Artur Nogueira
Lucas Sia anuncia inauguração da ala pediátrica 24 horas em Artur Nogueira

“Berço da Saúde” será inaugurado nesta quarta, dia 1º, às 9h, no Hospital Municipal
O prefeito Lucas Sia anunciou, no domingo, 28, a inauguração da ala pediátrica 24 horas. O setor, anexo ao Hospital Municipal, funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e atenderá milhares de crianças com uma gama completa de serviços.
A ala será inaugurada nesta quarta-feira, dia 1º, às 9h. De acordo com Sia, o “Berço da Saúde” será um reforço expressivo para o atendimento pediátrico do município, oferecendo um atendimento ainda melhor aos pequenos nogueirenses.
Atendimento completo e humanizado
A secretária da pasta, Angela Pulz Delgado, conta que médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e profissionais especializados estarão disponíveis 24 horas para garantir atendimento de qualidade.

Além disso, o espaço contará com triagem, ambulatório, sala para realização de exames e um ambiente projetado especialmente para proporcionar acolhimento e conforto ao público de 0 a 12 anos.
O “Berço da Saúde” surge como resposta às demandas da população. Sia enfatiza a importância do investimento e destaca que Artur Nogueira é um dos poucos municípios da região que possuem um programa como esse.
“Estamos zelando pela saúde desde as primeiras horas de vida. As mamães e papais nogueirenses têm a certeza de que a vida de seus filhos será repleta de qualidade”, conlui o chefe do Poder Executivo Municipal.
Desde as primeiras horas de vida
É importante lembrar que em 2021, a Prefeitura inaugurou a Maternidade Municipal que, desde então, tem realizado o sonho de milhares de famílias. A estrutura oferece todo o suporte para o acompanhamento de gestantes, mães e recém-nascidos.
A maternidade também está alocada no Hospital Municipal e possui capacidade de realizar até 5 partos por dia.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira abre Espaço Mãe e Filho neste sábado com doses contra gripe

Sala estará aberta das 8h às 16h; também serão aplicadas doses contra dengue, febre amarela, e outras de atualização de caderneta
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (VISA), realizará um novo ‘Dia D’ de Vacinação neste sábado, 26, no Espaço Mãe e Filho, das 8h às 16h. Além da atualização da caderneta vacinal, a ação terá um foco especial na vacinação contra gripe (Influenza), febre amarela e a dengue – doenças graves e preveníveis.
Influenza para grupos prioritários
De acordo com a enfermeira Juliana de Oliveira, a imunização contra a influenza é a principal estratégia de prevenção contra a doença. “A vacinação promove proteção durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da gripe e evitando complicações, internações e óbitos”, explica.
LEIA TAMBÉM:
A partir de 2025, a vacina contra a influenza passa a integrar o calendário vacinal de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos. Além disso, a imunização será oferecida para os seguintes grupos prioritários:
-Puérperas (até 45 dias após o parto)
-Povos indígenas e quilombolas
-Trabalhadores da saúde
-Professores das redes pública e privada
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
-Pessoas com deficiência permanente
-Profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas
-Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso
-Entre outros.
Febra amarela
A imunização contra a febre amarela está sendo intensificada no município, especialmente devido à classificação de Artur Nogueira como área ampliada para a doença. O esquema vacinal segue as recomendações do Ministério da Saúde:
-Crianças menores de cinco anos: primeira dose aos nove meses e segunda dose aos quatro anos.
-A partir dos cinco anos: aplicada em dose única, caso não haja comprovação de vacinação anterior.
-Moradores de áreas de risco (zona rural e periurbana): podem receber a vacina mesmo fora da faixa etária habitual, incluindo gestantes, puérperas e bebês entre seis e oito meses. Idosos acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes da aplicação.
Vacina contra dengue
A vacinação contra a dengue também será reforçada, especialmente para garantir que os adolescentes completem o esquema vacinal. O imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses aplicadas em um intervalo de 90 dias.
Segundo a enfermeira Juliana, “muitas pessoas tomaram a primeira dose e ainda não retornaram para a segunda, o que compromete a eficácia da proteção”.
Atualização da caderneta vacinal
Durante o ‘Dia D’, também estarão disponíveis vacinas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos, incluindo doses contra Covid-19, hepatites A e B, meningite, poliomielite, tríplice viral, varicela, HPV e outras.
Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e caderneta de vacinação. A disponibilidade das doses pode variar conforme o repasse realizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta

Projeto “Vacina em Dia” acontece das 8h30 às 11h nos dois dias em Artur Nogueira; veja bairros atendidos
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, divulgou o cronograma dos próximos bairros a serem atendidos pelo projeto “Vacina em Dia”. A ação acontece nesta quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, onde serão oferecidas vacinação antirrábica para os pets dos moradores que não têm condições ou meios de locomoção para levar os animais até os pontos fixos de imunização.
LEIA TAMBÉM:
- Aeroportos regionais registram movimentação de 168 mil passageiros em março – Jornal Gazeta Regional
Nos dois dias, as doses serão aplicadas das 8h30 às 11h ou até que as 150 doses disponíveis sejam esgotadas. De acordo com o departamento responsável, as senhas serão distribuídas conforme a quantidade de doses disponíveis.
Cronograma
23/04 – quarta-feira
8h30 às 11h
Rua Antônio Sia (Capela São João Batista)
Bairros: São João dos Pinheiros (Casinhas)
24/04 – quinta-feira
8h30 às 11h
Rua Belizário Neves (área verde próximo à árvore tombada)
Bairros: Laranjeiras e Jardim CarolinaLarissa Mandaio, médica veterinária responsável, orienta que os tutores dos animais apresentem documentos pessoais (CPF e RG) e um comprovante de endereço para garantir a validação da residência. “Vale lembrar que, por se tratar de uma ação com número limitado de vacinas, a vacinação será realizada por ordem de chegada, com base nas senhas distribuídas”, explica.
Além disso, a Prefeitura alerta que condições climáticas adversas ou a reprovação do lote da vacina podem alterar os horários ou a data da ação, caso necessário.
A unidade da Zoonoses está localizada na Avenida Fernando Arens, nº 631, no Centro. Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone (19) 3827-9700 – ramal 9013.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira adquire maca e novas cadeiras de rodas

Investimento oferece mais comodidade, segurança e conforto durante o acolhimento e o transporte de pacientes
Com foco na humanização do atendimento e no cuidado com os pacientes, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu novas cadeiras de rodas e uma maca hospitalar. O investimento tem como objetivo oferecer mais comodidade, segurança e conforto durante o acolhimento e o transporte de pacientes nas unidades de saúde do município.
LEIA TAMBÉM:
A secretária de Saúde, Daiane Mello, destaca que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria contínua dos serviços prestados à população. “Estamos trabalhando para tornar o atendimento cada vez mais humano e acolhedor. Sabemos que, em muitos casos, as pessoas já chegam às unidades fragilizadas, e pequenos gestos, como oferecer equipamentos adequados, fazem toda a diferença na experiência de quem está sendo cuidado”, afirmou.
As cadeiras e a maca já começaram a ser distribuídas conforme as necessidades das unidades de saúde. O investimento integra uma série de melhorias que a Secretaria tem promovido na rede municipal.
“A saúde é feita de estrutura, mas também de empatia. Queremos que os pacientes se sintam amparados e respeitados em todos os momentos”, completou Daiane Mello.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo1 semana atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Amparo chega a 14 mortes por Dengue
-
Jaguariúna1 dia atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira divulga novo processo seletivo temporário
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira adoça a Páscoa de mais de 5 mil alunos
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira promove palestra gratuita sobre atendimento
-
Artur Nogueira2 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1982