Conecte-se conosco

Jaguariúna

Censo em Jaguariúna: moradores devem receber recenseadores

Publicados

em

Receber bem e prestar todas as informações solicitadas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não é só uma necessidade, mas uma obrigação dos moradores, prevista na legislação. A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União. O infrator está sujeito a multa.

Em Jaguariúna, cerca de 20 recenseadores já estão trabalhando desde o dia 1º de agosto, data em que o Censo começou a ser realizado em todo o País. A Prefeitura de Jaguariúna dá suporte às equipes do Censo e orienta a toda população a atender os recenseadores com educação e atenção, respondendo a todas as perguntas do questionário.  

Segundo Débora Ramos Fernandes, agente censitária supervisora em Jaguariúna, a principal dificuldade enfrentada na cidade tem sido a resistência de muitos moradores em atender os recenseadores e passar todas as informações solicitadas.

“Estamos tendo bastante resistência. Muitas pessoas não atendem os recenseadores e não passam as informações, o que dificulta o nosso trabalho”, explica Débora. Segundo ela, a lei 5.534 prevê multa de até 10 salários mínimos a quem se recusar a prestar as informações ao Censo. “Os moradores podem ficar tranquilos, as informações são sigilosas”, completa.     

O Censo Demográfico de 2022 é realizado e coordenado pelo IBGE, órgão federal vinculado ao Ministério da Economia e responsável por organizar a consulta, que ocorreu pela última vez no país em 2010.

Os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. Segundo o IBGE, no colete também há crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Os recenseadores usam um dispositivo móvel de coleta na cor azul. A identidade dos entrevistadores pode ser verificada pelo telefone 0800 721 8181. Dúvidas podem ser tiradas pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/.

Censo
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente nos domicílios.

A coleta do Censo deste ano começou em agosto e será realizada até o próximo mês de outubro. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares em todo o país. O questionário da amostra é aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna realiza nebulização contra a dengue em vários bairros nesta segunda

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira, 19, serviço de termonebulização veicular contra a dengue, mais conhecida como fumacê, em vários bairros da cidade.

Hoje será a vez dos bairros Guedes, Jardim Imperial, 12 de Setembro, Jardim Planalto, Santa Mercedes, Mário Finotelli, São José e Boa Vista receberem a nebulização. A ação acontece a partir das 18h.

A termonebulização veicular é uma técnica de dedetização usada para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças como a dengue. Um equipamento acoplado a um veículo dispersa uma névoa de inseticida no ar, que atinge locais de difícil acesso eliminando o mosquito na fase adulta.

LEIA TAMBÉM:

Essa é a segunda etapa do fumacê contra a dengue realizado neste ano pela Prefeitura de Jaguariúna. A primeira fase do serviço foi realizada em abril.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito, porém, deve ser utilizado com cautela, não sendo o primeiro meio de controle. O foco principal deve estar na eliminação dos criadouros, com a remoção de recipientes que possam acumular água, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

1º Dia de Campanha aplica 60 doses de vacina em alunos das escolas municipais

Publicados

em

A campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino de Jaguariúna aplicou um total de 60 doses em crianças e adolescentes no primeiro dia, na última terça-feira, 13. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes até 15 anos das escolas municipais.

No primeiro dia da campanha, foram vacinados alunos da Escola Municipal Mário Bergamasco. No período da manhã, foram aplicadas 18 doses em 17 alunos. Já no período da tarde foram mais 42 doses de vacina em 34 crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

Também foram verificadas 360 cadernetas de vacinação. Quem estiver com o calendário de vacinação atrasado recebe doses de vacinas contra a gripe, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana e HPV.

Nesta primeira etapa, cinco escolas participam da campanha. Hoje, dia 15 de maio, é a vez da CEI Lourdes Baccarelli, no Florianópolis, receber a campanha. As demais unidades de ensino do município também receberão a vacinação em datas ainda a serem divulgadas.

Confira abaixo o calendário de vacinação nas escolas:

Hoje, 15/05
Manhã/tarde
CEI Lourdes Baccarelli
Florianópolis

20/05
Manhã/tarde
Escola Oscarlina Pires Turato
Tanquinho

29/05
Manhã/tarde
Escola Franklin de Toledo
Roseira de Baixo

27/05
Manhã/tarde
Escola Francisco Xavier
Guedes

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro resgata saberes da cultura caipira com programação para toda família em Jaguariúna

Publicados

em

Espetáculo gratuito “Meia Xícara de Prosa” une memória, culinária e afeto na Estação de Guedes

A Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio, estreia em
Jaguariúna o espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, no domingo, 25 de maio, às 9h, na Estação de Guedes, dentro da programação do projeto Café com Viola. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras.

A apresentação é realizada com apoio do Edital de Fomento Cultural do Município de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Além da performance teatral, o evento contará com a tradicional participação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.

LEIA TAMBÉM:

Um espetáculo que mistura histórias, cozinha e afeto “Meia Xícara de Prosa” é inspirado em um antigo ritual familiar da atriz e diretora Júlia Prudêncio: as reuniões semestrais entre mulheres da família para preparar coxinhas. Em cena, Júlia revive esse momento com o público, colocando literalmente a “mão na massa” ao preparar a receita enquanto compartilha memórias e histórias de mulheres do interior.

Mais do que uma peça teatral, a performance é uma homenagem à transmissão de saberes femininos e populares — culinários, afetivos e culturais — que fazem parte da identidade caipira.

“A Coletiva Carochinhas tem um histórico de projetos que valorizam os saberes femininos, as construções coletivas e participativas. Mais do que apresentar uma peça teatral, desejamos que o público queira se aproximar e transformar a cena junto com a gente. Para isso, resgatamos memórias afetivas e familiares que geram identificação. Esse projeto, em especial, tem cheiro de festa e gosto de comida de vó. Quer coisa mais gostosa?”, descreve Júlia.

Sobre a artista e a Coletiva Carochinhas
Júlia Prudêncio é atriz, diretora e professora de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, mestre em Teatro pela UDESC e doutoranda também pela Unicamp. Atuou com grupos renomados como o Lume Teatro (Campinas), a Trupe Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto
Alegre) e o coletivo peruano Yuyachkani. Atualmente, coordena a Coletiva Carochinhas, formada por artistas, pesquisadoras e educadoras com projetos voltados para questões de gênero, cultura e território. A artista também integra o Coletivo Cultura Independente, que reúne profissionais de diversas linguagens na luta por políticas culturais em Jaguariúna.

Serviço
Espetáculo de Teatro: Meia Xícara de Prosa
Local: Centro de Cultura Caipira – Estação de Guedes: R. Francisco Dal’bo, Jaguariúna – SP
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 9h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Acessibilidade: Sessão com Intérprete de Libras

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias