Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com pré-candidato a prefeito de Jaguariúna, Alberto Rizzoni

Publicados

em

O Jornal Gazeta Regional dá continuidade a série de entrevistas com os nomes colocados a pré-candidatos de Jaguariúna, nas eleições de outubro

Paula Partyka – [email protected]

Jaguariúna tinha, até então, seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano. A partir de novas movimentações políticas, um novo nome surge e integra essa lista.

Portanto, há sete nomes colocados como pré-candidatos. São eles, Gustavo Reis (MDB), que concorre à reeleição, Alberto Rizzoni (PSD), Davi Neto (PTB), Du Corrêa (PTC), Gabriel Tenan (PP), Fernando Husch Pereira (PSDB) e Fred Chiavegato (PSDB).

Para melhor informar o seu leitor, a Gazeta Regional lança uma série de entrevistas com todos os nomes. A série teve início com o pré-candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Du Corrêa e deu-se sequência com o Fernandinho Português (PSDB) e depois com o advogado Gabriel Tenan (PP).

Nesta edição, 1714, confira a entrevista com o pré-candidato do PSD, Alberto Rizzoni (PSD)

Gazeta Regional: O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Jaguariúna, nas eleições de outubro. Como o senhor avalia essa possibilidade?

Alberto Rizzoni: Essa possibilidade é real. Temos o aval tanto da municipal, com estadual e nacional. Venho me preparando para que isso aconteça e estamos aí, firme e forte na luta. Isso é uma realidade sem volta.

Gazeta Regional: O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?

Alberto Rizzoni: Com certeza. Pela minha vivência, sou uma pessoa que gosta de buscar. Para ser um bom administrador a gente tem que buscar informações e ouvir muito. Além disso, trabalho em escola há 35 anos, 20 como professor e 15 como diretor. Então a gente convive com as pessoas e aprende muito.

Eu acho que a vida é a arte de aprender e tudo que a gente aprende deve colocar em prática. E é isso que vamos fazer na futura administração, eu como pré-candidato a prefeito.

Gazeta Regional: Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição?

Alberto Rizzoni: Dentro do partido meu nome como pré-candidato é unânime. Tão unânime que já temos a chapa majoritária completa, com o vice pré-candidato Dr. Élcio, ético, que trabalhou por mais de 20 anos aqui na rede pública.

É concreta a unanimidade. Acho que formamos uma parceria muito boa: saúde e educação. Queremos governar com ética, transparência e fazer o melhor para Jaguariúna pois ela merece.

Gazeta Regional: Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura?

Alberto Rizzoni: Nenhuma. É consenso.

Gazeta Regional: Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter?

Alberto Rizzoni: Primeiro, honestidade. A política hoje carece desse atributo. Honestidade acima de tudo.

Ética. Acho que toda pessoa e bom administrador tem que ser ético e por isso ele também tem que ter transparência. Tem que ser uma administração voltada para a transparência.

E, lógico, a capacidade. E ninguém governa sozinho. Eu vou formar uma equipe técnica que coloque as coisas para funcionar.

Gazeta Regional: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?

Alberto Rizzoni: Prioridade é o bem-estar das pessoas. Todo mundo fala saúde, educação e segurança. Eu acho que tudo é prioridade.

Quando a gente governa, a gente governa para um povo. As coisas só acontecem na saúde, educação e segurança quando a gente tem uma sintonia de todas as áreas juntas.

Eu acho que não existe saúde sem educação. Educação sem saúde. E não existe educação e saúde sem segurança.

O que assola muito, muito mesmo, é a questão da segurança. A gente vê as pessoas inseguras e isso leva a elas para um quadro de depressão que repercute na saúde e educação.

Tem que investir bastante na segurança. Não digo só em guardas e policiais, tem que fazer um trabalho na área preventiva. Tem que tirar o jovem da ociosidade. A ociosidade é que leva as pessoas a trilharem um caminho que não é o correto.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional em várias áreas, como saúde, educação e segurança. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?

Alberto Rizzoni: Tudo tem que melhorar, nada pode ser estagnado. Um administrador que pensa que está bom e para, há uma perda. Tudo pode melhor e melhorar muito.Temos mesmo índices apontados como positivos para Jaguariúna, mas eu acho que pela arrecadação e potencial que a cidade tem, dá para fazer muito mais.

Uma coisa preocupante na área da educação, é o aumento do número de crianças e adolescentes com deficiências intelectuais. A cidade cresceu e os números de atendimentos cresceram e a gente precisa então investir um pouco mais nessa situação, para integrar mais a sociedade e ao mercado de trabalho.

Na saúde, temos que colocar para funcionar e acontecer o que já temos. Melhorar nosso Hospital, melhorar os atendimentos nos postinhos e otimizar tudo isso para gerar uma eficiência no serviço público para a população.

E na segurança temos que investir mesmo nas políticas de prevenção. Cortar o mal pela raiz.

Gazeta Regional: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?

Alberto Rizzoni: Administrar a cidade de uma forma coletiva, onde as secretarias municipais se conversem e interajam. Também estamos em uma era digital e isso não pode ser desprezados, acho que temos que trazer toda essa tecnologia para que o serviço público seja otimizado para que a população desfrute com mais acessibilidade.

Jaguariúna também precisa muito ver a questão do emprego. Recebemos empresas aqui e devemos sentar com eles e oportunizar para nossos jovens sim.

Se o problema é mão de obra qualificada, vamos qualificar. Até porque implantar uma empresa no município leva um tempo, se ela passar qual a qualificação que é preciso a administração pode sim estar qualificando esses jovens e dando uma perspectiva para ele.

E acho que o jovem tem que ser instigado a ser empreendedor e acreditar que ele tem chance de estar no mercado de trabalho e que pode sim desempenhar um grande papel na sociedade.

Gazeta Regional: Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.

Alberto Rizzoni: Falar da gente mesmo não é fácil. Sou cristão. Sou formado Biólogo, sou pedagogo, pós-graduado em gestão pública voltado também para a área educacional e gosto de estar estudando e reciclando.

Sou uma pessoa que gosta de enfrentar desafios. Sou filho de pai comerciante e mãe professora que me deram toda essa base. Eu agradeço muito aos meus pais.

Sou casado, tenho dois filhos que me fazem muito feliz. Uma esposa muito boa, maravilhosa.

Meu hobbie é conversar, rir e aprender. Eu acho que não existe uma conversa que você não aprenda. Toda conversa a gente compartilha conhecimento.

Gosto de star sempre com os amigos. Aprecio futebol, não sou fanático. Sou santista.

Acredito que a união faz a força e que a gente é capaz. Acredito muito nas pessoas e sonho em poder contribuir muito para Jaguariúna, de uma forma bem consciente e responsável.

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicados

em

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal

No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM:

A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.

A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Publicados

em

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia

No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.

O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM:

“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.

Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.

Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.

Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

  • Dicas de segurança  
  • A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
  • Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
  • Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
  • Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques. 

Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.  

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito.  No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias