Holambra
Expoflora assegura respeito à sustentabilidade

Parque já é autossuficiente em energia elétrica produzida por captação solar, utiliza gel no plantio para economizar água na irrigação, incentiva a reciclagem dos resíduos produzidos durante o evento e apoia o reuso e a utilização de materiais reciclados nos ambientes da Mostra de Paisagismo e na Exposição de Arranjos Florais.
Não por acaso, os mais de 240 mil visitantes esperados na 39ª Expoflora serão incentivados a prestar mais atenção às causas ambientais por meio das mensagens contidas na decoração, nos materiais e nos objetos da Exposição de arranjos florais, na Mostra de paisagismo e decoração e nas ações realizadas pela comissão organizadora do evento, que acontece de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro, das 9h às 19h, em Holambra, interior de São Paulo.
A preocupação com as medidas ecológicas já tornou o parque da Expoflora autossustentável em energia elétrica por meio da captação fotovoltaica. Além disso, graças a um gel que auxilia as plantas na absorção da água, o evento reduziu pela metade o consumo relacionado à irrigação dos jardins. Já é feita, também, a reciclagem dos resíduos. O projeto de uso da energia solar teve início em julho de 2017. No total, 600 painéis de captação de energia fotovoltaica foram instalados sobre o telhado do pavilhão de entrada do evento, a maior área coberta do parque da Expoflora, com 15.000 m².

Desde então, o projeto garantiu a geração mensal de 12.000 kWh (300.000 kWh/ano), superando em muito o consumo anual do parque, de 186.960 kWh. Como comparativo, o total gerado de energia seria suficiente para abastecer 1.973 casas populares, considerando um consumo de 152 kWh por unidade. A solução mostrou-se acertada. Até hoje, cinco anos após a instalação dos painéis, já foram gerados 1.500.000 Kwh, possibilitando a economia de R$ 240 mil por ano em energia elétrica. Mais importante do que o resultado financeiro, entretanto, é o benefício para a natureza. A energia limpa produzida no parque corresponde a 36 toneladas de CO² que deixam de ser lançadas na atmosfera a cada edição da Expoflora.
LEIA TAMBÉM:
Economia de água
Outra medida de caráter socioambiental é a utilização de um gel que auxilia a flor na absorção da água, possibilitando grande economia no consumo relacionado à irrigação. Nesta edição do evento, o gel é utilizado onde há possibilidade, nos canteiros do parque e no Magic Garden Holambra. O produto, em formato de grãos, após hidratado se transforma em uma espécie de gelatina. Ele é colocado na cova, por baixo da planta, no momento do cultivo, e funciona como um reservatório de água adicional para o vegetal.

“Quando as flores são molhadas, grande parte da água fica no solo, mas tende a se evaporar com o passar das horas ou descer para uma camada mais profunda, onde as raízes da planta não alcançam. É nesse momento que o gel entra em ação, permitindo que as raízes das plantas absorvam a sua água. Quando as flores são regadas, o gel absorve novamente a água do solo, criando uma reserva hídrica para a planta”, explica o produtor Jean Filipe Kortstee Ferreira.
O gel tem durabilidade de aproximadamente seis meses, até se decompor no solo, tempo suficiente para que as plantas formem suas raízes mais profundas e consigam captar, por conta própria e de maneira mais eficiente, a água do solo.
Somente nos jardins de sunpatiens da Expoflora e do Magic Garden Holambra, por exemplo, foram utilizados este ano cerca de 30 kg do gel, que se transformaram em, aproximadamente, 5.000 litros de gel após a hidratação. Essas flores necessitam de muita água e a aplicação desse gel possibilita uma economia em torno de 50% no seu cultivo.
Móveis reciclados
O respeito à sustentabilidade também está presente na Mostra de paisagismo e jardinagem. Grande parte dos 18 ambientes criados pelos paisagistas priorizou plantas de baixa manutenção que exigem poucas regas – economizando água -, e utilizou pisos drenantes que permitem a passagem da água da chuva para o solo com eficiência de quase 100%.

Os profissionais também optaram pelo uso de tintas não agressivas ao meio ambiente, por tecidos ecológicos e por móveis e adereços construídos com material de demolição ou com madeira certificada, o que garante a sua origem não predatória. Há, ainda, materiais que seriam descartados e foram transformados e reutilizados em vasos, luminárias, aparadores e outros objetos de decoração.
Reciclagem
A sustentabilidade também é garantida com a coleta, a triagem e a reciclagem dos resíduos gerados durante o evento. Na última edição da Expoflora, em 2019, quando a exposição recebeu cerca de 328 mil visitantes, foram recicladas 17,5 toneladas: a maior parte de papelão (10,3 toneladas), seguida por embalagens pet, alumínio, polietileno de alta e de baixa densidade, polímero termoplástico, chapas de poliestireno e embalagens longa vida.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Festa do Trabalhador de Holambra reúne 11 mil pessoas na Rua Coberta

11 mil pessoas passaram pela Rua da Amizade (Rua Coberta) entre os dias 02 e 04 de maio durante a Festa do Trabalhador de Holambra, realizada pela Prefeitura. O evento contou com 5 shows ao vivo, entrada gratuita e estrutura local de praça de alimentação.
A primeira noite, a de sexta-feira, 02, foi dedicada à música Gospel e contou com as apresentações da Banda Unidos – uma união das Igrejas que compõem o Conselho de Pastores de Holambra – e do cantor indicado três vezes ao Grammy Latino, Paulo Cesar Baruk. A lojista Josi Adele Pires conferiu o show ao da família e amigos. “Foi uma apresentação maravilhosa, cheia da presença de Deus. É muito bom ver a animação de todos”, falou a moradora do bairro Imigrantes. “Fico feliz em ver que a administração da cidade está sempre pensando em todos os moradores. Ter um evento voltado para o público cristão é muito importante.”
No sábado, 03, a banda Made in Roça abriu a festa com muito sertanejo universitário. Em seguida a dupla Carreiro e Capataz tomou conta da Rua Coberta com grandes clássicos do ritmo. “Nasci e cresci no mundo sertanejo. Sou fã de Carreiro e Capataz. Fiquei muito animada quando soube que fariam um show aqui. Foi lindo demais. Eles têm meu coração”, contou a assistente fiscal.
LEIA TAMBÉM:
No domingo, 04, a festa começou com o sucesso infantil da internet Mundo de Kaboo. “Achei uma proposta interessante trazer um influencer de sucesso, já que as crianças vivem em um mundo tecnológico”, disse a professora Sylvia Andressa Mattos Leme dos Santos, mãe de meninas de 3, 5 e 10 anos. “Acho de extrema importância a realização de projetos que tragam temas atuais e que promovam vivências culturais e diversão para nossas crianças, jovens e adolescentes. Parabenizo a organização do evento: estrutura adequada, segurança e conteúdo de qualidade”, falou.
O encerramento da festa ficou por conta do som contagiante da banda Inimigos da HP. “Adorei. Organização maravilhosa”, elogiou a empregada doméstica Clarice Barbosa de Moraes dos Santos. “Show ótimo e ainda consegui tirar uma foto com eles”, contou a moradora do bairro Imigrantes. A telefonista Ariadene Rocha Passos também conferiu a apresentação e aprovou. “Que energia! Cantaram muitas músicas que marcaram gerações”, disse ela, que foi para a Rua Coberta com a filha e amigas. “A Prefeitura está de parabéns. Festas como essa são muito importantes para a cidade.”
O prefeito Fernando Capato, que esteve presente na festa ao lado da esposa, dos filhos e de vereadores, destacou a importância da celebração. “É uma grande alegria ver a nossa comunidade reunida para celebrar quem contribui, diariamente, para o desenvolvimento de nossa cidade”, falou. “Preparamos cada detalhe com carinho porque reconhecemos a importância de cada trabalhador que ajuda a construir a Holambra que tanto nos orgulha”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Festa do Trabalhador de Holambra contará com 5 shows ao vivo

A Prefeitura de Holambra preparou uma programação especial entre os dias 02 e 04 de maio para homenagear os trabalhadores da cidade. A festa contará com 5 shows ao vivo na Rua da Amizade (Rua Coberta). A entrada é gratuita. Haverá estrutura local de praça de alimentação.
A primeira noite, a de sexta-feira, 02, será dedicada à música Gospel e contará com apresentação do cantor indicado três vezes ao Grammy Latino, Paulo Cesar Baruk.
No dia seguinte, 03, a banda Made in Roça abrirá a festa com muito sertanejo universitário. Em seguida será a vez da dupla Carreiro e Capataz tomar conta da Rua Coberta com grandes clássicos do ritmo.
LEIA TAMBÉM:
No domingo, 04, a festa começa às 15h com o Mundo de Kaboo, atração para a criançada. Para fechar, às 17h, o som contagiante da banda Inimigos da HP vai colocar todo mundo para cantar e dançar.
“Preparamos uma festa especial para celebrar quem constrói, diariamente, uma cidade melhor para todos nós”, diz o prefeito Fernando Capato”. A programação é variada para que toda a família possa celebrar junta. Contamos com a presença de todos os holambrenses”.
De acordo com a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a circulação com garrafas de vidro não será permitida durante a festividade.
Confira a programação:
02/05 – Sexta-feira
A partir das 19h
Show de Paulo Cesar Baruk
Rua da Amizade (Rua Coberta)
Entrada gratuita
03/05 – Sábado
A partir das 20h
Shows: Made In Roça (Sertanejo)
Carreiro e Capataz (Sertanejo)
Rua da Amizade (Rua Coberta)
Entrada gratuita
04/05 – Domingo
A partir das 15h
Shows: 15h – Mundo de Kaboo – Infantil
17h – Inimigos da HP – Samba e pagode
Rua da Amizade (Rua Coberta)
Entrada gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Diretor de Holambra é escolhido para coordenar a Câmara Temática de Habitação da RMC

O diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Holambra, Maxwell Campos, foi escolhido nesta terça-feira, 29, para coordenar, pelo período de um ano, a Câmara Temática de Habitação da Região Metropolitana de Campinas. A eleição ocorreu durante reunião realizada na sede da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) que contou com a participação de representantes dos municípios que integram a RMC e marcou a retomada das atividades do grupo de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
A coordenação da Câmara Temática representa um importante avanço para a cidade, que fortalece seu protagonismo regional na construção de soluções habitacionais integradas, sustentáveis e alinhadas às necessidades dos municípios. ” A iniciativa também reforça o compromisso da cidade com a promoção de políticas públicas qualificadas para o setor”, disse Maxwell. ” Atualmente está em andamento o processo de consulta pública da minuta da Lei da Política Municipal de Habitação, que definirá as diretrizes, objetivos e instrumentos da política habitacional local”, explicou.
A Câmara Temática de Habitação é um órgão técnico vinculado ao Conselho de Desenvolvimento da RMC e atua na análise de demandas, formulação de propostas, acompanhamento de projetos e oferta de suporte técnico na área habitacional. Tem como objetivo promover o desenvolvimento de políticas regionais que assegurem o direito à moradia digna e o fortalecimento da gestão pública municipal.
A próxima reunião da Câmara será realizada no dia 13 de maio, dando início ao calendário mensal fixado para as segundas terças-feiras de cada mês.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna1 semana atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna1 semana atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Amparo1 semana atrás
CNH Social atenderá pessoas de baixa renda de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura realiza caminhada contra abuso de crianças e adolescentes em Artur Nogueira
-
Campinas6 dias atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged