Campinas
Febre maculosa: RMC terá comitê de combate à doença após 4 mortes por infecção em festa com 3,5 mil pessoas

Quatro pessoas que estiveram no evento em Campinas morreram com a doença. Há ainda dez casos suspeitos em todo o estado
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) terá um comitê de enfrentamento à febre maculosa, após a cidade registrar um surto da doença na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. Quatro pessoas, que estiveram em uma festa com 3,5 mil pessoas no local no fim do mês passado, morreram pela infecção. Há, ainda, outros dez casos suspeitos em todo o estado de pessoas que estiveram em eventos no local.
A criação do comitê foi definida em uma reunião do Conselho da RMC na manhã desta sexta-feira, 16, com os prefeitos das 20 cidades. A ideia é trabalhar ações conjuntas entre os municípios, considerando que toda a região de Campinas é endêmica para febre maculosa.
LEIA TAMBÉM:
As medidas de combate à doença serão as mesmas definidas pela Prefeitura de Campinas após a confirmação do surto na fazenda. Profissionais de saúde da rede pública e privada receberão orientações para fazer o diagnóstico precoce da febre maculosa e iniciar o tratamento. Além disso, a comunicação em locais de risco será intensificada com a colocação de placas de aviso.
As quatro pessoas que estiveram na Feijoada do Rosa, um tradicional evento de Campinas, e morreram depois de terem contraído febre maculosa são:
a professora Evelyn Santos, de 28 anos;
a dentista Mariana Giordano, de 36 anos;
o namorado da dentista, o empresário e piloto de Fórmula C300 Douglas Costa, de 42 anos;
a estudante Erissa Nicole Santana, de 16 anos, que esteve na festa para acompanhar o trabalho do pai.
Campinas contabiliza, ainda, dois casos suspeitos de pessoas que estão internadas. Uma mulher de 38 anos, que esteve na Fazenda Santa Margarida para um show do cantor Seu Jorge, no dia 3 de junho, e a modelo Rosangela Davelli, de 40 anos, que também foi à Feijoada do Rosa e está internada no Hospital Vera Cruz. Ela disse que só procurou ajuda após amigos alertarem sobre o surto e teve muito medo de morrer. Leia o relato dela.
Nas outras cidades do estado, há dois casos suspeitos em Jundiaí, dois em Itupeva e quatro em Santa Isabel, sendo que duas pessoas estão internadas.
▶️ O que é a febre maculosa? Segundo o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja: há formas leves e formas graves, “com elevada taxa de letalidade”. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.
▶️ O que causa a doença? A doença é causada, no Brasil, por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre por picada de carrapato. A Rickettsia rickettsii causa a versão grave e é encontrada no norte do Paraná e no Sudeste. A Rickettsia parkeri leva a quadros menos severos e é encontrada em áreas da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, na Bahia e no Ceará.
▶️ Quais carrapatos transmitem? No país, são os carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente aquele conhecido como carrapato estrela. Mas o ministério alerta que qualquer espécie pode transmitir a febre maculosa, inclusive o carrapato do cachorro.
▶️ Dá para transmitir de pessoa para pessoa? Não. A transmissão por contato humano é impossível.
▶️ Quais são os principais sintomas? Febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular frequente; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros que começa nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando problemas respiratórios.
▶️ Mas e as manchas? O Ministério da Saúde alerta que, com a evolução do quadro, “é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés”.
▶️ Tem tratamento? Sim, com um antibiótico específico. O paciente deve começar a tomar assim que o médico suspeitar da contaminação por febre maculosa, antes mesmo da confirmação do resultado do exame.
Campinas descartou proibir eventos em geral no município após o surto de febre maculosa em pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida.
A metrópole é uma área endêmica para a infecção e tem mapeada pelo menos 12 áreas de risco, entre elas a região da Fazenda Santa Margarida.
Em vez de proibir eventos pela cidade, Campinas quer intensificar a comunicação de risco. Segundo o o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), é preciso que os organizadores garantam que todos os frequentadores sejam avisados que estão em uma área que pode ter incidência de febre maculosa.
“A gente não vai deixar de fazer eventos em Campinas inteira, senão teria que mudar Campinas geograficamente de local. Não tem como mudar a Amazônia de lugar, e lá tem malária. O importante é que locais com grande circulação de pessoas estejam preparados, fazendo, sim, manejo para diminuir chance de contágio, mas principalmente informando às pessoas os riscos”, explica Valéria Almeida, médica infectologista do Devisa. Fonte: g1
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade

Estado de São Paulo tem cerca de 13 mil padarias; mercado em expansão exige atualização constante
A Sucesso na Padaria realiza, entre os dias 10 e 12 de abril, a segunda edição da “Jornada da Lucratividade na Padaria”, em Campinas. Voltado a empresários do setor de panificação, o evento reunirá especialistas para discutir estratégias de gestão, inovação e aumento de lucratividade. A jornada acontecerá no Hotel Premium Campinas, a partir das 8h, e contará com uma programação intensa, com palestras e painéis especializados.
Com um mercado em expansão e em constante transformação, os empresários da panificação enfrentam desafios cada vez maiores para manter a competitividade, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar novas tecnologias. O evento propõe justamente oferecer caminhos para enfrentar esse cenário por meio de formação e troca de experiências.
LEIA TAMBÉM:
- Concessão de estradas e cobrança de pedágios no Circuito das Águas Paulista – Jornal Gazeta Regional
Ao longo de três dias, os participantes terão acesso a palestras e workshops conduzidos por especialistas convidados pela anfitriã do evento, Carolina Câmara. Entre os confirmados estão Rogério Shimura, fundador da Levain Escola de Panificação; Márcio Goulart, criador do primeiro sistema especializado para panificação no Brasil; Ewerton Santana, influenciador e mentor em gestão e marketing; e Israel Guimarães, CEO do Grupo SOU e especialista em gestão de dados. Também participarão Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados; e Dani Figueirôa, arquiteta especializada em panificação, responsável pela transformação de diversas panificadoras ao longo de 15 anos.
O time da Sucesso na Padaria estará representado por Carolina Câmara, idealizadora da Jornada e CEO da empresa; Maria Helena, fundadora do grupo; Vannessa Souza, integrante da equipe e Head da Comunidade GPS; e Helen Monte, CMO. Suas palestras abordarão temas estratégicos para o setor, como gestão de negócios, marketing especializado, otimização da produção, recursos humanos e inovação tecnológica.
“A Jornada da Lucratividade na Padaria é uma oportunidade única para empresários do setor de panificação se atualizarem e aprenderem com especialistas renomados. A proposta é não só fornecer conhecimento, mas também criar um ambiente para troca de experiências e networking, essencial para o sucesso do negócio. Hoje, o país conta com cerca de 85 mil pontos de venda de pão por peso, sendo aproximadamente 62 mil padarias, das quais 13 mil estão no estado de São Paulo. É um mercado em expansão que exige preparo e atualização constante”, afirma Carolina Câmara, CEO da Sucesso na Padaria.
As inscrições para a 2ª Edição da Jornada da Lucratividade na Padaria estão abertas, com preços diferenciados conforme o lote. Clientes Sucesso e participantes da edição anterior podem garantir sua vaga por R$ 1.500,00. Para os demais inscritos, o 2° lote está disponível por R$ 2.300,00 até o dia 6 de abril de 2025.
O evento será realizado no Hotel Premium Campinas, localizado na R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida, Campinas–SP. Para mais informações e inscrições, acompanhe as redes sociais @sucessonapadaria ou acesse o site oficial do evento: https://jornada2025.sucessonoresultado.com.br/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.
No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
LEIA TAMBÉM:
Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros. Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.
Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas
Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h
Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para fase 2ª da Omasp – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais
A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades. A partir de agora estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados e se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre esta segunda-feira, 31, e 09 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 416,8 mil alunos da rede estadual na região de Campinas participam do exame.
Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.
LEIA TAMBÉM:
A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:
4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries
“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.
Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.
Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra4 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo1 semana atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Campinas1 semana atrás
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos
-
Campinas4 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP