São Paulo
Governo de SP já ergueu 10 prédios para famílias atingidas pelas chuvas em São Sebastião

Com investimento de R$210 milhões, as mais de 700 unidades habitacionais que estão em obras começam a ser entregues em outubro
O Governo do Estado segue empenhado e apresentando soluções rápidas para atender as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas no último Carnaval, em São Sebastião. Seis meses após o episódio, dez prédios já foram edificados no bairro Baleia Verde. As construções em Maresias também estão em fase avançada. A entrega dos imóveis para a população terá início em outubro e será encerrada até o fim do ano. O investimento total é de R$210 milhões.
Desde o início dos trabalhos para atendimento emergencial, houve análise de área apropriada para a construção, desapropriações, desenvolvimento de projetos, trabalhos de estabilização do terreno e fundação, até chegar à fase atual, da edificação.
As dez torres, já erguidas no bairro de Baleia Verde, abrigarão 518 famílias. O conjunto será composto por 30 prédios de quatro pavimentos, 20 casas térreas, 18 unidades adaptadas para pessoas com deficiência e quatro centros de apoio ao condomínio. Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 41 m2 de área útil. Essas construções contam com a tecnologia “wood frame”, uma construção pré-fabricada na qual os módulos saem prontos da fábrica, necessitando apenas a montagem no local da instalação.
LEIA TAMBÉM:
Com essa técnica inovadora, largamente utilizada no exterior, especialmente em países e áreas sob condições meteorológicas extremas, há certificações que demonstram isolamento térmico e acústico adequados e que atendem as normas técnicas de desempenho (NBR), em parâmetro equivalente às tradicionais casas de alvenaria.
Outras 186 unidades no bairro de Maresias. O sistema construtivo deste empreendimento é alvenaria estrutural. O residencial contará com quatro prédios de quatro pavimentos e dois centros de apoio ao condomínio. Com 44 m2 de área útil, os apartamentos terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.
Moradias provisórias
A Secretaria já entregou 72 unidades provisórias na Vila de Passagem, no município. Também disponibilizou 300 unidades do Condomínio Quaresmeiras para o atendimento provisório destas famílias, em Bertioga. A CDHU mantém equipes em São Sebastião e Bertioga para o atendimento das famílias que viviam nos imóveis atingidos ou condenados pelos deslizamentos.
“A nossa preocupação em dar uma pronta resposta foi um alento para as pessoas que, de uma hora para outra, perderam bens e se viram em situação de fragilidade. E isso não se resume à atuação nos primeiros dias da emergência, mas se manteve na agilidade de construirmos as moradias definitivas para que esses cidadãos possam reconstruir suas vidas de maneira digna”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.
LEIA TAMBÉM:
É exatamente esta a situação de Cildomar Alves Faria, que pela primeira vez desde que emigrou da Bahia para o litoral paulista, vê mais próximo o sonho de ter uma casa própria e regular. Alojado na Vila de Passagem, em São Sebastião, Cildomar e familiares fazem parte das mais de 700 famílias que começam a receber em outubro as moradias construídas pelo Governo de São Paulo, com escritura definitiva e em condomínios fora de áreas de risco.
“Tenho passado esse tempo apreensivo com tudo o que aconteceu, mas esperançoso. Disseram que nós vamos ter a nossa casa. E só vamos pagar um valor baixo por mês, mas pelo menos vou pagar uma moradia em que vou ficar o resto da vida. Desde que cheguei à cidade, trabalhei de segunda a segunda, mas nunca consegui ter algo meu”, conta.
Mais de 30 quilômetros distante de onde morava, Cildomar diz que a proximidade do centro da cidade tem facilitado sua rotina, já que possui mobilidade reduzida após perder a perna num acidente de moto no final do ano passado. Agora, ele quer continuar no bairro. “Aqui, estou perto de tudo e fui muito bem acolhido”, narra.
As agora amigas Sheila e Nátila também estão gostando de morar mais perto do centro. As duas, acompanhadas de suas famílias, aguardam um apartamento em um dos condomínios em construção na região.
Sheila de Assis tem 25 anos e sempre morou em Cambury. Antes das chuvas, trabalhava como auxiliar de escritório em um restaurante e fazia bicos de cabeleireira. Agora, ela aguarda a entrega das casas definitivas para reorganizar a vida e voltar a atender.
Ela e a mãe tiveram as moradias atingidas. Agora, as duas vão ter direito a um apartamento próprio. “Estou aliviada e poderei dormir mais tranquila. Minha casa já tinha alagado uma vez, passei três anos dormindo com medo”, conta.
Nátila Gomes, de 24 anos, também vive essa espera com um misto de sentimentos. A casa em que morava era a última do morro conhecido como Tropicanga, construída abaixo do nível da rua. Agora, ela planeja procurar emprego como confeiteira para pôr em prática o curso profissionalizante que fez no mês passado. “Lá tem bastante oportunidade de emprego, posto de saúde e escola”, diz.
Vila Sahy
A Vila Sahy, localidade mais afetada pela tragédia, ganhará um novo plano urbanístico, com recuperação ambiental, eliminação de riscos geotécnicos e implantação de infraestrutura para transformar o local em um bairro novo.
Para auxiliar nestas ações de intervenção, o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), do Governo do Estado, está fazendo o mapeamento aerofotogramétrico com resolução de 25 centímetros da área mais atingida no litoral sul de São Sebastião. Um helicóptero com equipamento de alta precisão realizou, ainda em fevereiro, o mapeamento aéreo de 100 quilômetros quadrados, compreendendo o trecho entre Barra do Una e Boiçucanga, incluindo o morro da Praia Brava, entre Boiçucanga e Maresias. A área, já incluída no escopo dos projetos de mapeamento em andamento no IGC em prazo emergencial.
Esse mapeamento possibilitou a análise da área atingida e a comparação com o mapeamento realizado pela Prefeitura de São Sebastião em 2022, que retrata a situação antes das chuvas ocorridas em fevereiro.
A SDUH trabalha ainda em estudo para a construção de novos empreendimentos na região para combater o déficit em todo o Litoral, com ênfase nas áreas de risco.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Uma em cada quatro mulheres inscritas no Qualifica SP busca por cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece qualificação gratuita; pesquisas mostram crescimento da participação feminina no mercado de TI
No mês do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SDE) destaca que, das 88.695 mulheres que se inscreveram no Qualifica SP entre março de 2023 e março de 2025, quase 24% (21.119) foram inscrições em cursos de tecnologia da informação e comunicação, ou seja, uma em cada quatro mulheres inscritas no programa. O número revela o interesse feminino em uma área em franco crescimento de oportunidades profissionais, mas ainda dominada por homens.
“O mercado de TI ainda é predominantemente masculino, tanto nas empresas quanto nas universidades. No entanto, no Qualifica SP, a diversidade foi um ponto positivo, pois as turmas eram equilibradas entre os gêneros, e tive a oportunidade de aprender com instrutoras e monitoras, foi inspirador. Ver mulheres ocupando posições de destaque me motiva a continuar nesse caminho”, afirma Yasmin Alves, 25 anos, participante dos cursos de computação e inteligência artificial ofertados pelo Qualifica SP.
LEIA TAMBÉM:
Moradora de Jacareí, no Vale do Paraíba, Yasmin era técnica de enfermagem, mas sempre teve interesse em tecnologia e, por isso, resolveu começar a graduação de Ciências da Computação. Em 2024, se inscreveu nos cursos de Computação em Nuvem AZ-900, da Microsoft; e Inteligência Artificial, do Google Cloud, oferecidos pelo Qualifica SP. “Nunca havia estudado esses temas e consegui aprender do zero. No AZ-900, por exemplo, entrei sem base e terminei certificada pela Microsoft”, conta.
Mercado
Dados da pesquisa de diversidade de gênero no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) indicam um aumento da participação feminina nesse segmento. Em 2023, cresceu 1,5% a mais do que a dos homens. Já entre 2020 a 2023, a participação delas no setor aumentou 7,7% ao ano. De olho nesse crescimento, a SDE, por meio do programa Qualifica SP, promove e incentiva a inserção das mulheres na área com a oferta de cursos gratuitos profissionalizantes.
“É essencial oferecer cursos e workshops, incentivando o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, promover modelos de referências femininas, criar programas de mentoria e redes de apoio, garantir ambientes flexíveis e inclusivos, combater estereótipos de gênero e investir em eventos que destaquem o trabalho feminino na área”, afirma Mônica de Souza Oliveira do Nascimento, 40 anos, professora de tecnologia no Qualifica SP.
Natural de Salto de Pirapora, na região de Sorocaba, interior paulista, ela lecionou para as turmas do curso Google GenAI, plataforma de inteligência artificial generativa que cria conteúdos, como textos, imagens e áudio.
A professora destaca que, embora o espaço feminino na tecnologia e na inteligência artificial tenha avançado, muito ainda precisa ser feito. “Nos últimos anos, temos visto mulheres ingressando nessas áreas, ocupando posições de destaque e sendo referências. Programas, comunidades de apoio e mentorias reduzem barreiras e aumentam a diversidade. No entanto, elas enfrentam desafios diários, como o excesso de tarefas. Desempenham papéis profissionais, lidam com as responsabilidades domésticas e familiares, o que aumenta a pressão e dificulta a ascensão nas carreiras”, afirma Mônica.
Mônica diz que, apesar desses obstáculos, o público feminino demonstra determinação. “Precisamos incentivar meninas e mulheres a enxergarem a tecnologia como um campo onde elas podem crescer, liderar e transformar o futuro, sem sacrificar outros aspectos da vida”, compartilha a professora.
Inscrições abertas para curso de inteligência artificial
O Qualifica SP oferece o curso “IA Para Todos” para quem deseja aprender sobre inteligência artificial. O curso, oferecido em parceria com a StartSe, é 100% on-line e assíncrono, permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo. As inscrições devem ser feitas pelo site, até 31 de março: www.qualificasp.sp.gov.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
São Paulo ganha 199 novas ambulâncias do Samu para renovação da frota e ampliação do serviço

Em todo o país, Governo Federal entregou 789 novos veículos para 559 cidades de 21 estados. Até o fim de 2026, mais 2.339 ambulâncias serão entregues
Com o objetivo de renovar a frota e universalizar, até o fim de 2026, o acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o Governo Federal entregou na sexta-feira, 14, mais 789 novos veículos para 559 cidades de 21 estados. O investimento total é de R$243,5 milhões. Em São Paulo, são 199 novas unidades, sendo 188 ambulâncias para renovação de frota e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA) para expansão do Samu.
LEIA TAMBÉM:
As ambulâncias vão contemplar 111 municípios paulistas, com um investimento de 59,5 milhões. São Paulo está sendo contemplada com 17 veículos, seguido por São José do Rio Preto (com 10) e Ribeirão Preto (com 7). Já as USAs chegarão a dez cidades, sendo Sorocaba a única que terá duas novas unidades. O investimento com o equipamento é de R$5,16 milhões.
Desde o início da atual gestão do Governo Federal, o estado já tinha recebido outras 170 ambulâncias, entre 2023 (20) e 2024 (150). Com as 199 desta sexta, o total chega a 369.
Entrega de ambulâncias em São Paulo:
Expansão de frota – USA
- Assis: 1
- Caieiras: 1
- Cajamar: 1
- Campos do Jordão: 1
- Francisco Morato: 1
- Franco da Rocha: 1
- Guaratinguetá: 1
- Santo André: 1
- Serra Negra: 1
- Sorocaba: 2
Renovação de frota – Ambulâncias
- São Paulo: 17
- São José do Rio Preto: 10
- Ribeirão Preto: 7
- Caraguatatuba: 3
- Jales: 3
- Jandira: 3
- Jundiaí: 3
- Monte Alto: 3
- Ourinhos: 3
- Praia Grande: 3
- Santo André: 3
- São Vicente: 3
- Suzano: 3
- Taboão da Serra: 3
- Ubatuba: 3
- Barretos: 2
- Campinas: 2
- Carapicuíba: 2
- Cubatão: 2
- Embu das Artes: 2
- Embu-Guaçu: 2
- Franca: 2
- Guaratinguetá: 2
- Guarujá: 2
- Guarulhos: 2
- Ilhabela: 2
- Itanhaém: 2
- Jaú: 2
- Juquitiba: 2
- Mogi Guaçu: 2
- Santa Cruz do Rio Pardo: 2
- São Bernardo do Campo: 2
- São Carlos: 2
- São José do Rio Pardo: 2
- Sorocaba: 2
- Tatuí: 2
- Votuporanga: 2
- Altinópolis: 1
- Aparecida: 1
- Araçariguama: 1
- Arujá: 1
- Atibaia: 1
- Bananal: 1
- Barrinha: 1
- Biritiba Mirim: 1
- Bragança Paulista: 1
- Catiguá: 1
- Cedral: 1
- Cerqueira César: 1
- Colômbia: 1
- Divinolândia: 1
- Elisiário: 1
- Estiva Gerbi: 1
- Estrela d’Oeste: 1
- Fartura: 1
- Guapiara: 1
- Guará: 1
- Guaraci: 1
- Guariba: 1
- Guatapará: 1
- Ibirá: 1
- Ibitinga: 1
- Icém: 1
- Igaratá: 1
- Itaoca: 1
- Itapetininga: 1
- Itapira: 1
- Jaborandi: 1
- Jaboticabal: 1
- Jardinópolis: 1
- Joanópolis: 1
- Limeira: 1
- Miguelópolis: 1
- Mirassol: 1
- Mogi das Cruzes: 1
- Nazaré Paulista: 1
- Nova Campina: 1
- Nova Granada: 1
- Orindiúva: 1
- Orlândia: 1
- Paraibuna: 1
- Paranapanema: 1
- Paulo de Faria: 1
- Pilar do Sul: 1
- Planalto: 1
- Pompéia: 1
- Pontal: 1
- Pradópolis: 1
- Santa Branca: 1
- Santa Cruz da Esperança: 1
- Santa Cruz das Palmeiras: 1
- Santa Fé do Sul: 1
- Santa Rita do Passa Quatro: 1
- Santa Rosa de Viterbo: 1
- Santos: 1
- São Caetano do Sul: 1
- São Joaquim da Barra: 1
- São Simão: 1
- Serra Azul: 1
- Serrana: 1
- Sertãozinho: 1
- Taguaí: 1
- Tambaú: 1
- Tanabi: 1
- Taquaritinga: 1
- Taquarituba: 1
- Taubaté: 1
- Tuiuti: 1
- Urupês: 1
- Vargem: 1
- Vargem Grande do Sul: 1
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Governo de SP abre edital para o Revelando SP 2025

Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março para inscrever seus representantes nas categorias artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais
O Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, abre, nesta segunda-feira, 10, o edital de chamamento público para o Revelando SP 2025, maior programa de difusão e valorização da cultura tradicional paulista. Com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento é organizado em um festival no qual os municípios são representados por suas tradições.
O edital é voltado às prefeituras paulistas, que podem inscrever representantes da cultura local nas áreas de artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais. Cada município pode indicar até 16 representações, somando as três categorias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do edital, até segunda-feira, dia 31 de março. Os resultados serão divulgados no dia 25 de abril.
LEIA TAMBÉM:
“O Revelando SP, iniciativa crucial para a valorização e preservação das tradições culturais do Estado, não apenas enaltece as expressões artísticas e culturais de cada município, mas também reforça a identidade paulista. O programa fomenta o intercâmbio de experiências entre comunidades e cria novas oportunidades para artistas e produtores locais. Este edital celebra e divulga a riqueza da cultura paulista, consolidando o compromisso do Governo do Estado com a economia criativa”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Assim como em 2024, o Revelando SP passará por cinco cidades esse ano, sempre com entrada gratuita. Com investimento que ultrapassa R$ 12 milhões, a expectativa é que o programa contemple mais de 150 municípios e atraia mais de 230 mil pessoas nesta temporada.
Cronograma do edital
Inscrições: de 10 a 31 de março neste link: https://editaisapaa.org.br/
Seleção: de 31 de março a 22 de abril
Divulgação: até 25 de abril
Prazo para envio do ofício de confirmação das prefeituras: em até 7 (sete) dias corridos após a publicação do resultado
Prazo para envio de documentação e informações dos expositores selecionados: até 7 (sete) dias corridos após a solicitação.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1976
-
Campinas4 dias atrás
No Dia do Consumidor, CPFL Energia alcança 5 milhões de contas digitais e reforça aposta na digitalização
-
Jornal Online3 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1977
-
Jaguariúna7 dias atrás
Prefeitura de Jaguariúna atende pedido da Procuradoria da Mulher da Câmara e retoma patrulha Maria da Penha
-
Campinas4 dias atrás
Sebrae-SP anuncia unidade de atendimento exclusiva para mulheres em Campinas
-
Santo Antônio de Posse7 dias atrás
GURI segue com matrículas abertas em Santo Antônio de Posse
-
Jaguariúna6 dias atrás
Sebrae Móvel leva atendimento sobre empreendedorismo aos bairros de Jaguariúna
-
Economia7 dias atrás
O Brasil precisa de uma pessoa que promova mudanças. Só resta saber se você está preparado!