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Governo de SP abre 540 vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do Via Rápida na região de Campinas

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São aulas gratuitas que oferecem oportunidades nas áreas de Assistente Administrativo, Logística, Recepção e Atendimento, entre outros; com bolsa única de R$ 210, como ajuda de custo durante a realização do curso

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está ofertando 540 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida, em diversas áreas, na região de Campinas. Os cursos são de curta duração e contam com opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 06 de maio.

São ofertados na região os cursos de Almoxarife e Estoquista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Logística, Operador de Caixa, Porteiro e Controlador de Acesso, Recepção e Atendimento, e Técnicas de Vendas. No total, 26 cidades foram contempladas: Águas de São Pedro, Amparo, Brotas, Cabreúva, Caconde, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Cosmópolis, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Ipeúna, Itapira, Itatiba, Itobi, Joanópolis, Lindóia, Louveira, Pinhalzinho, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Vargem Grande do Sul, e Vinhedo

Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas têm previsão de início em maio. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Sobre a Bolsa-Auxílio
Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$210 para ajudar em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e que tenham frequentado os primeiros 10 dias de aula.

O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso vale também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os alunos podem acumular a bolsa-auxílio do Via Rápida com o Auxílio Emergencial e Bolsa-Família.

Campinas

Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo

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Apesar da retração em relação a fevereiro e do salário médio recorde, setor segue com dificuldade em preencher vagas

Em linha com os números do Brasil, que sofreu forte retração na geração de vagas em março, o setor de bares e restaurantes (Grupo Alimentação) fechou o mês passado com queda nas contratações com carteira assinada. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged), o segmento admitiu 3.128 pessoas e demitiu 3.322, o que resultou em saldo negativo de 194 postos em março. Mesmo com o número negativo, bares e restaurantes da região acumulam saldo de 422 novos postos criados no primeiro trimestre de 2025.

Tanto as admissões e demissões em março desaceleram na comparação a fevereiro, quando o Grupo Alimentação teve 3.873 admissões e 3.026 demissões, com a geração de 847 novos empregos. Dos 20 municípios que formam a RMC, 12 fecharam o mês com mais demissões que admissões. Americana liderou a lista, com 53 postos fechados, seguida de Indaiatuba (-36), Hortolândia e Valinhos (-25), Paulínia e Santa Bárbara D’Oeste (-23), Itatiba (-20).

Entre as cidades que criaram vagas, Holambra aparecem no topo da lista (18), seguida por Campinas (16), Jaguariúna (13) e Pedreira (08).

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André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, diz que os números da região vieram em sintonia com o desempenho nacional, mesmo com uma ligeira retração. “A princípio, olhamos os úmeros como uma acomodação natural do setor para este início de ano”, pondera ele. “Mas também temos de levar em consideração fevereiro, um mês com forte volume de contratações realizadas pelos bares e restaurantes”, acrescenta Mandetta.

Segundo o presidente da Abrasel Regional Campinas, outro ponto que precisa de atenção é que o setor vive incertezas quanto, com o comportamento dos clientes e ao fim do programa Perse, que podem impactar os resultados ao longo do ano..

Salário médio sobe e dificuldade de mão-de-obra ainda é problema

Mesmo com a retração em março, o setor convive com a falta de mão-de-obra, com mais de 12 mil vagas em aberto apenas na RMC, mesmo com a média salarial de R$ 2.222, maior valor médio. Pesquisa realizada pela Abrasel aponta que 64% dos empresários têm dificuldade de contratar por não encontrarem profissionais qualificados; 61% relatam falta de interessados

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) divulgados em março deste ano, indicaram que o salário no setor de alimentação fora do lar atingiu sua maior média salarial da história, chegando a R$ 2.222. No entanto, quem empreende em bares e restaurantes tem enfrentado obstáculos para preencher as vagas disponíveis: um levantamento da Abrasel, realizado em março, indicou que 90% dos empresários consideram “difícil” ou “muito difícil” contratar novos funcionários. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%.

Ainda segundo a pesquisa, os principais entraves na hora de encontrar mão de obra são a dificuldade de encontrar profissionais bem qualificados (64%) e a falta de interessados nas vagas (61%). Outros motivos também contribuem para o desafio de contratação: horários pouco atrativos para os cargos oferecidos (33%), alta demanda pelos profissionais (23%) e migração da mão de obra para outras áreas (21%).

Além disso, 20% dos empresários afirmam que os salários desejados estão acima das possibilidades de pagamento dos estabelecimentos. Cargos especializados — como sushiman e churrasqueiro, por exemplo — são os mais difíceis de preencher, com 88% dos empreendedores considerando a dificuldade de contratar como “alta” ou “muito alta”, seguidos dos cargos de cozinheiro-chefe (81%) e gerente (78%).

Apesar do cenário desafiador, há expectativa de movimentação no mercado de trabalho no segundo trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, 26% dos empresários pretendem contratar, enquanto 61% devem manter o quadro atual e 13% projetam demissões. Entre os que planejam contratar, 46% afirmam que o objetivo é reforçar a mão de obra para atender demandas administrativas ou reorganizar a empresa; outros 34% pretendem renovar a equipe e 32% miram o lançamento de novos produtos, serviços ou unidades físicas.

O setor de alimentação fora do lar é tradicionalmente conhecido como porta de entrada para o mercado de trabalho. A pesquisa da Abrasel indicou que 92% dos empresários do setor contratam pessoas em busca do primeiro emprego ou que não têm experiência na área. E conservar os funcionários já treinados também é um desafio. As estratégias para atrair e reter mão de obra são diversas: 51% oferecem premiação por desempenho; 40% oferecem cursos e treinamentos; 39% oferecem benefícios (como plano de saúde, bolsas de estudo, vouchers); 36% optam por aumentar os salários; 26% flexibilizam os horários de trabalho e 22% oferecem serviço de transporte noturno após o expediente.

“O setor gera muitas oportunidades de emprego, mas ainda enfrenta grande dificuldade para preencher essas vagas, especialmente as que exigem qualificação técnica. Isso mostra a urgência de investir em formação profissional que aproxime o trabalhador das reais necessidades do mercado. Além disso, o aumento gradativo da média salarial no setor, além do oferecimento de capacitações e benefícios, reforça o interesse dos empreendedores em investirem em uma mão de obra mais produtiva”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Além da qualificação de mão de obra, outro ponto que Solmucci destaca é a importância da implementação de medidas que retenham os funcionários, considerando que este já é um setor que, naturalmente, tem alta rotatividade.

“Para que a produtividade do negócio não sofra grande impacto com a alternância de colaboradores, investir em tecnologias como automação e Inteligência Artificial pode ser uma estratégia para não comprometer a qualidade do serviço”, diz Solmucci. “Esses recursos têm contribuído para que os negócios ampliem suas atividades, com um padrão e a agilidade no atendimento, por exemplo”, completa.

Preocupações jurídicas

A pesquisa ainda abordou os empresários sobre quais questões trabalhistas mais preocupam os empreendedores. A maioria (56%) teme problemas relacionados ao trabalho de profissionais extras e eventuais; em seguida vêm a escala de trabalhos aos domingos para as mulheres (35%); horas extras (26%); risco de ações por dano moral (19%); pagamento de gorjetas (17%); trabalho terceirizado (16%); insalubridade (14%) e estabilidade para gestantes (11%).

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Campinas

Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing

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O evento acontece no dia 07 de maio, das 8h às 13h, na Associação Comercial de Campinas (ACIC). A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site do evento

Na próxima quarta-feira, 07, das 8h às 13h, acontece em Campinas o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, na Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro. O evento é uma realização da APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) e da Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda). A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente pelo link.

O workshop contará com dois palestrantes e especialistas no tema: o publicitário e vice-presidente da APCM de Ribeirão Preto, Gustavo de Castro e o advogado Paulo Gomes. A idealização do evento é de Gustavo de Castro, profissional com experiência e atuação em órgãos públicos desde 2005 e, no ano de 2015, apresentou o projeto à presidência da APCM, liderada na época pelo publicitário, Toni Valente.

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Com a implementação do projeto, a APCM mobilizou a aplicação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Factual Pesquisas. O levantamento detectou que a região atendida pela associação (Franca, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto), possuía de R$ 210 a R$ 230 milhões de verbas públicas que poderiam estar no mercado, mas que não estavam sendo utilizadas.

A pesquisa também apontou que os órgãos públicos tinham uma grande dificuldade de realizar as licitações, visto que possuem uma lei específica, de número 12.232/10, que regula não só o processo licitatório, mas a execução do contrato. “Essa é a única categoria profissional que tem uma lei específica para uma licitação pública. Com base nesse potencial e na dificuldade que encontramos, montamos o workshop, que nasceu na época com o nome de Governo Presente”, relembra Gustavo.

A parceria com o advogado Paulo Gomes nasceu naquele momento e possibilitou ao workshop concentrar uma visão técnica do tema e a ênfase na parte jurídica. “Depois do sucesso do evento, o projeto incorporou outro modelo, intitulado como “Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral”, para explicar a diferença entre os dois. Em 2020, surgiu o workshop “Os Eleitos”. Trata-se de um workshop formatado com perguntas e respostas”, complementa. São cerca de 45 perguntas que a organização do evento desenvolve e levanta com inscritos e as respostas são dadas pelos dois profissionais durante o evento, visando propiciar mais dinamismo ao encontro.

O publicitário Gustavo de Castro projeta que as edições anteriores do workshop já impactaram mais de 1.200 agentes públicos, prestando orientações sobre como fazer o processo licitatório e como executar o contrato. “A prova deste resultado é a enorme quantidade de licitações que têm surgido por parte dos órgãos públicos, de prefeituras e câmaras municipais, nos mais de diversos municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Nossa intenção foi destravar esses processos licitatórios e mostrar para as administrações públicas como a publicidade governamental é importante de ser feita dentro do mandato”, completa Gustavo.

Para eleitos e não eleitos
O workshop é direcionado para todos os públicos ligados à publicidade governamental ou que desejam ingressar na área. “Esse workshop está no nível 4 e, a cada ano, subimos o seu nível e sua complexidade. Serve portanto tanto para quem foi reeleito, quem já está no mandato ou quem assume pela primeira vez. Na verdade, é para explicar algo que as administrações públicas, os mandatários, têm dificuldade de compreender por conta da lei específica”, finaliza Gustavo.

Serviço:
Workshop “Os Eleitos Nível 4 – Como ser protagonista do seu mandato”
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: das 8h às 13h
Local: Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro de Campinas

Inscrição: gratuita e feita no site.

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Campinas

Renovias estima fluxo de mais de 639 mil veículos ao longo do feriado prolongado

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Fluxo se intensifica a partir das 16h de quarta-feira, 30; no domingo, 04, previsão é de movimento intenso no período da tarde

Mais um feriado prolongado se aproxima, o de 1º de Maio – Dia do Trabalhador – e a expectativa é de fluxo intenso nas rodovias administradas pela Renovias, que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais. A concessionária espera que mais de 639 mil veículos passem por sua malha viária entre quarta-feira, 30, e domingo, 04.

A Renovias organiza uma ação especial visando garantir o conforto e a segurança de seus clientes. A Operação tem início às 14h de quarta-feira, 30, e segue até às 23h59 do domingo, 04. Neste período, as equipes de Operações estarão reforçadas e todas as viaturas posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência, 24 horas, no trecho administrado pela concessionária.

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Os horários de maior movimentação estão previstos para quarta-feira, entre 16h e 20h e quinta-feira, das 8h às 13h, no sentido Norte (interior). No retorno, o sentido Sul (capital) deve registrar o maior fluxo de veículos no domingo, no horário de 16h e 20h.

“A Renovias intensifica as operações de segurança, com equipes distribuídas em toda a malha viária e mensagens orientativas em nossos painéis eletrônicos. Pedimos para que os motoristas façam a manutenção de seus veículos, antecipadamente, e dirijam com cuidado. Nosso objetivo é garantir a segurança de clientes e colaboradores”, destacou Alberto Correia Junior, Gerente de Operações da Renovias.

Para acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

Movimento Afaste-se

O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pelo Grupo CCR  coordenada pela ABCR  e que a Renovias atua com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras. As orientações têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.

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