Conecte-se conosco

Cultura

Aluga-se

Publicados

em

“Nós não ‘Vamo Pagar’ Nada!”

“O Brasil está para alugar, nós não ‘vamo’ pagar nada”

“Nós não vamo pagar nada!”, Assim dizia, o grande poeta da música popular brasileira, Raul Seixa. É incrível como os mais antigos tinham uma visão perspicaz e profética dos acontecimentos futuros do Brasil. 

A leitura feita e escrita por “Raulzito” e Cláudio Roberto Andrade de Azevedo em 1980, já demonstrava a entrega fácil das estatais para os gringos.  Acha que estou falando de mais? Então, veja a seguir…

Numa das estrofes da música, Raul canta: “Dá lugar pros gringo entrar, esse imóvel tá pra alugar, os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar. Tem o Atlântico, tem vista pro mar, a Amazônia é o jardim do quintal e o dólar dele paga o nosso mingau”. Sinalizando o claro descompromisso do governo em manter aquilo que é da nação.

Lembre-se, Seixas escreveu e gravou essa canção ainda em plena ditadura militar, como que isso passou pela censura? Acho que foi mais fácil do que receita de bolo.

Quase nada muda, ao menos para nós

Mas o fato tocante da história é que hoje, a história não muda muito. As coisas não são tão diferentes do que eram há 20, 30, 50 anos atrás. Aí, você pode assinalar que não regulo bem, “você não vê a modernidade, como tudo evoluiu etc etc etc,”.   Querido leitor, tecnologia é uma coisa, avanços  e modernização tecnológica não tem nada a ver com locação “latifundiária e estatais”. Embora, possa estar coligado. 

“Agora você confundiu minha cabeça”, você pode dizer, “como você diz que é uma coisa, mas ainda assim pode estar coligado?”, você pode se perguntar.

E faço a ressalva te responder. Vamos lá!

Qual o primeiro passo de orquestrar a música da dança da privatização? Ora bolas, a primeira nota dá-se em desmerecer e desvalorizar aos olhos do público aquele bem, para que assim, o faça acreditar que será melhor esta ou aquela estatal estando nas mãos alheias, do que no braço do controle da nação. Ou seja, a bela frase: Serviço público não presta! Sendo que nada é de graça, pagamos muitos impostos para as máquinas funcionarem.

E onde está a coligação? A tecnologia evoluiu, mas aquela estatal continua funcionando com Fita K7 e máquina de escrever…

Vai tudo de bandeja

E por aí os acordes dessa canção vão se sucedendo, as privatizações seguem acontecendo de modo acelerado, Rodovias Federais e Estaduais privatizadas (pedágios de valores astronômicos para que o asfalto foi feito de topázio), Bancos, mineradoras e até os Aeroportos.  No Paraná, Quatro aeroportos foram privatizados, de acordo com o Ministério da Infraestrutura. 

Os leilões para concessão dos terminais ocorreram em 2021. Ainda em abril do mesmo ano, o governo federal retomou a agenda de privatizações com a previsão de realização de 3 leilões de infraestrutura. Entre os dias 7 e 9 de abril, foram oferecidos à iniciativa privada 22 aeroportos, uma ferrovia e cinco terminais portuários.

 E advinha quem financiou e bancou a construção disso tudo?

Outro dia, ouviu-se burburinhos de privatização no sistema de saúde. Como se não bastasse, falaram também em privatizar a educação.  O mais crítico e ferrenho dos serviços prestados pelo poder público pode alegar, “Mas veja quando se privatiza, os serviços são de mais qualidades”, Concordo e discordo. 

Vamos analisar o seguinte detalhe: levando-se em consideração a alta carga tributária a que todos os dias milhões de brasileiros estão submetidos e obrigados a arcar, fossem realmente utilizados no dever de seus respectivos endereços, haveria motivos para privatizações?  

No tocante a integridade e honestidade na condução e administração do dinheiro público, não teria esse enorme País condições plenas de prestar um serviço de excelência em todos os setores para a população? Haveria motivo de sermos impedidos de ir e vir de Artur Nogueira a Engenheiro Coelho?  Sim, pois se você não tem o dinheiro do pedágio você não passa!

“Ah, mas tem as estradas alternativas”, alguém pode dizer. Se ao menos elas fossem cuidadas, de fato teríamos alternativa….

O Problema do Brasil são os Brasileiros

O grande problema do Brasil é a falta de interesse dos brasileiros em se defender das desmazelas e tirania na qual somos carrascamente submetidos ano após ano e dia após dia, isso de um modo geral!

No lugar de defender direita ou esquerda, centrão, etc, este ou aquele político, experimente defender o seu vizinho contra o seu algoz. E permita que ele defenda você também, lute um pelo outro.

Vamos aprender de fato, reivindicar e fazer funcionar bem e conservar aquilo que é seu. Político não é celebridade, é seu funcionário. Nós é quem damos a cada um deles as regalias que têm, pegou?

Mas tem sempre uma “viúva saudosista” que diz, “ Mas aquele fez isso e aquilo e este diz que vai fazer”, se fez, não foi mais do que a obrigação e se o que está não tem capacidade de fazer, ou ainda, está causando dano a população, ele deveria indenizar a nação. Se não tem capacidade, não se intrometa!

Tem um famoso dito que afirma: “A grama do vizinho é sempre mais verde”.   Por essa grama ser mais verde, crescem os olhos dos que têm o poder pelo “verde que paga o nosso mingau”.   

Nessa onda, de forma sorrateira, repito, sucateiam a infraestrutura pública que consequentemente passa a prestar um péssimo serviço. Assim, erguem-se e abrem as cortinas para o grande leilão, com a desculpa de que, “não podemos dar conta, os gastos são altos”.

Entregam de bandeja “aos gringos”, o patrimônio nacional. E são elas as multinacionais, quem colhem os frutos e louros do que foi construído com a nossa verba tributária. Com teu e o meu suor, com esforço do trabalho tributado incansável dos pais dos nossos avós e por aí vai…

Além disso, todo esse trajeto pode ser o caminho de ouro para esquemas de corrupção, propina, caixa dois e todos os desvios necessários – ilícitos- que se possa imaginar. 

No fim das contas, após fazer e refazer todos cálculos e revisar as planilhas, as estatais só não servem mesmo para o brasileiro. Mas para os investidores estrangeiros, são uma forte fonte de lucros e arrecadação. E como o profeta Raul Seixas disse numa outra canção, da mesma época, “Conversa pra boi dormir”.  

Márcio Pollyla 

Cultura

Dream Car Museum: conheça o maior complexo de entretenimento e lazer automobilístico

Publicados

em

Se você gosta de carros, ou não, você vai ficar boquiaberto com o maior complexo de entretenimento e lazer para os amantes do automobilismo. E o melhor, fica apenas 1h30 da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O Dream Car Museum está localizado na Rota do Vinho, em São Roque, é um ótimo lugar para ver os autos mais raros do mundo. Inclusive, você pode levar um para casa, como o Fiat 500 que está à venda por R$150 mil.

É um programa para toda a família. Até quem não faz a mínima ideia sobre o assunto pode curtir e se encantar com os quase 150 veículos no interior do museu. Tem automóveis, motos e bicicletas.

LEIA TAMBÉM:

Além deste grandioso arsenal, a programação no museu do carro não acaba por aí. Recentemente foi inaugurado um kartódromo, que é uma pista multiuso, projetada para competições de kart, moto e drift de carros. Uma das mais modernas do Brasil e da América Latina, acompanhando o status do museu.

Inspirada no GP de Mônaco, a infraestrutura conta com 23 boxes, torre de cronometragem, arquibancada coberta com capacidade para 1 mil pessoas, ambulatório, salas de comissários e imprensa. Já estão programados pelo menos 25 eventos até dezembro/2024.

O complexo conta ainda com gastronomia, cultura e lazer, com shopping a céu aberto com 23 lojas e parque de diversões temático. Uma estrutura completa.

Gostou? Vale a pena visitar. O Dream Car Museum está localizado na Estrada do Vinho, nº 7901 – Canguera – São Roque.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Cultura

O que há por trás da solenidade de Corpus Christi?

Publicados

em

Padre Alex Nogueira*

Em grande parte do mundo, assim como no Brasil, a solenidade de Corpus Christi, vivida pelos católicos todos os anos, é marcada por um elemento exterior muito característico: as ruas enfeitadas para a procissão que acontece. Afinal, qual é o propósito de enfeitar, fazer uma procissão e carregar a Santíssima Eucaristia nesta data?

Para compreender, retornamos ao ano de 1264, quando um milagre eucarístico aconteceu na cidade italiana de Bolsena. As relíquias da Santíssima Eucaristia, que tinham se transformado em carne ensanguentada, foram levadas em procissão até a cidade de Orvieto. Já havia no mundo católico um movimento para o reconhecimento de uma festa da Eucaristia. O acontecimento milagroso levou o Papa Urbano IV a decretar a vivência litúrgica da solenidade para toda a Igreja Católica.

LEIA TAMBÉM:

Desde então, a procissão acontece todos os anos, sessenta dias após a Páscoa, numa quinta-feira, visto que a última ceia de Jesus aconteceu também em uma quinta-feira. Foi nesta ceia que Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia, a qual Ele está realmente presente em corpo, sangue, alma e divindade. Este sacramento é o mais sublime. Por isso, em manifestação de reverência e culto público, a Eucaristia é levada na procissão e às ruas podem ser enfeitadas.

No capítulo cinco do livro que escrevi, “Orar faz muito bem!”, discorro sobre o significado e importância da Eucaristia na vida cristã. Apresento um caminho para rezar o Pai-Nosso com consciência e intimidade com Cristo. Uma das petições da oração afirma “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”.

Pedir o pão material e necessário para a subsistência humana não se resume apenas ao alimento corporal. Cristo deixou um alimento espiritual que fortalece a alma e afervora a caridade sobrenatural. Lhe convido a fazer uma experiência de receber a Eucaristia não apenas formalmente, mas com profunda disposição interior e verdadeira piedade. Viva intensamente a solenidade de Corpus Christi e permita que sua vida seja sustentada pelo pão do Céu que mata a fome da alma.

*Padre Alex Nogueira é mestre em direito canônico, professor acadêmico e autor do livro Orar faz muito bem!

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Cultura

Menopausa: médico faz alerta sobre o uso de remédios e antidepressivos quando o assunto é dor crônica

Publicados

em

O ortopedista e médico do esporte Dr. Marcos Costa explica a importância do estilo de vida, acompanhamento médico e da reposição de estradiol para mulheres +40

A menopausa marca uma nova fase na vida de todas as mulheres, porém, as transformações hormonais frequentemente trazem uma série de desconfortos, como é o caso das dores crônicas. Segundo o ortopedista e médico do esporte Dr. Marcos Costa, é preciso atenção e muito cuidado na hora de usar remédios e antidepressivos para tratar o problema.

“Cada mulher é única, logo, cada tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas de cada uma, levando em consideração o histórico médico, a saúde geral e diversas outras características. A automedicação ou ingestão de quaisquer outras substâncias pode não resolver o problema e até mesmo prejudicar a qualidade de vida”, explica o ortopedista.

LEIA TAMBÉM:

Dessa forma, o especialista destaca que a manutenção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico sempre devem ser levados em consideração, pois desempenham papéis fundamentais na promoção do bem-estar das mulheres nessa fase da vida.

Dr. Marcos comenta ainda que uma abordagem cada vez mais utilizada por especialistas é a reposição hormonal com estradiol, a qual pode ser aplicada em doses controladas e realmente ajudar a aliviar as dores associadas à menopausa e até mesmo fortalecer a proteção óssea, prevenindo condições como a osteoporose, por exemplo.

“O mais importante é entender que lidar com as dores crônicas e todos os outros sintomas da menopausa requer uma abordagem especial e que nunca menospreze o que as mulheres estão sentindo. Por isso, uma relação de confiança entre médico e paciente é extremamente indispensável, para que as manifestações nunca passem despercebidas e sempre recebam o tratamento adequado”, diz Dr. Marcos.

Quem é Dr. Marcos José Garcia Costa?
Formado em medicina na PUC-Campinas em 1998, o Dr. Marcos Costa também possui residência em ortopedia e traumatologia pela instituição, além de estágio em cirurgia vídeo artroscopia e laboratório artroscopia pela HC-FMUSP. Pós-graduado em Medicina do Esporte e Exercício em 2012 e em Nutrologia do Esporte em 2023. Atualmente, o Dr. Marcos Costa atende via agendamento médico em consultório particular e via planos de saúde.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias