Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com candidato de Jaguariúna, Alberto Rizzoni (PSD)

Publicados

em

As eleições municipais de 2020 contam com quatro candidatos a prefeito em Jaguariúna, sendo o atual, Gustavo Reis (MDB), Alberto Rizzoni (PSD), Alfredo Chiavegato Neto (PSDB) e Davi Neto (PTB). Os candidatos conversaram com a Gazeta Regional sobre prioridade de governo, projetos em qualidade de vida e como melhorar a cidade nos próximos quatro anos, caso eleitos. Confira:

Nome: Alberto Vitorio Rizzoni
Idade: 58 anos
Partido: PSD
Sem Coligação
Formação: Biólogo, Pedagogo, Pós-Graduado em Gestão Pública com ênfase educacional.
Experiência Profissional: Escrevente de Cartório, Bancário, Professor, Vice-diretor e Diretor.

Gazeta Regional: Quais as áreas que o candidato deve dar prioridade no seu plano de governo?
Alberto Rizzoni:
Nosso plano e governo é fazer a cidade funcionar com eficiência, oferecendo qualidade nos serviços públicos, facilitando a vida das pessoas.
No momento em que o País e o município passam, uma das grandes preocupações será a geração de emprego e renda, portanto temos que governar investindo muito na qualificação das pessoas. Investir os recursos públicos de maneira correta, responsável e planejada nos três grandes pilares de sustentação da sociedade: Saúde, Segurança e Educação. Chega de gastos desnecessários.

Gazeta Regional: Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Quais são seus projetos para Jaguariúna em qualidade de vida?
Alberto Rizzoni:
Manter e melhorar, adaptar os projetos já existentes nas diversas áreas será nosso compromisso. O bom governante é aquele que governa para o povo, deve ser humilde dando continuidade nas ações, projetos e demais obras que estão funcionando a serviço da população.
Oportunizar qualidade de vida é investir no bem estar das pessoas. Para tanto, temos que oferecer serviços públicos de qualidade, temos que investir nas pessoas, no crescimento da cidade de forma planejada e sustentável. Isso passa por projetos e ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, lazer, cultura, etc.
Vamos fomentar políticas públicas para jovens, idosos, crianças e adolescentes, não esquecendo dos deficientes físicos e intelectuais, pois é assim que faremos.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem altos índices em Educação, Saúde e Segurança. Como pode melhorar ainda mais?
Alberto Rizzoni:
Primeiramente temos que entender qual a base de cálculo desses índices. Considerando que temos aproximadamente 480 milhões de orçamento, entendo que esses índices poderiam ser muito melhores.
Na Educação, vamos estruturar e equipar nossas unidades escolares para a era digital, não esquecendo que o professor sempre foi e sempre será o alicerce de uma educação de qualidade. Melhorar índices sem pensar em valorizar os profissionais da Educação é começar a casa pelo telhado, portanto, vamos investir muito na sua valorização. Não mediremos esforços para que tenham remuneração adequada, melhores condições de trabalho, formação contínua e voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação, bem como a participação com sugestões sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB.
Na Saúde, muita coisa pode ser feita. Alguns exames feitos fora da cidade podem ser feitos aqui, como a colonoscopia, por exemplo, que aparenta ser mais barato encaminhar para fora, mas o desgaste de deslocamento e o tempo por si só já demonstram o contrário.
Ter um olhar mais humanizado, visando diminuir os impactos emocionais e psicológicos. Dentre outros, vamos organizar grupos de atenção e cuidados para pacientes com câncer de mama (carcinoma de mama) e outros.
Pensado sempre em um melhor atendimento para a população, iremos priorizar os pacientes que tem exames em investigação alterados, antecipando as consultas. A Saúde não pode esperar. Essas são algumas das melhorias dentre muitas que vamos implantar na área.
Segurança, a primeira providência que enxergamos é pleitear junto ao Governo do Estado a designação de um Delegado Titular para nossa cidade. A melhora seria significativa e a população imediatamente já notaria respostas mais rápidas na solução dos crimes, além do fator preventivo o que repercute em um serviço com mais qualidade.
A preocupação com a Segurança de nossas crianças, jovens e adultos, vamos intensificar a ronda escolar, estendendo também às escolas Estaduais. Estreitaremos as relações com as polícias: Federal, Militar, Civil e Municipal.
Com o crescimento da cidade hoje temos dois fortes centros comerciais: o da região central; e o da Avenida Antonio Pinto Catão (Jardim Planalto). Assim, realizaremos um estudo para aumentar o efetivo da Polícia Municipal com a finalidade de podermos melhorar o policiamento não só nas duas áreas citadas, mas também abranger e promover, com maior efetividade, mais segurança aos bairros, principalmente os mais distantes do centro.
Vamos investir também na substituição dos armamentos e equipamentos aumentando a eficácia e eficiência na segurança dos munícipes e dos profissionais. Investiremos fortemente em projetos de prevenção e teremos um Secretário de Segurança Pública à altura de Jaguariúna, comprometido com a segurança da população, conhecedor de suas necessidades e comprometido no desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas.

Gazeta Regional: A cidade, o Estado e a Nação vivem um momento diferente. Enfrentamos uma pandemia. Você consegue imaginar qual vai ser a missão de um prefeito no pós-pandemia?
Alberto Rizzoni:
As políticas públicas são o resultado das riquezas geradas em sua Nação, consequentemente nas cidades. Quanto mais a sociedade participa das decisões e acessa o uso desses recursos nos aproximamos de uma situação de justiça e igualdade que beneficia a todos.
A contingência sempre traz uma lição e a pandemia demonstra que o administrador público precisa ter capacidade e ser eficaz.
A pandemia otimizou alguns processos, uma equipe unida e capacitada será essencial para manter um contato frequente com a população facilitando o processo de criar as medidas necessárias, monitorando os orçamentos e a transparência. Aqui, por exemplo, algumas leis antigas hoje perderam o sentido e só atrapalham e atrasam a vida do empreendedor.
Precisamos de um olhar transformador e inovador, implantaremos plataformas digitais de comunicação, de prestação de serviços e vamos acelerar a retomada econômica com uma gestão inteligente.

Jaguariúna

Véspera da Sexta-feira Santa tem pescaria liberada no Parque dos Lagos

Publicados

em

Os amantes da pesca de Jaguariúna já podem ir preparando as varas e os anzóis. A tradicional pescaria da Semana Santa no Parque dos Lagos vai acontecer nesta quinta-feira, dia 28 de março, véspera da Sexta-feira Santa, das 7h às 17h, e será aberta a todos os moradores. A entrada.

LEIA TAMBÉM:

Para participar não é preciso pagar nada, basta apresentar o Cartão Cidadão na entrada do parque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, cada pessoa poderá levar até duas varas de mão. O uso de carretilhas e molinetes será proibido.

O Parque dos Lagos fica na rua Eduardo Tozi, s/nº, na Vila 12 de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Bairro Cruzeiro do Sul recebe mutirão contra a dengue nesta quinta

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza nesta quinta-feira, 28, mais um mutirão contra a dengue. Dessa vez a ação acontecerá no bairro Cruzeiro do Sul, das 8h às 16h.

No período da tarde, o mutirão contará também coma a ajuda de estudantes de medicina e enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Grupo UniEduk.

LEIA TAMBÉM:

A ação da Secretaria de Saúde tem por objetivo combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes visitam as residências em busca de possíveis focos, orientam a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zica) e sobre como evitar o acúmulo de água em locais ou recipientes.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna inicia vacinação contra a gripe para as crianças, idosos e grupos prioritários

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana a vacinação contra a gripe na cidade, dentro da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose, pois a vacina é atualizada anualmente.

Nessa fase da campanha, que vai até 31 de maio, são vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas em situação de rua, entre outras.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30. Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30 e, na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h. As pessoas devem levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde”.
A vacina é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Quem pode tomar a vacina
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes e puérperas
Povos indígenas e quilombolas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Locais e horários de vacinação
A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30.

Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30.

Na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias