Cosmópolis
Espetáculo Infantil “O Que Será?” terá apresentação gratuita na APAE de Cosmópolis
Espetáculo leva arte e diversão para estimular o aprendizado infantil
A APAE de Cosmópolis recebe nesta terça-feira, 29, o espetáculo infantil “O Que Será?”. O projeto via PROAC ICMS, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem patrocínio da empresa Agristar.
Com mais de 20 mil espectadores e 200 apresentações por diversas cidades do Estado, “O Que Será?” combina arte e diversão para estimular o aprendizado infantil. A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades.
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Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.
Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.A peça é apresentada em teatros e locais públicos, com entrada franca. Para garantir acessibilidade, as apresentações contarão com intérpretes de libras.
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Cosmópolis
Peça Contos de Areia chega em Cosmópolis com entrada gratuita
Apresentação ocorre no dia 21 de outubro
A peça Contos de Areia será apresentada na segunda-feira, 21, na EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes (Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis), às 10h e às 15h30, com entrada gratuita. Depois do espetáculo, o público participa da vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco”. A entrada é gratuita.
Encenada pelo grupo QTRUP (Daniel Salvi e Eduardo Brasil), a peça leva ao palco um montículo de areia numa mesa, uma mágica superfície retangular onde os bonecos contam histórias sobre a vida, o tempo, o poder, a arte e a amizade. Após o espetáculo será realizada a vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco” – tipo de boneco utilizado nesta produção.
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O espetáculo é dividido e interligado por três Contos, o primeiro é o “Criação”, no qual uma dupla de bonecos descobre um simpático ser que surge da areia. Em seguida, o conto “O artista” que mostra o impacto da arte de um artista de rua transformando o dia de um executivo muito atarefado. O último conto se intitula “Abdução” e traz uma simples ampulheta que deixa de funcionar misteriosamente, provocando o mistério sobre quem ou o quê teria provocado tal fenômeno.
Após cada conto, um atrapalhado e cômico contrarregra é o responsável por limpar a areia das cenas que acontecem. A presença da anciã sábia, Pachamama, vela e protege cada grão de areia, cada protagonista das histórias.“Contos de Areia” as diversas imagens funcionam como espelhos da humanidade, cenas que instigam a capacidade de imaginar e refletir.
O nome Contos de Areia, além de ter uma narrativa que envolve a areia como elemento dramatúrgico, tem nela a matéria originária dos bonecos. A estrutura corporal dos bonecos permite aos atores-manipuladores desenvolver também corpos híbridos utilizando partes do seu corpo para completar o corpo do boneco.
Em memória de Lily Curcio
Concebido e dirigido pela mestra Lily Curcio (1954-2023), este espetáculo do gênero teatro de formas animadas afeta o público combinando humor, poesia e reflexão. A produção teve sua estreia em 2021 em formato on-line e foi apresentada com sucesso em 2022 em festivais no Brasil e no exterior. Com o falecimento de Lily Curcio, no ano passado, os atores Eduardo Brasil e Daniel Salvi dão continuidade à montagem.
Juntos, eles fundaram o QTRUP – nome alusivo à uma frase que Lily sempre dizia à equipe antes de entrar em cena: “Que Te Rompas Una Pata”. Essa é uma expressão que atrizes e atores que falam espanhol usam para desejar que seja um bom espetáculo. A atriz, palhaça, titereira e antropóloga Lily Curcio faleceu repentinamente no dia 07 de novembro de 2023, na Colômbia, viajando a trabalho.
Natural de Buenos Aires/Argentina, Lily chegou ao Brasil em 1994. Em Búzios/RJ começou a desenvolver o trabalho dos Seres de Luz Teatro, criando e apresentando seus espetáculos. Em 1998 mudou-se para o distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP, onde escolheu viver e criar laços.
A dramaturgia de Contos de Areia foi criada por Lily Curcio e Eduardo Brasil, que também assinam a concepção de cenografia, figurinos e confecção de bonecos. Eduardo Brasil também é responsável pela concepção de luz. As músicas foram compostas pelo sanfoneiro Eduardo Guimarães, especialmente para o espetáculo, criando os climas de cada cena.
Antes de chegar à Cosmópolis, a circulação de Contos de Areia passou por Santa Gertrudes (14/07), teve apresentação em Leme (08/08), depois Águas de São Pedro (15/08), São Pedro (16/08), Nova Odessa (18/08), Cordeirópolis (26/08) e Conchal (02/09). No dia 28/10 o espetáculo será apresentado na cidade de Araras. Esta circulação é realizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa e o Programa de Ação Cultural – ProAC.
Serviço
Espetáculo Contos de Areia, com QTRUP
21/10 – 10h e 15h30
EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes
Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis
Entrada gratuita.
Classificação etária indicativa: Para todos os públicos, indicado para público infantil.
Gênero: Teatro de Formas Animadas.
Duração: 40 minutos
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Cosmópolis
Cosmópolis recebe concerto gratuito que promove encontro entre obras de Haydn, Mozart e Brahms nomês de outubro
O trio León, Schaefer e Ring divide o palco com o violinista francês Régis Pasquier, para apresentações gratuitas em Santos, Americana, Cosmópolis e Franca
Com a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao litoral e interior, o Ministério da Cultura e a CPFL Energia apresentam os Concertos EPTV 2024, com apresentação gratuita no dia 19 de outubro, às 20h, no Auditório Escola Paulo Freire, em Cosmópolis, além de edições em Santos, Americana e Franca.
No palco, Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) receberão o violinista francês Régis Pasquier, em um encontro único de talentos. Comemorando 23 anos de trajetória em 2024, este trio é um verdadeiro pilar da música clássica brasileira, tendo realizado mais de 800 concertos no país e representado o Brasil em eventos prestigiados na Argentina e Chile.
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Pablo de León, spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Horácio Schaefer, chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o violoncelista Roberto Ring, se unem a Régis Pasquier, que aos 12 anos já havia conquistado o primeiro prêmio do Conservatório de Paris. Além de gravar obras icônicas, como o “Concerto para dois Violinos” de Bach pela Deutsche Grammophon, o violinista também um renomado professor do Conservatório de Paris, equilibrando seu tempo entre suas intensas apresentações internacionais e a formação de novos talentos.
Juntos, eles prometem uma performance inesquecível, interpretando obras-primas como o Quarteto em Ré Maior, Op. 64, nº 5 – “Cotovia”, de Haydn, o Quarteto nº 15 em Ré menor, K. 421, de Mozart, e o Quarteto nº 2 em Lá Menor, Op. 51, de Brahms.
Os ingressos para todos os Concertos EPTV 2024 são gratuitos. Classificação: 10 anos.
Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Apoio State Grid. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.
Serviço:
19/10 – COSMÓPOLIS
Auditório Escola Paulo Freire
R. Sete de Abril, 649 – Damiano
19 de outubro, sábado, 20h
Informações: (19) 3812-2227
Retirada de ingressos: 1 hora antes do início do concerto
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Cosmópolis
Família Burg estreia o espetáculo Circo Rodapé em Cosmópolis
Sob a direção de Lu Lopes, a Palhaça Rubra, montagem será apresentada no domingo, 26, às 16h, na sede da Secretaria de Cultura de Cosmópolis. A entrada é franca
Imagine só: uma premiada trupe circense resolve reunir os integrantes para sacudir a poeira das boas lembranças e construir um espetáculo que conta histórias, faz rir e emocionar, além encantar o Respeitável Público com graça e virtuoses circenses. Esse é o pontapé de Circo Rodapé, a mais nova montagem da renomada Família Burg, de Campinas. A temporada de estreia acontece neste fim de semana: domingo, 26, às 16h, na sede da Secretaria de Cultura de Cosmópolis. A entrada é franca.
Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 10/2023 | Circo – Produção de Espetáculo, a temporada da montagem também passará por Cananéia, Ilha Comprida, São Paulo, Peruíbe, Americana e Jaguariúna.
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Sob a direção da experiente diretora Lu Lopes, a Palhaça Rubra, a cena de Circo Rodapé é composta pelos artistas Anaí de Toledo Piza Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas, Ivens Burg Cacilhas, Joana de Toledo Piza, Maria de Toledo Piza Cacilhas e Rosa Vieira. Por sinal, todos oriundos de uma mesma família com tradição em palhaçaria e virtuoses circenses.
“Trabalhar em família é cozinhar o feijão enquanto ensaia, é criar cenas enquanto almoça, é aquecer o corpo passando figurinos para o trabalho, montando e desmontando estruturas. Trabalhar em família é se zangar sem soltar as mãos, é compartilhar intimidades divertidas, antecipar reações, manter segredos sobre surpresas, lembrar de fraldas, lencinhos regurgitados ou amamentar em cena. Trabalhar em família é cultivar sementes e nutrir com amor o solo onde pezinhos se firmam”, destaca a atriz Joana Piza.
Não por acaso, Circo Rodapé é justamente isso: um convite da trupe para que o Respeitável Público saboreie com memórias reais e inventadas a respeito da construção e consolidação da Família Burg, que, no ano que vem, celebra 25 anos de existência pautados pela elaboração de dezenas espetáculos premiados, que percorreram diversos estados do Brasil.
“Por meios das histórias, sonhos e memórias de uma família circense que está em sua segunda geração, queremos proporcionar uma experiência artística que crie para o público a perspectiva do cotidiano de três crianças junto de seus pais e mães em meio à formação de uma coletividade circense”, resume a atriz. Para a diretora Lu Lopes, o espetáculo “é obra alegre e elegante que movimenta a simplicidade da natureza humana em harmonia coletiva”.
Em Circo Rodapé, a dramaturgia é construída de forma coletiva a partir da Autonomia Criativa, método artístico desenvolvido pela diretora em companhia dos pesquisadores Carol Melo e Marco Bortoleto. “No método, acreditamos que as dramaturgias já pulsam dentro de nós, ou seja, nos dedicamos a escutar e ir aos poucos reconhecendo o que já pulsa e quer ser dito. Assim nasce esse espetáculo original, espontâneo, amoroso e muito divertido”, avalia Lu Lopes.
Para dar forma e movimento artísticos às doces lembranças divertidas da trupe, os atores e palhaços da Família Burg lançam mão de diversos gêneros artísticos, entre os quais o circo, o teatro, a música e a dança. Todos eles, como destaca a diretora, integrados em uma dramaturgia que abraça a acrobacia circense (solo, pirâmides, bambolê e dândis), a embolada, os trava-línguas, a palhaçaria, a poesia e as canções autorais.
Aliás, um dos destaques de Circo Rodapé é justamente a trilha sonora, assinada pelo Studio Gramafone e pelas atrizes Anaí Cacilhas, Maria Cacilhas e Rosa Vieira, sob a orientação de Lu Lopes. “É uma mistura de músicas que adoramos e criações coletivas originais para o espetáculo. Logo que começamos os ensaios percebi a musicalidade pulsante na família e a abertura de todos para a linguagem musical. Muitas músicas acontecem ao vivo, potencializando a cena e trazendo uma atmosfera que inspira as famílias a viverem processos criativos em casa como meio de relações afetivas”, pontua a diretora.
E qual mensagem Circo Rodapé gostaria de deixar à plateia? Joana Piza responde: “Queremos que o espectador se encoraje a brincar de circo, seja dentro de casa, seja fora. Queremos que a plateia veja nesta família um grupo de pessoas que se apoiam do jeito que podem. Assim, do alto de suas mesas de jantar, cada espectador pode se sentir em pleno voo, saltando do sofá, escutando as músicas do jeito que suas avós cantavam e pulando do jeito que consiga para alcançar as mais doces lembranças de união”.
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