Jaguariúna
Casco 3D inédito feito para jabuti no Hospital Veterinário de Jaguariúna é destaque na mídia nacional

A prótese é a primeira do mundo a ser feita com auxílio de tomografia computadorizada e impressão 3D. Todo o desenvolvimento foi realizado no Hospital Veterinário da UniFAJ em Jaguariúna.
A história de superação da jabota (fêmea do jabuti) Maria chamou tanto a atenção que ganhou repercussão na mídia nacional. Ela já foi destaque na TV Globo/EPTV, no SBT/VTV e na Gazeta. Também está entre as notícias mais lidas do G1.
O caso do casco 3D inédito, feito com tecnologia avançada na UniFAJ, em Jaguariúna, também conquistou espaço no site da TV Cultura e na Cidade On, pertencente ao Grupo EP, que possui afiliadas à TV Globo.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, a equipe de reportagem do Domingo Espetacular, principal programa jornalístico da TV Record, realizou a gravação do procedimento de implantação do casco 3D no animal no Hospital Veterinário da UniFAJ. A matéria ainda vai ao ar.
Saiba mais sobre o casco 3D
Após ser vítima de um incêndio e perder seu casco natural, a jabota Maria recebeu um novo feito em impressora 3D, considerado inédito por sua tecnologia avançada.
Na ocasião do incêndio, em novembro, além do casco, o animal também sofreu queimaduras nas patas traseiras e dianteiras, olhos e rabo.
Todo o processo contou com a parceria entre o Grupo UniEduK e o alumni Alex de Alcântara, médico-veterinário formado pela UniFAJ, além do apoio do curso de Medicina Veterinária e Engenharia.
De início, o Dr. Alex utilizou o tomógrafo do Hospital Veterinário da UniFAJ em Jaguariúna. O mesmo equipamento pode ser encontrado no Hospital Veterinário da UniMAX em Indaiatuba.
Num segundo momento, a tomografia computadorizada serviu de base para a impressão do casco em 3D feita no Laboratório de Processos de Fabricação da UniFAJ.
Como casco perdeu toda queratina e já não servia mais para a proteção do animal, a prótese foi feita com materiais biodegradáveis a fim de proporcionar ao animal segurança e bem-estar novamente.
“O material se chama ‘PLA’ – ácido polilático. É um plástico biodegradável feito através do amido de milho ou cana-de-açúcar”, contam os envolvidos no processo.
Além da tomografia e a impressão do casco em 3D, a UniFAJ também sediou a cirurgia de implantação do novo casco. O procedimento foi feito pelo Dr. Alex no Hospital Veterinário de Jaguariúna.
O médico-veterinário contou com apoio do professor Geraldo Delgado, do aluno do curso de Medicina Veterinária e técnico do Laboratório de Engenharia da UniFAJ, Vinicius Olivetto Fernandes, entre outros profissionais da instituição.
O animal já está bem, recuperado e adaptado ao novo casco. A jabota deve ser levada para um santuário ecológico.
“A cada seis meses, vamos fazer o raio X dela, tomografia e, se necessário, alterar a prótese. A princípio, é só acompanhar o benefício. Hoje ela está muito mais animada, ela se sente protegida, está comendo melhor, querendo passear, uma verdadeira artista”, comentou o profissional em uma de suas entrevistas.
Confiras os vídeos das reportagens:
Globo: Vida nova para jabuti atingido por incêndio | Jornal da EPTV – 2ª Edição – Campinas/Piracicaba
Globo: Jabuti recebe novo casco construído por veterinários após incêndio em Jaguariúna | Bom dia, Cidade – Campinas/Piracicaba
SBT: Tecnologia ajuda a salvar e recuperar animais | VTV da Gente
Leia também os textos:
Globo: Jabuti resgatada de incêndio ganha casco novo feito em impressora 3D em Jaguariúna|G1 Campinas e região
TV Cultura: Jabuti que sobreviveu a incêndio ganha casco novo feito em impressora 3D
A Cidade On: Jabuti atingido por incêndio recebe carapaça construída por pesquisadores de Jaguariúna
BAND: Jabuti que ficou ferido em incêndio ganha prótese 3D do casco
Crédito: Globo (EPTV/G1/A Cidade ON), VTV/SBT, TV Cultura, Band.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Saúde realiza avaliação de densidade larvária no combate à dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Controle de Vetores, está realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), uma ação fundamental no combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Essa atividade, que faz parte das estratégias de prevenção às doenças, consiste em visitas domiciliares feitas por agentes de saúde treinados para coletar amostras e identificar áreas com maior risco de infestação do mosquito. Serão visitados cerca de 600 imóveis neste mês de maio.
A ADL é semelhante aos mutirões contra a dengue, já conhecidos da população, e tem o objetivo de localizar possíveis focos de proliferação do mosquito em imóveis residenciais. Os bairros visitados são sorteados por critérios técnicos, e algumas casas são escolhidas aleatoriamente dentro dessas regiões para que seja feita a coleta de larvas e a verificação de recipientes com acúmulo de água.
LEIA TAMBÉM:
A Prefeitura destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso desse trabalho. Os agentes, devidamente uniformizados e identificados, precisam entrar nas residências para realizar a vistoria.
“A colaboração dos moradores é decisiva para que possamos redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar estratégias de controle das larvas no município”, explica a diretora da Vigilância em Saúde de Jaguariúna, Renata Miranda.
A ADL é realizada em ciclos periódicos e fornece dados importantes que orientam as próximas ações de combate, como aplicação de larvicidas, visitas educativas e mutirões de limpeza. Quanto mais completa for essa amostragem, mais eficaz será o planejamento e a resposta do município frente ao risco de epidemias.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que, ao permitir a entrada dos agentes, o morador contribui diretamente para a saúde pública e para a proteção de toda a comunidade.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
SOMA apresenta a palestra: Desafios familiares e educacionais na sociedade atual: reflexões inspiradas na minissérie Adolescência

A SOMA convida para um encontro de reflexão e diálogo sobre os desafios enfrentados por famílias, escolas e jovens na sociedade atual. Inspirada na série Adolescência, da Netflix, a palestra será conduzida por Cecília Carmen Jacintho Andrade, doutora em Psicologia Sócio-Histórica, e acontece no dia 27 de maio.
Com o tema, Desafios familiares e educacionais na Sociedade atual: reflexões sobre a minissérie Adolescência., a proposta é discutir a normalização de fatores disfuncionais que afetam a saúde social, familiar e individual — e que exigem atenção diante dos dilemas vividos por jovens e seus círculos de convivência.
LEIA TAMBÉM:
A palestra trará reflexões sobre como lidar melhor com a cultura tóxica instalada na sociedade, abordando também o papel das redes sociais no comportamento das novas gerações e o impacto disso nas relações familiares e escolares.
“A minissérie Adolescência nos oferece uma importante provocação e uma denúncia sobre fatores que adoecem a Sociedade, desafiando pais, educadores e profissionais da saúde a buscarem soluções para as dificuldades de comunicação e de relacionamento entre as gerações, o papel da Escola e a hostilidade que permeia a vida social” Afirma Cecília Andrade.
Sobre a palestrante
Cecília Carmen Jacintho Andrade é doutora em Psicologia Sócio-Histórica pela PUC-SP e sócia fundadora da Cecília Andrade Desenvolvimento Humano. Atua há mais de 40 anos em projetos de governança familiar e corporativa, desenvolvimento de líderes e harmonização de grupos. Foi professora em instituições como FIA-USP, FGV, INSPER, ESPM e Instituto Mauá de Tecnologia, e é autora de diversos artigos e livros na área.
Serviço
Palestra: Adolescência — Conflitos, Anseios e o Impacto das Redes Sociais
Data: 27 de maio de 2025
Local: Sede Acij – Rua Silvia Bueno, 484 –Centro – aguariúna
Ingresso: R$30,00 (via PIX: (chave PIX 19991199069)
Realização: SOMA
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Centro de Cultura Caipira terá ‘Café com Viola’ neste domingo

O Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes, volta a ser palco do Café com Viola neste domingo, 25, a partir das 9h, em Jaguariúna. Toda a programação do evento é aberta ao público e gratuita.
O evento deste domingo começará com a apresentação do espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, da Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio e que tem apoio do Edital de Fomento Cultural de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A peça terá acessibilidade em Libras.
LEIA TAMBÉM:
A atração musical desta edição ficará por conta da Orquestra de Violeiros de Águas da Prata, a partir das 10h.
O Café com Viola já se tornou uma tradição na cidade. Além da boa música, os participantes podem desfrutar de um delicioso café da manhã com bolo. No local também há feira de artesanato e food trucks, promovendo momentos de convivência e celebração da cultura local.
O evento é promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
SERVIÇO
Café com Viola
Data: 25/05/2025 (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes
Programação:
9h – Espetáculo “Meia Xícara de Prosa”
10h – Orquestra de Violeiros de Águas da Prata
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas1 semana atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Morungaba1 semana atrás
Jovens formados nas categorias de base do Guarani FC em Morungaba assinam contrato profissional
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem campanha de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2025 em Amparo