Conecte-se conosco

Jaguariúna

Dia da Mulher: de geração para geração o amor pela cozinha e a força de ser o que quiser

Publicados

em

Essa é a história da chef Olívia Ribeiro Costa que, inspirada em sua mãe, hoje é referência em gastronomia

Quem abre a boca para dizer que “lugar de mulher é na cozinha”, comumente tem a intenção de inferiorizar a importância feminina na sociedade. Mas, quando se fala em gastronomia, no entanto, a máxima machista é revertida em emblema da conquista de um território profissional que por muito tempo foi dominado pelos homens.

No Brasil, 7% dos endereços renomados têm comando feminino, de acordo com o site especializado Chef’s Pencil (2022). São poucas, mas juntas elas fazem barulho — na verdade, um panelaço.

Com competência e talento, a chef Olívia Ribeiro Costa (Sô Raiz) se destaca neste mercado em Jaguariúna. Antes, Olívia era da área financeira, que também é predominantemente masculina, mas sempre esteve ligada ao ramo da gastronomia por conta da sua mãe.

Dona Teresa Guerreiro Ribeiro era uma mulher amada por muitos, se não, por todos. Sua história começa em um sítio em Agudos quando com quatro filhos pequenos e ainda grávida, separou do marido que não concordava com sua independência e desejo de trabalhar.

LEIA TAMBÉM:

Voltando para o Goiás, de onde é sua família, aquela jovem criou seus filhos com a ajuda dos familiares. Com a cara e coragem, em uma vila distante da cidade dona Teresa criou os filhos em volta do fogão a lenha que vira a tornar seu ganha pão na beira de uma BR que liga Anápolis a Brasília, em um terreno de seu irmão.

Olívia sempre ajudara sua mãe. Aquele ganha pão não era um simples trabalho para dona Teresa e Olívia, era a paixão que tornava a relação mãe e filha ainda mais forte. “Sempre fui apaixonada e cozinhava no fogão a lenha desde pequenininha. É o ar que eu respiro”, conta Olívia.

Mas, como nem tudo caminha de acordo com nossas vontades, sonhos e desejos, por volta dos 18 anos de Olívia, o restaurante de Dona Teresa na BR precisou ser fechado por várias circunstâncias. Mas, logo depois, ela abriu uma lanchonete na cidade.

Neste momento a irmã de Olívia mudou-se para Jaguariúna, a trabalho. E por conta de uma relação muito próxima de Dona Teresa, Olívia, e todos os irmãos, todos vieram para Jaguariúna. “Somos, até hoje, muito ligados e unidos. Não conseguimos ficar muito tempo sem se ver, sem se falar”, conta Olívia.

Chegando na cidade bonita por natureza Olívia fez faculdade de Administração, sempre contando com o apoio e ajuda de sua mãe. Dona Teresa abriu um restaurante. Ora, não poderia ser diferente.

Olívia trabalhou por anos na área financeira e era excepcional com isso. Tinha um cargo e salário excelentes e os ventos a levaram para Indaiatuba. Mas, nesse momento Olívia já tinha sua primeira filha e a carga de trabalho começou a ficar pesada quando ela parara para pensar em sua ausência com Maria Teresa.

Mesmo muitas pessoas reprovando a ideia de Olívia deixar seu trabalho, aquele que lhe trazia segurança, ela abriu mão. Sua mãe, como de se esperar, a acolheu em seu restaurante. As duas trabalharam juntas com mais algumas ajudantes por algum tempo.

“O restaurante bombava. Tinha um movimento excelente. Havia dias que recebíamos 200 clientes. Ela estava no auge da alegria dela. Ela falava para mim que eu iria cuidar do restaurante e ela ia viajar e passear”, lembra Olívia.

Dona Teresa era uma mulher cheia de vida. Trabalhadora. Batalhadora. Cuidadosa. Mãe. Mulher. Mas, um dia, de repente, algo muito sério aconteceu. Após o preparo do almoço no restaurante em um dia normal, Dona Tereza apareceu com sua bolsa embaixo do braço dizendo que ia ao hospital, pois estava com uma dor de cabeça terrível.

Olívia assustou-se, pois Dona Teresa fugia de hospitais, então presumia que a dor era forte mesmo. Entre muita dor, desespero e esperança a partir do diagnóstico de um aneurisma rompido, aquela mulher cheia de vida deixou os filhos, os netos, e uma legião de fãs.

A história é maior e muito mais tocante que isso. Não gostaria de resumi-la. Mas, Olívia foi a última a vê-la viva, no hospital antes de uma cirurgia de 12 horas. As 48 horas após foram um pesadelo para todos àqueles que à amavam. A família do Goiás veio em seis carros para saber de perto como estava Dona Teresa. Infelizmente, aquele fim de ano não teve o mesmo sabor para eles.

Muita dor assolou os meses seguintes de Olívia e seus irmãos, tios, familiares e amigos. “Foi muito difícil para nós. Até hoje, é muito difícil, mas aprendi a conviver com isso”, diz Olívia.

Reviravolta
Olívia é uma pessoa que deu certo, mas porque quis muito. Desde a juventude quando estudou Administração e agora com a gastronomia. No restaurante em Jaguariúna com sua mãe, além de ajudar no preparo do almoço, Olívia também fazia bolos e doces vendidos ali mesmo.

Depois de sua perda avassaladora em 2016, um cupcake deu uma reviravolta em sua vida. Desanimada e sem pretensão alguma de retornar para a beira do fogão naquele momento, Olívia recebeu de sua amiga o pedido para que fizera um cupcake. Vejam só, na época ainda não era febre no Brasil. Ela procurou vídeos na internet e fez. A amiga amou e sugeriu que ela fizesse para vender. Aí ela voltou a fazer suas variadas delícias.

“Toda essa parte aprendi sozinha. Meus bolos ficavam perfeitos, pois sou muito perfeccionista. Estava muito legal. Aí veio a pandemia, comecei a fazer caldos e o restaurante adormeceu no meu coração por este e outros motivos”, conta Olívia.

No meio disto, em 2018 Olívia teve sua segunda filha, a Maria Luiza. Que foi outra luz em sua vida. Seu marido, Junior, também sempre foi seu alicerce.

Depois do auge da pandemia, a procura pelo lugar ideal para abrir seu próprio restaurante teve seguimento e mesmo antes de encontrá-lo, o nome que daria vida a realização de seu sonho já estava sendo pensado. “O nome Sô Raiz representa tudo muito bem. Minha mãe que foi criada no sítio, que plantou algodão, café. Representa a mãe do Junior. Representa nossa história. Eu queria que ela (Dona Teresa) visse tudo isso, que tivesse conhecido minha filhinha mais nova. Mas não me arrependo de nada. Vivi junto da minha mãe todos os dias e horas possíveis da minha vida”, conta Olívia.

Mulher
Uma mulher com uma história emocionante. Com um sonho realizado junto com pessoas incríveis. Um restaurante que cumpre sua proposta dia após dia: comida raiz com gostinho de Dona Tereza, ambiente familiar e aconchegante.

Olívia é a primeira a chegar e a última a sair. Mas também é esposa, mãe, irmã, tia, amiga e mulher. “Tudo é possível. Tenho dias difíceis, cansativos, mas não desisto”, diz.

A chef atribui todo esse empoderamento à sua mãe, que desde que deixou Agudos buscando o melhor para seus filhos nunca voltou atrás ou desistiu, pois sabia o mundo que esperava seus filhos lá fora.

Teresa Guerreiro Ribeiro
Uma mulher totalmente família. Dedicada, amorosa, cuidadosa. Criou seus filhos de maneira incrível, foi uma avó exemplar e representa, ainda hoje, o empoderamento feminino.

“Crescemos independentes. Somos três meninos e duas meninas, e todos lavam cozinham e passam. Aprendemos com ela. Tivemos uma educação nota mil. E quando paramos para pensar, ela não tinha nem tempo de explicar as coisas, pois trabalhava tanto, mas conseguiu de maneira mágica”, lembra Olívia. É o poder que as mães têm.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Vacinação contra gripe acontece em oito UBS em Jaguariúna

Publicados

em

A campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna já imunizou um total de 2.323 pessoas.
O público alvo desta primeira etapa pode tomar a vacina de segunda a sexta-feira, obedecendo o horário de cada sala de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Miguel Martini, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul, das 07h30 às 15h30. Já na UBS 12 de Setembro a vacinação ocorre segunda e quarta, das 08h às 15h; terça, quinta e sexta, das 08h às 18h.

A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, podendo receber a dose neste momento, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios, cuidadores de idosos e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Autismo é tema de roda de conversa no CRAS NASSIF

Publicados

em

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nassif de Jaguariúna realizou nesta quinta, 10, uma roda de conversa tendo como tema: “A conscientização sobre o autismo”. A iniciativa foi direcionada às famílias em acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF.

O tema foi conduzido pela psicóloga convidada Vitória Lima Ignácio, que pontuou sobre questões importantes do autismo em seus aspectos biopsicossociais, com o objetivo de desconstruir estigmas e preconceitos em relação às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

LEIA TAMBÉM:

A palestrante abordou ainda diferentes comportamentos, como agir diante de uma situação em que presencie uma criança em crise e principalmente sobre a compaixão e o respeito com o autista e a família, na maioria das vezes chefiada por mulheres, que em muitas ocasiões é julgada sem a devida compreensão.

De forma simples e objetiva, a roda de conversa buscou esclarecer os principais aspectos do autismo, trazendo como exemplos situações do cotidiano, facilitando a compreensão por todos os presentes.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Blue Tree Towers Jaguariúna lança programação especial de Páscoa para toda família

Publicados

em

Pacote conta com Kit Caça aos Ovos e deliciosos doces para as crianças aproveitarem o feriado

O Blue Tree Towers Jaguariúna convida seus hóspedes para uma Páscoa repleta de aconchego e diversão. Com uma localização privilegiada no coração de Jaguariúna, o hotel estará com uma decoração tematizada e lança um pacote especial para o feriado, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família.

O pacote ganha um toque de alegria ao incluir um Kit Caça aos Ovos, que promete encantar crianças e adultos. O serviço é composto por dez ovinhos, um ovo de 250g, um pão de mel recheado com doce de leite, uma palha italiana e um divertido jogo de pistas para a caça aos chocolates, que pode ser montado no apartamento. Os valores das diárias com café da manhã e estacionamento gratuito saem a partir de R$396 (mais impostos) para duas pessoas e uma criança de até 6 anos são válidos para estadias entre os dias 19 e 21 de abril, com reservas feitas com pelo menos sete dias de antecedência. 

LEIA TAMBÉM:

O hotel está localizado a apenas três minutos da Estação Maria Fumaça e do centro da cidade, onde há restaurantes, docerias, praças e parques. O hotel também está estrategicamente posicionado a 15 km de Holambra e Pedreira, a 28 km de Campinas e a 37 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Campanha da rede
Na Blue Tree Hotels, a Páscoa ganha um significado especial: um momento de acolhimento, tradição e descoberta. Inspirada na riqueza do cacau brasileiro, símbolo de renovação e cultura, a rede hoteleira preparou uma programação exclusiva, onde sofisticação e aconchego se encontram para criar memórias inesquecíveis. Sob o tema “Páscoa Brasileira: O Cacau como Símbolo de Renovação e Cultura”, a rede hoteleira prepara, de 17 a 20 de abril, uma série de experiências que marcam a data e valorizam a riqueza cultural do Brasil.

Os hóspedes serão convidados a embarcar em uma jornada pelos sabores e tradições do cacau com degustação de chocolates de origem que celebram o verdadeiro luxo da simplicidade. Além disso, uma exposição interativa no lobby dos 21 hotéis da rede, contará a jornada do cacau no Brasil, desde sua origem até sua transformação em chocolate. 

“A Páscoa é um momento especial de união e renovação. Pensamos em cada detalhe para proporcionar uma experiência encantadora para os hóspedes, tornando essa data ainda mais doce e memorável. Queremos reafirmar nosso compromisso de bem-receber, bem-servir e bem-cuidar e mostrar aos nossos hóspedes que promover novas experiências e surpreendê-los será sempre nossa prioridade”, comenta Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

Para mais informações e reservas, acesse www.bluetree.com.br ou siga @bluetreehotels e @bluetreetwjaguariuna nas redes sociais.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias