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São Paulo

Amantes do automobilismo aderem cada vez mais ao kartismo

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Grande parte dos 54 campeonatos sediados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, contam com pilotos que antes apenas acompanhavam a Fórmula 1 pela TV

É regra, entre os amantes do automobilismo, cumprir o ritual mensal de assistir as etapas da Fórmula 1, pela televisão, e conferir os bastidores do campeonato por meio da série veiculada numa das principais plataformas de streaming. Mas, muitos dos apaixonados por velocidade não se contentam apenas em torcer e acabam se aproximando do kartismo para sentir a emoção de pilotar numa pista. É assim que começou boa parte dos 54 campeonatos sediados hoje no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia.

De acordo com Reimar Monteiro, idealizador dos campeonatos Talent Kart Cup (TKC) e Talent Kart Indoor (TKI), de karts próprios e alugados, respectivamente, a maioria dos pilotos chega ao kartismo e aos campeonatos pela paixão pelo automobilismo.

“Sim, com certeza todos ali são amantes do automobilismo. É quase que uma religião. Acredito que a divulgação do esporte, seja fórmula ou turismo, desperta a curiosidade das pessoas, que então procuram o kart para tirar a dúvida. Aí vira paixão à primeira vista”, salienta.

Monteiro lembra que tanto o kart quanto carros maiores, de competição, não têm nada a ver com carros de rua. “São conduções totalmente diferentes. E é esse tipo de pilotagem (de competição) que encanta as pessoas, criando cada vez mais adeptos”, analisa.

O TKC teve início em 2018, conforme Monteiro, está em sua 5ª temporada, e surgiu com o intuito de ser um campeonato de baixo custo e alto equilíbrio de motores, com o trabalho de apenas um preparador para os 16 pilotos, em motores F400 de 21 HP. Já o TKI nasceu de uma ideia entre amigos, em 2020, como uma opção mais barata para quem não tinha kart próprio, “e se tornou um campeonato muito equilibrado, com boas disputas e alto nível de pilotagem”, ressalta Monteiro. Atualmente, conta com 32 pilotos no total.

Para Reimar Monteiro, o kartismo como esporte só produz benefícios aos praticantes. “Se não fosse o kart já pesaria mais de 100 quilos! A paixão pelo esporte faz você se adequar. Conheço pessoas que emagreceram para ganhar performance, entraram em academia e até pararam de beber. A questão da disciplina também evolui muito, pois você separa as coisas: lugar de correr é na pista de corrida, não na rua do bairro ou rodovias. Também exercita a concentração e alivia o estresse”, finaliza.

Paixão pelo automobilismo e baixo custo

Outro idealizador do Talent Kart Indoor, juntamente com Reimar Monteiro, é o piloto Leandro Justino, que há quatro anos conheceu o kartismo numa brincadeira entre amigos. Ele conta que também começou a praticar o esporte por conta do automobilismo. “Sem dúvida, o que me levou à prática do kart de aluguel foi a paixão pelo automobilismo, além do baixo custo. Depois ficou sério e acabou virando uma competição”, explica.

Para Justino, o kartismo é um excelente esporte para fazer amizades dentro e fora das corridas. Além disso, ele diz que o esporte influenciou positivamente em sua vida. “O kartismo trouxe mais confiança e determinação para mim, mudou meu condicionamento físico e mental”, revela.

Além do TKC, entre os campeonatos de kart próprio sediados no San Marino, divididos por faixa etária, também estão a Copa San Remo, o Fanatici Kart, Fanatici Rok Cup, F-Racers e Kart PD’ Chumbo. Nesta modalidade, especificamente, é possível começar no esporte a partir dos 6 anos.

Já entre as competições de kart de aluguel sediadas no complexo, que utilizam a frota do San Marino, estão a FKart, o Grupo Kart Entre Amigos (GPKA), o Tartarugas Ninjas, Kart Drivers, a FK 1, além do Talent Kart Indoor (TKI). Neste caso, para ingressar no esporte é preciso ter mais de 13 anos.

Ainda há outras 42 competições eventuais que acontecem no complexo, reunindo grupos de amigos apaixonados por automobilismo e velocidade.

O Kartódromo San Marino conta com uma equipe especializada para dar suporte aos visitantes, principalmente quem não têm nenhuma experiência em pilotagem. Para participar das corridas de kart de aluguel, além de ser maior de 13 anos de idade, é preciso agendar um horário previamente e apresentar documento com foto. Mais informações pelo telefone (19) 3833-1818 e pelo WhatsApp (19) 99119-9895.

São Paulo

Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível

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Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o veículo no estado de SP

O pagamento do licenciamento 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. Essa é uma facilidade para os condutores do estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências.

O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

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Em janeiro de 2024, o Detran-SP licenciou 3.879.829 veículos, sendo que 89% foram realizados de maneira tecnológica e automatizada – sem intervenção humana. Apenas 401.289 operações precisaram ser realizadas manualmente por servidores do Detran-SP. Esses casos ocorrem, por exemplo, quando existem erros por multas de outros Estados, que não estejam integrados à base do órgão estadual de trânsito ou quando há bloqueios a serem sanados.

“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).

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São Paulo

Helicóptero cai em Caieiras, na Grande SP, com quatro pessoas a bordo

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O piloto e uma criança foram resgatados com vida

Um helicóptero com quatro passageiros caiu em Caieiras, no interior de São Paulo, nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. A aeronave foi avistada pelo helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, nesta sexta-feira, 17.

O piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e uma criança de 12 anos, foram resgatados com vida.

Além deles, a aeronave estava ocupada por mais dois passageiros, segundo os bombeiros. Eles (homem e mulher) foram encontrados sem vida. O dono da aeronave era um empresário de Americana.

Segundo a Defesa Civil, o piloto e a criança foram levados para o Hospital das Clínicas.

A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira, 16. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT. A aeronave estava a caminho da cidade de Americana quando se acidentou.

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Prefeitura de Monte Alegre do Sul declara situação de calamidade financeira

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Prefeitura publica decreto que suspende pagamentos de despesas dos exercícios anteriores

Por determinação do prefeito Rafa Vezzan, e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros 10 dias do mandato, a prefeitura de Monte Alegre do Sul publicou decreto de situação de calamidade financeira.

O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.

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Após assumir a prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$448.377,27, ocorrido no dia 10/01, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.

Até o momento, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$2 milhões, com menos de R$75 mil deixados em conta para esses compromissos.

Além das dívidas, da falta de recursos em caixa e da desorganização fiscal do município, a atual administração herdou da anterior uma série de problemas que passam desde a estrutura dos equipamentos públicos, até pela falta de materiais básicos para manutenção e limpeza.

O decreto tem por objetivo, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.

Com isso, o Departamento Municipal de Fazenda e Finanças avaliará a situação financeira do tesouro municipal e, no prazo máximo de 45 dias apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos financeiros assumidos que não possuam a correspondente disponibilidade financeira, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos essenciais e das despesas constitucionais.

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