Conecte-se conosco

São Paulo

Casos de Covid crescem, mas procura por vacina também aumenta em Nova Odessa em 2022

Publicados

em

Como acontece em praticamente todas as regiões, os casos de Covid-19 vêm aumentando em Nova Odessa neste início de 2022, mas também a procura pelas vacinas, principalmente as doses de reforço (“terceira dose” ou “D3”). Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, nos primeiros dez dias de janeiro deste ano, foram aplicadas uma média de 431,7 doses de reforço das vacinas disponíveis no município por dia, um aumento de 118% com relação à média diária de dezembro (que foi de 198,3).

Também nos primeiros dez dias de janeiro de 2022, Nova Odessa registrou média diária de 24,5 casos positivos de Covid-19. Nos dez primeiros dias do mês de dezembro, essa média foi de 7,5 casos por dia – ou seja, neste início de ano novo, o aumento é de 227%. Mas com uma diferença fundamental com relação aos 22 meses anteriores da pandemia: não houve ainda uma internação sequer de pacientes graves de Covid.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini, esse aumento de casos positivos é resultado do aumento das aglomerações durante as festas de fim de ano, bem como da introdução da nova variante ômicron, que aparenta ser mais transmissível que as anteriores.

“No entanto, a procura pelas vacinas também aumentou neste ano, principalmente das doses de reforço. Tanto os casos quanto a procura pela vacina vêm crescendo janeiro, mas não as internações. Isso é fruto da cobertura vacinal”, apontou Corsini.

Em Nova Odessa, as coberturas vacinais já são de 76,33% da população total com a primeira dose, 73,82% com esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única), e de 18,93% com a “D3” (11.540 moradores já tomaram o reforço). Se levada em conta apenas a população elegível (com idades acima dos 12 anos), esses percentuais são bem maiores, na casa dos 90% com a “D1”, dos 85% com a “D2” e 25% com a “D3”. A cidade já aplicou, no total, 103.062 doses de vacinas contra a Covid-19. Acompanhe em http://www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/painel.html.

Para o titular da pasta, “a população brasileira está percebendo a importância da vacinação, está percebendo o que é a ‘eficácia da vacina’, que ela realmente protege contra casos graves. Prova disso é que em Nova Odessa, mesmo com o aumento significativo dos novos casos de Covid nestes dez dias, não tivemos ainda casos graves que levassem a internação, e nossos leitos respiratórios continuam vazios”.

ATENDIMENTO MÉDICO
Segundo ele, a “explosão” na demanda por atendimento médico na Rede Municipal de Saúde tem sido agravada também pelos casos de gripe comum causados pela nova variante “Darwin” do vírus Influenza A H3N2, que não fazia parte da “fórmula” da vacina da gripe aplicada no ano passado.

“Aumentou nosso atendimento em geral desde o dia 1º/01. Mas quanto aos casos confirmados de Covid-19, estamos vendo que são sintomas leves, que as pessoas ainda não estão precisando de internação, e isso é claramente o efeito da vacinação. Então peço que todos tomem vacina, recomendem aos parentes e amigos que tomem a vacina – até porque os especialistas preveem sim um possível aumento das internações por Covid”, acrescentou o secretário.

“Com base nestes dados que temos, bem como nas projeções dos especialistas e epidemiologistas, a Secretaria de Saúde já está planejando formas de ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com sintomas gripais em geral, visando sempre melhorar o conforto da população”, completa Corsini.

Em Nova Odessa, para facilitar, a vacinação contra a Covid-19 para todos os moradores com idades acima dos 12 anos acontece desde o último dia 06 de janeiro em todas as sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Rede Municipal, nos dias úteis, das 7h às 15h30.

São Paulo

IPVA 2025: Sefaz-SP oferece desconto de 3% aos proprietários de veículos com placa final 4 até quinta-feira, 16

Publicados

em

 É possível parcelar o imposto em cinco vezes, e o pagamento pode ser feito por Pix, rede bancária, casas lotéricas ou cartão de crédito

Os condutores paulistas têm até quinta-feira, 16, para quitar a cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 dos veículos com final de placa 4. Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento ou o parcelamento e regularizar o imposto.

A consulta do valor pode ser realizada em toda a rede bancária, a partir do número de Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), clicando aqui, mediante o Renavam e placa do veículo.

LEIA TAMBÉM:

Assim como no ano passado, a fim de facilitar o pagamento do contribuinte que opta pelo parcelamento do tributo, a Sefaz-SP definiu todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 4, por exemplo, tem vencimento em 16 de janeiro, 16 de fevereiro, 16 de março, 16 de abril e 16 de maio. Caso o vencimento ocorra em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.

A Sefaz-SP reforça que as páginas verdadeiras para informações do IPVA 2025 estão no domínio “sp.gov.br”. Não caia em golpes! Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelos canais do Fale Conosco.​

Formas de pagamento​
Desde o ano passado a Sefaz-SP começou a aceitar o pagamento via Pix. Tal funcionalidade permite o recolhimento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados” e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.​

LEIA TAMBÉM:

Continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pagamento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

Licenciamento
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.

Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Prefeitura de São Paulo constrói muro na Cracolândia

Publicados

em

De acordo com a subprefeitura da Sé o objetivo é substituir tapumes constantemente danificado

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na região da Cracolândia. De acordo com a subprefeitura da Sé a estrutura, localizada na Rua General Couto de Magalhães, foi erguida com o intuito de substituir o tapume que havia no local e favorecer a segurança de pessoas em situação de vulnerabilidade, moradores e trabalhadores que transitam pelo bairro.

Segundo a Subprefeitura da Sé, a substituição se deu pois o material era constantemente danificado.

Em janeiro deste ano, a média de dependentes químicos que transitam pela região é de 139 no período matutino e 240 no período vespertino. As informações são do Painel de monitoramento da maior aglomeração das cenas de uso da região da Luz da Prefeitura de SP.

LEIA TAMBÉM:

O boletim é atualizado diariamente e estima a quantidade de pessoas no bairro por meio do método de Jacobs de cálculo de multidões, que trabalha a partir da densidade das aglomerações visíveis de pessoas.

Por exemplo, em multidões mais densas, calcula-se que cada pessoa ocupa cerca de 0,2m². Já em multidões intermediárias e leves, cada pessoa ocupa 0,40m² e 1m², respectivamente.

Em nota, a Prefeitura de SP informou que “a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua de forma contínua nas Cenas Abertas de Uso, desempenhando patrulhamento preventivo e oferecendo apoio e proteção aos agentes públicos nos serviços de zeladoria, saúde e assistência social”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Festa da Uva de Jundiaí 2025: 40 Edições de Tradição e Sabor

Publicados

em

São esperadas 300 mil pessoas de todo o país e até do exterior

A Festa da Uva de Jundiaí, uma das maiores celebrações do interior de São Paulo, completa 40 edições, com quatro finais de semana repletos de atividades culturais, musicais, teatrais, gastronômicas e de lazer para toda a família. O evento que tem 91 anos de fundação é dedicado à uva, ao vinho e aos agricultores locais, que escoam boa parte de sua produção durante a festa. Este ano, a expectativa é vender mais de 100 toneladas de uvas, mostrando a grandeza do evento.

11ª Expo Vinhos
Onde tem uva, certamente tem vinho se estivermos falando de algumas propriedades de Jundiaí. Essa produção é a base da Expo Vinhos que conta com diversos produtores de Jundiaí. Quem visitar o espaço pode degustar dezenas de variedades de vinho – basta adquirir uma taça para poder visitar os expositores e provar vinhos e espumantes.

Impacto turístico e dados relevantes
A Festa da Uva atrai um público estimado em 300 mil pessoas. Em 2024, o evento recebeu quase 250 mil visitantes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Turistas de mais de 400 cidades brasileiras e 30 países participaram, experimentando o sabor da uva e conhecendo a rica história de Jundiaí. Marcela Moro, secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, destacou: “É um prazer mostrar Jundiaí para tantas pessoas, de diversos cantos do país e do mundo. Neste ano, com uma festa ainda maior e mais receptiva, esperamos superar os índices anteriores.”

Uma estrutura de primeiro nível
O evento será realizado em uma área de 50 mil metros quadrados, com 220 expositores distribuídos em 3 pavilhões e 6 galpões. Mais de 1.100 artistas se apresentarão em 5 palcos simultâneos, oferecendo uma programação cultural variada. Os visitantes poderão participar de mais de 20 workshops e harmonizações, além de nove cerimônias de pisa da uva, um dos pontos altos da Festa, realizada sempre aos sábados e domingos, com a participação do público na cerimônia.

LEIA TAMBÉM:

Na praça de alimentação, os visitantes contarão com 5 mil lugares e 16 restaurantes de comidas típicas, que oferecem mais de 100 pratos para agradar a todos os paladares.

Inclusão e sustentabilidade
A Festa também beneficia diretamente quase 50 entidades assistenciais, que produzem e vendem produtos no recinto. Há atendimento especializado em libras e cadeiras de roda para deficientes, além de transporte em carrinhos elétricos entre as principais áreas do Parque para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

O evento é “Pet Friendly”, permitindo a entrada de animais de estimação amigáveis ao público. Haverá um parque pet, com espaço exclusivo para o descanso e o lazer dos bichinhos.

A entrada é gratuita e para dar apoio às ações do Fundo Social de Solidariedade, sugere-se que os visitantes doem um quilo de alimento não perecível.

Jundiaí: A Terra da Uva
A história da uva em Jundiaí remonta a 1669, quando o cartório do 1º Ofício registrava a venda de vinho produzido localmente. Contudo, foi no final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, que a produção ganhou destaque.

Em 1933, Jundiaí alcançou notoriedade nacional com a descoberta da variedade Niagara Rosada, uma mutação espontânea da Niagara Branca. Esse fenômeno consolidou a cidade como berço dessa variedade e inspirou a primeira Festa da Uva em 1934, que atraiu mais de 100 mil visitantes.

Hoje, a Niágara Rosada de Jundiahy tem indicação geográfica, confirmando a origem dessa uva que é uma das paixões do brasileiro.

Evolução do Evento Inicialmente realizada no centro da cidade, a festa foi transferida para o Parque Comendador Antônio Carbonari — conhecido como Parque da Uva — em 1953, onde permanece até hoje.

Agricultura em números
Atualmente, 52% do território de Jundiaí é ocupado por 900 propriedades agrícolas. Esse espaço é responsável pela produção das uvas que tornaram a cidade reconhecida como a Terra da Uva.

Sabores exclusivos da festa
Os visitantes encontrarão uma variedade única de produtos à base de uva, como:

  • Frutas in natura
  • Suco e vinho artesanal
  • Pão de uva, geleias, bolos e sorvetes
  • Brigadeiros, bombons e pão de mel com ganache de vinho
  • Coxinhas e crepes de uva
  • Cervejas artesanais de uva

Essa diversidade proporciona uma autêntica viagem gastronômica, celebrando os sabores da uva e do vinho de Jundiaí.

A Festa da Uva tem
O Parque da Uva tem um pavilhão que conta a história do surgimento da uva niágara rosada. Dezenas de atores caracterizados fazem a encenação de como era a vida no passado. Os visitantes acabam viajando no tempo e voltando para uma vila rural, inclusive com o cultivo de uvas. Os atores interagem com o público fazendo com que a experiência seja vibrante e reveladora.

Ainda na parte cultural, o espaço oferece shows e atrações musicais no palco principal, mas também existem apresentações espalhadas pelo parque.

Com foco na experiência, o visitante pode se transportar no tempo, ao acompanhar ou participar da pisa da uva. A música cria o clima e as pessoas ajudam a macerar as uvas com os pés em grandes tonéis. A cerimônia acontece sempre às 14h, aos sábados e domingos.

As crianças têm várias áreas dedicadas com diversos espaços para as brincadeiras, shows e infláveis, sempre gratuitamente.

A Festa da uva oferece também:
Exposição, venda e premiação de uvas.

  • Leilão das uvas campeãs.

Serviço: Festa da Uva 2025

Datas

  • Janeiro: 23, 24, 25, 26 e 31
  • Fevereiro: 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16

Local

Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari

Avenida Jundiaí, s/n

Jundiaí (SP)

Mais informações

Site oficial: festadauva.jundiai.sp.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias