Conecte-se conosco

Jaguariúna

UniFAJ e Prefeitura de Jaguariúna lançam projeto inédito sobre saúde mental

Publicados

em

Dados da Secretaria da Saúde revelam que 12% da população no Estado de São Paulo necessita de acompanhamento

Investir em saúde mental nunca foi tão necessário como nos dias de hoje. Com o advento da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a enxergar com mais clareza que cuidar da saúde mental é algo indispensável e primordial para ter qualidade de vida.

Em São Paulo, segundo a Secretaria da Saúde, 12% de toda a população do Estado necessita de algum tipo de atendimento, seja ele contínuo ou eventual. Somente no ano passado, 233 mil pessoas procuraram ajuda em ambulatórios e hospitais. Em 2021, esse número era 230,5 mil.

Dados relevam ainda que 3% da população no Estado sofre com transtornos mentais severos e persistentes; enquanto que mais de 6% da população no estado apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool.

Diante da demanda crescente e a necessidade de garantir à população cuidados mentais mais efetivos e acessíveis, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, e a Prefeitura de Jaguariúna lançam nesta quinta-feira, 16, às 19h, o novo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM).   

LEIA TAMBÉM:

O projeto inovador será desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Yale, a Universidade de Harvard, o Instituto Karolinska; além da iniciativa privada por meio do Banco Industrial do Brasil.

Nos próximo dez anos, o CISM tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de saúde mental digital e implementação de intervenções efetivas e escaláveis para transformar e aumentar a acessibilidade em tratamentos de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), em Jaguariúna, em parceria com os profissionais da rede pública, docentes e alunos UniFAJ.

“O CISM é um projeto inédito que irá trazer inúmeros benefícios, tanto para alunos e docentes da UniFAJ quanto para os moradores de Jaguariúna. É algo que vai proporcionar avanços no aprimoramento e desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e protocolos de tratamento da saúde mental, proporcionando melhor capacitação aos estudantes e futuros profissionais da área, bem como oferecer ao cidadão a oportunidade de tratamento mais assertivo e eficaz”, salienta o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

O CISM atuará basicamente em três eixos. A primeira área envolve a necessidade de avançar nas pesquisas em Neurociência de Precisão em saúde mental. Isso será vinculado à Coorte Transgeracional Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais, que permite pesquisadores e estudantes em ciências de saúde mental de ponta investigar os fatores genéticos e ambientais que precipitam transtornos mentais em um estudo com 2.511 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década.

A segunda área tem como foco desenvolver e testar novas tecnologias de intervenção em transtornos mentais, utilizando de soluções digitais e criando hubs de inovação no Estado de São Paulo. Entre estas iniciativas está o desenvolvimento de um aplicativo para tratamento de alcoolismo por meio do uso de um bafômetro portátil acoplado ao celular do paciente, premiando o tempo de abstinência de forma progressiva.

O terceiro eixo vai atuar sobe a perspectiva de reduzir o tempo entre a descoberta de intervenções eficazes em saúde e sua utilização na prática clínica, percurso que hoje leva em torno de 20 anos. O CISM desenvolverá estudos com foco na implementação de intervenções de saúde mental sofisticadas, como terapia cognitivo-comportamental pela internet e visitas domiciliares focadas no apego seguro de mães e bebês ao SUS.

“É fato que a demanda da população por cuidados mentais aumentou muito, sobretudo com a pandemia de Covid-19. Por isso, fechamos essa parceria para a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental. É um privilégio poder contar com mais essa parceria com o Grupo UniEduk”, diz o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Jaguariúna

Campanha coleta mais de 150 bolsas de sangue em Jaguariúna

Publicados

em

A Campanha de Doação de Sangue realizada em Jaguariúna neste sábado, 02, contou com a ajuda de 189 jaguariunenses. Destes foram coletadas 156 bolsas de sangue.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, 25 candidatos foram considerados inaptos, 47 pessoas doaram pela primeira vez e 8 desistiram. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Médicas com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Todas as bolsas coletadas foram destinadas ao Banco de Sangue da Unicamp que abastece o Banco de Sangue Regional.

Fotos: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Com a alta dos casos de dengue, é preciso que a sociedade se mobilize no trabalho de combate

Publicados

em

Somente com uma sociedade engajada na causa será possível contribuir para a redução do número de casos

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações dos casos de Dengue aumentaram significativamente no Brasil em 2024, em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado. A época de chuvas e calor intenso, típica do verão brasileiro, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.  

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira, 29, em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, em 2023 foram 1.277 casos de dengue notificados e 158 confirmados. Somente em janeiro deste 2024 houve 637 casos notificados e 426 confirmados, confirmando o panorama realizado pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Para lidar com a alta de casos, a Saúde tem realizado mutirões, fiscalizações e cursos de capacitação para manter a população e funcionários informados sobre os cuidados necessários para o combate aos focos do mosquito.

Somente no mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti realizado na semana passada 494 imóveis foram visitados. Porém, segundo o balanço da Secretaria, somente 297 foram efetivamente trabalhados pelos agentes de saúde. Outros 161 imóveis estavam fechados, 9 desocupados e 27 proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes.

Quando o morador impede a entrada dos agentes em sua residência, ele está indo contra a ação de combate realizada pelo poder público. Por isso, é de extrema importância colaborar.

O cidadão precisa cuidar da sua casa, do seu terreno e tomar consciência de que água parada pode virar foco para o mosquito. Há séculos e séculos existem propagandas alertando sobre isso. Em 2024, com tamanho acesso a informação esse tipo de coisa deveria ser o menor dos problemas.

Procedimentos
Se identificar um possível foco de dengue, entrar em contato com o Departamento de Vetores pelo Whatsapp (19) 99783-2319 ou telefone (19) 3837-5534.

Lembrando que desde o dia 16 de fevereiro Jaguariúna dispõe de um canal de denúncias no Whatsapp para o combate da Dengue. Pelo Whatsapp, os moradores têm a possibilidade de enviar APENAS mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de Dengue. O número é o (19) 99783-2319 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria de saúde, quem responde por esse número é o Controle de Vetores, departamento responsável pelas ações de monitoramento, análise e combate ao mosquito.

Suspeita
Em caso de suspeita de dengue é necessário ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Mutirões
O cronograma dos mutirões é realizado de acordo com o número de casos suspeitos e positivos.

Panorama
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e vem sendo distribuída de forma gratuita, neste primeiro momento, para jovens de 10 a 14 anos, em municípios prioritários do país.

A vacina também está disponível na rede privada para a população de 4 a 60 anos. Ela não evita o contágio, mas garante que, se a pessoa for infectada, os sintomas sejam mais brandos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Gustavo Reis comemora realização do leilão de concessão do Trem Intercidades

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), comemorou a realização do leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), nesta quinta-feira, 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto, que prevê a ligação dos 101 km entre São Paulo e Campinas por trem rápido, é uma antiga reivindicação dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis também incluiu nas discussões dos prefeitos a necessidade de aprovação do projeto do TIC com celeridade pelo Governo do Estado e conversou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

“Hoje é, sem dúvida, um dia histórico. A realização do leilão de concessão do TIC é uma grande conquista para toda a nossa região. Esse projeto é uma das prioridades da RMC. Era uma discussão que se arrastava havia anos, uma reivindicação dos moradores de todas as cidades da região, que começa a ser atendida pelo Governo do Estado. Parabéns ao governador Tarcísio por estar transformando em realidade o que até então era um sonho da população”, disse Reis.

“Estamos corrigindo um erro histórico, quando o Brasil optou por um desenvolvimento baseado no modal rodoviário, em detrimento da malha ferroviária. Isso levou ao abandono gradual da nossa rede ferroviária. Agora, com o governador Tarcísio e apoio do Governo Federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do TIC irá avançar”, completou Reis.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias