Conecte-se conosco

Jaguariúna

Companhia CCEM de Teatro Musical leva espetáculo ‘Cinderella’ à Jaguariúna no fim de semana de Dia dos Pais

Publicados

em

Com 14 atores no elenco, o musical conta com músicas cantadas ao vivo, efeitos especiais e fantoches para levar a magia do conto de fadas ao público

Nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo), o Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna, recebe o espetáculo musical ‘Cinderella’. O clássico conto de fadas foi adaptado pela Companhia CCEM de Teatro Musical de Campinas, tendo como inspiração obras de TV (desenho e filme live-action) e ainda, o musical homônimo exibido pela Broadway em Nova Iorque.

Com um elenco de aproximadamente 14 artistas cantando ao vivo, o espetáculo – idealizado, dirigido e coreografado pela diretora da companhia, Gabriela Nogueira – apresenta canções com tradução original e um universo de magia para divertir a família inteira.

LEIA TAMBÉM:

A montagem foi idealizada pela companhia independente de teatro musical, localizada em Campinas. ‘Cinderella’ marca o terceiro espetáculo do grupo teatral em Jaguariúna em 2024.

O teatro Dona Zenaide já recebeu SIX (musical moderno inspirado nas seis esposas do Rei Henrique VII) e o amado conto de fadas clássico, ‘A Bela e a Fera’. “Nós temos um padrão particular e elevado de fazer musicais. Há paixão, entrosamento e principalmente um alto nível de profissionalismo nas nossas produções, que vai desde a preparação do elenco, vocal e fisicamente, até os detalhes de figurino e cenografia.” explica Gabriela.

“A Companhia CCEM está prestes a completar 10 anos entregando o melhor da nossa arte para o público em musicais clássicos e reconhecidos no mundo inteiro, como ‘Hairspray’, ‘O Rei Leão’, ‘Aladdin’, ‘A Bela e a Fera’, entre outros. O ano de 2024 tem sido de muito trabalho sim, mas de muitas alegrias. Nossas produções foram abraçadas por Jaguariúna de uma maneira que, já estamos estreando o terceiro musical na cidade, isso para o artista é muito gratificante.” comenta a diretora.

“E acho que vale dizer que da companhia pode se esperar muito mais sempre, estamos entregando ‘Cinderella’ ao público agora, mas já temos um novo projeto para 2025 dando seus primeiros passos, as pessoas podem conferir mais sobre em nossa rede social @companhiaccem.” finaliza.

O espetáculo musical ‘Cinderella’ é um programa cultural perfeito para a família e pode ser uma forma diferenciada de presentear os pais, já que o mesmo ocorre no fim de semana do Dia dos Pais (11 de agosto). Os ingressos podem ser adquiridos no site megabilheteria.com.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Queimadas e incêndios afetam o sistema elétrico de Jaguariúna e Pedreira

Publicados

em

CPFL Santa Cruz orienta sobre os perigos das queimadas em período de seca, destacando os impactos não só na rede elétrica, mas no meio ambiente

A escassez de chuvas tem marcado o inverno de 2024 em São Paulo. Com o clima seco, as queimadas representam uma preocupação significativa. Nas cidades de Jaguariúna e Pedreira, somente no primeiro semestre deste ano, houve 4 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia devido ao fogo. Esses dados complementam os índices estaduais apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que registrou 1.299 focos de incêndio no mesmo período.

“As queimadas, muitas vezes provocadas de forma criminosa ou para preparar terrenos agrícolas, são impulsionadas pelos ventos e têm efeitos agravados quando atingem linhas de transmissão e redes de distribuição de energia. Isso ocorre tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além disso, incêndios podem ser gerados a partir da queima de lixo ou pontas acesas de cigarros jogadas próximas a vegetação seca”, explica Paulo Cezar Grazia, Consultor de Relacionamento da CPFL Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM:

É importante destacar que, para causar interferências ou danos na rede elétrica, as chamas não precisam necessariamente alcançar os cabos de energia. O calor do fogo gera um campo ionizado ao redor da fiação, podendo provocar curtos-circuitos e desligar as linhas ou até rompê-las, interrompendo o fornecimento.

Diante desses impactos recentes em Jaguariúna e Pedreira, o grupo CPFL Energia mantém sua atuação constante na discussão sobre o tema, como por exemplo as informações contidas na campanha “Guardião da Vida”. “Temos como missão alertar as pessoas sobre a segurança com a rede elétrica e a qualidade da energia distribuída. Em períodos de seca como o atual, as queimadas afetam diretamente o meio ambiente e podem prejudicar a saúde das pessoas, além de interferir no fornecimento de energia e gerar riscos de acidentes” afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Dada a importância do tema, a CPFL ressalta que as dicas de segurança com a rede elétrica agora também podem ser acessadas pelo “Guardião no Zap”, novo canal da companhia no WhatsApp pensado para ampliar o alcance das principais mensagens de orientação quanto aos riscos envolvendo o convívio inadequado com o sistema elétrico.

Em números
Segundo levantamento realizado pela CPFL Santa Cruz, foram identificadas 4 ocorrências de interrupção de energia nas cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e junho de 2024. O número total de casos é idêntico à quantidade de ocorrências registradas durante o 1° semestre de 2023.

Confira, abaixo, a lista completa:

CidadesJan/Junho
2023
Jan/Junho
2024
Jaguariúna23
Pedreira21
   
TOTAL REGIONALJan/Junho
2023
Jan/Junho
2024
 44

Fique alerta
Apesar de perigosas, as queimadas podem ser autorizadas pela legislação brasileira mediante critérios técnicos que impeçam a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Fora das áreas permitidas, os incêndios provocados inclusive em área urbana, como a queima de lixo, podem ser enquadrados como crime. Para esses casos, as penas podem ser multa, detenção ou reclusão para os autores, de acordo com a extensão dos danos causados.

Ao identificar um foco de incêndio, a CPFL orienta a população a acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes. Em caso de falta de energia ou de incêndio sob a rede elétrica, a população deve entrar em contato com os canais de atendimento da CPFL Santa Cruz: além do call center (0800 772 2196), o registro pode ser feito pelo site: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 26805.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Radares de fiscalização de velocidade entram em operação em Jaguariúna

Publicados

em

Os novos equipamentos medidores de velocidade (radares) estão em operação e começam a fiscalização nas principais vias de Jaguariúna. No total, são nove pontos de radar e outros dois pontos de restrição de circulação de caminhões (Confira os locais abaixo).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a medida visa aumentar a segurança no trânsito, reduzindo o número de acidentes e promovendo o respeito às leis de trânsito. “A instalação dos radares se faz necessária para que a velocidade das vias seja respeitada, garantindo segurança, principalmente para pedestres, ciclistas, bem como motoristas”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, Mauro Haddad.

LEIA TAMBÉM:

Ainda de acordo com o secretário, as autuações por excesso de velocidade detectadas pelos novos radares começaram a ser aplicadas no dia 1º. “Como estamos instalando os radares desde maio, já com sinalização de velocidade das vias, as pessoas, na sua grande maioria, já estão respeitando os limites”, disse Haddad.

A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a importância de respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito para garantir a segurança de todos. “Respeitar a lei não custa nada”, completa Haddad.

Confira os locais onde estão instalados os radares:
Av. Luciano Vlademir Poltronieri, próximo ao nº 504 da Rua Amazonas (C/B) – FAJ 1
Velocidade permitida: 50km/h (lombada eletrônica)

Av. Luciano Vlademir Poltronieri, próximo ao nº 1082 da R. Thomaz Jasso (B/C) – FAJ 1
Velocidade permitida: 50km/h (lombada eletrônica)

Praça Emílio Marconato, nº 545, oposto ao nº 520
Velocidade permitida: 40km/h

Praça Emílio Marconato, nº 388 – Escola Maple Bear
Velocidade permitida: 40km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo, nº 600 (Centro Cultural) (C/B)
Velocidade permitida: 40 km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo, próximo ao Hotel Happy Inn
Velocidade permitida: 60km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo, nº 500, próximo ao Boulevard (Centro Cultural)
Velocidade permitida: 50km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo, próximo ao nº 743 da Rua Gaspere (saída p/ Campinas) (C/B)
Velocidade permitida: 60km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo, próximo ao nº 914 da Av. dos Ipês
Velocidade permitida: 60km/h

Av. Prefeito Laércio José Gothardo X Rua Cândido Bueno (próximo ao Mc Donalds)
Restrição de circulação de caminhões

Av. Prefeito Laércio José Gothardo X Rua Cândido Bueno (próximo ao Jaguar Shopping)
Restrição de circulação de caminhões

Multas
As gravidades das infrações variam de acordo com a velocidade praticada, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:

I – quando a velocidade for superior à máxima em até 20%:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Valor – R$130,16

II – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Valor – R$195,23

III – Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%:
Infração – gravíssima.
Penalidade – multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir.
Valor – R$880,41

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Quando levar meu pet para consulta de rotina com médico-veterinário?

Publicados

em

Docente de Medicina Veterinária da UniFAJ fala sobre a importância da prevenção contra doenças

Levar o pet para consulta de rotina com o médico-veterinário é uma das maiores provas de amor de um tutor. A ação conhecida como medicina veterinária preventiva é a principal forma de proteção contra doenças, principalmente quando se fala nas que mais afetam os pets durante todo o ano, tais como os problemas gastrointestinais e dermatológicos, além das hemoparasitoses (doença do carrapato).

Mas, quando devo levar meu bichinho de estimação ao veterinário? A médica-veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dra. Aline Ambrogi, garante que a cada seis meses é o suficiente.

“A medicina veterinária preventiva trabalha para evitar o aparecimento de doenças nos animais e aumentar a expectativa de vida deles com qualidade. De maneira geral, posso afirmar que a detecção precoce de uma doença vai aumentar consideravelmente a expectativa de vida do animal”, diz. “Os cuidados preventivos são baseados na vacinação, exames de rotina, cuidados odontológicos, controle de parasitas e dieta de ótima qualidade.”

LEIA TAMBÉM:

A especialista lembra que, durante essa consulta de rotina, são solicitadas ao tutor informações sobre a rotina do animal. Além disso, o documento mais importante do pet, a carteirinha de vacinação, deve ser levada em todas as consultas. Nela, o médico-veterinário terá informações sobre vacinas e vermífugos aplicados, bem como remédios contra pulgas e carrapatos que o animal já tenha tomado.

“A consulta segue sempre um padrão de avaliação. Primeiramente são coletados os dados básicos do animal como nome, raça e peso. Depois o veterinário irá fazer uma série de perguntas sobre a rotina do pet para a anamnese, com questionamentos sobre problemas de saúde, ambiente que ele convive, o que come, se está fazendo as necessidades fisiológicas normalmente etc”, explica Aline. “Em seguida, será o exame físico do animal, avaliando frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, entre outros.”

A médica-veterinária da UniFAJ explica ainda que exames podem ser solicitados pelo profissional. Os considerados de rotina são: de sangue, que incluem hemograma e avaliação do rim e do fígado; ultrassom abdominal e até mesmo exames de fezes, urina, RX e eletrocardiograma. Segundo a especialista, cabe ao médico-veterinário avaliar no momento da consulta quais exames devem ser realizados. O profissional pode ainda receitar algum medicamento, caso necessário.

Consulta deve ser feita com médico-veterinário de confiança
Realizar consulta de forma preventiva com médico-veterinário de confiança é garantir qualidade de vida ao seu bichinho de estimação. Por isso, o tutor deve ir em busca de profissionais capacitados. “É fundamental sempre escolher o médico-veterinário pelas referências de amigos e conhecidos. Um profissional que esteja sempre atualizado e que esteja acessível caso o seu animal tenha alguma emergência”, salienta Aline.

A especialista recomenda ainda buscar clínicas e hospitais veterinários com infraestrutura de qualidade, que possam garantir atendimento adequado e que ofereça bem-estar ao animal. Condições que são ofertadas em Jaguariúna e Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, nos hospitais veterinários da UniFAJ e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba).

Com média anual de 12 mil atendimentos, os espaços funcionam 24 horas por dia, de domingo a domingo, inclusive com o pronto-socorro para atender situações de urgência e emergência, o que minimiza riscos e garante melhor chance de recuperação. Os hospitais possuem ainda ampla disponibilidade de vacinas e medicações para prevenir doenças ou tratar diversas condições de saúde. Assim como a prática constante de cirurgias de diferentes complexidades com segurança e precisão.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias