Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com candidato de Jaguariúna, Alfredo Chiavegato Neto (PSDB)

Publicados

em

As eleições municipais de 2020 contam com quatro candidatos a prefeito em Jaguariúna, sendo o atual, Gustavo Reis (MDB), Alberto Rizzoni (PSD), Alfredo Chiavegato Neto (PSDB) e Davi Neto (PTB). Os candidatos conversaram com a Gazeta Regional sobre prioridade de governo, projetos em qualidade de vida e como melhorar a cidade nos próximos quatro anos, caso eleitos. Confira:

Nome: Alfredo Chiavegato Neto (FRED CHIAVEGATO)
Idade: 53 anos
Partido: PSDB
Coligação: “Jaguariúna acima de tudo”
Formação: Engenheiro Civil, Corretor de Imóveis
Experiência Profissional: Engenheiro Civil, Empresário, Vereador por seis mandatos (24 anos)

Gazeta Regional: Quais as áreas que o candidato deve dar prioridade no seu plano de governo?
Fred Chiavegato: Todas as áreas de uma administração pública são importantíssimas. Nós sabemos que temos um orçamento municipal que abrange todas as secretarias, mas o que nós estamos preocupados para o próximo governo, é com relação a máquina pública. Acreditamos que do jeito que está, ela não dá condições de se fazer algo a mais pelo município sem ter o dinheiro que já está efetivamente carimbado: ou seja na Educação o mínimo 25%, na Saúde no mínimo 15%, e o restante, sem contar a folha de pagamento, no máximo 60%. Sendo assim, já acabou todo o orçamento, mas se conseguirmos reduzir o custo da máquina pública, nós conseguiremos ter recursos para fazer realmente o que Jaguariúna precisa, em todas as áreas, para que realmente possamos manter a qualidade de vida em todos os setores, além dos prioritários.
Em minha convicção, ainda mais com experiência que adquiri como vereador, que independentemente de uma pasta ou outra, em uma administração municipal, todas as áreas são importantes: Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Habitação, Saneamento Básico. Não tem uma prioridade em si, todas as áreas requerem uma prioridade principalmente para manter o que nós éramos anteriormente como exemplo de cidade e administração.
Jaguariúna perdeu muito em qualidade, apesar de termos bons índices, quem é morador há muito tempo sabe muito bem o que nós deixamos de ser, isso porque a máquina pública ou seja a Prefeitura está muito inchada. Seremos bem austeros com relação as contas públicas.

Gazeta Regional: Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Quais são seus projetos para Jaguariúna em qualidade de vida?
Fred Chiavegato: Jaguariúna sempre foi exemplo em todas essas áreas que dão qualidade de vida ao cidadão, haja vista a procura das pessoas de outras cidades e até estados pelo município por realmente oferecer uma qualidade digna às pessoas que aqui procuram para morar. Tivemos até um vídeo do Zurita (apresentador do programa pânico) recentemente, falando a respeito de ser prefeito e ele cita que bom é ser prefeito em Jaguariúna e o ponto que ele mais destaca, são as praças e parques.
Eu fiquei muito honrado com isso, pois todas as praças e parques que foram construídos, foram feitas pelo meu pai, pelo Tarcísio. Para você ver a visão que meu pai tinha: isso tudo foi feito até 2.008 e verificamos a importância que isso tem nos dias de hoje em 2020.
E engraçado antigamente recebíamos críticas por que meu pai justamente só fazia praça e parque. Mas não fazia só praça, a cidade contava com toda a infraestrutura, escolas, creches, postos de saúde, habitação, saneamento básico, enfim, tudo o que é necessário para uma qualidade de vida. Então, qualidade de vida é você ter uma Saúde de qualidade, uma Educação de qualidade. Você ter espaços públicos que te atendam bem, para ter lazer e esporte e nós conseguimos dar tudo isso para a população, até 2008.
Acredito que nós tenhamos uma qualidade de vida digna de países da Europa. Temos estatística, e acredito que fique bem próximo sim de países de primeiro mundo. Então, eu creio que essa política de investir em áreas públicas é muito importante para aumentar a qualidade de vida.
E a qualidade de vida, ainda mais hoje vivendo uma pandemia, estamos falando de ter espaço para poder andar com certa tranquilidade e distanciamento social. Não é o que vai perdurar, mas é o que estamos vivendo e nós temos isso para atender bem a população. E isso deve ser levado para todos os bairros. Acredito que todos os bairros merecem um espaço de lazer digno e toda infraestrutura para viver bem.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem altos índices em Educação, Saúde e Segurança. Como pode melhorar ainda mais?
Fred Chiavegato:
Os índices que estamos atingindo hoje na área de Educação, Saúde e Segurança são investimentos feitos a partir de 2001. O primeiro feito foi a municipalização do ensino, do qual meu pai proporcionou isso. Enfrentamos barreiras enormes para tentar implantar isso na época e conseguimos.
Temos índices do IDEB bem altos e cada vez aumentando mais, frutos de políticas certas na área da Educação. Mas, o simples fato de ser ter bons índices, eu penso que na escola não pode só estar focado em índice, precisamos que seja uma área humanizada. Além de o aluno sair da escola bem instruído, ele precisa sair um cidadão, sabendo de seus direitos e deveres. Não podemos ter na escola apenas formadores de gênios, mas sim cidadãos.
Hoje as escolas devem ser dotadas de todos os equipamentos possíveis para que a pessoa além de estudar tenha um convívio e conhecimento de várias áreas. Penso que é um trabalho que não vai deixar de ser feito. O grupo que está aí obtendo esses índices não foi feito em quatro anos, é algo que vem vindo em longo prazo e é preciso fazer certos ajustes.
Precisamos construir novas escolas, novas creches que estão faltando, fazer um planejamento de ser implantado período integral para que o aluno tenha mais atividades extracurriculares. A escola tem que ser um local para que o aluno saia como um cidadão que respeita as leis e regras.
Assim como na Educação, na Saúde, nós fizemos um trabalho muito grande de descentralização do hospital, além de ter implantado a associação Santa Maria de Saúde. Quase todos os bairros são dotados de postos de saúde, então são bairros que as pessoas não precisam vir para o Hospital, podem ser atendidas no próprio bairro. O que falta às vezes é ter médico e estender os horários para que as pessoas possam ser atendidas fora do horário de trabalho. São áreas que nós temos ideias de fazer algo para melhorar.
Estas áreas possuem mais recursos e que necessitam de mais investimentos do poder público e a nós temos a consciência daquilo que vamos assumir e realmente fazer o que é necessário para melhoras estes setores. São pontos primordiais em qualquer administração.
Na área de Segurança gostaríamos de aumentar o efetivo dos guardas municipais. É uma ideia nossa ter um guarda municipal em cada escola pública, até para efeito de segurança dos próprios alunos.
Temos que ter mais equipamentos e investir neles que se dedicam com a própria vida para nossa proteção. É valorizar o quanto eles merecem. Não adianta nada ter uma boa Educação e uma boa Saúde se não temos Segurança, não tem como usufruir.

Gazeta Regional: A cidade, o Estado e a Nação vivem um momento diferente. Enfrentamos uma pandemia. Você consegue imaginar qual vai ser a missão de um prefeito no pós-pandemia?
Fred Chiavegato:
Vai ser uma pessoa motivadora que terá a missão de usar o poder que ele tem e, principalmente do orçamento municipal, para ser revertido para a própria comunidade: fomentar o comércio local, adquirir prestação de serviços locais para que realmente os recursos do orçamento possa ser gasto no município e a economia começar a rodar. Nós sabemos que vai ser difícil, é um momento complicado realmente, mas o município tem o papel fundamental de fazer a roda girar e usar esses recursos para serem revertidos em prol da comunidade.

Jaguariúna

Nesta quarta tem Feira Noturna “Especial Festa Julina” no Parque Santa Maria

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe nesta quarta-feira, 17, a edição especial da Feira Noturna “Festa Julina”. O evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

Haverá apresentação de quadrilha com alunos da Escola das Artes de Jaguariúna, além de touro mecânico e show com o cantor Rick Camparini.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna oferece grande variedade de produtos frescos e artesanais, desde barracas de frutas e verduras até artesanato local, além de pastel, lanches e outras iguarias, e é uma referência na região para os visitantes.

Organizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Feira Noturna acontece todas as quartas-feiras e é uma excelente opção de compras e gastronomia.

O Parque Santa Maria fica na Rua José Alves Guedes, 1.003, no Jardim Sônia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe musical infantil no dia 27

Publicados

em

Com produção do grupo Os Geraldos, espetáculo dialoga com todas as idades e tem música ao vivo

O espetáculo musical PararaTimBum – Um Reino pela Música, do grupo Os Geraldos, que conta a história de uma princesa que assume o reino após seu pai adoecer e proíbe qualquer tipo de som, terá sessão única em Jaguariúna no próximo dia 27, às 19h. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide e os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Com direção de Douglas Novais, o espetáculo reúne 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a PararaTimBum e encontra o mundo colorido onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeom e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para ensinar à princesa o poder transformador da música. “É um espetáculo muito alegre, que celebra a beleza e os ritmos da música brasileira”, declara o diretor.

LEIA TAMBÉM:

O projeto PararaTimBum – Um Reino pela Música é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa PPC Santana e produção cultural de Os Geraldos D’color Produções Culturais, empresa que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.

Sobre o diretor Além de dirigir o espetáculo, Douglas Novais é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2021 foi consultor pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo Henrique IV. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do Grupo.

O GRUPO Com mais de uma década de história, Os Geraldos já se apresentou em mais de 90 cidades do Brasil, além de países como Marrocos, Argentina e Peru. Ao longo de sua trajetória recebeu 44 prêmios e transitou em mais de 40 festivais. Em paralelo com a criação de espetáculos, o Grupo atua na formação de profissionais da área do teatro e na gestão de espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre suas várias iniciativas desenvolveu a Incubadora de Grupos Artísticos que, desde 2017, já atendeu mais de duas mil pessoas, impactando positivamente 83 grupos artísticos originários de 102 cidades brasileiras.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs , não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

SERVIÇO
PararaTimBum – Um Reino pela Música
Data 
27/07 l Horário 19h
Local Teatro Municipal Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Classificação Livre l Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso Gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 – Aqui 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias