Brasil
Lugar de mulher é onde ela quiser

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Gazeta traz durante o mês histórias de lideranças femininas
O mês que iniciou nesta semana traz com ele uma comemoração importante. No dia 08 de março celebramos mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Sempre lembrada como uma data simbólica para reforçarmos a homenagem a estas que tanto nos inspiram, a Gazeta Regional não poderia deixar de fazer algo especial.
Enquanto imprensa, temos o privilégio de conhecer e acompanhar pessoas extraordinárias. Entre elas mulheres, presentes em diferentes segmentos e entidades.
Preparamos uma série especial que, ao longo do mês, conta a história de algumas das personalidades femininas. Elas, entre muitas outras, são mulheres que servem de inspiração de competência, dedicação, profissionalismo e muito mais.
Acompanhe.

Carolina Pepe entendeu suas próprias palavras e hoje é uma grande empresária. Formada em Administração de Empresas, Carol começou a trabalhar com 15 anos, foi estagiária na área de comércio exterior e trabalhou ao lado do seu pai na Okahoma (empresa de assessoria em importações e exportações), até que ele sofreu um enfarto há pouco mais de dez anos e ela se viu na posição de assumir a empresa enquanto ele esteve afastado. “Acredito que este tenha sido o momento mais marcante na minha carreira, pois me trouxe a independência e a confiança para assumir novos projetos e desafios”, relata.
Depois disso Carol se uniu a grupos de empreendedorismo, e ampliou seus relacionamentos profissionais por meio do Clube Fomento e da Limonada Empreendedora. “Foi então que desenvolvi o projeto do OK Coworking para trazer a Jaguariúna o primeiro coworking de cunho comercial da cidade”, conta.
Mas, sabemos ter seu próprio negócio é muito desafiador para as mulheres. No entanto, Carol diz que em momento algum sentiu-se desvalorizada, e que se sente privilegiada. “Na área de comércio exterior há muitas mulheres trabalhando em cargos de liderança, talvez por esse motivo a questão do preconceito não tenha tido um impacto grande no meu dia a dia. Mesmo assim, entendo a importância de olhar para quem ainda sente os efeitos de uma sociedade repleta de preconceitos”.
A mulher empreendedora, por exemplo, ainda passa por situações preconceituosas. Carol conta que conhece muitas que sentem na pele a resistência de trabalhar com serviços e produtos que são considerados “masculinos”. “Ainda assim, essas mulheres atuam de forma firme e decidida em um mundo que antes era exclusivo dos homens. Não é fácil, pois muitas não têm um sistema de apoio em casa ou fora dela. Isso faz com que o processo de conquistar mercado e ter sucesso na carreira seja muito solitário. É aí que entram os grupos (tanto femininos, quanto mistos) onde os empreendedores podem trocar, aprender, gerar negócios e crescer juntos. Poder contar com outras pessoas que passaram o que você está passando e possam ajudar no caminho empreendedor faz toda a diferença, principalmente para quem está começando. Superar os desafios e se renovar a cada dia torna as conquistas ainda melhores”.
“Será sempre um desafio maior mulheres atuarem em áreas onde predominam homens, porém, com dedicação, estudo, comprometimento e perseverança é possível ultrapassar cada vez mais essas barreiras”
Carolina Pepe
Outra liderança feminina que Jaguariúna tem a honra de ter é a engenheira civil e empresária Micheli Tartaro. Ela começou no comércio familiar desde muito cedo, depois seguiu na área na sua área de formação e atualmente está à frente da LiderMat, antiga Zico Materiais para Construção, que acaba de embarcar em uma nova fase para comemorar seus 30 anos de história.

“Não foi fácil chegar até aqui, pois em todo o caminho sempre houve o preconceito por ser mulher, sexo considerado frágil/fraco. Desde muito nova eu entendi que para nós mulheres seria muito mais difícil. Precisei aprender a ser forte e firme”
Micheli tartaro
Mas, apesar das adversidades, no final tudo valeu a pena para a engenheira. A experiência e os preconceitos foram base para a mulher forte que Micheli é hoje. Mulher, mãe, engenheira civil, empresária e empreendedora.
“Há 20 anos, imaginem a dificuldade de fazer uma faculdade de Engenharia. Lembro que no início nosso número em sala de aula era inferior a 5%. Os olhares de julgamento dos alunos e professores homens, sempre existiu… -“será que ela da conta?”, relata Micheli.
Depois de formada, a engenheira seguiu na área e foi para o Canteiro de Obras. Com 26 anos de idade já administrava uma obra de construção Civil com mais de 200 funcionários homens. “No início não foi fácil, tive resistência de homens que não acreditavam no meu trabalho, simplesmente por ser mulher. Tive que provar mais uma vez que eu podia ser tão boa quanto qualquer outro homem. E com muito trabalho e resiliência, conquistei a confiança de todos”.
“Provei para todos, principalmente para mim mesma, que eu posso ser o que eu quiser. Que sou tão boa quanto qualquer homem. Parabéns para todas as mulheres que fazem acontecer”
Micheli Tartaro
Brasil
AVC: Como identificar possíveis sinais de um acidente vascular cerebral

Rede Brasil AVC explica sinais anteriores ao AV
O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na residência papal Domus Sanctae Marthae, na Cidade do Vaticano. A causa oficial de sua morte foi um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível, conforme atestado médico assinado pelo diretor da Direção de Saúde e Higiene do Vaticano.
Os sinais que podem anteceder um AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas com 80 anos podem variar, mas geralmente envolvem sintomas súbitos e neurológicos. Em idosos, esses sinais podem ser mais sutis ou confundidos com outras condições, por isso é muito importante estar atento.
LEIA TAMBÉM:
Alguns sintomas súbitos e preocupantes incluem fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender palavras, visão embaçada ou perda de visão, e tontura ou perda de equilíbrio. Além disso, uma dor de cabeça intensa e repentina sem explicação ou uma confusão mental também podem ser sinais de alerta. Caso algum desses sintomas ocorra, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente, pois podem ser sinais de um AVC iminente ou de um Acidente Isquêmico Transitório (AIT), que pode preceder um AVC maior. A rapidez no atendimento faz toda a diferença no prognóstico.
As medidas rápidas podem fazer a diferença na recuperação seguindo estas etapas imediatamente:
- Ligue para o SAMU (192) – Busque ajuda profissional sem demora.
- Faça o teste FAST: Peça para sorrir. Se um lado da boca cair, pode ser sinal de AVC; peça para levantar os braços. Se um braço cair, isso é preocupante; verifique a fala. Se estiver embaralhada ou incompreensível, é um sinal de alerta.; Urgente. Se houver qualquer um desses sinais, ligue imediatamente para o 192.
Mantenha a pessoa calma – Deixe-a deitada, com a cabeça levemente elevada, e não ofereça alimentos ou bebidas.
A rapidez no atendimento médico é essencial para minimizar os danos e melhorar a recuperação.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Brasil
Ibrahort celebra 15 anos de história

Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes
Nesta semana o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) celebrou seus 15 anos em evento realizado em Holambra com a presença daqueles que fazem parte desta história. Fundado com o propósito de promover alimentos seguros e saudáveis, o Ibrahort tem sido um elo fundamental entre produtores, empresas, pesquisadores e consumidores.
Com o tema “Sonhar, crescer, realizar: juntos pela horticultura do futuro!”, a celebração reforçou a importância do trabalho conjunto para construir uma horticultura mais próspera, sustentável e inovadora. “Este é um momento de celebração, mas também de renovação dos nossos compromissos com o futuro. Cada associado faz parte dessa história e desse movimento de transformação. É com gratidão e entusiasmo que brindamos os 15 anos do Ibrahort e aos muitos que ainda virão”, afirma o diretor-executivo do Ibrahort, Manoel José Gonçalves de Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes. Um exemplo disso é a realização dos Encontros Nacionais Ibrahort, eventos que reúnem especialistas e profissionais para discutir tendências e inovações na horticultura.
Com uma agenda repleta de eventos técnicos, visitas a centros de pesquisa e ações de promoção do consumo saudável, o Ibrahort reafirma seu compromisso com a evolução contínua da horticultura brasileira. Ao celebrar seus 15 anos, o instituto projeta um futuro ainda mais promissor, pautado pela inovação, sustentabilidade e colaboração entre todos os atores da cadeia produtiva.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Brasil
Jader Filho detalha a nova versão do Minha Casa Minha Vida, com destaque para a classe média, no Bom Dia, Ministro

Titular da pasta das Cidades será entrevistado por emissoras de rádio de diversas regiões nesta quarta, a partir das 8h
O ministro Jader Filho (Cidades) é o entrevistado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 16, a partir das 8h. Durante a conversa com radialistas de várias regiões do país, o ministro vai abordar o Programa Minha Casa, Minha Vida, maior programa habitacional da história do país.
Retomada em 2023, a nova versão do MCMV avançou na questão da localização dos empreendimentos habitacionais, garantindo proximidade ao comércio, a equipamentos públicos e acesso ao transporte público. Em dois anos, 2.948 municípios foram beneficiados com 1,4 milhão de imóveis contratados, sendo 1,2 milhão financiados e 205 mil subsidiados.
LEIA TAMBÉM:
FAR — Outro tópico abordado pelo ministro será o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), um dos principais fundos que apoiam as políticas habitacionais do Governo Federal, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.
Entre os seus objetivos, está o de prover os recursos ao Programa Minha Casa Minha Vida, para realização de investimentos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, edificação de equipamentos de educação, saúde e outros complementares à habitação. Para maio de 2025, estão previstas 110 mil unidades habitacionais financiadas pelo fundo.
Prevenção de desastres — Durante a entrevista, Jader Filho falará sobre o investimento de R$ 24,3 bilhões para obras de contenção de encostas e drenagem urbana. São R$ 17,8 bilhões para obras em todo o Brasil, e R$ 6,5 bilhões em crédito extraordinário para o Rio Grande do Sul.
Regularização fundiária — Na pauta de assuntos, o ministro detalhará também as ações voltadas à regularização fundiária urbana, que busca garantir o direito à moradia legalizada para milhares de famílias brasileiras. A iniciativa permite que moradores de áreas ocupadas irregularmente há anos possam obter o título de propriedade do imóvel, assegurando segurança jurídica, acesso a financiamentos e valorização dos bens. Desde 2023, já foram 213 contratos firmados e R$ 61 milhões de investimento.
Mobilidade urbana — Na conversa com radialistas de todo o país, Jader falará sobre o investimento de R$ 9,9 bilhões em mobilidade urbana de grandes e médias cidades, com o intuito de reduzir o tempo de viagem e emissão de poluentes. Por meio do Novo PAC, serão realizados investimentos em transporte público de alta e média capacidade como BRTs, VLTs, Trens Urbanos e Metrôs e também corredores de ônibus, ciclovias e ciclofaixas, que promovem a conexão de redes cicloviárias e a de pedestres com rotas acessíveis à proposta de transporte público.
Os novos investimentos fortalecem a integração entre diferentes tipos de transporte e a garantem melhor qualidade nos deslocamentos urbanos, gerando impacto direto na qualidade de vida da população e benefícios econômicos e sociais.
Ao vivo — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna1 semana atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna1 semana atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Amparo1 semana atrás
CNH Social atenderá pessoas de baixa renda de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura realiza caminhada contra abuso de crianças e adolescentes em Artur Nogueira
-
Campinas6 dias atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged