Cultura
Aluga-se
“Nós não ‘Vamo Pagar’ Nada!”
“Nós não vamo pagar nada!”, Assim dizia, o grande poeta da música popular brasileira, Raul Seixa. É incrível como os mais antigos tinham uma visão perspicaz e profética dos acontecimentos futuros do Brasil.
A leitura feita e escrita por “Raulzito” e Cláudio Roberto Andrade de Azevedo em 1980, já demonstrava a entrega fácil das estatais para os gringos. Acha que estou falando de mais? Então, veja a seguir…
Numa das estrofes da música, Raul canta: “Dá lugar pros gringo entrar, esse imóvel tá pra alugar, os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar. Tem o Atlântico, tem vista pro mar, a Amazônia é o jardim do quintal e o dólar dele paga o nosso mingau”. Sinalizando o claro descompromisso do governo em manter aquilo que é da nação.
Lembre-se, Seixas escreveu e gravou essa canção ainda em plena ditadura militar, como que isso passou pela censura? Acho que foi mais fácil do que receita de bolo.
Quase nada muda, ao menos para nós
Mas o fato tocante da história é que hoje, a história não muda muito. As coisas não são tão diferentes do que eram há 20, 30, 50 anos atrás. Aí, você pode assinalar que não regulo bem, “você não vê a modernidade, como tudo evoluiu etc etc etc,”. Querido leitor, tecnologia é uma coisa, avanços e modernização tecnológica não tem nada a ver com locação “latifundiária e estatais”. Embora, possa estar coligado.
“Agora você confundiu minha cabeça”, você pode dizer, “como você diz que é uma coisa, mas ainda assim pode estar coligado?”, você pode se perguntar.
E faço a ressalva te responder. Vamos lá!
Qual o primeiro passo de orquestrar a música da dança da privatização? Ora bolas, a primeira nota dá-se em desmerecer e desvalorizar aos olhos do público aquele bem, para que assim, o faça acreditar que será melhor esta ou aquela estatal estando nas mãos alheias, do que no braço do controle da nação. Ou seja, a bela frase: Serviço público não presta! Sendo que nada é de graça, pagamos muitos impostos para as máquinas funcionarem.
E onde está a coligação? A tecnologia evoluiu, mas aquela estatal continua funcionando com Fita K7 e máquina de escrever…
Vai tudo de bandeja
E por aí os acordes dessa canção vão se sucedendo, as privatizações seguem acontecendo de modo acelerado, Rodovias Federais e Estaduais privatizadas (pedágios de valores astronômicos para que o asfalto foi feito de topázio), Bancos, mineradoras e até os Aeroportos. No Paraná, Quatro aeroportos foram privatizados, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.
Os leilões para concessão dos terminais ocorreram em 2021. Ainda em abril do mesmo ano, o governo federal retomou a agenda de privatizações com a previsão de realização de 3 leilões de infraestrutura. Entre os dias 7 e 9 de abril, foram oferecidos à iniciativa privada 22 aeroportos, uma ferrovia e cinco terminais portuários.
E advinha quem financiou e bancou a construção disso tudo?
Outro dia, ouviu-se burburinhos de privatização no sistema de saúde. Como se não bastasse, falaram também em privatizar a educação. O mais crítico e ferrenho dos serviços prestados pelo poder público pode alegar, “Mas veja quando se privatiza, os serviços são de mais qualidades”, Concordo e discordo.
Vamos analisar o seguinte detalhe: levando-se em consideração a alta carga tributária a que todos os dias milhões de brasileiros estão submetidos e obrigados a arcar, fossem realmente utilizados no dever de seus respectivos endereços, haveria motivos para privatizações?
No tocante a integridade e honestidade na condução e administração do dinheiro público, não teria esse enorme País condições plenas de prestar um serviço de excelência em todos os setores para a população? Haveria motivo de sermos impedidos de ir e vir de Artur Nogueira a Engenheiro Coelho? Sim, pois se você não tem o dinheiro do pedágio você não passa!
“Ah, mas tem as estradas alternativas”, alguém pode dizer. Se ao menos elas fossem cuidadas, de fato teríamos alternativa….
O Problema do Brasil são os Brasileiros
O grande problema do Brasil é a falta de interesse dos brasileiros em se defender das desmazelas e tirania na qual somos carrascamente submetidos ano após ano e dia após dia, isso de um modo geral!
No lugar de defender direita ou esquerda, centrão, etc, este ou aquele político, experimente defender o seu vizinho contra o seu algoz. E permita que ele defenda você também, lute um pelo outro.
Vamos aprender de fato, reivindicar e fazer funcionar bem e conservar aquilo que é seu. Político não é celebridade, é seu funcionário. Nós é quem damos a cada um deles as regalias que têm, pegou?
Mas tem sempre uma “viúva saudosista” que diz, “ Mas aquele fez isso e aquilo e este diz que vai fazer”, se fez, não foi mais do que a obrigação e se o que está não tem capacidade de fazer, ou ainda, está causando dano a população, ele deveria indenizar a nação. Se não tem capacidade, não se intrometa!
Tem um famoso dito que afirma: “A grama do vizinho é sempre mais verde”. Por essa grama ser mais verde, crescem os olhos dos que têm o poder pelo “verde que paga o nosso mingau”.
Nessa onda, de forma sorrateira, repito, sucateiam a infraestrutura pública que consequentemente passa a prestar um péssimo serviço. Assim, erguem-se e abrem as cortinas para o grande leilão, com a desculpa de que, “não podemos dar conta, os gastos são altos”.
Entregam de bandeja “aos gringos”, o patrimônio nacional. E são elas as multinacionais, quem colhem os frutos e louros do que foi construído com a nossa verba tributária. Com teu e o meu suor, com esforço do trabalho tributado incansável dos pais dos nossos avós e por aí vai…
Além disso, todo esse trajeto pode ser o caminho de ouro para esquemas de corrupção, propina, caixa dois e todos os desvios necessários – ilícitos- que se possa imaginar.
No fim das contas, após fazer e refazer todos cálculos e revisar as planilhas, as estatais só não servem mesmo para o brasileiro. Mas para os investidores estrangeiros, são uma forte fonte de lucros e arrecadação. E como o profeta Raul Seixas disse numa outra canção, da mesma época, “Conversa pra boi dormir”.
Márcio Pollyla
Cultura
1º de Maio: conquistas que inspiram, desafios que unem

O 1º de Maio não é só feriado — é uma data marcada pela memória das lutas históricas dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho. A origem remonta a 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de operários entraram em greve reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A repressão violenta aos protestos resultou em mortes e prisões, mas plantou a semente de um movimento global por direitos trabalhistas. Em homenagem a esses mártires, a data foi adotada por vários países, inclusive no Brasil, onde o dia foi decretado como feriado nacional desde 1925.
Ao longo do tempo, os trabalhadores conquistaram avanços significativos: jornada regulamentada, descanso semanal remunerado, férias, décimo terceiro salário, licença maternidade, direitos previdenciários, entre outros. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943, foi um marco fundamental na proteção da classe trabalhadora brasileira. Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 ampliou direitos e garantias trabalhistas, reforçando o valor social do trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Mas, ao lado das conquistas, persistem desigualdades que não podem ser ignoradas. Milhões de trabalhadores ainda enfrentam informalidade, baixos salários, jornadas exaustivas e ambientes inseguros. O adoecimento mental por condições precárias de trabalho tem crescido em ritmo alarmante. Mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e trabalhadores com deficiência ainda enfrentam barreiras estruturais no acesso e permanência digna no mercado de trabalho. Avançar significa também enfrentar essas desigualdades com políticas públicas eficazes, práticas empresariais responsáveis e legislações que acompanhem a realidade do século XXI.
O mundo do trabalho mudou — apesar dos avanços, os desafios permanecem. Automação, inteligência artificial, home office. Tudo isso traz novas possibilidades, mas também novos riscos. O desafio agora é garantir que a modernização venha com proteção social, saúde mental, inclusão e respeito. Não se pode aceitar que flexibilização signifique precarização. O futuro precisa ser construído com diálogo, responsabilidade e valorização das pessoas.
Nesse cenário, é essencial manter vivo o espírito de mobilização que originou o 1º de maio. Por isso, o Dia do Trabalho é mais atual do que nunca.
É hora de olhar para trás com orgulho, e para a frente com coragem. Celebrar conquistas, sim — mas sem esquecer das batalhas que ainda precisam ser travadas, porque trabalhar com dignidade não é privilégio. É direito. E direito devemos defender. Sempre.
Marília Meorim Ferreira De Lucca e Castro, sócia e advogada de Brasil Salomão e Matthes – [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Cultura
Paulínia Winner Mall Shopping promove ‘Caça aos Ovos’ e atividades gratuitas para as crianças na Páscoa

A corrida pelos doces inicia no Espaço de Eventos, no térreo
O Paulínia Winner Mall Shopping preparou uma programação especial para as famílias durante a Páscoa. Neste sábado, 19, das 14 às 17 horas, acontece uma divertida Caça aos Ovos e atividades recreativas para as crianças. A ação faz parte da campanha Aventura de Páscoa. O evento é gratuito.
A brincadeira terá início no Espaço de Eventos, no térreo, onde as crianças receberão as primeiras pistas para iniciar o percurso. Durante a busca pelos ovos de chocolate, os participantes precisarão seguir os rastros estrategicamente espalhados pelo mall. A cada nova pista encontrada, os monitores ajudarão na leitura e orientarão os pequenos durante a jornada.
LEIA TAMBÉM:
Além da caça, a programação contará com atividades recreativas como pintura facial e brincadeiras. Crianças de todas as idades podem participar.
Para Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping, a ação vai além da diversão. “Planejamos um momento de recreação cheio de magia e estímulos para as crianças, para que possam aproveitar uma data tão cheia de encantos com seus familiares aqui em nosso empreendimento”, afirma.
Opções de presentes
Além da programação especial, o Paulínia Winner Mall Shopping é o lugar ideal para garantir os presentes de Páscoa. As lojas Brasil Cacau e Americanas, por exemplo, oferecem uma grande variedade de chocolates, ovos de Páscoa e opções especiais para a data.
O shopping está localizado na Avenida José Lozano Araújo, 1515, Nossa Senhora Aparecida. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e domingo e feriado, das 12 às 20 horas.
Serviço
Páscoa 2025 – Caça aos Ovos e atividades recreativas
Data: 19/04 – sábado
Horário: Das 14 às 17 horas
Entrada: Gratuita
Local: Espaço de Eventos – Paulínia Winner Mall Shopping, localizado na Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida
Cultura
Hortolândia recebe 1ª ‘Festa do Morango’ com entrada gratuita e atrações musicais a partir desta quinta

Evento, que acontece no estacionamento do Shopping Hortolândia traz gastronomia de qualidade e ação social
Hortolândia recebe a partir desta quinta-feira, 10, a “1ª Festa do Morango”. O evento, que terá entrada gratuita e vai até domingo, 13, acontecerá no estacionamento do Shopping Hortolândia. A expectativa é que milhares de pessoas compareçam nos quatro dias de festa.
Gastronomia
Para quem gosta de morango, opções não faltarão como espeto de morango, morango do nordeste, bolo de pote de morango, crepe de morango, pavê de morango, torta de morango, fondue de morango, coxinha de morango, churros de morango, torresmo de rolo com geleia de morango, burger de morango, burger com salada de morango, coxinha de morango, pastel de morango, chopp de morango, licor de morango, milkshake de morango, sorvete de morango, vinagrete de morango, caipirinha de morango, drinks de morango, bombom de morango, croissant de morango, estrogonofe de morango, nacho com geleia de morango, merengue de morango, churros com pistache e morango, morangos frescos, waffle de morango, bubble waffle de morango, doce de ninho com morango, entre outros pratos apetitosos.
LEIA TAMBÉM:
A festa vai oferecer outras opções gastronômicas como torresmo de rolo, costela, burger na parrilla, baião de dois, feijão tropeiro, espetinho, pastéis, comida mexicana, batata frita, coxinha, arroz carreteiro, doces caseiros, hot holl, temaki, tempurá, espeto de camarão, churros, além de diversos drinks, chopp, entre outros.
“Estamos felizes em realizar pela primeira vez a festa em Hortolândia. Esse evento é sempre esperado por todos, principalmente pelas várias opções que apresentamos ao público, além das atrações musicais e, claro, muito chopp. É um evento para toda a família”, disse Brenda de Paula, organizadora.
Concurso
A 1ª Festa do Morango em Hortolândia traz o concurso ‘Rainha do Morango’. Para participar, acesse a rede social do evento: @festadomorango.oficial e veja as regras.
- Música
- O evento vai acontecer com uma programação musical para todos os dias de festa. Confira:
- Quinta – 19h- Diet Music – Cover Mamonas Assassinas
- Sexta – 19h- Banda Confisco – Tributo Charlie Brown Jr
- Sábado – 19h30- Nova Legião- Cover Legião Urbana
- Domingo – 13h – Gulliver Trio – Rock 90/00
- Domingo – 19h – Cross Road – Tributo Bon Jovi
Solidariedade
Para quem quiser colaborar (não é obrigatório) haverá um ponto de arrecadação de alimento não perecível no local do evento. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia.
Serviço
Quando: 10,11,12 e 13 de abril.
Onde: R. José Camilo de Camargo, 5 , Hortolândia – SP.
Horário: quinta e sexta das 17h às 22h; sábado e domingo das 12h às 22h.
*Entrada gratuita.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna7 dias atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna7 dias atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Campinas1 semana atrás
Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing
-
Holambra1 semana atrás
Festa do Trabalhador de Holambra contará com 5 shows ao vivo
-
Campinas1 semana atrás
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo
-
Amparo1 semana atrás
CNH Social atenderá pessoas de baixa renda de Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura retira caminhões de entulho de residência em situação crítica em Artur Nogueira