de Educação e Meio Ambiente – a participarem do evento “Lixo Zero”, que acontecerá no próximo dia 02 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – com importantes debates sobre sustentabilidade e educação, além de informações sobre práticas sustentáveis, que podem inspirar outras instituições a seguirem o mesmo caminho.
O deputado também disponibilizou sua equipe para orientar os diretores a obter fundos voltados à coleta seletiva de material reciclado que, em sua opinião, tem sido um assunto recorrente nas prefeituras e de extrema importância para o Meio Ambiente.
Sobre a visita do deputado, o prefeito comentou: “Um diálogo produtivo com a presença de nossos diretores municipais e vereadores e sobre emendas parlamentares que poderão contribuir significativamente com muitas melhorias para toda a população”.
O encontro também foi prestigiado pela comitiva do deputado formada pelos assessores parlamentares: Otaviano Carvalho, Gisele Molllo, Fernando Marques e Jadher Lopes.
Também participaram da recepção ao deputado: o presidente da Câmara, Ramon Moraes; os vereadores Eliseu Santos da Silva, Tomás Federicci e Vinicius Teodoro Baptista, os diretores de departamentos municipais Monique Molena (Ação e Inclusão Social), Reginaldo Miguel Frare (Administração), Vinicius Gonçalves de Faria (Finanças), Ronaldo José Frare (Obras e Urbanismo), Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira (Planejamento e Desenvolvimento), Hygor Petroli (Esporte e Lazer) e Débora Frare (Turismo e Cultura), Maysa Piovesan (Saúde), Elaine Barreto (Educação), além do assessor para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Alexandre Bartelt, e do assessor de Gabinete, Paulo Marine.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas1 semana atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Morungaba1 semana atrás
Jovens formados nas categorias de base do Guarani FC em Morungaba assinam contrato profissional
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Campinas1 semana atrás
Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral
-
Campinas4 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Jornal Online3 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Judoca nogueirense garante vaga na final estadual dos Jogos Escolares