Conecte-se conosco

São Paulo

Amantes do automobilismo aderem cada vez mais ao kartismo

Publicados

em

Grande parte dos 54 campeonatos sediados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, contam com pilotos que antes apenas acompanhavam a Fórmula 1 pela TV

É regra, entre os amantes do automobilismo, cumprir o ritual mensal de assistir as etapas da Fórmula 1, pela televisão, e conferir os bastidores do campeonato por meio da série veiculada numa das principais plataformas de streaming. Mas, muitos dos apaixonados por velocidade não se contentam apenas em torcer e acabam se aproximando do kartismo para sentir a emoção de pilotar numa pista. É assim que começou boa parte dos 54 campeonatos sediados hoje no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia.

De acordo com Reimar Monteiro, idealizador dos campeonatos Talent Kart Cup (TKC) e Talent Kart Indoor (TKI), de karts próprios e alugados, respectivamente, a maioria dos pilotos chega ao kartismo e aos campeonatos pela paixão pelo automobilismo.

“Sim, com certeza todos ali são amantes do automobilismo. É quase que uma religião. Acredito que a divulgação do esporte, seja fórmula ou turismo, desperta a curiosidade das pessoas, que então procuram o kart para tirar a dúvida. Aí vira paixão à primeira vista”, salienta.

Monteiro lembra que tanto o kart quanto carros maiores, de competição, não têm nada a ver com carros de rua. “São conduções totalmente diferentes. E é esse tipo de pilotagem (de competição) que encanta as pessoas, criando cada vez mais adeptos”, analisa.

O TKC teve início em 2018, conforme Monteiro, está em sua 5ª temporada, e surgiu com o intuito de ser um campeonato de baixo custo e alto equilíbrio de motores, com o trabalho de apenas um preparador para os 16 pilotos, em motores F400 de 21 HP. Já o TKI nasceu de uma ideia entre amigos, em 2020, como uma opção mais barata para quem não tinha kart próprio, “e se tornou um campeonato muito equilibrado, com boas disputas e alto nível de pilotagem”, ressalta Monteiro. Atualmente, conta com 32 pilotos no total.

Para Reimar Monteiro, o kartismo como esporte só produz benefícios aos praticantes. “Se não fosse o kart já pesaria mais de 100 quilos! A paixão pelo esporte faz você se adequar. Conheço pessoas que emagreceram para ganhar performance, entraram em academia e até pararam de beber. A questão da disciplina também evolui muito, pois você separa as coisas: lugar de correr é na pista de corrida, não na rua do bairro ou rodovias. Também exercita a concentração e alivia o estresse”, finaliza.

Paixão pelo automobilismo e baixo custo

Outro idealizador do Talent Kart Indoor, juntamente com Reimar Monteiro, é o piloto Leandro Justino, que há quatro anos conheceu o kartismo numa brincadeira entre amigos. Ele conta que também começou a praticar o esporte por conta do automobilismo. “Sem dúvida, o que me levou à prática do kart de aluguel foi a paixão pelo automobilismo, além do baixo custo. Depois ficou sério e acabou virando uma competição”, explica.

Para Justino, o kartismo é um excelente esporte para fazer amizades dentro e fora das corridas. Além disso, ele diz que o esporte influenciou positivamente em sua vida. “O kartismo trouxe mais confiança e determinação para mim, mudou meu condicionamento físico e mental”, revela.

Além do TKC, entre os campeonatos de kart próprio sediados no San Marino, divididos por faixa etária, também estão a Copa San Remo, o Fanatici Kart, Fanatici Rok Cup, F-Racers e Kart PD’ Chumbo. Nesta modalidade, especificamente, é possível começar no esporte a partir dos 6 anos.

Já entre as competições de kart de aluguel sediadas no complexo, que utilizam a frota do San Marino, estão a FKart, o Grupo Kart Entre Amigos (GPKA), o Tartarugas Ninjas, Kart Drivers, a FK 1, além do Talent Kart Indoor (TKI). Neste caso, para ingressar no esporte é preciso ter mais de 13 anos.

Ainda há outras 42 competições eventuais que acontecem no complexo, reunindo grupos de amigos apaixonados por automobilismo e velocidade.

O Kartódromo San Marino conta com uma equipe especializada para dar suporte aos visitantes, principalmente quem não têm nenhuma experiência em pilotagem. Para participar das corridas de kart de aluguel, além de ser maior de 13 anos de idade, é preciso agendar um horário previamente e apresentar documento com foto. Mais informações pelo telefone (19) 3833-1818 e pelo WhatsApp (19) 99119-9895.

São Paulo

Qualifica SP abre inscrições para cursos de tecnologia remotos e gratuitos no estado de São Paulo com mais de mil vagas

Publicados

em

Inscrições estão abertas até 15 de junho e devem ser feitas pelo site do programa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio do Qualifica SP, está com 1.120 vagas abertas para cursos gratuitos e remotos do setor de tecnologia para todo o estado de São Paulo. A oferta faz parte da modalidade Novo Emprego do programa, que tem como objetivo facilitar a inserção e/ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Os interessados devem se inscrever pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 15 de junho.

LEIA TAMBÉM:

As aulas são ao vivo e disponibilizadas em três turnos: manhã (8h30 às 11h50), tarde (13h30 às 16h50) e noite (19h às 22h20). Cada curso conta com quatro turmas de 40 vagas (totalizando 160 vagas), sendo uma turma de manhã, uma de tarde e duas no período da noite. Confira os cursos disponíveis:

Aplicação de banco de dados;
Arquitetura de sistemas;
Gestão de projetos de TI;
Programação mobile;
Programação orientada a objetos;
Programação WEB;
Sistemas operacionais.

A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br/ até o dia 15 de junho. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 23 de junho. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.

Serviço

Inscrições para cursos de tecnologia do Qualifica SP – Novo Emprego
Quantidade de vagas: 1.120 vagas
Formato: Remoto
Inscrições: até 15 de junho
Início das aulas: 23 de junho (previsão)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

CDHU lança chamamento ao mercado para contratação de 8,8 mil novas moradias

Publicados

em

Propostas devem ser enviadas até 18 de junho; 70 municípios do interior do Estado serão contemplados

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) publicou, nesta terça-feira, 27, um chamamento à iniciativa privada para o credenciamento de 8.875 novas moradias, que poderão ser viabilizadas por meio de lotes ou unidades habitacionais, em 70 municípios do interior do Estado. As propostas deverão ser apresentadas pelos interessados exclusivamente com o preenchimento dos formulários disponíveis no site www.cdhu.sp.gov.br, entre 28 de maio de 2025 e 18 de junho de 2025.

Essas moradias serão comercializadas na modalidade de Carta de Crédito Associativo (CCA). Por meio desse tipo de atendimento, a Companhia conta com com a expertise e agilidade do setor privado para produzir, no menor tempo possível, habitações regulares e seguras para diminuir as carências decorrentes do déficit habitacional de interesse social do Estado de São Paulo.

As propostas deverão considerar empreendimentos concluídos, ou seja com Habite-se ou Termo de Verificação de Obra; em obras; ou ao menos com projetos aprovados, incluindo a expedição de licenças e alvarás. As unidades habitacionais terão como valor máximo R$210 mil, enquanto o teto para lotes é de R$60 mil.

LEIA TAMBÉM:

A classificação das propostas relativas às unidades habitacionais privilegia empreendimentos em obras, com 15 pontos. Os aprovados que possuem autos de aprovação/execução e licenças dentro do prazo de validade terão 10 pontos, assim como os empreendimentos com mais de 50% das unidades habitacionais com dois dormitórios. Empreendimentos com total de unidades igual ou menor do que 160 terão cinco pontos.

No caso dos lotes, serão 15 pontos para loteamentos em obras, dez para loteamentos aprovados e que possuam autos de aprovação/execução e licenças dentro do prazo de validade e cinco para loteamentos com total de unidades igual ou menor do que 160.

O edital terá vigência de cinco anos, contados a partir da publicação, sendo que, neste período, enquanto houver a necessidade de atendimento habitacional definitivo pela CDHU nos municípios contemplados e observada a disponibilidade orçamentária e financeira da Companhia, a contratação dos empreendimentos constantes das propostas habilitadas poderá ocorrer, mediante atualização dos elementos técnicos, jurídicos e financeiros relacionados ao projeto e à empresa proponente.

No caso de seleção de lotes, as unidades habitacionais que, posteriormente, vierem a ser implantadas poderão ser viabilizadas por meio de processos de construção industrializada modular offsite.

O chamamento é uma nova etapa do anúncio feito no dia 14 de abril, quando o governador Tarcísio de Freitas autorizou a contratação de mais de 30 mil novas unidades habitacionais, sendo 13 mil na modalidade Carta de Crédito Imobiliário do Casa Paulista; cerca de 10 mil unidades que já estão em licitação pela CDHU; e agora, fechando o ciclo, o novo edital para prospecção de unidades do mercado para financiamento pela Companhia.

Carta de Crédito Associativo

Na modalidade Carta de Crédito Associativo, a CDHU concede financiamento a famílias com renda de até cinco salários mínimos, preferencialmente, oriundas de áreas de risco, beneficiárias do auxílio moradia do Governo de São Paulo ou inscritas em editais públicos da CDHU.

Os empreendimentos são inscritos por meio de editais de credenciamento promovidos pela Secretaria Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e devem ter os projetos homologados. Para participar do programa, o conjunto habitacional precisa estar incorporado e contar com documentação técnica e jurídica aprovada pela CDHU.

Os imóveis são financiados de acordo com os critérios da CDHU e das diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero e comprometimento de 20% da renda, com o pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos.

As famílias também são isentas de encargos durante a fase de obras e o pagamento da primeira prestação vai ocorrer somente 30 dias após a entrega das chaves do imóvel pronto para morar. Para não onerar o orçamento das famílias antes entrega das moradias, o Governo do Estado cobre com todas as despesas do financiamento, incluindo o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro do imóvel em cartório e o seguro de morte ou invalidez permanente durante a obra, garantindo tranquilidade para as famílias.

Na atual gestão, já foram entregues 4.805 moradias pela modalidade CCA com investimentos de R$870,8 milhões. Além disso, o Governo está investindo R$2,6 bilhões para financiar a aquisição de 14.466 unidades habitacionais que estão em produção.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Fórum de Turismo 60+: Setur-SP aposta na capacitação de agentes de viagem para atrair viajantes mais velhos

Publicados

em

Realizado na capital paulista, evento divulga e qualifica profissionais ligados ao setor de turismo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa nesta segunda-feira, 26, do Fórum de Turismo 60 , um evento que conecta agentes de viagem, hotéis e prestadores de serviço com foco no treinamento de profissionais do setor, incluindo palestras, workshops e capacitações.

O evento acontece em São Paulo e reúne mais de 60 agentes de viagem, 20 palestras e workshops, além de dez destinos capacitados para receber viajantes sêniors. Viajar é uma das atividades preferidas do público 60 , segundo a ABAV-Aviesp. Estima-se que 32,9 % dos idosos viajem de duas a três vezes por ano.

LEIA TAMBÉM:

O público com mais de 60 anos traz benefícios enormes para a cadeia do turismo. Eles tornam os atrativos e os meios de hospedagens mais inclusivos, além de contribuir para a qualificação dos profissionais do setor. “Temos investido na capacitação de destinos e de profissionais, e isso tem sido muito efetivo para desenvolver o turismo 60 . O Estado de São Paulo é um estado que, cada vez mais, respeita, recebe e valoriza os viajantes sêniors”, disse o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

A Setur-SP terá um espaço com realização de atendimentos e promoção de destinos, onde apresenta seu vídeo promocional com destinos de São Paulo, exposição da marca governamental e workshop com a coordenadora de turismo, Ana Clemente. A programação pode ser consultada no site: https://www.forumdeturismo60.com.br/programacao/

A Secretaria também divulga em seu estande o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”, com 70 destinos paulistas inclusivos vendidos por 60 agências e operadoras de viagem de SP.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias