Conecte-se conosco

Campinas

Vítimas revelam detalhes de assédio sofrido por pai de santo

‘Uma história de dor que só acaba com a verdade’

Publicados

em

Denúncias de mulheres que atuam na instituição foram apresentadas por advogada à Associação dos Religiosos de Matriz Africana da região. Suspeito está afastado das funções.

Detalhes de assédio – Após a Polícia Civil confirmar que investiga denúncias de assédio sexual contra o pai de santo de um terreiro de Umbanda de Campinas (SP), vítimas deram detalhes de como o suspeito agia, usando da posição de líder religioso para manipulá-las.

Frequentador há 20 anos da casa em que o pai de santo atuava, o marido de uma das vítimas disse que mais casos devem aparecer, e pediu por novas denúncias para que situações como o enfrentada por sua família não se repitam.

“Tem muita gente ainda, com medo, escondida. Mulheres, pessoas que foram coagidas. Denunciem, só assim a gente pode acabar com essa impunidade. E quando há impunidade, essas pessoas voltam a fazer. Eu suplico que as pessoas tenham coragem de enfrentar isso. É uma história de dor, sofrimento, mas que só acaba dessa maneira, com a verdade”, disse.

Mulher detalha assédio que sofreu por pai de santo de Campinas (SP) — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV
Mulher detalha assédio que sofreu por pai de santo de Campinas (SP) — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

Entre as vítimas está uma mulher que conheceu a casa em 1999, mas desde 2000 integrava a corrente e os trabalhos, chegando a atuar com o sacerdócio. Ela relata que somente na pandemia, após a pausa nas atividades presenciais, se deu conta dos abusos que sofria, e reuniu forças para denunciar o pai de santo.

“No pai de santo de em um terreiro espírita nós depositamos toda nossa confiança. É como um pai mesmo, tudo o que a gente passa na vida, todas as dificuldades, os conselhos, a gente vai pedir para ele. Para a entidade e para o pai de santo”, explica.

Segundo a vítima, o primeiro abuso ocorreu em 2014, na sala do babalaô. Ela relata que ainda estava de licença-maternidade, e com a filha no colo, foi conversar com o pai de santo como ela e outras pessoas sempre faziam, quando na saída ele se levantou, ficou próximo, colocando a mão por dentro da sua roupa e a tocando.

“Ele colocou a mão na minha vagina, introduziu o dedo, eu assustei, dei um tranco para trás. ‘O quê é isso, por que está fazendo isso?’, eu disse. Ele tentou me acalmar, dizendo que era normal, que precisava colocar a energia dele para continuar me ajudando”, conta.

Detalhes de assédio – Abusos e pressão psicológica

A mulher explica que a pressão psicológica colocada sobre o assunto a impediu de expor o caso.

“Ele colocou um peso nas minhas costas, que seu eu falasse sobre isso e as pessoas não entendessem, que o terreiro iria cair para minha causa. Que são milhares de pessoas, famílias que são assistidas pela casa, e eu iria destruir a fé. Eu destruir a fé? Então eu não contei, porque tudo o que o pai de santo fala para a gente é lei. A gente deposita toda nossa fé ali. Não contei para meu marido, nem para ninguém. Isso causa muita dor em mim”, diz.

Com a voz trêmula e emocionada ao relatar os episódios, a mulher explica que os abusos continuaram até 2020, antes da pandemia. Segundo ela, depois do episódio na casa, na região do Taquaral, outras situações ocorreram no Vale das Garças, em outra unidade da Associação Espiritual de Umbanda Pai Tajubim conhecida como “Aldeia”, onde são feitos trabalhos ao ar livre.

“Ele introduzia o orgão dele em mim, falava que era para ajudar meu marido, que eu precisava da energia dele, porque Exu trabalha com energia sexual, que é matéria, sexo, e eu precisava disso. Falava para eu ficar firme e ajudar meu marido. Depois eu saia chorando, ficava mal, mas ele sempre tinha a mesma história, de que não podia falar, que as pessoas não iriam entender, e que seu eu contasse para meu marido, iria quebrar o trabalho e iria ficar pior do que estava”, detalha.

Estávamos passando por dificuldades financeiras, e como tudo que é relacionado com matéria, quem cuida é Exu, em conversa com meu marido ele disse que para ajudar a gente teria que fazer alguns trabalhos, e fomos algumas vezes. A chácara ao lado é dele (…). Ele levava meu marido em um quartinho que tinha fundo, deitava meu marido na esteira e fazia o ritual, que era normal para a gente. Vela, espada, carranca de Exu. Dizia para ele fazer os pedidos deles, mas que ele ficasse lá até ele voltar”, relata.

Ao preparar esse ritual para o marido, o babalaô então ficava sozinho com a vítima, que teria de fazer entregas para a Pomba-gira. Segundo a vítima, o pai de santo explicava que o marido não seguia as orientações direito e que ela tinha de ajudá-lo e, para isso, mandava ela ficar ua.

Detalhes de assédio
Marido de uma das vítimas de pai de santo de Campinas (SP) pede por mais denúncias — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

Leia Mais

‘Não está sendo fácil’

O marido de uma das mulheres que denunciaram o pai de santo por abuso sexual disse que foi difícil reunir forças para expor o caso. Ele entregou o jaleco de trabalho na casa que frequentava havia 20 anos e na qual depositiva sua fé.

“Não está sendo fácil. Eu abri meu coração para todo mundo, entreguei meu jaleco. A gente estava lá por fé, por amor. Muitos ali estavam ali pelo bem, fazendo o bem por muitos. Essa pessoa conseguiu estragar uma casa, muitas famílias. Ele não vai destruir a minha família. Mas não vou ficar tranquilo enquanto não ver esse cara preso”, diz.

Segundo o homem, ele só descobriu que a mulher havia sido vítima após os casos começarem a ser expostos na casa, e ele entendeu que a esposa poderia ter sido um alvo do pai de santo.

“Um dia de tudo vir à tona, acreditava sim, nele. Tudo aconteceu com a procura de um amigo da casa, que perguntou se não estava estranhando a saída de algumas pessoas. Aí ele me contou o que estava ocorrendo, deu nomes. Na hoje eu já me emocionei. Terminei a conversa com ele, deu um estalo. Liguei para minha esposa, nem entrei na empresa e fui para casa”, recorda.

Ao procurar no celuar da esposa as conversas com o pai de santo, ele estranhou que as mensagens estavam apagadas. “Eu perguntei o que estava acontecendo, disse que ele estava sendo acusado e que a gente iria lutar juntos. Peguei ela desprevinida, e ela falou que ela a agarrou.”

“Eu tinha uma família perfeita. Eu amo minha esposa. Esse cara colocava tanto medo em cima das mulheres, a presão psicológica tanta, que elas não conseguiam se desvencilhar, estavam escravizadas”, completou.

Associação Espiritual de Umbanda Pai Tajubim em Campinas — Foto: Reprodução/Site oficial
Associação Espiritual de Umbanda Pai Tajubim em Campinas — Foto: Reprodução/Site oficial

O caso

Após denúncias, um inquérito foi instaurado na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) na metrópole. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou apenas que o caso tramita sob sigilo.

“São filhas da casa, davam atendimento, prestavam caridade. Esse momento que a gente está vivendo de tanto ódio e desprezo pelo ser humano está produzindo esses comportamentos. A questão do machismo… A palavra mais certa é que estou arrasada. Estamos lutando pelo respeito de pessoas de matriz africana, isso é uma derrota muito grande”.

O suspeito, que também atua como terapeuta, foi afastado das suas funções na Associação Pai Tajubim no dia 29 de junho, segundo nota da instituição, para apuração do caso.

A denúncia foi relatada à Associação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região (Armac), e, em entrevista ao g1, a fundadora, Edna Almeida Lourenço, disse que as vítimas seriam integrantes da equipe de atendimento do terreiro, onde o suspeito atuava há cerca de 30 anos.

Prpcedimento para apurar denúncia contra diretor espiritual foi instaurado na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas — Foto: Daniel Mafra/EPTV
Prpcedimento para apurar denúncia contra diretor espiritual foi instaurado na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas — Foto: Daniel Mafra/EPTV

“A gente não pode permitir que no lugar que você vai buscar a sua fé, aquilo que você acredita, num local onde pessoas estão para encontrar seu ponto de equilíbrio emocional, você é surpreendida que naquele lugar possa acontecer um caso como esse”, completou a fundadora.

A Associação Espiritual de Umbanda Pai Tajubim existe há 71 anos e, em um comunicado, disse que o diretor “permanecerá afastado até a devida apuração dos fatos pelas autoridades competentes”.

“O afastamento foi uma decisão interna da casa, para averiguar. É uma decisão imediata par que as pessoas possam entender e que realmente possam resolver”, disse Edna.

Nota de repúdio

A Armac também divulgou um comunicado, repudiando a cultura do machismo e violências contra mulheres. No texto, ressaltou que a instituição deve enfrentar a apuração dos fatos com transparência e preservar as vítimas.

“Lembramos ainda que as condutas narradas pelos denunciantes constituem crime de assédio sexual previsto no Código Penal. Por isso, se faz necessário que os casos sejam investigados com seriedade pelos órgãos responsáveis e, se comprovados, que haja a devida punição, conforme define a Lei”, diz trecho.

“Reiteramos nossa luta por respeito às mulheres, seja no trabalho ou em todos lugares em que ela quiser estar, direito de ir e vir e pelo bem viver, saudáveis e seguros, pelo fim da violência contra a mulher e a devida punição para aqueles que violam a integridade física, sexual e moral das mulheres”, completou o comunicado.

Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Incêndio de grandes proporções atinge prédios na região da 25 de Março, na capital paulista
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Região de Campinas: aulas do 2º semestre começam segunda-feira, 29, com novidades para estudantes da rede estadual de SP

Publicados

em

Até dezembro, calendário de atividades de alunos do Ensino Fundamental e Médio inclui ainda Saresp, Provão Paulista e tutoria de língua portuguesa e matemática

Na próxima segunda-feira, 29, os mais de 3 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo retornam às salas de aula para o início das atividades do 2º semestre. Assim como na primeira parte do ano letivo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organizou uma série de atividades e iniciativas com foco na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na região de Campinas, 465 mil estudantes estão matriculados em 859 escolas. Veja abaixo a lista de novidades e de programas previstos para os próximos meses:

Recuperação semestral
Entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto, com repescagem nos dias 8 e 9 de agosto caso a escola necessite de adiamento devido a feriados ou outras circunstâncias. A primeira etapa foi antes das férias de julho. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio com média no 1º e 2º bimestre abaixo de 5 em quaisquer disciplinas do currículo. A nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores. A recuperação também será aplicada no fim do ano para aqueles com dificuldades no 3º e 4º bimestre.

LEIA TAMBÉM:

Olimpíada de Redação
Depois da matemática, é a vez da Seduc-SP testar os conhecimentos dos estudantes na escrita. A partir de 19 de agosto, estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio participam da 1ª edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. A competição tem como objetivo incentivar e valorizar a autoria dos alunos por meio da produção textual e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista. Assim como na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), os estudantes vão em busca da conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, concedidas às melhores redações.

Tutoria de língua portuguesa e matemática
De maneira inédita, a Seduc-SP vai apoiar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na recuperação de defasagens de aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A partir de agosto, 200 unidades, selecionadas entre 20 Diretorias Regionais de Ensino da capital, região metropolitana e interior contarão com o apoio de professores tutores com experiência em alfabetização e letramento. Vão compor as turmas multisseriadas alunos com dificuldades básicas associadas à leitura, escrita e operações matemáticas. O desempenho nas tarefas será acompanhado de perto pelos professores tutores. Caberá ao profissional e às escolas a checagem do progresso e da superação das defasagens desses alunos ao longo do semestre.

Fluência leitora
A segunda avaliação anual da Fluência Leitora também faz parte do cronograma do 2º semestre. A prova, uma das iniciativas do programa Alfabetiza Juntos, é voltada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo e municípios parceiros. A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite avaliar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Prova Paulista
Mais uma edição da Prova Paulista está prevista no calendário escolar de 2024. Desta vez, a avaliação da Seduc-SP vai aferir o desempenho dos alunos dos conteúdos do 3º bimestre. A Prova Paulista é direcionada ao 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e avalia todas as disciplinas do currículo nessas etapas. A edição segue o mesmo formato adotado pela rede desde o primeiro bimestre. Além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido pelos estudantes.

Saresp 2024
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano será aplicado entre 13 e 28 de novembro para alunos do 2º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Outras escolas públicas e particulares também podem receber a aplicação, mediante manifestação de interesse e adesão. Desde o ano passado, as provas dos anos finais do Ensino Fundamental do Saresp incluem as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista para cada etapa — com provas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e língua inglesa. A partir de 2025, com base nos resultados do próximo Saresp, a aferição das metas, para o pagamento de bônus, levará em consideração metas individuais de professores de todas as disciplinas avaliadas de acordo com a etapa de ensino, além dos objetivos das escolas.

Provão Seriado Paulista
O calendário do 2º semestre também inclui a edição 2024 do Provão Seriado Paulista. A prova que dá acesso direto à Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está marcada para os dias 30 e 31 de outubro para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. São mais de 15 mil vagas oferecidas. Para os estudantes das 1ª e 2ª séries, a aplicação será nos dias 11 e 12 de novembro. Estudantes de outras redes públicas de ensino também poderão ter acesso ao Provão Paulista Seriado, mediante adesão, conforme disposto na resolução. O Provão Paulista Seriado é destinado exclusivamente a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Renovias investe em nova frota de balanças móveis e veículos de combate a incêndio

Publicados

em

A Renovias está renovando toda sua frota de veículos de atendimento aos clientes. No início do ano foram adquiridas 9 novas ambulâncias, e agora, mais 3 irrigadeiras e 3 balanças móveis estão sendo colocadas em circulação pela concessionária.

As irrigadeiras novas têm capacidade para transportar 8 mil litros de água, garantindo eficiência no combate a pequenos focos de incêndio às margens das rodovias. Já as sprinters adaptadas para funcionar como balanças móveis foram totalmente personalizadas, a fim de atender as necessidades da concessionária.

LEIA TAMBÉM:

“Os novos modelos de veículos do Sistema Móvel de Pesagem são extremamente modernos e trazem conforto e ergonomia à equipe. As sprinters possuem geladeira, forno micro-ondas, ar-condicionado frontal, bancada, ventilador, armário e gerador próprio. São detalhes que fazem a diferença no dia a dia de quem trabalha na fiscalização às margens das rodovias”, comentou o supervisor de operações, João Arnaldo de Campos Paes.

Investimento
Desde o ano passado, a frota da Renovias vem sendo substituída por modelos mais novos e de alta performance. Em setembro de 2023, a concessionária adquiriu um guincho leve e um caminhão de apreensão de animais. Em fevereiro de 2024, 9 ambulâncias foram adquiridas.

Além das irrigadeiras e das balanças móveis recém adquiridas, a concessionária deve investir ainda, nos próximos meses, em mais 3 guinchos pesados e 1 oficina móvel da gestão de frotas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Novos Brabos trazem Dias de Glória para o McDonald’s

Publicados

em

Novos Brabo ClubHouse e Brabo Melt Onion Rings renovam a linha especial da rede em nova campanha

O McDonald’s traz duas novidades das brabas! Sua linha especial, os Brabos do Méqui, foi atualizada e agora é composta por dois novos sanduíches: o Brabo ClubHouse e o Brabo Melt Onion Rings. O lançamento vem acompanhado da campanha “Novos Brabos. Pros Dias de Glória”, mostrando como momentos de glória, dos mais simples até os desafiadores, podem ficar ainda melhores com os Novos Brabos.

Os novos sanduíches chegam com dois hambúrgueres* de carne 100% bovina, mantêm o pão brioche e a exclusiva Méquinese, maionese sabor carne defumada que os clientes já conhecem. Além disso, a marca apresenta novidades na receita de cada um: o novo Brabo ClubHouse vem com queijo processado sabor emmental, molho especial, alface, tomate e o diferencial da cebola shoyu. Já o novo Brabo Melt Onion Rings, tem molho lácteo com queijo tipo cheddar, duas fatias de bacon e deliciosas onion rings.

LEIA TAMBÉM:

Para celebrar este lançamento, o McDonald’s preparou uma campanha que vai fazer os fãs da marca se sentirem verdadeiros campeões. Criada pela GALERIA.ag, a iniciativa conta com filme que destaca diversos momentos de glória, dos mais sérios aos mais triviais: ter um projeto aprovado no trabalho, vencer a última fase de um joguinho ou até conquistar a façanha de dobrar um lençol de elástico perfeitamente. Para tornar todo dia de glória ainda mais gostoso, um novo Brabo do Méqui para acompanhar.

Todo dia é dia de Méqui, mas tem dias que pedem um Brabo. Nossos consumidores já escolhem o Méqui para os bons momentos no dia a dia, mas sabemos que tem dias ainda mais especiais, em que tudo dá certo – conquistamos bons resultados no trabalho, pegamos um ônibus vazio ou, por mais difícil que pareça, conseguimos dobrar direitinho um lençol de elástico -, e esses merecem um Brabo. Os novos Brabos estão caprichados para a gente enaltecer, ainda mais, esses dias de glória”, destaca Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s.

A campanha pode ser conferida na TV aberta e fechada, OOH e no universo digital, com estratégia e conteúdos produzidos em parceria com os influenciadores  Luana MalufFelipe MottaOriginal BallerShantal e Mateus VerdelhoMichele Passa e Mai Purper, entre outros. Confira aqui o filme da campanha, produzido pela Santa Transmedia e Punch Audio.

Neste lançamento, trouxemos para o filme imagens capturadas com um apetite visual irresistível, acompanhadas de uma trilha sonora imponente que não apenas cria um ambiente de ação, mas também realça e celebra as glórias e conquistas dos nossos consumidores”, comenda Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag.

Os Novos Brabos estão disponíveis a partir do dia 23 de julho, em restaurantes de todo o país para pedidos no balcão, pelos totens de autoatendimento, no Drive-Thru, no app do Méqui pelo McDelivery ou Peça e Retire.

*O peso total da carne in natura (somando os dois hambúrgueres) aumentou em 51,7% / 77,6 g, passando de 150 g para 227,6 g, em comparação com o peso total da carne in natura (um hambúrguer) presente nas versões anteriores.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias