Conecte-se conosco

Campinas

Em noite especial, PUC-Campinas inaugura Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro

Publicados

em

Centro foi festejado pela Universidade, Movimento Negro, autoridades e convidados no Campus I

Em clima de união e celebração, a PUC-Campinas inaugurou, na quarta-feira, 23, o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, com o apoio e participação do Movimento Negro. Trata-se de um movimento da Universidade que reforça a luta contra o racismo e o resgate da identidade da população negra.

O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller; do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; do Prefeito de Campinas, Dário Saadi; da Presidente da Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas e Região, Comendadora Edna Almeida Lourenço; da Representante das Religiões de Matriz Africana e Responsável pela Lavagem das Escadarias da Catedral de Campinas, Mameto Dangoromenha; da Responsável pelo Programa Permanente de Igualdade Racial, Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, entre outras autoridades, Pró-Reitores, decanos, diretores, docentes e alunos da Universidade.

LEIA TAMBÉM:

O Centro terá como objetivos realizar atividades de “Diálogos sobre Racismo” e desenvolver a formação continuada da comunidade acadêmica interna – conectando docentes, discentes e funcionários. Além disso, estará de portas abertas para receber grupos de pesquisadores e membros da comunidade de interesse das relações étnico-raciais.

A primeira parte do evento ocorreu em frente ao Centro, que foi descerrado após a bênção ecumênica realizada pelo Arcebispo Metropolitano e pela representante das Religiões de Origem Africana. A oração também teve música e muitos aplausos da comunidade presente durante a cerimônia.

O espaço ganhou um visual temático com concepção conceitual de Andrea Mendes, curadora, educadora, artista e militante do movimento negro; e projeto gráfico da artista juntamente com Ike Banto, que ficou responsável pelas ilustrações.

“O fundamento é um espaço de conhecimento. Quando eu visitei o local inicialmente, me deparei com o tom de azul e eu acho que esse tom me provocou e me levou a pensar sobre o trânsito atlântico. A partir desse trânsito, que foi responsável por trazer mais de quatro milhões de pessoas do Continente Africano para o nosso, entendi que esse deveria ser o caminho. Então, o mar de trânsito está na parte de fora. E dentro fizemos um dégradé, que dá a sensação de que estamos chegando à fronteira. Temos o mar profundo do lado de fora e dentro a chegada ao continente, um lugar de encontro. Decidi conectar o passado com o futuro: temos as mulheres ancestrais, que simbolizam um passado de sofrimento e aprendizado, e fontes do saber, que são compartilhados; temos símbolos que representam a ponte entre passado e futuro. O objetivo é dialogar com o passado e a gente poder construir o futuro sob o olhar dos que vieram antes e foram tão negligenciados pela história”, explica Andrea Mendes, idealizadora do projeto artístico do Centro.

Na sequência, no Auditório do Campus I, as autoridades elevaram a iniciativa e comemoraram o passo importante da PUC-Campinas na luta contra o racismo e no avanço da preservação e recuperação da identidade negra.

“Em solo brasileiro, quantas barbaridades temos assistido todos os dias contra as culturas africanas e afro-brasileiras. É preconceito, intolerância e ignorância. Com calma e vagar precisamos resgatar e respeitar nossos irmãos de cultura afro. Todas as pessoas precisam silenciar mais, ouvir mais, meditar e contemplar mais. Isto nos torna humanos, isso nos ajuda a nos manter humanos” afirmou o Arcebispo. “Que a dinâmica do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro seja instrumento de resgate da cultura africana e afro-brasileira. Oxalá! Que Deus, então, ao olhar para esse Centro, diga: ‘É muito bom!’”, completou Dom João Inácio Müller.

LEIA TAMBÉM:

“É uma iniciativa que surgiu de um extenso trabalho de diálogo ao longo de quatro anos, especialmente na implementação do projeto Diálogos sobre o Racismo, perfazendo 23 encontros, que buscaram resgatar a história e promover debates que apoiassem e valorizassem as comunidades negras. O projeto propiciou o diálogo interdisciplinar e a abordagem reflexiva. Dessa caminhada nasce o conceito desse Centro, que hoje se torna realidade. Ele será um ponto de referência para o desenvolvimento de ações que celebram todas as culturas, especialmente as de matriz africana. Será também espaço para explorar conexões entre passado, presente e futuro, fortalecendo as identidades afrodescendentes. Queremos enfatizar o compromisso na nossa Instituição com o pacto educativo global proposto pelo Papa Francisco. Em um mundo contemporâneo, marcado por crises, reconhecemos que somente por meio de uma jornada educacional inclusiva é que poderemos minimizar tais desafios. Essa jornada envolve uma rede de relações que compartilham compromissos e aliança, gerando paz, justiça e aceitação entre os povos”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“A criação do Centro é um marco na história das universidades do Brasil. Ele mostra que é reconhecido o racismo e que nós precisamos combater. E esse espaço é qualificado para tratar dessa pauta, através de pesquisa, debates e formação. Então, é um grande avanço. Eu estou vivendo uma felicidade muito grande, também porque o nome que o Centro de Estudos leva é de uma mulher negra que foi grande referência para nós”, comentou a Comendadora Edna Almeida Lourenço.

“Vocês que são estudantes, vocês mulheres e homens negros, se vocês soubessem o presente que estou ganhando hoje, de estar aqui, não só como responsável pela lavagem de escadaria, mas pela luta que temos. Só precisamos de alguém que nos escute. Por isso, obrigado ao Reitor por nos ouvir. Ainda vou ver uma biblioteca cheia de livros e de heróis de matriz africana. Somos muitos filhos, e filhos de um só pai. Só somos diferentes na questão de prática”, comentou Mameto Dangoromenha (mãe Dangô).

O evento seguiu com uma apresentação artística do Coletivo Nação Nagô de Campinas, comandada por TC Silva. Ao final, a mãe da Dra. Nicéa, Maria Aparecida Quintino, recebeu flores da Universidade, entregues pela Diretora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, como homenagem ao legado da filha.

Com a ativação do Centro, serão fomentados estudos sobre o tema e será estruturado o observatório das Relações Étnico-raciais, bem como o Repositório Digital – Teses, dissertações, TCC’s e práticas sociais e educativas.

“Eu tenho certeza que esse Centro vai discutir, fazer pesquisas e propor políticas públicas que possam enfrentar a desigualdade racial. Trago aqui meus parabéns. Reconheço a Universidade onde tive a honra de estudar e reconheço o papel da PUC-Campinas como fundamental na parceria com a cidade. A PUC-Campinas inova com esse Centro, não só do ponto de vista de estudo, mas de ser um instrumento que a Universidade disponibiliza de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa”, reforçou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.

“O Centro é resultado de uma luta política e coletiva. Depois de muitos anos, ter um Centro que vai tratar sobre a importância de combater o racismo estrutural e institucional com ações efetivas e afirmativas para combater toda a prática de intolerância e discriminação. Será um complemento na formação do estudante. Ter isso na nossa instituição vai proporcionar a possibilidade de uma formação ainda mais integrada e diversa”, comenta Waleska Miguel Batista, responsável pelo Programa Permanente de Igualdade Racial da Universidade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Renovias estima fluxo de mais de 639 mil veículos ao longo do feriado prolongado

Publicados

em

Fluxo se intensifica a partir das 16h de quarta-feira, 30; no domingo, 04, previsão é de movimento intenso no período da tarde

Mais um feriado prolongado se aproxima, o de 1º de Maio – Dia do Trabalhador – e a expectativa é de fluxo intenso nas rodovias administradas pela Renovias, que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais. A concessionária espera que mais de 639 mil veículos passem por sua malha viária entre quarta-feira, 30, e domingo, 04.

A Renovias organiza uma ação especial visando garantir o conforto e a segurança de seus clientes. A Operação tem início às 14h de quarta-feira, 30, e segue até às 23h59 do domingo, 04. Neste período, as equipes de Operações estarão reforçadas e todas as viaturas posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência, 24 horas, no trecho administrado pela concessionária.

LEIA TAMBÉM:

Os horários de maior movimentação estão previstos para quarta-feira, entre 16h e 20h e quinta-feira, das 8h às 13h, no sentido Norte (interior). No retorno, o sentido Sul (capital) deve registrar o maior fluxo de veículos no domingo, no horário de 16h e 20h.

“A Renovias intensifica as operações de segurança, com equipes distribuídas em toda a malha viária e mensagens orientativas em nossos painéis eletrônicos. Pedimos para que os motoristas façam a manutenção de seus veículos, antecipadamente, e dirijam com cuidado. Nosso objetivo é garantir a segurança de clientes e colaboradores”, destacou Alberto Correia Junior, Gerente de Operações da Renovias.

Para acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

Movimento Afaste-se

O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pelo Grupo CCR  coordenada pela ABCR  e que a Renovias atua com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras. As orientações têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

2ª etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental reúne pilotos da região de Campinas e de outras localidades para disputas por equipes

Publicados

em

Na competição, de longa duração, participantes utilizam karts de aluguel da frota do centro esportivo, em Paulínia

O Kartódromo Internacional San Marino, de Paulínia, promoverá a segunda etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental, no próximo dia 03 de maio. A competição conta com pilotos da região de Campinas e de outras localidades, que disputarão durante 3h por equipes, na pista do centro esportivo, pilotando karts de aluguel da frota.

O campeonato de longa duração começou no mês de  março e ainda terá outras duas etapas, nos meses de agosto e outubro, ocorrendo sempre aos sábados. É composto pelas categorias Prata, para equipes inscritas com apenas um kart, e Ouro, para equipes com dois ou mais karts, todas devendo ter peso mínimo de 95 quilos para o conjunto (pilotos + equipamentos + lastros).

Em cada etapa, os pilotos recebem um briefing, para orientações gerais; depois se enfrentam em provas classificatórias, que estabelecem os grids das duas categorias, e por último, disputam por três horas na pista, se revezando. 

LEIA TAMBÉM:

Conforme o gestor do Kartódromo Internacional San Marino, Paulo Maso, a competição de longa duração propõe um novo desafio para quem já costuma praticar o esporte por meio do kart de aluguel, em grupos ou nas baterias disponíveis no centro esportivo.

“Quem pratica o kart rental já faz parte de um ou mais grupos e está há algum tempo no esporte, participando de competições periódicas de curta duração. A ideia é apresentar a todos esses pilotos um novo desafio, que é o que se busca entre os que permanecem no kartismo. A possibilidade de fazer algo novo e se superar é um combustível para quem tem paixão pelo automobilismo”, esclarece Maso.

As cinco primeiras equipes de cada categoria receberão dois troféus personalizados para levar para casa e as equipes campeãs da temporada 2025 também terão descontos nas inscrições da temporada do ano que vem.

As inscrições para participar do Campeonato San Marino de Endurance Rental ficam abertas até às 16h15 do dia 3 de maio. Podem participar da competição pilotos de kart rental a partir dos 13 anos, menores de idade somente com autorização dos responsáveis legais. Os interessados podem se inscrever pelo https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025.

Serviço

Campeonato San Marino de Endurance Rental 

Etapas: 4 no total

2ª etapa: 3 de maio

Onde: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia (SP)

Inscrições: 

https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025

Informações: (19) 3833-1818 ou WhatsApp (19) 99119-9895

Fotos: Divulgação | Diogo Moreno

Classificação após a 1ª etapa | Campeonato San Marino de Endurance Rental

Categoria Ouro — Pontos

1º – Mig Kart Race 1 — 45

2º – FKart 2 — 34

3º – Z19 Squadra 2 — 29

4º – Mig Kart Race 2 — 25

5º – Z19 Squadra 6 — 22

6º – Z19 Squadra 7 — 20

7º – Mig Kart Race 3 — 19

8º – Z19 Squadra 3 — 18

9º – FKart 1 — 17

10º –  Z19 Squadra 4 — 16

11º – Z19 Squadra 5 — 15

12º – Z19 Squadra 1 — NC

Categoria Prata — Pontos

1º – Scuderia Marcelino & Hello Next — 45

2º – RC4.Mind — 34

3º – Equipe TKC — 29

4º – TKI Team — 25

5º – Preeg Kart Racing — 22

6º – CMC — DQ

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

3ª etapa do Campeonato San Marino acirra disputas entre categorias em Paulínia

Publicados

em

Com 75 pilotos, principal competição oficial do Interior de São Paulo tem a rodada mais disputada até o momento

O Campeonato San Marino 2025 viveu seu melhor momento em termos de disputas entre pilotos na terceira etapa da competição, realizada no último sábado, 26, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia. Praticamente todas as 11 categorias em disputa registraram grandes “pegas” na pista que empolgaram o público presente ao kartódromo. A quarta etapa acontecerá no dia 24 de maio.  

A categoria Cadete foi um dos destaques, com boas disputas entre os pilotos Bernardo Grespan e João Costa. No final, Grespan foi o vencedor da etapa. Na Mirim, Luiz Moro conquistou a terceira vitória seguida e segue firme na primeira colocação.

Na F4 Júnior, Renato Frota Pionti, João Vitor Solis, Samuel Marcandali e Lorenzo de Castro foram os destaques nas provas, alternando posições com belas ultrapassagens. No final, vitória de Renato Pionti.  

LEIA TAMBÉM:

Na MY Sênior, Kaio Dias, Rafael Pastorello e Marcelo Arruda também protagonizaram boas disputas. Dias foi o campeão da etapa. Na MY Graduados, o vencedor foi João Lucas Samur. 

A F4 Sprinter – mais uma vez o maior grid da etapa, com 18 pilotos – não deixou por menos na emoção dentro da pista. Lorenzo Schneider, Rapha Siqueira e Fabrício Deaguia travaram boas disputas que tiraram o fôlego dos torcedores presentes. Schneider levou a melhor, conquistando a terceira vitória consecutiva e mantendo-se na liderança da categoria. 

Na F4 Graduados – uma das mais disputadas e equilibradas –, João Alécio, Fred Bueno, João Murari e Alain Sisdeli protagonizaram grandes “pegas”, tanto na primeira quanto na segunda prova. No final, Sisdeli foi o vencedor da etapa.  

Mulheres na pista
A terceira etapa contou com 75 pilotos inscritos, três a mais do que o registrado na segunda rodada. Houve também um recorde de pilotas inscritas: quatro no total: Ana Barbosa, na F4 Júnior, e Manu Clauset, Gabi Kayahara e Maria Fernanda Santos, na F4 Sprinter.

As inscrições com desconto para a quarta etapa do Campeonato San Marino já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/4j7cue3j.   

Principal competição oficial do Interior de São Paulo, o campeonato é disputado em nove etapas, divididas em dois turnos, com pontuação dobrada na Super Final. Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Super Sênior, F4 Grand Sênior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 60+ (todas com motores sorteados RBC), além de Iame MY Graduados e Sênior (com motores próprios). 

A competição conta com vistoria e diretores de prova da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp), motores fornecidos pela RBC lacrados e sorteados, fiscalização de pneus, combustível e balança, cobertura fotográfica e divulgação para a imprensa. Também há transmissão ao vivo de todas as etapas pelo YouTube. 

Há premiação com troféus exclusivos do 1º ao 5º colocado e ao pole position nas etapas e geral do campeonato, e aos pilotos e preparadores campeões dos turnos. Também haverá sorteio de um kart Thunder zero completo e vouchers com descontos na personalização de capacetes da Gandolfo Estúdio, ao final da competição.

O Campeonato San Marino conta com patrocínio de Mega Kart, Thunder, Concept Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio. 

Foto: Fernando Camargo

Resultados de pódio da etapa 3

MIRIM

1º) Luiz Moro

2º) Augusto Nogueira

3º) Max Maximino

4º) Leonardo Braga

CADETE

1º) Bernardo Grespan

2º) João Costa

3º) Rodrigo Ginato

4º) Eduardo Fonseca

5º) Artur Andreolli

F4 JÚNIOR

1º) Renato Pionti 

2º) João Vitor Solis

3º) Samuel Marcandali

4º) Lorenzo de Castro

5º) Felipe Luco

F4 SPRINTER

1º) Lorenzo Schneider

2º) Enzo Contessotto

3º) Arthur Viella

4º) Fabrício Deaguia

5º) Manu Clauset

F4 GRADUADOS

1º) Alain Sisdeli

2º) Fred Bueno

3º) Caio Murari

4º) João Fornaro

5º) André Salmoria

F4 SÊNIOR

1º) Maurício Guzzo

2º) Léo Gianfagna

3º) Guilherme Putnoki 28

4º) Bruno Lima

5º) Davi Pisani

F4 SUPER SÊNIOR

1º) Thiago Miranda

2º) Rodrigo De Giovanni

3º) Paulo Roseiro

4º) Eduardo Rizzo

F4 GRAND SÊNIOR

1º) Marcelo Dias

2º) Jozué Balarin

3º) Marcos Contessoto

4º) Marcelo Valle

F4 60+

1º) Marcelo Pompeu

2º) Jayme Barbarisi

3º) Paulo Rosa

MY GRADUADOS

1º) João Lucas Samur

2º) João Neves

3º) Henrique Pelaquim

4º) José Rebecchi Neto

5º) Gustavo Kabbara

MY SÊNIOR

1º) Kaio Dias

2º) Marcelo Arruda

3º) Helton Lima

4º) Gustavo Favoretto

5º) Eduardo Werneck

Fotos: Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias