Jaguariúna
Eleições 2020: Entrevista com candidato de Jaguariúna, Alfredo Chiavegato Neto (PSDB)

As eleições municipais de 2020 contam com quatro candidatos a prefeito em Jaguariúna, sendo o atual, Gustavo Reis (MDB), Alberto Rizzoni (PSD), Alfredo Chiavegato Neto (PSDB) e Davi Neto (PTB). Os candidatos conversaram com a Gazeta Regional sobre prioridade de governo, projetos em qualidade de vida e como melhorar a cidade nos próximos quatro anos, caso eleitos. Confira:
Nome: Alfredo Chiavegato Neto (FRED CHIAVEGATO)
Idade: 53 anos
Partido: PSDB
Coligação: “Jaguariúna acima de tudo”
Formação: Engenheiro Civil, Corretor de Imóveis
Experiência Profissional: Engenheiro Civil, Empresário, Vereador por seis mandatos (24 anos)
Gazeta Regional: Quais as áreas que o candidato deve dar prioridade no seu plano de governo?
Fred Chiavegato: Todas as áreas de uma administração pública são importantíssimas. Nós sabemos que temos um orçamento municipal que abrange todas as secretarias, mas o que nós estamos preocupados para o próximo governo, é com relação a máquina pública. Acreditamos que do jeito que está, ela não dá condições de se fazer algo a mais pelo município sem ter o dinheiro que já está efetivamente carimbado: ou seja na Educação o mínimo 25%, na Saúde no mínimo 15%, e o restante, sem contar a folha de pagamento, no máximo 60%. Sendo assim, já acabou todo o orçamento, mas se conseguirmos reduzir o custo da máquina pública, nós conseguiremos ter recursos para fazer realmente o que Jaguariúna precisa, em todas as áreas, para que realmente possamos manter a qualidade de vida em todos os setores, além dos prioritários.
Em minha convicção, ainda mais com experiência que adquiri como vereador, que independentemente de uma pasta ou outra, em uma administração municipal, todas as áreas são importantes: Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Habitação, Saneamento Básico. Não tem uma prioridade em si, todas as áreas requerem uma prioridade principalmente para manter o que nós éramos anteriormente como exemplo de cidade e administração.
Jaguariúna perdeu muito em qualidade, apesar de termos bons índices, quem é morador há muito tempo sabe muito bem o que nós deixamos de ser, isso porque a máquina pública ou seja a Prefeitura está muito inchada. Seremos bem austeros com relação as contas públicas.
Gazeta Regional: Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Quais são seus projetos para Jaguariúna em qualidade de vida?
Fred Chiavegato: Jaguariúna sempre foi exemplo em todas essas áreas que dão qualidade de vida ao cidadão, haja vista a procura das pessoas de outras cidades e até estados pelo município por realmente oferecer uma qualidade digna às pessoas que aqui procuram para morar. Tivemos até um vídeo do Zurita (apresentador do programa pânico) recentemente, falando a respeito de ser prefeito e ele cita que bom é ser prefeito em Jaguariúna e o ponto que ele mais destaca, são as praças e parques.
Eu fiquei muito honrado com isso, pois todas as praças e parques que foram construídos, foram feitas pelo meu pai, pelo Tarcísio. Para você ver a visão que meu pai tinha: isso tudo foi feito até 2.008 e verificamos a importância que isso tem nos dias de hoje em 2020.
E engraçado antigamente recebíamos críticas por que meu pai justamente só fazia praça e parque. Mas não fazia só praça, a cidade contava com toda a infraestrutura, escolas, creches, postos de saúde, habitação, saneamento básico, enfim, tudo o que é necessário para uma qualidade de vida. Então, qualidade de vida é você ter uma Saúde de qualidade, uma Educação de qualidade. Você ter espaços públicos que te atendam bem, para ter lazer e esporte e nós conseguimos dar tudo isso para a população, até 2008.
Acredito que nós tenhamos uma qualidade de vida digna de países da Europa. Temos estatística, e acredito que fique bem próximo sim de países de primeiro mundo. Então, eu creio que essa política de investir em áreas públicas é muito importante para aumentar a qualidade de vida.
E a qualidade de vida, ainda mais hoje vivendo uma pandemia, estamos falando de ter espaço para poder andar com certa tranquilidade e distanciamento social. Não é o que vai perdurar, mas é o que estamos vivendo e nós temos isso para atender bem a população. E isso deve ser levado para todos os bairros. Acredito que todos os bairros merecem um espaço de lazer digno e toda infraestrutura para viver bem.
Gazeta Regional: Jaguariúna tem altos índices em Educação, Saúde e Segurança. Como pode melhorar ainda mais?
Fred Chiavegato: Os índices que estamos atingindo hoje na área de Educação, Saúde e Segurança são investimentos feitos a partir de 2001. O primeiro feito foi a municipalização do ensino, do qual meu pai proporcionou isso. Enfrentamos barreiras enormes para tentar implantar isso na época e conseguimos.
Temos índices do IDEB bem altos e cada vez aumentando mais, frutos de políticas certas na área da Educação. Mas, o simples fato de ser ter bons índices, eu penso que na escola não pode só estar focado em índice, precisamos que seja uma área humanizada. Além de o aluno sair da escola bem instruído, ele precisa sair um cidadão, sabendo de seus direitos e deveres. Não podemos ter na escola apenas formadores de gênios, mas sim cidadãos.
Hoje as escolas devem ser dotadas de todos os equipamentos possíveis para que a pessoa além de estudar tenha um convívio e conhecimento de várias áreas. Penso que é um trabalho que não vai deixar de ser feito. O grupo que está aí obtendo esses índices não foi feito em quatro anos, é algo que vem vindo em longo prazo e é preciso fazer certos ajustes.
Precisamos construir novas escolas, novas creches que estão faltando, fazer um planejamento de ser implantado período integral para que o aluno tenha mais atividades extracurriculares. A escola tem que ser um local para que o aluno saia como um cidadão que respeita as leis e regras.
Assim como na Educação, na Saúde, nós fizemos um trabalho muito grande de descentralização do hospital, além de ter implantado a associação Santa Maria de Saúde. Quase todos os bairros são dotados de postos de saúde, então são bairros que as pessoas não precisam vir para o Hospital, podem ser atendidas no próprio bairro. O que falta às vezes é ter médico e estender os horários para que as pessoas possam ser atendidas fora do horário de trabalho. São áreas que nós temos ideias de fazer algo para melhorar.
Estas áreas possuem mais recursos e que necessitam de mais investimentos do poder público e a nós temos a consciência daquilo que vamos assumir e realmente fazer o que é necessário para melhoras estes setores. São pontos primordiais em qualquer administração.
Na área de Segurança gostaríamos de aumentar o efetivo dos guardas municipais. É uma ideia nossa ter um guarda municipal em cada escola pública, até para efeito de segurança dos próprios alunos.
Temos que ter mais equipamentos e investir neles que se dedicam com a própria vida para nossa proteção. É valorizar o quanto eles merecem. Não adianta nada ter uma boa Educação e uma boa Saúde se não temos Segurança, não tem como usufruir.
Gazeta Regional: A cidade, o Estado e a Nação vivem um momento diferente. Enfrentamos uma pandemia. Você consegue imaginar qual vai ser a missão de um prefeito no pós-pandemia?
Fred Chiavegato: Vai ser uma pessoa motivadora que terá a missão de usar o poder que ele tem e, principalmente do orçamento municipal, para ser revertido para a própria comunidade: fomentar o comércio local, adquirir prestação de serviços locais para que realmente os recursos do orçamento possa ser gasto no município e a economia começar a rodar. Nós sabemos que vai ser difícil, é um momento complicado realmente, mas o município tem o papel fundamental de fazer a roda girar e usar esses recursos para serem revertidos em prol da comunidade.
Jaguariúna
Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal
No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
LEIA TAMBÉM:
A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.
A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia
No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.
O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.
LEIA TAMBÉM:
“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.
Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.
Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.
Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

- Dicas de segurança
- A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
- Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
- Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
- Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques.
Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito. No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
É amanhã: ação nacional seleciona 5 mil jovens para tratamento odontológico gratuito. Veja onde acontece na sua cidade

Em Jaguariúna a ação ocorre no Centro Cultural
A Megatriagem da Turma do Bem acontece nesta quinta-feira,15, em 148 municípios, e leva dignidade e cuidado a 5 mil adolescentes brasileiros. O evento tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Durante a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal. Em algumas cidades, o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, estará presente com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal voltadas para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.
LEIA TAMBÉM:
Desde 2021, a Colgate é parceira da Turma do Bem em diversas iniciativas, incluindo ações com foco em comunidades regionais. Um dos destaques dessa parceria foi a Mega Triagem de 2024, que beneficiou mais de cinco mil jovens. Além disso, desde 1994, a Colgate como iniciativa de ESG desenvolve o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já impactou mais de 20 milhões de crianças com materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal.
Para participar, o público pode consultar as cidades confirmadas e o endereço de cada ação no site oficial da Mega Triagem. Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.
Local da megatriagem
Centro Cultural Jaguariúna
Rua Amazonas, 4, Centro.
Horário: 9h às 17h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged
-
Amparo5 dias atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Hospital Municipal de Artur Nogueira recebe melhorias na estrutura e reforço em equipamentos
-
Amparo1 semana atrás
Amparo In Concert traz orquestras, bandas, dança e artesanato para comemoração do Dia das Mães
-
Pedreira1 semana atrás
7ª Rodada de Negócios Regional da ADECAP chega a Pedreira fortalecendo conexões e oportunidades para empreendedores e negócios da região
-
São Paulo1 semana atrás
Aeroporto de Ribeirão Preto registra aumento de 46% de pousos e decolagens durante a Agrishow