Uncategorized
Santo Antônio de Posse conquista premiação inédita no Programa Municípios Resilientes

O município de Santo Antônio de Posse foi destaque ao receber de forma inédita o Prêmio Município Resiliente, no grau bronze, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento, que ocorreu na quarta-feira, 04, que também marcou o lançamento da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”, reconheceu os esforços de municípios paulistas na gestão de riscos, prevenção de desastres e desenvolvimento sustentável.
A premiação foi concedida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, como parte do programa de avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), do Programa Município Verde Azul (PMVA), implementado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e da Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030), do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
LEIA TAMBÉM:
Santo Antônio de Posse participou da cerimônia com a presença do coordenador do sistema municipal de Proteção e Defesa Civil, Abílio Alves. A honraria foi entregue pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth e pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
Entre as iniciativas promovidas que garantiram a premiação do município possense, estão a implementação de medidas eficazes de gestão, sustentabilidade e prevenção de tragédias e desastres naturais que fortaleceram a segurança e a qualidade de vida da população. Neste ano, foram certificados 76 municípios paulistas que obtiveram a pontuação exigida pelo Programa. São cidades que possuem uma gestão compromissada com as políticas e ações de redução de risco e desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável.
Prêmio Município Resiliente
Criado em 2019 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto Estadual nº 64.659/19, o Prêmio Município Resiliente tem foco na gestão de risco e desastres que objetiva incentivar as cidades paulistas a adotarem práticas de redução de riscos e desastres, promovendo o desenvolvimento sustentável, por intermédio da avaliação do grau de maturidade da gestão municipal nas atividades de proteção e defesa civil.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
PUC-Campinas abre inscrições de Processo Seletivo Complementar para Mestrado e Doutorado até dia 29 de maio

São programas nas áreas de Arquitetura, Educação, Saúde, Religião, Sustentabilidade e Sistemas de Infraestrutura Urbana
A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar dos PPG (Programas de Pós-Graduação), com início do curso no segundo semestre de 2025. São opções nas áreas de Arquitetura, Educação, Saúde, Religião, Sustentabilidade e Sistemas de Infraestrutura Urbana. Os candidatos podem se inscrever até o dia 29 de maio.
A Pós-graduação Stricto Sensu abrange programas de mestrado e doutorado, destinados a candidatos com diploma de graduação que atendam aos requisitos estabelecidos pela PUC-Campinas. Esses programas desempenham um papel estratégico essencial no contexto do desenvolvimento socioeconômico do país, alinhando-se às demandas globais e aos parâmetros de qualidade acadêmica exigidos em nível internacional. Os cursos oferecidos pela PUC-Campinas são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, e contam com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores e pesquisadores de excelência.
LEIA TAMBÉM:
A produção científica gerada nos programas possui repercussão tanto em âmbito nacional quanto internacional, consolidando a relevância da instituição no cenário acadêmico global. Além disso, os programas de pós-graduação da PUC-Campinas têm investido no processo de internacionalização, favorecendo o intercâmbio de conhecimento e a colaboração científica entre pesquisadores de diferentes países.
A infraestrutura de ponta da universidade oferece suporte robusto às atividades de ensino e pesquisa, garantindo condições ideais para o desenvolvimento acadêmico e científico de seus discentes e docentes. Confira os cursos disponíveis:
Mestrado e doutorado
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Com opções de mestrado e doutorado, o curso destina-se à formação e à capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo ou nas demais áreas afins à planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como: História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia, Ciências Sociais.
O egresso do curso é profissional qualificado para atuar com responsabilidade social e ambiental em diversos âmbitos dos setores público e privado: ensino e pesquisa, administração pública, empresas e serviços ligados à área de conhecimento de Arquitetura e Urbanismo. A formação deste profissional guarda uma fundamentada relação entre teoria e prática nos processos de produção, reorganização e atualização do ambiente construído, nas escalas do edifício, do espaço urbano e do território, visando enfrentar os problemas sócioespaciais e atender demandas emergentes da sociedade brasileira.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, com opções de mestrado e doutorado, tem como objetivo principal qualificar seus estudantes para a pesquisa e para a docência na área das Ciências da Religião. Ele é voltado para portadores de diplomas de nível superior em Teologia, Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação, Psicologia e áreas afins.
O egresso desta área está capacitado a atuar na prática da pesquisa científica, em alto nível, com autonomia; atuar na docência em estratos distintos, especialmente com foco no Ensino Superior; na assessoria qualificada, a partir da perspectiva interdisciplinar das Ciências da Religião, a grupos religiosos, laicos, organizações governamentais e ONGs.
Além disso, pode atuar na capacitação de líderes e membros de comunidades religiosas de tradições distintas a desenvolverem práticas de diálogo inter-religioso e com visões de mundo laicas, corroborando o compromisso ético-social com o bem comum, a inclusão de vozes minoritárias e o uso sustentável dos recursos naturais.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
O Programa tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional em abordagem interdisciplinar na área da saúde, com visão ampla, reflexiva e crítica, biopsicossocial e humanista do processo saúde-doença.
O perfil do egresso formado pelo Programa consiste em um profissional qualificado para atuar dentro dos conceitos da interdisciplinaridade, capaz de desenvolver pesquisas científicas originais e relevantes de maneira independente, que contribuam para o avanço do conhecimento no campo da Ciências da Saúde. Este profissional terá visão sistêmica para o enfrentamento e/ou desenvolvimento de novas perspectivas teórico-metodológicas, a fim de solucionar problemas complexos de forma inovadora.
Programa de Pós-Graduação em Educação
O programa tem por objetivo formar pesquisadores abertos ao diálogo interdisciplinar em relação ao processo de construção do conhecimento científico e induzir a construção de conhecimento com vistas a problematizar a realidade educacional brasileira. Ele é voltado para profissionais da área de educação e afins.
O perfil do egresso formado pelo Programa consiste em um pesquisador altamente qualificado, com autonomia intelectual capaz de construir conhecimentos relevantes para o campo educacional, potentes para auxiliar na resolução dos problemas relacionados com a área em seus diferentes níveis, contribuindo de maneira original, a partir de valores humanos que sustentem a contínua melhoria da sociedade.
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana – Mestrado
O curso destina-se à formação e à capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais graduados em cursos de Engenharia e áreas afins, com foco em sistemas de infraestrutura urbana.
O perfil do mestre a ser formado deve contemplar as habilidades necessárias à proposição de soluções para os desequilíbrios típicos das grandes regiões metropolitanas, no que se refere aos sistemas de infraestrutura urbana, tendo como objetivo a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
O curso é voltado para graduados em áreas diversas, dentre elas, Administração, Economia, Ciências Sociais, Engenharias, Biologia, Pedagogia, Geografia, Direito, etc.
O egresso do programa é um profissional com habilidades para analisar, diagnosticar e propor soluções para os desequilíbrios gerados pelo processo produtivo e pela vida em sociedade, considerando seus impactos ambientais, econômicos, sociais, culturais, espaciais e tecnológicos. Com formação interdisciplinar, esse profissional é capaz de realizar pesquisas científicas, atuar na docência do ensino superior, desenvolver projetos, conduzir políticas públicas e assessorar o setor produtivo nas diversas dimensões mencionadas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Uncategorized
Saúde faz 989 imunizações em Amparo

No sábado, 12, as equipes de Saúde das unidades do Pinheirinho, Camanducaia, Silvestre, São Dimas, Vale Verde e Rosas vacinaram 898 pessoas, aplicando 989 doses de imunizantes.
A vacinação imunizou 825 pessoas contra a gripe, 64 contra a febre amarela, 29 contra a hepatite b, 27 contra a difteria e tétano adulto, 7 contra a varicela, pneumo 13, pneumo 10 tríplice viral, HPV quadrivalente, com 5 cada, meningo C, polio e pentavalente, com 4 cada, DTP, meningo ACWY, com 3 cada e 1 de hepatite A.
LEIA TAMBÉM:
No dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 8 unidades abertas, para ações de vacinação contra a gripe, para grupos prioritários, febre amarela e atualização de carteirinha.
Estarão funcionando das 8 às 15 horas, as USFs Arcadas, Silvestre, América, Centro, Três Pontes, Marp e Pedrosos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Uncategorized
Corredor Dom Pedro de rodovias deve receber mais de um milhão de veículos durante o Carnaval

Concessionária Rota das Bandeiras fará seis dias de Operação Especial, entre a sexta-feira, 28 de fevereiro, e a quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março
Pouco mais de um milhão de veículos são aguardados no Corredor Dom Pedro de rodovias durante a Operação Especial de Carnaval da Concessionária Rota das Bandeiras, que terá início na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e se estenderá por seis dias, até a quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março. A previsão é 12% superior ao registrado no Carnaval de 2024, quando 946.849 veículos utilizaram as rodovias.
Somente na sexta-feira, são aguardados 260 mil veículos nas vias administradas pela Rota das bandeiras. O movimento deve ser intenso já a partir das 14h, com previsão de diminuição do volume de tráfego após às 22h. O sábado de Carnaval também deverá ter grande fluxo de veículos no período da manhã.
LEIA TAMBÉM:
Principal rodovia do Corredor Dom Pedro, a D. Pedro I (SP-065) deve receber a passagem de 740 mil veículos durante os seis dias. A via é responsável pela ligação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com outras importantes rodovias, como Fernão Dias (BR-381), Presidente Dutra (BR-116) e Carvalho Pinto (SP-070), que levam a destinos muito procurados no feriado, como as cidades do sul de Minas Gerais e as praias do Litoral Norte de São Paulo. Ainda na Região Metropolitana de Campinas, 155 mil veículos são esperados na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332). Já na região de Jundiaí, as rodovias Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063), que garantem a ligação do Corredor Dom Pedro ao Circuito das Frutas, deverão receber 170 mil veículos no total.
Para garantir uma viagem tranquila aos motoristas, a Concessionária contará com todo seu efetivo Operacional. Guinchos e viaturas de Resgate estarão posicionados em pontos estratégicos de todo o Corredor Dom Pedro, facilitando o deslocamento para atendimento a qualquer tipo de ocorrência. Além disso, viaturas de inspeção de tráfego percorrerão as rodovias de forma ininterrupta para prestar auxílio aos motoristas. Toda movimentação nas rodovias será monitorada por meio das 95 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária.
Antes de pegar a estrada, é importante que se faça a manutenção preventiva básica do veículo, como a verificação dos níveis de água, óleo e combustível. A calibragem correta dos pneus, inclusive o estepe, também é fundamental. Outra dica importante é que o motorista sempre tenha água disponível para se hidratar durante a viagem, devido às altas temperaturas esperadas.
“São dicas bem simples, mas que fazem muita diferença, garantindo maior segurança durante a viagem, minimizando o risco de imprevistos”, destaca o gerente de Operações da Rota das Bandeiras, Murilo Perez. “É importante que o motorista tenha conhecimento sobre a localização de nossas oitos bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e, também, dos postos de serviço ao longo da rodovia, que são pontos de apoio seguros e confortáveis para um descanso durante a viagem e também de parada em caso de emergência”, completa.
Os motoristas que desejarem mais informações ou necessitarem de atendimento médico ou mecânico podem entrar em contato com a Concessionária por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e funciona 24h. Para receber informações atualizadas sobre as condições de trânsito, o motorista também pode acessar o X (@rdasbandeiras) ou se cadastrar no Canal do WhatsApp. Para receber o link, basta encaminhar uma mensagem pelo aplicativo para o 0800-770-8070.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo7 dias atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Amparo7 dias atrás
Amparo chega a 14 mortes por Dengue
-
Amparo1 semana atrás
Defesa Civil palestra para atiradores de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Secretário de Saúde do Estado participa de Congresso com foco em inteligência e inovação na gestão hospitalar
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira divulga novo processo seletivo temporário
-
Campinas7 dias atrás
Kartódromo San Marino tem adrenalina e estrutura única para a Páscoa, na região de Campinas
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira adoça a Páscoa de mais de 5 mil alunos