Conecte-se conosco

Jaguariúna

Com a alta dos casos de dengue, é preciso que a sociedade se mobilize no trabalho de combate

Publicados

em

Somente com uma sociedade engajada na causa será possível contribuir para a redução do número de casos

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações dos casos de Dengue aumentaram significativamente no Brasil em 2024, em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado. A época de chuvas e calor intenso, típica do verão brasileiro, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.  

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira, 29, em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, em 2023 foram 1.277 casos de dengue notificados e 158 confirmados. Somente em janeiro deste 2024 houve 637 casos notificados e 426 confirmados, confirmando o panorama realizado pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Para lidar com a alta de casos, a Saúde tem realizado mutirões, fiscalizações e cursos de capacitação para manter a população e funcionários informados sobre os cuidados necessários para o combate aos focos do mosquito.

Somente no mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti realizado na semana passada 494 imóveis foram visitados. Porém, segundo o balanço da Secretaria, somente 297 foram efetivamente trabalhados pelos agentes de saúde. Outros 161 imóveis estavam fechados, 9 desocupados e 27 proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes.

Quando o morador impede a entrada dos agentes em sua residência, ele está indo contra a ação de combate realizada pelo poder público. Por isso, é de extrema importância colaborar.

O cidadão precisa cuidar da sua casa, do seu terreno e tomar consciência de que água parada pode virar foco para o mosquito. Há séculos e séculos existem propagandas alertando sobre isso. Em 2024, com tamanho acesso a informação esse tipo de coisa deveria ser o menor dos problemas.

Procedimentos
Se identificar um possível foco de dengue, entrar em contato com o Departamento de Vetores pelo Whatsapp (19) 99783-2319 ou telefone (19) 3837-5534.

Lembrando que desde o dia 16 de fevereiro Jaguariúna dispõe de um canal de denúncias no Whatsapp para o combate da Dengue. Pelo Whatsapp, os moradores têm a possibilidade de enviar APENAS mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de Dengue. O número é o (19) 99783-2319 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria de saúde, quem responde por esse número é o Controle de Vetores, departamento responsável pelas ações de monitoramento, análise e combate ao mosquito.

Suspeita
Em caso de suspeita de dengue é necessário ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Mutirões
O cronograma dos mutirões é realizado de acordo com o número de casos suspeitos e positivos.

Panorama
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e vem sendo distribuída de forma gratuita, neste primeiro momento, para jovens de 10 a 14 anos, em municípios prioritários do país.

A vacina também está disponível na rede privada para a população de 4 a 60 anos. Ela não evita o contágio, mas garante que, se a pessoa for infectada, os sintomas sejam mais brandos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Solidariedade movimenta o CNA Jaguariúna em ação do McDia Feliz

Publicados

em

CNA Jaguariúna recebeu voluntários da Casa Ronald McDonald Campinas

No dia 12 de agosto, o CNA Jaguariúna recebeu voluntários da Casa Ronald McDonald Campinas para uma ação de venda antecipada de tickets do McDia Feliz, campanha nacional voltada ao apoio de projetos de combate ao câncer infantojuvenil.

Durante a iniciativa, alunos, colaboradores e integrantes da comunidade puderam adquirir os cupons e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Casa Ronald McDonald Campinas. A ação também foi uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre a importância da campanha e o impacto dos recursos arrecadados.

LEIA TAMBÉM:

Os valores destinados à instituição contribuem para a manutenção de serviços oferecidos gratuitamente a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e suas famílias, como hospedagem, alimentação, transporte e acolhimento durante o período de tratamento.

A parceria entre o CNA Jaguariúna e os voluntários da Casa Ronald reforça a importância da união entre empresas, instituições de ensino e comunidade em torno de causas sociais. A participação de cada pessoa ajuda a fortalecer uma rede de apoio fundamental para famílias que enfrentam o tratamento oncológico.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna Rodeo Festival anuncia line up completo

Publicados

em

 Do sertanejo romântico ao funk, Gustavo Mioto, Syon Trio e Country Beat fecham a programação do evento

Marcado para os dias 18, 19, 25 e 26 de setembro, o Jaguariúna Rodeo Festival traz o anúncio de mais três atrações e fecha a programação da edição de 2026. Gustavo Mioto, Syon Trio e Country Beat se juntam ao line-up da 37ª edição do evento.

Considerado um dos maiores cantores e compositores da nova geração do sertanejo, frequentemente apelidado pelos fãs de o “último romântico”, Gustavo Mioto sobe ao palco do JRF no último sábado do evento (26) e traz para o público um repertório completo de grandes sucessos, como, “Com ou Sem Mim”, “Contramão”, “Anti-Amor”, “Eu Gosto Assim”, “Fronteira”, além das mais recentes “Novo Sozinho”, “Pedido de Socorro” e “Voltando Pra Mim”. “Jaguariúna é um lugar que faz parte da minha vida. Eu frequento desde criança, então é um lugar que tem um espaço muito especial no meu coração e no da minha família também. É como se eu estivesse tocando em casa, sabe? Eu me sinto tocando na minha segunda casa. É muito legal quando um lugar deixa de ser só mais um show e passa a ter uma memória afetiva pra gente. Eu tenho isso com Jaguariúna. E esse ano estamos de volta para fazer história mais uma vez”, celebra Gustavo.

Pela primeira vez no Jaguariúna Rodeo Festival o Syon Trio encerra o evento no sábado (26) com uma performance que une DJ, piano/sintetizadores e percussão numa experiência musical. Conhecido por sucessos como “Industry Baby x Pé Direito”, “Desenrola, Bate e Joga de Ladin x Devagarinho” e “Gimme Gimme + Baile do Cinga”, o trio leva ao público uma mistura de diferentes sonoridades em uma apresentação marcada por energia e identidade própria. “Estar no Jaguariúna Rodeo Festival que é um evento com uma história muito forte no Brasil e fazer parte desse palco, ao lado de artistas que a gente admira, é uma realização muito grande pra nós da Syon. Sempre buscamos levar o nosso som para públicos e lugares diferentes, então estar em Jaguariúna representa muito para a gente nesse momento. Já estamos preparando um show muito especial e com aquela vibe do início ao fim”, comentam os integrantes do Syon Trio.

LEIA TAMBÉM:

Com uma mistura de sertanejo, funk e música eletrônica, Country Beat se apresenta também pela primeira vez no palco do Jaguariúna Rodeo Festival no sábado (19). Conhecidos pelos hits agronejo, a dupla Mateus Félix e Leo Souzza, são donos dos sucessos que têm marcado o público das festas sertanejas, como “Os Rodeio Tá Chegando”, “Apaixona Muita Gente”, “Um Maluco Cowboy”, “Pampa” e “Gerente da Sicredi”.

“Fechamos a programação com chave de ouro, com atrações que coroam os dois sábados do evento com a vibe que o público de Jaguariúna conhece.”, ressalta Gui Marconi, vice-presidente do Grupo DVT, empresa responsável pelo Jaguariúna Rodeo Festival e pelo Circuito Sertanejo.

 O Jaguariúna Rodeo Festival reúne grandes nomes da música e as principais provas de arena em uma celebração do gênero no Brasil. Zezé Di Camargo & Luciano, Wesley Safadão, Natanzinho Lima e Hugo & Guilherme sobem ao palco no dia 18. Daniel, Gusttavo Lima, Panda e Country Beat se apresentam no dia 19. No segundo final de semana, é a vez de Bruno & Marrone, Zé Neto & Cristiano, Ana Castela e Mariana Fagundes se apresentarem no dia 25. Luan Santana, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto e Syon Trio sobem no palco no dia 26. Os ingressos estão à venda pelo site da Total Acesso, com opções em cinco setores: Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull Ballantine’s, Camarote Open Super Bull Ballantine’s e Camarote Brahma.

Serviço – Jaguariúna Rodeo Festival 2026
Data: 18, 19, 25 e 26 de setembro
Endereço: Red Eventos – Av. Antártica, 1530 – Santa Úrsula, Jaguariúna – SP, 13918-000
Ingressos: Total Acesso

Sobre o Jaguariúna Rodeo Festival
 
Celebrando 37 anos em 2026, o Jaguariúna Rodeo Festival faz parte do Circuito Sertanejo e é organizado pelo Grupo DVT. O evento reúne os maiores nomes do sertanejo e da música brasileira na cidade de Jaguariúna, em São Paulo, em quatro dias de festa, e, além de shows inesquecíveis, traz as principais provas de arena do país.

 Sobre o Circuito Sertanejo
 
O Circuito Sertanejo é a maior plataforma de shows do Brasil e reúne os seis principais eventos de música sertaneja do país: Expo Londrina, Ribeirão Rodeo Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival e Caldas Country Festival. A iniciativa é fruto das parcerias entre Together – unidade de negócios da Ambev, que atua como facilitadora no mercado de grandes eventos, conectando pessoas, soluções e serviços – e a Diverti – empresa do Grupo DVT – com organizadores de cada uma das etapas do Circuito.

 Sobre o Grupo DVT
 
O Grupo DVT é um grupo empresarial que gera negócios a partir do entretenimento. Suas empresas oferecem soluções completas na gestão de marcas e eventos, com competências que abrangem desde a criação e produção de eventos até a gestão de dados, marketing de influência, operação de alimentos e bebidas, tecnologia, e ativações de marcas. Com sede em São Paulo, o Grupo DVT é um dos mais completos grupos de entretenimento e negócios do Brasil. Isso porque acredita na conexão entre marcas e públicos a partir da criação de experiências que geram resultados. Para cumprir essa missão, o grupo conta com um portfólio de marcas reconhecidas nacionalmente, como Circuito Sertanejo, Jaguariúna Rodeo Festival, Caldas Country Festival, Ribeirão Rodeo Music, Camarote Bar Brahma e Coala Festival. Fazem parte do Grupo DVT as empresas Diverti, Total Acesso, Cooler DVT, ClanDVT, Coala Music e Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH).

Informações à imprensa:
  Agência Brands

Beatriz Vieira – [email protected]

Ana Beatriz – [email protected]

Fernanda Brandão – [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna promove curso gratuito de prevenção e combate a incêndios no campo

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, promove nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de agosto, o curso gratuito “Incêndio – Prevenção e Combate no Campo”, voltado aos produtores rurais do município. A capacitação será realizada das 8h às 17h, em parceria com o Sindicato Rural de Mogi Mirim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Durante o curso, os participantes receberão orientações práticas para prevenir incêndios e agir com segurança diante de princípios de fogo, especialmente durante o período de estiagem, quando aumenta o risco de queimadas e propagação das chamas.

O curso abordará orientações e práticas relacionadas à prevenção e ao combate de incêndios em propriedades rurais, contribuindo para que os produtores estejam mais preparados para identificar situações de risco e agir de forma adequada diante de um princípio de incêndio.

LEIA TAMBÉM:

Entre as medidas preventivas recomendadas estão a manutenção de aceiros limpos nas divisas das propriedades e ao redor de áreas de mata nativa, a roçada de vegetação alta e a não realização de queimadas de lixo ou resíduos de produção.

“A prevenção é responsabilidade de todos, e a participação dos produtores rurais na capacitação é uma importante ferramenta para reduzir os riscos de incêndios e proteger as propriedades e o meio ambiente”, informa o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente.

Os produtores interessados em participar poderão realizar as inscrições até quarta-feira, dia 19, às 16h, pelo telefone (19) 3199-7531.

Serviço:

Curso: Incêndio – Prevenção e Combate no Campo (gratuito)

Data: 20 e 21 de agosto

Horário: das 8h às 17h

Local: Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariúna

Público: produtores rurais de Jaguariúna

Inscrições e informações pelo telefone: (19) 3199-7531

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias