Conecte-se conosco

Jaguariúna

Após dias em casa com febre, homem fica 11 dias na UTI com Covid-19 e pede conscientização

Publicados

em

Apesar de não ser sua área de atuação, Adriano Boreli, de 50 anos, viu uma oportunidade no início da pandemia e começou a vender testes de Covid-19, oxímetro e termômetros. Durante uma viagem de vendas para São Paulo, em abril de 2020, ele pegou Covid-19, mas demorou a ser diagnosticado e tratado.

Adriano conta que ainda em viagem começou a sentir fraqueza e cansaço, mas por estar em uma rotina intensa de trabalho, não estava se alimentando corretamente e associou os sintomas a isso. Ao retornar para Jaguariúna, teve febre.

A febre estendeu-se por quatro dias, momento em que Adriano desconfiou que pudesse ter pegou a Covid-19 e então pagou para fazer o exame de sangue. O resultado deu negativo. Sua esposa, grávida, também fez o exame e teve o mesmo resultado.

Mais três dias se passaram e Adriano voltou a sentir-se muito mal. Neste momento sua esposa já havia perdido o olfato e paladar. Ambos foram para a Unidade de Campanha e para ele foi receitado um remédio.

Diante disto e vendo seu quadro de saúde sem melhora, Adriano procurou seu médico do plano de saúde, em Campinas. Lá, ele fez uma tomografia e o médico afirmou: você tem Covid-19. “Ele identificou que meu pulmão estava comprometido”, conta. Dois dias depois ele fez o teste do cotonete.

Passados mais de sete dias com febre e indo e vindo para lá e para cá, Adriano recebeu a visita de uma amiga da área da saúde em sua casa, onde ela constatou seu estado de saúde e no dia seguinte, sem melhora, ele foi levado para a enfermaria do Hospital municipal com sua esposa. Ela foi liberada logo pela noite e ele lá permaneceu, na UTI, pois sua oxigenação estava baixa.

“Eu saí de lá 11 dias depois”, conta. “Eu tinha noção que era dia e era noite, mas não me lembro de muita coisa”.

Durante este tempo, foi confirmado também que sua esposa pegou Covid-19, mas ela não teve complicações. Ficou apenas em isolamento. Adriano lamenta que ela, mesmo saindo de casa apenas para ir a consultas médicas, contraiu a doença.

Na UTI, devido à falta de oxigenação, Adriano foi submetido a três exames de gasometria por dia. Esse exame é utilizado em situações críticas de insuficiência respiratória e é uma solução importante para análise e para o gerenciamento dessa condição. Durante todo o tempo de internação, foram realizados 35 exames deste.

“O Hospital daqui é excelente. Quando alguém fala mal eu tenho vontade de brigar”, brinca. “Eu sou muito grato pelo Hospital. Já tive dengue três vezes e quando tive na última vez, eu caí quatro vezes de convulsão. Me trataram muito bem e agora não foi diferente”, conta.

Agora, Adriano está bem, recuperado, mas perdeu 11kg durante a internação. Seu filho nasceu de forma prematura, mas toda a família está bem.

No entanto, Adriano preocupa-se com toda a situação pela qual passou. “Eu consegui ser tratado a tempo devido a uma amizade da área da saúde que fez uma visita em minha casa e disse que se eu não melhorasse até o dia seguinte eu precisaria ser internado”, conta.

“Eu fico triste, pois se eu não tivesse o contato dessa pessoa eu tinha morrido. As pessoas não estão sendo medicadas na hora certa”, alerta.

Adriano pratica esportes, foi acometido com a Covid e precisou de um leito de UTI. Por isso, independente da idade ou condição, é preciso cuidar-se. “A doença atinge cada um de um jeito”.

Vacinação
Adriano será imunizado no dia 22 de maio. “Eu tomo de litros se tiver, pois eu sei o que eu passei lá dentro”, brinca.

Jaguariúna

Jaguariúna conquista a melhor colocação na história do JOMI

Publicados

em

Jaguariúna conquistou a 6ª colocação na classificação geral da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizada em Casa Branca e encerrada neste domingo, dia 21 de abril. Foi a melhor campanha de Jaguariúna dentre todas suas participações nos jogos. A cidade contou com o contingente recorde de 103 representantes, sendo 92 atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, e 11 integrantes da comissão técnica.  

Jaguariúna foi a grande protagonista no quesito dança, conquistando a inédita primeira colocação na categoria Coreografia. A apresentação da equipe jaguariunense, logo na abertura dos Jogos, sob os cuidados do professor e coreógrafo Michael Welley e do auxiliar Luís Eduardo, incendiou o público e jurados presentes e foi a grande vencedora, conquistando a medalha de ouro.

LEIA TAMBÉM:

Na dança de salão, Jaguariúna conquistou pódio nas três categorias da modalidade: Categoria A (medalha de prata), com os dançarinos Maria Alice e Airton Braulino; Categoria C (medalha de ouro), com os dançarinos Izaura Terada e Antonio Roberto; Categoria C (medalha de bronze), com os dançarinos João Viana e Marilene Ferrari.

Jaguariúna também foi destaque em outras modalidades: medalha de bronze no atletismo na Categoria A 1.500 m, atleta Katia Malachias; medalha de bronze na modalidade xadrez, com Vera Coimbra; medalha de prata na modalidade tênis de campo, na Categoria A, com a atleta Valéria Shiomi. Na modalidade natação, foram duas medalhas (prata e bronze, costas e livre) na Categoria E, com José Fornos Rodrigues.

No total, o 26º Jomi reuniu 38 cidades, 2.500 atletas acima de 60 anos, envolvidos em 14 modalidades (atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez) em diferentes locais.

No final de junho deste ano, acontecem as finais estaduais, que serão realizadas na cidade de Itatiba. Jaguariúna irá participar com presenças nas modalidades de atletismo, coreografia, dança de salão e natação. A coreografia de Jaguariúna também participará em julho do maior festival de dança do Brasil, que acontece na cidade de Joinville.

Amiga do idoso
Jaguariúna é uma das poucas cidades no Brasil reconhecida oficialmente como Amiga do Idoso. O título foi concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade.

26º JOMI – Classificação geral
As dez primeiras cidades

1º Campinas
2º Itatiba
3º Mogi Guaçu
4º Bragança Paulista
5º Atibaia
6º Valinhos
6º Jaguariúna
8º Limeira
9º Casa Branca
10º Pedreira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mutirão contra a dengue: Saúde visita mais 616 imóveis no bairro Nassif

Publicados

em

Agentes de saúde da Prefeitura de Jaguariúna visitaram mais 616 imóveis no bairro Nassif, no sábado, 20, em novo mutirão contra a dengue no local.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 402 residências foram efetivamente trabalhadas pelos agentes, com 172 casas fechadas.

LEIA TAMBÉM:

Em outros 35 imóveis, os proprietários não permitiram a entrada dos agentes de saúde para verificação dos quintais. Mais sete residências estavam desocupadas. Segundo a Secretaria de Saúde, foram coletadas nove amostras de larvas do mosquito Aedes Aegypti para análise.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

A ação deste sábado deu continuidade ao trabalho realizado no último dia 13 de abril no bairro Nassif, quando 230 imóveis foram visitados, totalizando assim 846 residências nos dois dias de mutirão.

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde vem realizando uma série de mutirões da dengue nos bairros da cidade. Segundo a pasta, essas ações são fundamentais para o combate ao mosquito e à prevenção da dengue por meio da informação aos moradores.

Quem quiser ajudar esse trabalho pode enviar mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de dengue pelo WhatsApp número (19) 99783-2319, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Saiba quem é Célia Leão, nova secretária de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A nova secretária de Educação de Jaguariúna é a ex-deputada Célia Leão, que tem uma história enriquecedora tanto na vida pública como na vida pessoal. Paraplégica desde os 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel, Célia Leão não se absteve em lutar por seus sonhos e assumir grandes responsabilidades.

Casada, mãe de três filhos, Célia Leão foi uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, área onde atua há mais de 35 anos, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

Foi uma das fundadoras do PSDB de Campinas, cidade pela qual se elegeu vereadora, em 1988. Daí em diante, desde 1990, disputou todas as eleições para deputada estadual, sendo vitoriosa em todos os pleitos.

LEIA TAMBÉM:

Lutou ao lado de importantes nomes da política como Mario Covas, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Magalhães Teixeira, entre outros tantos. É uma das maiores referências na defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Ao longo de sua trajetória como deputada estadual, Célia Leão apresentou centenas de projetos de lei e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas.

E quem pensa que estes anos como deputada estadual pudessem diminuir o ritmo de trabalho desta mulher vitoriosa, Célia Leão assume a Secretaria de Educação de Jaguariúna. “Vir aqui como secretária, e digo com muita humildade, mas também com muito orgulho, trazendo uma sabedoria e conhecimento que adquiri ao longo desses anos para mim é mais que um presente. É uma obrigação de construir uma sociedade cada vez melhor”, diz Célia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias