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BuZum! apresenta em Jaguariúna e região espetáculo “Filhotes do Brasil”

Redação Gazeta Regional

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A companhia se apresenta entre os dias 29 de agosto a 4 de setembro, gratuitamente

BuZum! chega no interior de São Paulo, com teatro gratuito em praças e escolas públicas, a fim de incentivar a cultura por meio de espetáculos que trazem mensagens educativas, com conteúdo instrutivo e ao mesmo tempo alegre. Exatamente com esse intuito, a Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania, traz o encanto teatral para Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Mogi Mirim.
O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a companhia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.
O espetáculo “Filhotes do Brasil” conta com o apoio da Renovias. A iniciativa integra as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela concessionária, que administra as rodovias por do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, conduzido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
As apresentações acontecem em Mogi Mirim, nos dias 28, 29 e 30 de agosto (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira), em Santo Antônio de Posse, no dia 2 de setembro (segunda-feira), em Jaguariúna, nos dias 3 e 4 de setembro (terça-feira e quarta-feira). São sete sessões diárias.
O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

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Os 7 personagens mais intensos que Paul Thomas Anderson criou

Vanderlei Tenório

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Vanderlei Tenório

Alguns cineastas são mestres técnicos, capazes de construir as configurações de outro mundo através de narrativas inteligentes e precisão. Outros são magistrais em girar desenvolver dramas complexos e encenar cenas de ação elaboradas para o máximo de suspense. Depois, há os cineastas que se especializam em extrair desempenhos excelentes de seus atores. O “diretor do ator”, como às vezes é conhecido. O sensacional Paul Thomas Anderson se enquadra firmemente neste campo. 

Ao longo de nove filmes, Anderson ajudou a criar algumas das performances mais impressionantes do cinema contemporâneo dos anos 90 e 2000. Essas performances variam de nítidas e cômicas a camadas trágicas, mas mantêm a humanidade inebriante e crucial, não importa o tom. Não há caricaturas nos filmes de Anderson, apenas pessoas lidando com a farsa da vida à sua maneira farsesca. 

O mais recente de Anderson, “Licorice Pizza” está sendo exibido nos cinemas de todo o mundo, então achei que seria o momento perfeito para eleger meus 7 personagens favoritos da filmografia seletíssima do grande Paul Thomas Anderson.

Confira abaixo minha seleção:

Daniel Plainview, de Sangre Negro (2007):

O ex-ator britânico Daniel Day-Lewis é frequentemente citado como o maior ator de todos os tempos – único ator na história a ganhar três estatuetas de Melhor Ator no Oscar, respectivamente, nas edições de 1990, 2008 e 2013.

Sem dúvidas, sua atuação mais extraordinária de todos os tempos vem em “Sangue Negro”, de Anderson. Ele engole o quadro como Daniel Plainview, um petroleiro da virada do século que tem uma tendência perversa que rivaliza com a do próprio diabo. A transformação do papel é notável, desde o andar largo de Plainview até a voz de barítono que foi modelada em um dos ídolos da direção de Anderson, John Huston (1906-1987).

Em termos de estudos de personagens, “Sangue Negro” dá mais foco a uma única pessoa do que qualquer outro filme de Anderson, e Day-Lewis faz o tempo na tela contar. É impossível tirar os olhos dele, esteja ele rastejando pelo deserto da Califórnia com uma perna quebrada ou renegando seu filho adotivo por causa de sua deficiência. Um monstro de filme. O filme rendeu a segunda estatueta de Melhor Ator para Day-Lewis.

Freddie Quell, de O Mestre (2012):

O fim do relacionamento de trabalho de Anderson com Philip Seymour Hoffman (1967-2014) foi paralelo ao início de seu relacionamento com Joaquin Phoenix. O ator estava saindo de um período bizarro e altamente divulgado em que “saiu” de Hollywood para fazer rap (uma piada que mais tarde serviu de base para o documentário fictício “I’m Still Here”).

Nisso, “O Mestre” foi uma espécie de oportunidade de retorno. Isso não apenas lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, mas foi classificado para muitos como o desempenho definitivo da Fênix, antes de sua personificação grandiosa do ícone do Coringa – papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

Phoenix é absolutamente hipnotizante como Freddie Quell, o veterano problemático que procura um significado. O ator desaparece na fisicalidade macilenta de Freddie, e as trocas entre ele e Lancaster (o processamento e as cenas da prisão, em particular) crepitam com um tipo de intimidade intensa que a maioria dos dramas jamais ousaria tentar. Parece menos uma performance e mais uma força primária sendo capturada em um filme de 70 mm.

Frank T.J. Mackey, de Magnolia (1999):

Tom Cruise passou tanto tempo como o ator ousado por trás da franquia “Missão: Impossível” que pode ser fácil ignorar o quão atraente ele pode ser quando é forçado a confiar em sua atuação dramática. 

“Magnolia” é o marco zero quando se trata de mudar a opinião de que Cruise não é o verdadeiro negócio, já que o astro do cinema se inclina para suas tendências maníacas e faz uma performance viva como o guru sexual de autoajuda Frank TJ Mackie.

Suas cenas compõem a maioria dos momentos icônicos do filme, do seminário de abertura de Mackie à reconciliação emocionalmente devastadora entre ele e seu pai (Jason Robards (1922-2000)). 

É aqui, em uma tomada tensa e praticamente ininterrupta, que o ator abandona seu artifício e deixa transparecer a dor real (o paralelo entre o relacionamento de Cruise com seu pai e o de Mackie é habilmente detalhado no livro de Amy Nicholson “Tom Cruise: Anatomy of an Actor”). É um momento inesquecível. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Jack Horner, de Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997):

Burt Reynolds (1936-2018) e Anderson tinham um relacionamento complicado. Eles não se deram bem durante a produção de “Boogie Nights”, e Reynolds chegou a demitir seu agente depois que o filme foi concluído. Houve até rumores de que eles desistiram no set do épico pornô dos anos 70, embora os dois negassem isso anos depois. 

Entretanto, a tensão não inibiu o trabalho, e Reynolds foi legitimamente indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua vez como diretor pornô Jack Horner. O elenco estrelar não pode ser esquecido, elenco formado por nomes como Mark Wahlberg, Julianne Moore, Don Cheadle, John C. Reilly, William H. Macy, Ricky Jay (1946-2018), Alfred Molina, Philip Seymour Hoffman (1967-2014) e Philip Baker Hall. Reynolds transcende essa trupe com uma performance emocionante e sem esforço – atrevo-me a dizer que foi seu melhor desempenho.

Amber Waves, de Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997):

Julianne Moore foi uma peça central no repertório de atuação Andersonian do final dos anos 90, e sua atuação em “Boogie Nights” é um exemplo perfeito disso. Como Amber Waves, a mãe dos desajustados de atrizes pornôs, ela conseguiu encontrar um equilíbrio complicado entre sabedoria e falibilidade. Ela guiou seus colegas mais jovens pela indústria, mesmo com sua vida pessoal caindo aos pedaços nos bastidores.

Veja, por exemplo, a cena em que Amber luta pela custódia do filho. Moore fica mais quieta à medida que se torna aparente que sua personagem vai perder, e o silêncio aumenta para um nível febril antes do corte violento para seus soluços do lado de fora do tribunal. 

Enquanto a maioria dos personagens de Anderson recorrem a monólogos apaixonados para desabafar sua frustração (algo que Moore acertaria em “Magnolia”), é uma prova de seu talento que ela pode fazer a mesma coisa com alguns olhares. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a primeira de cinco.

Peggy Dodd, de O Mestre (2012):

Em comparação com suas performances coloridas em “Trapaça” (2013) e “Vice” (2018), a virada de Amy Adams como Peggy Dodd, a espinha dorsal furtiva de “O Mestre”, pode parecer desinteressante. 

No entanto, quanto mais se revisita o filme, mais objetivas aparecem a contenção e a precisão. Adams é ao mesmo tempo reconfortante e aterrorizante como Peggy, uma mulher que empurra seu marido impetuoso para o primeiro plano enquanto puxa seus cordelinhos sem esforço atrás de portas fechadas.

Muitos dos personagens de Anderson carregam suas emoções na manga, então o fato de nunca termos uma compreensão sólida das intenções de Peggy torna sua presença ainda mais tentadora. Com seus olhos azuis de aço cortando a insegurança de seus colegas. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a quarta de suas seis indicações.

Lancaster Dodd, de O Mestre (2012):

Philip Seymour Hoffman (1967-2014) foi o colaborador mais significativo de Anderson. Eles eram melhores amigos fora das telas, e poucos diretores foram capazes de utilizar a imprevisibilidade de Hoffman nas telas tão bem quanto o Anderson. 

“O Mestre” acabou sendo sua quinta e última colaboração, e embora as circunstâncias em torno da morte de Hoffman sejam totalmente trágicas, eles não poderiam ter nos dado uma despedida melhor.

Hoffman é a encarnação do carisma como Lancaster Dodd, o líder de um grupo religioso conhecido como “A Causa”. O personagem é baseado de forma transparente no fundador da Cientologia L. Ron Hubbard (1911-1986), mas Hoffman modelou seu desempenho em outro (autoproclamado) charlatão, Orson Welles (1915-1985), e os resultados são mágicos.

Aqui está um homem que se entregou ao regimento e à estrutura, apenas para se apaixonar pela liberdade crua de um de seus alunos. Sua versão de “On a Slow Boat to China” é um dos momentos mais tristes e emocionantes de qualquer filme de Anderson, especialmente quando você considera o que Hoffman significava para o diretor. Isso me sufoca o tempo todo. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a quarta de quatro indicações.

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Tarantino elege “How I Met Your Mother” como sua série favorita

Vanderlei Tenório

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Vanderlei Tenório

O roteirista e cineasta estadunidense Quentin Tarantino construiu sua carreira de diretor com base em suas incursões no mundo da violência artística. Depois de fazer alguns dos clássicos de culto definitivos da década de 1990, como “Cães de Aluguel”Pulp Fiction, Tarantino continuou a fornecer evidências inegáveis ​​do fato de que ainda tem tudo para ser um cineasta de renome através de joias modernas, como “Bastardos Inglórios”, “Django Livre”, “Os Oito Odiados” e “Era uma Vez em… Hollywood”.

A relação de Tarantino com o meio cinematográfico remonta a tempos remotos, desde a infância, durante a qual escreveu roteiros e assistiu a vários filmes. Mais tarde, ele ganhou reputação como um grande cinéfilo em seu bairro enquanto trabalhava na locadora de vídeo local, onde fazia a curadoria das coleções e distribuía recomendações estrelares para as pessoas – variando de obscuros filmes estrangeiros a sucessos de bilheteria.

Ao longo de sua carreira, Tarantino afirmou que foi influenciado por westerns, filmes de exploração e filmes de terror. Inspirando-se em nomes como Sergio Leone e Mario Bava, ele conseguiu dar continuidade ao legado deles por meio de suas próprias obras. Ele também expressou rotineiramente sua admiração por seus contemporâneos como Paul Thomas Anderson, particularmente impressionado com a magnum opus de Anderson de 2007, “Sangue Negro”.

A julgar por seu gosto impecável para filmes, é natural supor que Tarantino tenha opções semelhantes quando se trata de séries. Embora as séries muitas vezes tenham uma aparência desfavorável quando comparados aos filmes, obras-primas como “Os Sopranos” (1999-2007) e “The Wire” (2002-2008) mostraram que o meio televisivo pode ser uma ferramenta muito poderosa e pode exceder as capacidades narrativas do cinema.

Tarantino recebeu o nome de um personagem interpretado por Burt Reynolds (1936-2018) em um velho faroeste de TV chamado “Gunsmoke” (1955-1975), um programa que ele disse adorar ao lado de outros clássicos como “Star Trek” (1966-1969) e “The Green Hornet” (1966-1967). No entanto, seu programa favorito de todos os tempos não é uma joia da TV americana ou mesmo um opus moderno da HBO. Na verdade, ele criticou programas da HBO como “True Detective” (2014-2019) por serem “realmente chatos”.

O diretor com tendência para a violência cinematográfica considera a comédia cafona “Como Eu Conheci Sua Mãe” (2005-2014) sua experiência favorita na TV. “Mãos para baixo, meu programa favorito é How I Met Your Mother,” declarou Tarantino . “Estou assistindo desde o primeiro episódio, então é o programa que eu sempre assisto”.

Aparentemente, Tarantino é um grande fã do romantismo desesperado das comédias românticas mainstream e chamou-as de “prazer culpado”. Esse gênero o comoveu tanto que ele admitiu ter chorado devido ao impacto emocional deles. Parece que a influência penetrante das sitcoms americanas não poupa ninguém, nem mesmo o diretor de Pulp Fiction, que passa a maior parte do tempo estudando e defendendo a promoção de filmes estrangeiros.

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“Esqueceram de mim no lar, doce lar” um péssimo remake para um clássico atemporal

Vanderlei Tenório

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Vanderlei Tenório

Particularmente, acho que “Esqueceram de Mim” não deveria ter sido refeito. Sendo franco, sua premissa é simples e direta: uma criança travessa lança uma série de armadilhas feitas à mão para afastar um par de intrusos de sua casa. 

Você pode facilmente reciclar essa ideia cem vezes – o filme de 1990 já tem quatro sequências próprias. Que dano “Esqueceram de mim no lar, doce lar” (2021), de Dan Mazer, poderia causar neste ponto? Alguém está surpreso com o fato de a Disney querer arrancar um pouco mais de dinheiro com a franquia, tendo-a adquirido como parte de sua aquisição da Fox ?.

Não, o problema com “Esqueceram de mim no lar, doce lar” não é que ele teve a ousadia de invadir um clássico do feriado. É que eles estragaram tudo tão mal. Isso realmente não deveria ser difícil: encontre um garoto bonito (e eles encontraram, na forma de Archie Yates do aclamado “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi) e, em seguida, junte algumas nuances comicamente implausíveis de ferir outro ser humano.

Se eles tivessem que “atualizá-lo”, com certeza alguém poderia ter sido atacado por uma bicicleta Peleton. Isso teria funcionado. Mas, “Esqueceram de mim no lar, doce lar” decide, um tanto arbitrariamente, mudar tudo – a criança agora é um completo babaca, enquanto os ladrões são simpáticos, o que faz com que o público torça por criminosos enquanto na verdade espera que todos parem com essa “merda” e durmam.

O roteiro, dos talentosos roteiristas do Saturday Night LiveMikey Day e Streeter Seidell, é estruturalmente confuso e pobre. Ambos são de notáveis ​​escolas modernas de comédia, sabendo inatamente como fazer rir. Mas suas tentativas de palhaçada e piadas autoconscientes caem com um baque surdo. A queda do filme está se inclinando muito para o drama dos pais e dando forma a sensação satisfatória que as crianças têm ao ver seu avatar cinematográfico demonstrar aptidão física e mental. Infelizmente, talvez seja verdade que nunca poderemos voltar de verdade para casa.

Nesta versão, a criança em questão, Max, e sua mãe, Carol (Aisling Bea), param para usar o banheiro de uma casa aberta suburbana, hospedada por Pam Fritzovski (Ellie Kemper) e Jeff Fritzovski (Rob Delaney). Max encontra Jeff empacotando uma caixa de bonecos antigos e decide zombar dele por causa da, não sei, homofobia? Mais tarde naquela noite, Jeff descobre algumas informações: primeiro, que uma das bonecas vale uma fortuna e poderia resolver todos os seus problemas financeiros e, segundo que parece que Max roubou a coisa em algum tipo de ato não especificado de vingança. O próximo passo óbvio é que ele e Pam devem invadir a casa de Max e roubá-la de volta.

O único vestígio do “Esqueceram de Mim” original está no retorno de um agora adulto Buzz McCallister (Devin Ratray), o irmão mais velho de Kevin, que desde então se juntou à força policial. Isso, tecnicamente tornaria “Esqueceram de mim no lar, doce lar” mais uma sequência, apesar do fato de que um personagem, a certa altura, tenta quebrar a quarta parede e gracejar: Não sei por que eles estão sempre tentando refazer os clássicos, eles nunca tão bom quanto o original. “Esqueceram de mim no lar, doce lar”nem mesmo sabe o que é, muito menos o que deveria estar fazendo.

Entretanto, mudar o foco principal da criança para os adultos é certamente uma escolha inovadora. Ainda assim, não fez nenhum favor na execução, frequentemente esquecendo-se de ser animado, bem-humorado e cativante ao longo do caminho. A narrativa luta para atribuir as posições de poder de algoz e vítima. Eles estão constantemente mudando, fazendo com que a simpatia do público eventualmente diminua enquanto questionamos por que queremos ver vítimas de dificuldades financeiras sendo espancadas por um moleque rico.

Nisso, o filme assume um tom comemorativo sempre que Max derrota seus intimidadores. É claro que os cineastas querem ilustrar que todos aqui têm seus motivos para lutar por seus lares, mas não definir quem está certo ou errado parece pura incompetência.

Artisticamente falando, em meio a um material tão sem brilho e esquecível, o elenco do filme raramente se destaca em seus papéis, o que é confuso, já que todos são talentosos e capazes que realizaram excelentes trabalhos em outros projetos. Yates (“Jojo Rabbit”) naturalmente irradia carisma, mas o roteiro muitas vezes o silencia, prestando-lhe um péssimo serviço.

Já Ellie Kemper (“Unbreakable Kimmy Schmidt”) e Rob Delaney (“Really”) têm dificuldade em controlar os aspectos sinceros de seus papéis que vão contra a comédia. Mesmo a inclusão de Buzz McCallister (Devin Ratray), fazendo o papel de um segurança particular patrulhando o bairro, é muito discreto para atiçar a nostalgia como deveria.

Rapaz, é desconcertante que “Esqueceram de mim no lar, doce lar” não tenha saído melhor já que, no papel, a lista de elenco e criativos parece um casamento ideal de talento e visão. Enfim, “Esqueceram de mim no lar, doce lar”existe, você já pagou pelo Disney+, quem se importa. Feliz Natal.

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