Jaguariúna
Dia do Ciclista: a paixão que cura, une e move as pessoas
A magrela pode ser usada para muitas finalidades, mas é fato que é paixão nacional
Dia 19 de agosto, é comemorado o Dia do Ciclista, data que celebra não apenas a prática esportiva, mas também a busca por uma vida mais saudável. Para se ter uma ideia, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela União Ciclística Internacional (UCI), existem cerca de 1 bilhão de ciclistas no mundo, sendo que cerca de 50 milhões deles estão no Brasil.
O amor por este mundo ciclístico pode surgir de várias formas. Para o nutricionista do Guarani, Kaike Miotto, surgiu ainda em sua infância, nos anos 80 aos 10 anos de idade.
“Eu e meus amigos tínhamos pista de bike com rampas e obstáculos e passávamos muito tempo nos divertindo com as bicicletas pela cidade. Na época não havia celular e internet. A bicicleta era uma das opções favoritas de descontração, além de ser importante como um instrumento para a saúde”, relembra. Para ele, o mais legal deste “amor de infância” que perdura até hoje é a proximidade com a natureza e a dose de adrenalina dos caminhos escolhidos para percorrer.
LEIA TAMBÉM:
O amor de Bruna Lemos nasceu mais ou menos como o de Kaike, na infância. Mas depois a gente cresce, abandona certas coisas, e nisso, o pedal em sua vida adulta era sempre um plano B.
Foi com a pandemia que Bruna transformou o plano em ação. Sua grande motivadora foi a memória afetiva da infância que a fez querer viver esse amor novamente e a prática trouxe diversos benefícios para sua vida.
“Melhorei muito as crises de ansiedade que eu tinha. A bike me deu um horizonte novo, virou meu hobby e isso me ajudou a superar muitos problemas emocionais”, conta.
Bruna gosta de pedalar contemplando os lugares por onde passa. “É uma sensação incrível. Eu falo que é onde o corpo cansa e a mente descansa. É um sentimento de liberdade e satisfação, e conhecer lugares novos é demais”, relata.
Gabriela Honorato Carvalho tem uma história diferente. Ela foi incentivada e motivada por sua amiga Giovana, em 2018. Comprou sua primeira bicicleta usada e no primeiro pedal já encarou logo os 10 km. No passeio seguinte foi para Holambra com a amiga Lu, que já pedalava há um tempo, e precisou ser resgatada pelo marido.
Mas ela não desistiu. Seguiu para o próximo e o próximo passeio. “Foi virando terapia. Fui andando pela região, conhecendo lugares, pessoas e comecei a incentivar amigas. Algumas continuam até hoje, já outras desistiram”, conta.
Após dois anos pedalando Gabriela encarou um pedal de 70km grávida de cinco meses (com liberação da médica). Ela ainda pedalou mais dois meses antes de dar à luz. “Após o nascimento do meu filho eu queria muito voltar, mas por conta da amamentação era muito difícil, então quando ele fez três meses eu voltei. Andava pouco, mas já dava para matar as saudades que eu estava, e fui treinando conforme dava”.
Mais um ano se passou, e em um belo dia de 2021 Gabriela recebeu a proposta de fazer o caminho para Aparecida, mas naquela data, seu filho ainda era muito bebê e dependia muito dela. Então suas amigas foram e ela ficou.
Em 2022 o convite chegou mais uma vez. Estava quase certo de que Gabriela faria o percurso, mas roubaram a sua bicicleta. “Fiquei muito triste e em choque com tudo que houve e não consegui ir para Aparecida”.
Gabriela nessa situação e as amigas que tanto queriam sua companhia, com certeza também ficaram muito tristes. Mas, mais do que isso, mostraram que a união faz a força e arrecadaram prêmios para fazer uma rifa e ajudar Gabriela comprar sua nova bicicleta.
“Vendemos 200 números em duas semanas e então elas me ajudaram a escolher a bike. Escolhi e aguardava o contato da loja. Certo dia estávamos almoçando e a bike chegou toda linda, com um laço maravilhoso. Eu que não sou de chorar confesso que aquele dia chorei bastante”, relembra emocionada.
A partir desse dia Gabriela voltou aos treinos e aí foi ainda mais reforçada a ideia de que ela tinha que ir para Aparecida agradecer por tudo que havia conseguido, e também pelo livramento, pois só foi roubada e nada mais, não sofreu nenhum machucado.
Os dias foram passando, Gabriela treinando, e no dia 27 de abril a turma saiu de Jaguariúna até Aparecida. Oito mulheres. Oito mochilas juntas. E cada uma com seu pedido e agradecimento no coração.
“Foi incrível. Foi a melhor viagem da minha vida. A fé leva a gente. Você acha que não dá mais conta no meio do caminho e quando chega na pousada você se emociona, descansa e no outro dia já está pronto para ir de novo. E a emoção quando chega? É uma sensação única poder chega e agradecer e melhor ainda é voltar para nossa família”, relata.
Para quem não faz parte do universo ciclístico, 19 de agosto é só mais um dia. Mas, para Gabriela, que tem as duas rodas e os pedais como parte da sua vida, é um dia especial. “Não consigo mais viver sem ela. O passeio, o café, as cervejas com os amigos fazem a gente esquecer dos problemas, daquela rotina maluca que vivemos. Se eu pudesse dar conselhos eu sempre falaria: vai pedalar. Bike é vida!”, finaliza.
Há quem nunca tenha abandonado o pedal, quem procure a modalidade como refúgio, ou para cuidar da sua saúde e infinitos outros motivos. No caso de Verônica Santos, foi a necessidade de cuidar da saúde mental e física.
Verônica teve início de depressão e engordou bastante. Na pandemia ficou sem fazer terapia. Já tinha tentado fazer uma modalidade esportiva, mas se machucou. Foi então que ela encontrou a bicicleta, para fortalecer e emagrecer.
Fazendo dieta Verônica perdeu 9kg. Ao começar com o pedal perdeu quase 13kg e ganhou muitas amizades, ou seja, ganhou duas vezes.
“Pedalar é minha terapia. Não faço mais psicoterapia, mas preciso pedalar e sempre volto feliz e leve. Cansada, é verdade, mas cheia de energia e disposição, é incrível como melhora o humor”, conta.
Hoje Verônica pode dizer que pedalar te trouxe o benefício que procurava quando começou o esporte, mas mais que isso, trouxe amigos para a vida toda e levou à lugares maravilhosos com paisagens lindas que só o pedal pode levar.
Então, independente da sua motivação, inspire-se em quem encontrou alegria e paz de espírito em cima de duas rodas e pedais. O ciclismo além de prazeroso, conforme Kaike, Gabriela, Verônica e Bruna relatam, ajuda a manter o corpo em forma e a cabeça saudável.
E aos ciclistas, um feliz Dia do Ciclista.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
-
Amparo1 semana atrás
Festival Interno leva mais de 120 crianças para o tatame do judô
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’