Conecte-se conosco

Jaguariúna

Luz na luta contra a Covid-19: conheça a história da Dona Cida

Paula Partyka

Publicados

em

Dona Geralda Aparecida Domingues Marson precisou continuar trabalhando quando a pandemia do coronavírus começou. Ela tomou todos os cuidados recomendados pela ciência, como máscara, distanciamento social e álcool em gel, mas mesmo assim contraiu a Covid-19.

Em primeiro momento, Cida, como costumam chamá-la, teve infecção de urina e procurou pelo Hospital. Dois dias depois a dor persistia. Com isso, começou a ter sintomas da Covid-19, como cansaço, mal-estar, dor de garganta e dor de cabeça. Nisso, sua patroa, que é médica, pediu para que Cida medisse seu nível de oxigênio no sangue. Ela foi orientada a ir imediatamente para o UPA.

“Fiz todos os exames. Fiquei lá o dia todo. Não estava com falta de ar, apenas sintomas de gripe. No período da noite começou a falta de ar. Fizeram uma tomografia, era cerca de 2h, e eu cada vez mais com falta de ar”, relata Cida. Nisso, o médico decidiu interná-la no Hospital Municipal.

Um dia depois, a falta de ar se agravou. Os familiares mandavam mensagem para Cida e ela não respondia. A preocupação de todos aumentou.

No hospital, Cida estava na UTI e foi entubada, pois os dois pulmões estavam comprometidos. “Foi muito rápido. Essa doença é muito traiçoeira. O médico conversou comigo e perguntou: a Sra tem fé? Eu disse que sim, muita. Senti uma paz, pensei na minha família e não vi mais nada”, relata.

Foram 14 dias que Dona Cida permaneceu entubada, sem consciência. “Oramos os 14 dias. Esperava todos os dias a ligação da médica e não me apegava nas coisas ruins e sim nas boas. O pior dia foi quando avisaram que ela iria precisar fazer hemodiálise, pois o rim estava parando”, emociona-se a filha Marisa Ap. Marson ao relatar.

Essa situação toda aconteceu próximo do Natal de 2020. Dona Cida internada e a família e amigos nas orações. Seu quadro de saúde, apesar da hemodiálise, apresentava melhora progressiva, conta Marisa.

No dia 23 de dezembro tiraram o tubo de oxigênio de Dona Cida. Na véspera de Natal, a família ganhou o melhor presente: uma chamada de vídeo. “Ela estava na UTI ainda, mas pudemos vê-la. Naquele momento até fizemos uma ceia, pois foi um presente”, relata a filha.

No dia 26 Cida precisou ser entubada novamente, mas ficou nesta condição apenas 24h e melhorou. No dia 31, a família pode visitá-la no Hospital e no dia 1º a mãe de Marisa recebeu alta e, apesar de ter nascido no dia 06 de janeiro, quando comemora seu aniversário anualmente, agora ela comemora a vida no dia 1º também.  “Quando eu abro meu olho eu já agradeço a Deus”, diz.

Durante esse tempo, Dona Cida perdeu 15kg e como sequela da Covid-19 ela tem esquecimentos às vezes e faz fisioterapia. “Graças a Deus, por tudo que eu passei, eu sou um milagre. O cuidado que você recebe lá [no hospital] é fora de sério. Eles cuidavam de mim e mandavam mensagem para minha família. Agradeço todos os anjos do hospital, desde o pessoal da limpeza, todo o carinho e amor que recebi. Agradeço a Dr. Daniela e Dr. Lucilene que estão fazendo de tudo para salvar vidas”, finaliza Cida.

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Programa Prouni Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna abre nesta sexta-feira, 03, as inscrições para as 500 vagas de bolsas de estudo do Programa Prouni Municipal, voltado a estudantes da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo site prouni.jaguariuna.sp.gov.br e vão até o próximo dia 17 de dezembro.

O Prouni Municipal é um programa de concessão de bolsas de estudo do ensino superior voltado exclusivamente para moradores de Jaguariúna. No total, são disponibilizadas até 500 vagas para os mais diversos cursos no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), com desconto de 70% nas mensalidades para os alunos.

Os estudantes também contam com um plantão de dúvidas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone fixo (19) 3837-2888 e pelo WhatsApp, nos números (19) 99435-8484 e 99436-9898.

Criado em 2009, o Prouni Municipal oferece todos os anos 500 vagas de bolsas de estudo no ensino superior e já deu oportunidade a mais de 6 mil estudantes.

Continue lendo

Jaguariúna

De Jaguariúna, gestora Veridiana Mellilo foi destaque no TedxInsper

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

“A única pessoa que tem direito de definir do que você é capaz é você” foi o título da palestra

A palestrante, empreendedora e gestora do CEJ/CAJ, maior centro de equoterapia da América Latina Veridiana Mellilo foi uma das convidadas da edição 2021 do TedxInsper, que é um evento TED organizado de forma independente por alunos da instituição Insper, e sediado pela cidade de São Paulo, no auditório da FAAP. Esta edição ocorreu no dia 27 de outubro, e Veridiana entrou em palco às 15h.

Veridiana Mellilo, quando convidada para palestrar no evento, se deparou com diversas temáticas que poderia abordar em seu discurso: gestora, empreendedora, formada em relações públicas e mentora de negócios, ela também participava de uma banda na adolescência e chegou a representar o Brasil no Mundial de Hockey In-Line. A decisão final, porém, foi de falar sobre como a equoterapia pode dar as ferramentas necessárias para transformações pessoais e profissionais.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo. É muito praticado por pessoas que se encaixem no espectro autista (TEA), e indivíduos com algum tipo de neurodivergência. A prática é presente na vida de Veridiana há mais de 20 anos. Sua família fundou os centros de equoterapia de Jaguariúna, e, em 2020, assumiu a gestão dos locais.

Através dessa experiência, em seu discurso, Veridiana provou como o ser humano é extremamente adaptável, e ele só precisa de ferramentas para atingir todo seu potencial. Para a gestora, a equoterapia pode ser esse vetor de transformação. Na prática, os movimentos do cavalo, e o laço do animal com o praticante, trabalham questões motoras, çde equilíbrio e sociais.

Continue lendo

Jaguariúna

Obras da nova adutora de água de Jaguariúna chegam ao Bairro Jardim Europa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As obras de construção da nova adutora de água de Jaguariúna prosseguem esta semana na região do Jardim Europa. Os trabalhos realizados pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna começaram no dia 22 de novembro. A nova adutora será interligada ao Reservatório do Rinaldi e deve atender os bairros Zambon, Rinaldi, Coração de Jesus e Arco-Íris.

Segundo o DAE, a obra é uma antiga demanda da população desta região da cidade e deve reduzir o número de ocorrências de interrupção no abastecimento local.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias