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Gastos com alimentação fora do lar e bebidas na RMC atinge R$6,792 bi em 2022

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Dados do IPC Maps para o setor mostram crescimento de 33,3% sobre 2021

Os gastos dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com alimentação fora do lar (bares e restaurantes, padarias, café e afins) somaram R$6.792.344,974 bilhões em 2022, aponta o estudo Índice de Potencial de Consumo do IPC Maps. O valor, com base nos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa um crescimento de 33,3% sobre 2021. O montante final superou as previsões realizadas no inicio do ano, que era de um consumo de R$6.127.845.240 bilhões.

O estudo do IPC divide o setor em duas categorias. No setor de alimentação fora do lar propriamente dito, o consumo final de 2022 foi de R$5.405.459.526 milhões, com aumento de 33% nos gastos. Já as vendas dos estabelecimentos que comercializam bebidas somaram R$ 1.386.885.448, alta de 32,1%.

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O levantamento também apontou que o serviço de alimentação da RMC fechou 2022 com 30.941 estabelecimentos em atividade, contra 34.700 em 2021, uma retração de 10,8%.

Campinas
Índice de Potencial de Consumo também separou os números com alimentação fora do lar na cidade de Campinas. Em 2022, os consumidores gastaram R$2.707.827,714 bilhões nos estabelecimentos da cidade, uma alta de 49,5% sobre o montante de 2021 (R$1.812.010.687 bilhão). Do total, R$2.162.525.593 foram gastos em refeições em bares e restaurantes (alta de 49,8% sobre 2021), e R$546.102.121 milhões no segmento de bebidas (crescimento de 48,1%).

Para Matheus Mason, presidente da Abrasel regional Campinas, 2022 foi um ano positivo para o setor de bares e restaurantes, com a volta dos consumidores e aumento do consumo fora do lar, movimento iniciado no segundo semestre de 2021, mas que se intensificou no ano passado. “Apesar do aumento do consumo, vale ressaltar que isso não significa maior lucro para os estabelecimentos. “Vivemos um ano conturbado, com inflação alta, aumento de custos dos produtos e tarifas, que acabaram corroendo os caixas das empresas, já que é impossível repassar toda a alta inflacionária para os preços, sob risco de afugentar os clientes.

Mason lembra, ainda, que O IPCA divulgado pelo IBGE na semana passada é um importante termômetro da dificuldade do setor com a inflação. Em fevereiro, a inflação nos bares e restaurantes (0,50%) ficou abaixo do índice médio (0,84%). No mês, o indicador da alimentação dentro do lar (0,04%) ficou menor, mas, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor performou melhor, somando 8,04% contra aumento de 10,51% nas refeições feitas em casa.

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Roger Antonio Domingues, diretor da Rede Lanchão, formada por dez marcas e mais de 100 unidades, confirma os dados apontados na pesquisa. “O consumo fora do lar realmente retornou com força em 2022 e vem se mantendo no início de 2023”, afirma. “Estamos crescendo de forma consistente, de mês a mês, e no final do ano passado já tínhamos superado o período pré-pandemia”, conta.

Sergio de Simone, proprietário do Rancho Colonial Grill, também de Campinas também vê uma retomada das vendas e da volta do público aos estabelecimentos. “2022 foi um ano de retomada forte, apesar dos problemas com inflação dos preços dos produtos, que nos obrigou a buscar formas para evitar repassar todo custo para nossos clientes”.

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Centro de Oncologia Campinas realiza ação gratuita para detecção de câncer de pele

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Exames médicos serão realizados em consultório na próxima segunda-feira, 16, na sede do COC, em Barão Geraldo

O Centro de Oncologia Campinas promove no próxima segunda-feira, dia 16/6, uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele. Médicos da instituição realizarão gratuitamente exames para detecção de lesões, das 9h às 16h, na sede em Barão Geraldo. A ação é aberta a pessoas de todas as idades e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Os casos suspeitos serão encaminhados pelo COC à rede municipal.

A prevenção ao câncer de pele é duplamente lembrada ao longo deste mês. Junho Preto destaca a importância da detecção precoce do câncer de pele do tipo melanoma, enquanto o Dia Global de Conscientização sobre o Câncer de Pele Não Melanoma é celebrado em 13 de junho para reforçar a atenção à neoplasia mais incidente no mundo.

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Os participantes da ação devem levar um documento de identificação e comprovante de endereço. Todos serão examinados em consultório pela dermatologista Eliane Moreno e o atendimento será por ordem de chegada. Além da identificação visual, o exame ocorrerá com auxílio de dermatoscópios, pequenos microscópios médicos projetados com sistema de luz direcionado ao diagnóstico de lesões na pele.

“A prevenção é altamente eficaz e deve ser enfatizada em campanhas educativas, especialmente para populações de risco. O acompanhamento dermatológico regular é crucial para detecção precoce, reduzindo a morbidade e a necessidade de tratamentos agressivos”, detalha o oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas.

O oncologista aponta a população mais suscetível ao câncer de pele: pessoas pele clara; idosos – a incidência aumenta com a idade devido ao dano cumulativo da exposição solar; imunossuprimidos; trabalhadores com ocupações ao ar livre; e indivíduos com lesões pré-existentes – pessoas com queratoses actínicas, cicatrizes crônicas ou infecções por HPV.

 Tipos de câncer

O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum de câncer de pele, caracterizado por crescimento anormal de células cutâneas, geralmente associado à exposição solar crônica. No Brasil, representa cerca de 30% de todos os cânceres diagnosticados.

“O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma por ano, no triênio 2023-2025. O Carcinoma Basocelular é o tipo mais comum e representa de 70% a 80% dos casos. Tem crescimento lento e raramente metastatiza”, detalha Medina. Metástase é quando o câncer se espalha para outros órgãos do corpo.

De 20% a 30% dos casos de câncer de pele não melanoma são Carcinomas Espinocelulares, que se originam nas células escamosas da epiderme, especifica Medina. “Esse é um tipo mais agressivo do que o Carcinoma Basocelular, com maior potencial de metástase, de 2% a 5%”, especifica.

O melanoma é agressivo e com alto risco de metástase. Por ano, são diagnosticados no Brasil 8.450 novos. Conforme o Inca, a doença responde por até 4% das neoplasias malignas de pele e tem origem nas células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele). O prognóstico positivo do melanoma está diretamente ligado à detecção precoce.

As lesões malignas de pele normalmente têm mais de 6mm de diâmetro. É motivo de alerta sinais como pequenas feridas que não cicatrizam; crescimento da mancha; ocorrência de vermelhidão, inchaço, coceira ou sensibilidade; e mudança do aspecto ou da cor.

 Diagnóstico

A médica do Centro de Oncologia Campinas, Mary da Silva Thereza, explica que além da utilização do dermatoscópio nos exames que serão realizados nesta segunda-feira (16), a avaliação levará em consideração aspectos visuais das manchas e histórico do paciente. Para detecção de suspeita de melanoma, por exemplo, cinco questões são consideradas.

“Usamos a chamada regra ABCDE, que considera a assimetria (uma metade da mancha não é igual à outra); as bordas, se são regulares ou não; a cor das pintas, ou seja, se ela é uniforme ou tem cores diferentes; se existe coceira ou não; o diâmetro – lesões que passam de 6 mm são mais suspeitas – e a evolução relatada pelo paciente”, detalha. “Se a mancha apresentar um desses fatores não significa que pode ser câncer, o que prevalece é o conjunto, a combinação de todos”, esclarece a médica.

Não há áreas do corpo específicas para o surgimento do câncer de pele, explica a oncologista. As lesões podem aparecer em todas as partes, mas as regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas, são mais suscetíveis à doença.

 SERVIÇO

Ação de Prevenção e Conscientização sobre o câncer de pele

Quando: Dia 16/6

Onde: Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo

Horário: das 9h às 16h (atendimento por ordem de chegada)

O que levar: documento de identificação e comprovante de residência

Quanto: gratuito

Realização: Centro de Oncologia Campinas e Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

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MD Papéis elimina envio de resíduos ao aterro sanitário municipal com Programa Aterro Zero

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A partir da iniciativa, e com o auxílio de empresas parceiras, os rejeitos da empresa de Limeira são separados corretamente e transformados em combustível alternativo, utilizado em fornos de cimento

O Programa Aterro Zero, da MD Papéis, de Limeira, já evitou o envio de cerca de 5.800 toneladas de resíduos para o aterro sanitário municipal, consolidando a atuação sustentável da empresa e promovendo benefícios ambientais, operacionais e econômicos. A iniciativa, implementada desde 2020, também conta com parcerias estratégicas para garantir a correta destinação e o reaproveitamento dos materiais, transformados em combustível alternativo
utilizado por fornos de cimento em outros estados do Brasil.

“Com o Programa Aterro Zero, conseguimos resultados significativos. Deixamos de enviar 5.794 toneladas de resíduos plásticos, cinzas e lodo para o aterro sanitário da cidade. Além disso, removemos contaminantes que impactavam o processo produtivo e o produto final. Também fortalecemos a imagem da MD Papéis como uma empresa comprometida com práticas ambientalmente responsáveis, o que tem possibilitado novas oportunidades de negócios”, expressa Marcos Heragles, gerente Industrial da MD Papéis.

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Segundo Heragles, o plástico é removido das aparas por meio do processo de depuração; o lodo, da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa, é separado por meio de decanter e centrífuga; e as cinzas são extraídas por sistemas específicos da caldeira. “E ainda contamos com apoio de quatro empresas parceiras, especialistas em blendagem e encaminhamento dos resíduos para coprocessamento, e na destinação adequada de óleos, produtos químicos, resíduos de madeira e sucatas metálicas”, acrescenta.

A criação do Programa Aterro Zero foi motivada pelo compromisso da MD Papéis com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais decorrentes do processo produtivo, ainda que já existisse a separação de materiais reaproveitáveis. O propósito é valorizar os resíduos gerados na produção de papelcartão, promovendo alternativas que priorizem a redução, reutilização, reciclagem e coprocessamento. Todos os setores da empresa estão envolvidos na iniciativa, para garantir a separação e destinação adequadas dos rejeitos.

Objetivos e alinhamento com boas práticas ambientais

A principal meta do Programa Aterro Zero é buscar continuamente alternativas para o aproveitamento e valorização dos resíduos, conforme os princípios da economia circular. A iniciativa está alinhada aos preceitos da ISO 14001, especialmente no que concerne ao controle dos aspectos e impactos ambientais, promovendo melhoria contínua e prevenção da poluição. “Embora a empresa ainda não possua a certificação, já adota práticas compatíveis com o sistema de gestão ambiental”, ressalta o gerente Industrial da MD Papéis.

O programa ainda reforça o compromisso da empresa com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Responsáveis, da ONU, incentivando práticas sustentáveis na gestão de resíduos; além de cumprir com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído em abril de 2022, para a redução, reutilização, reciclagem e destinação final adequada desses materiais. Em 2025, o foco principal do PNRS está na implementação de medidas para alcançar as metas estabelecidas, com ênfase na redução de detritos em aterros e o aumento da reciclagem.

Apesar dos avanços, a MD Papéis optou por não estabelecer metas quantitativas rígidas, uma vez que o volume e a composição dos resíduos dependem de variáveis externas, como a qualidade das aparas recebidas, que muitas vezes apresentam aplicações complexas, como vernizes ou plásticos.

Como funciona o Programa Aterro Zero?

A metodologia envolve, basicamente, a triagem nas fontes geradoras e destinação adequadas do plástico, do lodo e das cinzas. Cada tipo de resíduo passa por processos específicos de separação, com o apoio de três empresas parceiras. Em um último estágio, os rejeitos são enviados para uma quarta empresa, responsável por transformá-los em combustível alternativo.

“Todo o processo é rigorosamente monitorado. Mantemos um controle interno contínuo dos volumes e custos, além de assegurar a rastreabilidade e a conformidade ambiental das operações, com a emissão de certificados de destinação emitidos através de sistemas reconhecidos, promovendo uma cadeia responsável e sustentável”, explica Marcos Heragles.

O programa segue evoluindo, conforme Heragles, com novos estudos para melhorar ainda mais a destinação de resíduos orgânicos, demonstrando o compromisso contínuo da MD Papéis com a inovação e a sustentabilidade no setor.

Sobre a MD Papéis

A MD Papéis de Limeira (SP), localizada próximo à região de Campinas, é uma empresa 100%
brasileira pertencente ao Grupo Formitex. A fabricante atua desde 1945 na produção de papelcartão voltado aos mercados de embalagem, gráfico e editorial. Com um portfólio diversificado e foco em inovação e sustentabilidade, a empresa utiliza fibras de áreas reflorestadas e aparas pré e pós-consumo, contribuindo para a economia circular e o desenvolvimento sustentável da indústria nacional. Para mais informações, acesse: www.mdpapeis.com.br.

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Campinas

Outback chega a Mogi Guaçu e celebra trajetória de 25 anos na região

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Com investimentos de R$ 5 milhões e 80 empregos gerados, unidade instalada no

O Outback Steakhouse, restaurante de temática australiana conhecido por pratos icônicos como a Bloomin’ Onion e a Ribs on the Barbie, chega a Mogi Guaçu no dia 23 de junho. Com R$5 milhões em investimentos e 80 empregos diretos gerados, a unidade instalada na área externa do Shopping Boulevard celebra a trajetória de 25 anos de atuação da rede na região de Campinas e no interior paulista e traz ainda o marco do 185º Outback no país.

O restaurante é o primeiro da região a apresentar o novo conceito arquitetônico da rede, inspirado no Outback Casinha, primeira unidade da marca no país, inaugurada na Barra da Tijuca, em 1997. A nova ambientação é mais contemporânea e descontraída, pensada para proporcionar ainda mais conforto e imersão na temática australiana.

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A casa representa um importante avanço no atual movimento de expansão da marca, que aposta na cidade como parte estratégica da sua presença no interior de São Paulo, reconhecendo o potencial da região e o público consumidor em busca de experiências gastronômicas diferenciadas.

“Cuidaremos de todos os detalhes para oferecer aos clientes os sabores e momentos especiais que traduzem o Outback”, afirma Leo Oliveira, sócio proprietário do restaurante. Ele explica que o novo design e a mais recente campanha institucional, lançada em maio com o slogan “Viva o Sabor Outback”, reforçam a vontade do Outback de estar cada vez mais próximo dos consumidores, oferecendo uma experiência ainda mais intimista.

Com a inauguração em Mogi Guaçu, a região de Campinas passa a contar com nove Outbacks – cinco deles inaugurados nos últimos três anos. Além da unidade do Shopping Boulevard, outros quatro restaurantes devem ser abertos no país até o final do ano, totalizando 15 inaugurações em 2025.

“Estamos reforçando nosso compromisso de longo prazo com a região, na qual iniciamos nossa trajetória em setembro de 2000, com a abertura do restaurante do Iguatemi Campinas, que foi o primeiro Outback fora de uma capital. Às vésperas de comemorarmos 25 anos dessa história de sucesso, que representa muito para nós, ampliaremos consideravelmente nosso alcance ao nos aproximarmos dos moradores de Mogi Guaçu e municípios do entorno, que há tempos nos pediam uma unidade”, complementa Márcia Piellusch, sócia regional da rede.

A administração do empreendimento também comemora a inauguração. “A chegada do Outback é motivo de grande orgulho para todos nós. Trata-se de uma das marcas mais desejadas pelos nossos clientes e um reforço estratégico de peso para o nosso mix de operações. Temos certeza de que essa parceria trará ainda mais experiências memoráveis para os nossos visitantes e fortalecerá o shopping como polo de lazer e gastronomia da região”, afirma o superintendente do Shopping Boulevard Mogi Guaçu, Rafael Ávila.

Serviço

Outback Shopping Boulevard Mogi Guaçu
Endereço: Av. Mogi Mirim, 210 – Centro, Mogi Guaçu
Abertura ao público: dia 23 de junho, segunda-feira, a partir das 11h30
Horários: de domingo a quinta-feira e feriados, das 11h30 às 22h; sexta-feira e sábado, das 11h30 às 22h30

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