Campinas
Gastos com alimentação fora do lar e bebidas na RMC atinge R$6,792 bi em 2022

Dados do IPC Maps para o setor mostram crescimento de 33,3% sobre 2021
Os gastos dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com alimentação fora do lar (bares e restaurantes, padarias, café e afins) somaram R$6.792.344,974 bilhões em 2022, aponta o estudo Índice de Potencial de Consumo do IPC Maps. O valor, com base nos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa um crescimento de 33,3% sobre 2021. O montante final superou as previsões realizadas no inicio do ano, que era de um consumo de R$6.127.845.240 bilhões.
O estudo do IPC divide o setor em duas categorias. No setor de alimentação fora do lar propriamente dito, o consumo final de 2022 foi de R$5.405.459.526 milhões, com aumento de 33% nos gastos. Já as vendas dos estabelecimentos que comercializam bebidas somaram R$ 1.386.885.448, alta de 32,1%.
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O levantamento também apontou que o serviço de alimentação da RMC fechou 2022 com 30.941 estabelecimentos em atividade, contra 34.700 em 2021, uma retração de 10,8%.
Campinas
Índice de Potencial de Consumo também separou os números com alimentação fora do lar na cidade de Campinas. Em 2022, os consumidores gastaram R$2.707.827,714 bilhões nos estabelecimentos da cidade, uma alta de 49,5% sobre o montante de 2021 (R$1.812.010.687 bilhão). Do total, R$2.162.525.593 foram gastos em refeições em bares e restaurantes (alta de 49,8% sobre 2021), e R$546.102.121 milhões no segmento de bebidas (crescimento de 48,1%).
Para Matheus Mason, presidente da Abrasel regional Campinas, 2022 foi um ano positivo para o setor de bares e restaurantes, com a volta dos consumidores e aumento do consumo fora do lar, movimento iniciado no segundo semestre de 2021, mas que se intensificou no ano passado. “Apesar do aumento do consumo, vale ressaltar que isso não significa maior lucro para os estabelecimentos. “Vivemos um ano conturbado, com inflação alta, aumento de custos dos produtos e tarifas, que acabaram corroendo os caixas das empresas, já que é impossível repassar toda a alta inflacionária para os preços, sob risco de afugentar os clientes.
Mason lembra, ainda, que O IPCA divulgado pelo IBGE na semana passada é um importante termômetro da dificuldade do setor com a inflação. Em fevereiro, a inflação nos bares e restaurantes (0,50%) ficou abaixo do índice médio (0,84%). No mês, o indicador da alimentação dentro do lar (0,04%) ficou menor, mas, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor performou melhor, somando 8,04% contra aumento de 10,51% nas refeições feitas em casa.
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Roger Antonio Domingues, diretor da Rede Lanchão, formada por dez marcas e mais de 100 unidades, confirma os dados apontados na pesquisa. “O consumo fora do lar realmente retornou com força em 2022 e vem se mantendo no início de 2023”, afirma. “Estamos crescendo de forma consistente, de mês a mês, e no final do ano passado já tínhamos superado o período pré-pandemia”, conta.
Sergio de Simone, proprietário do Rancho Colonial Grill, também de Campinas também vê uma retomada das vendas e da volta do público aos estabelecimentos. “2022 foi um ano de retomada forte, apesar dos problemas com inflação dos preços dos produtos, que nos obrigou a buscar formas para evitar repassar todo custo para nossos clientes”.
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Campinas
Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda

O ramo da moda no Brasil abrange uma longa e ampla cadeia, formada principalmente por pequenos negócios. Nele atuam fornecedores da indústria de tecidos e confecções até o varejo da moda, com lojas e marcas de variados segmentos. Os números de produtos criados e desenvolvidos no país vem crescendo a cada ano, por conta da demanda dos mercados interno e externo. E a região de Campinas tem um papel importante neste segmento, tanto na produção, como a presenças de marcas fortes e até internacionais.
Para quem gosta de estar antenado nesse mundo, suas tendências e lifestyle, inovações e criatividade, acontece em Campinas, na próxima segunda, 28, a primeira edição do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas. Nomes importantes do mundo da moda, como Alexandre Herchcovitch estarão presentes com palestras e atualizações.
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O segundo painel do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas terá a participação de Marcelo Brandão, diretor da regional Campinas da Vilage Marcas e Patentes. Ele vai abordar um tema importante no mundo da moda: a propriedade intelectual nas inovações e criações de peças, marcas e produtos, com destaque para de estamparia na era da Inteligência Artificial (IA).
“Propriedade Intelectual é um assunto que muita gente que está dentro desse segmento esquece, mas que faz toda a diferença na vida de estilistas, desenvolvedores de produtos e empresas do segmento”, alerta Brandão. “Vamos levar para esse painel questões e reflexos sobre como a propriedade intelectual protege o mundo da moda, evitando prejuízos com falsificações de produtos e, até mesmo, a perda da propriedade intelectual sobre uma criação, quando ela deixa de ser protegida por lei”, acrescenta o executivo
Os direitos de propriedade industrial protegem a criação da sabedoria humana como insumo industrial. Tais criações podem ser protegidas no âmbito dos direitos de propriedade industrial por meio de registro, que protege marcas e desenhos industriais, e pelas patentes, responsáveis pela proteção das invenções e modelos de utilidade. Tanto o registro quanto o patenteamento constituem direitos de propriedade de bens intangíveis ou de propriedade intelectual, o que garante exclusividade legal temporária para o uso, gozo e disposição de tais bens perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
O estilista que aplica em suas peças um sinal distintivo, individualizando seu trabalho, poderá proteger suas criações, solicitando junto ao INPI o depósito do pedido de registro da sua obra, observando as formas de proteção disponibilizadas pela LPI (nº 9.279/96).
Ele conta que não são apenas as marcas que devem ter o cuidado na hora pedir o registro de proteção, mas também designs de roupas, bolsas, joias, óculos, relógios, por exemplo. Para exemplificar, Brandão cita os casos das famosas três listras da Adidas e o solado vermelho da marca Louboutin, que têm seus direitos de propriedade intelectual protegidos como marcas de posição. “Tudo precisa e deve ser devidamente protegido, pois uma criação de moda só é exclusiva quando tem proteção do INPI”, alerta Brandão.
“Em meio a esse cenário corrido, muitas empresas e estilistas acabam se esquecendo de um detalhe importante e crucial, que pode gerar perdas significativas em receitas e até no direito da criação: o registro da propriedade intelectual”, complementa.
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Campinas
Operação Páscoa e Tiradentes sem nenhuma morte nas rodovias administradas pela Renovias

Ao longo dos cinco dias de operação, as equipes da concessionária fizeram 836 atendimentos a clientes
A Operação Páscoa nas rodovias administradas pela Renovias, que interligam Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais, movimentou 649.351 veículos, ao longo do final de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes. A operação teve início na tarde de quinta-feira, 17, e seguiu até às 23h59 de segunda-feira, 21.
O fluxo superou a previsão inicial da Renovias, de 645.918 veículos. O trecho de Jaguariúna, tanto no sentido norte (interior) como no sentido sul (capital), registrou o tráfego mais intenso, de 260.925 veículos durante os 5 dias de operação. No total, foram contabilizados em todo o trecho 24 acidentes, 17 feridos e nenhuma morte.
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De quinta-feira, 17, até segunda-feira, 21, foram realizados 836 atendimentos aos clientes, incluindo serviços de guincho, socorro mecânico, inspeção, irrigadeira e atendimento pré-hospitalar. Houve o registro de 218 panes mecânicas, 23 panes elétricas, 19 panes secas, 61 pneus furados, 34 superaquecimentos de motor e 16 baterias descarregadas.
O Centro de Controle de Operações (CCO) da Renovias, que funciona 24 horas por dia, atendeu 510 chamados neste período, tanto pelo 0800 quanto pelos telefones de emergência das rodovias.
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Campinas
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC

O Encontro Nacional do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, aterrissa a partir desta quarta-feira, 23, em Campinas
O evento, que está em sua trigésima edição, acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril, no Royal Palm Hall, com patrocínio do Sebrae. Serão mais de 50 palestrantes, experiências sensoriais únicas, networking com toda a cadeia produtiva e expectativa de 3.000 participantes. O encontro terá, ainda, a primeira etapa do Campeonato de Blends de Café de 2025.
Principais temas a serem discutidos
Com o objetivo de deixar os participantes atualizados sobre o cenário do café no Brasil e no mundo, como também sobre as tendências do setor e demais temas ligados ao segmento cafeeiro, o 30º ENCAFÉ terá as seguintes palestras:
- Tendências e práticas inovadoras mundiais, com Marcos Troyjo, economista, sociólogo e diplomata;
- O mercado de café dos EUA: tendências e desenvolvimento, com William (Bill) Murray, presidente da NCA;
- Sustentabilidade – Desmistificando o ESG, com Nelmara Arbex, da KPMG Brasil;
- Perspectivas para o mercado de café, com Carlos Santana (ACS) e Guilherme Morya (Rabobank);
- Tendências do varejo no Brasil, com João Galassi, Presidente da ABRAS;
- Café sem fake, com as representantes do Nunca Vi 1 Cientista, os palestrantes da São Paulo Coffee Hub e os porta-vozes da ABIC;
- O empreendedorismo muda o mundo, com Wilton Bezerra (Cheirin Bão);
- Desmarketize-se: redefinindo estratégias de marketing, com João Branco, Ex-VP de Marketing do McDonald’s.
Reforma tributária
Na Arena do Conhecimento, no primeiro dia do evento, haverá palestra com o Deputado Federal Reginaldo Lopes sobre Reforma Tributária. Em seguida, Hugo Caruso, Diretor do DIPOV/Ministério da Agricultura falará sobre a fiscalização do café no Brasil.
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Conteúdos inéditos marcarão o 30º ENCAFÉ
Além dos painéis citados que acontecerão no Auditório Principal, o ENCAFÉ apresentará conteúdos inéditos em cerca de 60 encontros, palestras e degustações guiadas, como:
Mulheres do café – Liderança e empreendedorismo
Com a participação de Anna Carolina Viana, CEO da Café Moinho Fino e Vice-Presidente de Planejamento e Exportação da ABIC, Mariselma Sabbag, CEO da Renovo Cafés Especiais e Presidente da IWCA Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café – Brasil), e Renata Silva, integrante do Setor de Inovação e Tecnologia da Embrapa Alimentos e Territórios e idealizadora do Movimento das Mulheres do Café de Rondônia, as profissionais irão compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, mostrando como as mulheres estão transformando o mercado do café com liderança, inovação e empreendedorismo. E, ainda, haverá uma assinatura inédita de um termo de parceria IWCA – ABIC.
Marketing Cafés do Brasil
Os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) abordarão o rebranding da marca Cafés do Brasil, com foco na promoção dos cafés brasileiros tanto no Brasil quanto no exterior.
Estudo setorial sobre pegada de carbono do café torrado
Anna Lúcia Mourad, Pesquisadora da TSW Consultoria, e Christianne Monteiro, Coordenadora de Projetos e Sustentabilidade da ABIC, tratarão sobre o levantamento inédito feito pela ABIC e o lançamento de um aplicativo que permite que os industriais calculem e simulem a pegada de carbono do café torrado de cada ação realizada em suas empresas.
EMBRAPII Coffee Day
Leandro Paiva, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), apresentará uma pesquisa inédita a respeito das principais dores da indústria e promoverá uma tarde de hackathon com soluções inovadoras de alunos de diversas universidades para esses desafios.
Campeonato e sustentabilidade farão parte do 30º ENCAFÉ
Mais uma vez, o ENCAFÉ será palco do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. Neste ano, o evento sediará a etapa Campinas/São Paulo do Campeonato e todos os competidores selecionados terão acesso gratuito aos três dias de ENCAFÉ. Ao todo, são 15 vagas para competidores e cinco na fila de espera. A final será no dia 25/04, na parte da manhã.
Em consonância com o seu pilar de sustentabilidade, o 30º ENCAFÉ neutralizará as emissões de carbono. O projeto, conta mais uma vez, com a parceria da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que fará todo o cálculo das emissões dos gases de efeito estufa gerados no evento.
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