Jaguariúna
Prefeitos reforçam apoio ao trem intercidades em evento em Campinas
Encontro discutiu projeto que prevê ligação ferroviária entre Campinas e São Paulo
Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) reforçaram o apoio ao projeto do Trem Intercidades (TIC), que prevê a ligação entre Campinas e São Paulo, no evento “Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC e Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), nesta segunda-feira, 21, no Royal Palm Plaza, em Campinas. Os chefes do Executivo municipal também pediram para o Governo do Estado de São Paulo que mantenha a previsão de realização do leilão do TIC para novembro deste ano.
O evento – liderado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), ao lado do presidente do IMCI, Luigi Longo – contou com a presença do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.
Também estiveram presentes os prefeitos de Campinas, Dário Saadi; de Americana, Chico Sardelli; de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan; de Nova Odessa, Claudio José Schooder, o Leitinho, e de Santo Antônio de Posse, João Leandro Lolli, além do deputado estadual Dirceu Dalben, secretários municipais e especialistas em mobilidade urbana.
LEIA TAMBÉM:
“Esse evento dá continuidade à apresentação dos seis eixos estruturantes do projeto Infratech, iniciados em março. A discussão sobre o projeto do Trem Intercidades no Conselho da RMC foi um pedido do governador Tarcísio de Freitas, que está muito empenhado em transformar esse projeto em realidade. O TIC não é apenas uma conexão ferroviária, mas uma ponte entre o presente e o futuro da nossa mobilidade. Por isso, é muito importante que o leilão aconteça em novembro e que o projeto se concretize”, disse Gustavo Reis.
O secretário Benini, que é de Campinas, falou sobre os detalhes do TIC e apresentou aspectos técnicos do projeto. Ele disse que já há “quatro ou cinco consórcios interessados no projeto” e que o leilão está previsto para o final deste ano ou janeiro do ano que vem.
“Sou campineiro e tenho um interesse muito grande que esse projeto dê certo. Tem quatro ou cinco consórcios interessados no projeto. Eles pedem uma garantia e alguns ajustes, como no material rodante e parte elétrica, que serão feitos. A previsão é que o leilão aconteça no final deste ano ou em janeiro do ano que vem. Depois, tem mais uns cinco meses para a assinatura do contrato”, explicou Benini.
“Temos que observar de maneira objetiva o que é esse novo modelo de transporte urbano entre cidades. Estamos falando de sustentabilidade, eficiência e transformação urbana e econômica. Em curto tempo, o Estado de são Paulo será protagonista no transporte ferroviário”, afirmou Police Neto.
Já o prefeito Dário Saadi chamou a atenção para a necessidade de o trem vir a atender também outras cidades da região. “É um tema muito importante e também é preciso já pensarmos numa extensão do trem até as cidades da região, como Sumaré e Americana”, disse.
“Nosso objetivo hoje foi discutir a estratégia para melhor aproveitamento junto ao projeto do Trem Intercidades, que poderá trazer enorme impacto para nossa região”, finalizou Luigi Longo.
Sobre o Infratech/RMC
O evento “Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade” integra um pacote de seis áreas estruturantes de coleta de dados e diagnósticos do projeto Infratech – Gestão Pública Inteligente, do IMCI, que auxilia as ações do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
A plataforma Infratech foi lançada em 2022, pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, com o objetivo de desenvolver os municípios com foco em inovação, economia, eficiência e transparência. O projeto já conta com a certificação de 44 representantes das prefeituras que participaram do curso Infratech e estão aptos à sistematização da coleta de dados, com segurança e de maneira normatizada.
O objetivo do Infratech é sensibilizar os agentes públicos para o entendimento dos benefícios que o adequado gerenciamento de dados pode trazer aos municípios e o impacto evolutivo que a tecnologia pode oferecer.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Encontro de Carros Antigos arrecada quase 800kg de alimentos para o Fundo Social
A 20ª edição do Encontro de Carros Antigos, realizada no último fim de semana no Centro Cultural de Jaguariúna, arrecadou quase 800 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados pelos visitantes do evento. Segundo o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna, foram arrecadados 774 quilos de alimentos, que já estão sendo distribuídos às famílias cadastradas.
Segundo a Secretaria de Cultura de Jaguariúna, o Encontro de Carros Antigos reuniu cerca de 15 mil pessoas nos dois dias do encontro (sábado e domingo), com um total de 987 carros cadastrados na exposição.
Com apoio da Prefeitura de Jaguariúna, o evento é realizado pelo grupo Antigos no Parque e reúne atrações para toda a família, exposição de veículos clássicos, gastronomia, música e ações solidárias.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Alunos da rede municipal de Jaguariúna são destaque em fase regional do maior torneio de robótica educacional do mundo
Dois times da Escola Municipal Mário Bergamasco representaram Jaguariúna na etapa regional da First Lego League (FLL), o maior campeonato de robótica educacional do mundo para crianças e jovens, realizada no último sábado, dia 20 de junho, em São Paulo. O transporte dos estudantes foi disponibilizado pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
As equipes foram escolhidas após cumprirem todas as etapas de preparação e demonstrarem competência para a disputa. O trabalho integrou o currículo formal à aprendizagem criativa, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação e aos programas federais de Educação Digital.
LEIA TAMBÉM:
Durante o torneio, os alunos conviveram com outras 24 equipes de escolas particulares, muitas delas bilíngues, totalizando 26 participantes. Mesmo diante da diferença de recursos, os estudantes da rede municipal chamaram a atenção dos avaliadores pela segurança, carisma e autonomia nas apresentações.
A equipe The Builders of Chaos apresentou um projeto sobre Machu Picchu, abordando técnicas de construção, organização social, agricultura e aspectos culturais da civilização inca. Já a Archeological Animals pesquisou a Fazenda Serrinha, no bairro Florianópolis, destacando sua importância como patrimônio histórico de Jaguariúna. O estudo abordou a presença indígena das etnias Tupi-Guarani e Jê, práticas agrícolas na bacia do Rio Jaguari e construções em taipa, reforçando a importância da preservação desse legado.
As pesquisas foram conduzidas pelos próprios alunos e envolveram conteúdos de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Além dos conhecimentos técnicos em robótica e programação, os estudantes demonstraram habilidades como trabalho em equipe, resiliência, pensamento crítico e comunicação ao responder, com autonomia, aos questionamentos dos jurados.
“Agora, a expectativa é pelo resultado da classificação para a etapa nacional. Independentemente do desfecho, a experiência já deixou resultados concretos, com nossos estudantes mais motivados, confiantes e engajados com a escola. Estamos muito felizes”, comemora a professora Luciene Mára de Lima, responsável pelos projetos apresentados.
A Escola Municipal Mário Bergamasco integra o Programa Escolas Criativas, com gestores capacitados, o que reforça a qualidade da educação pública de Jaguariúna.
Foto: divulgação
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna recebe mais de 400 inscrições para o projeto gratuito de formação em moda sustentável para mulheres
A formação gratuita e inédita no município oferece a 40 mulheres bolsa-auxílio, kit de costura e máquina para levar para casa
Com mais de 400 inscrições recebidas, começa no dia 29 de junho e vai até 3 de julho, em Jaguariúna, o projeto gratuito Sustentabilidade na Moda, que irá capacitar mulheres em técnicas de costura, design de moda, customização e upcycling. Além da formação, as participantes receberão bolsa-auxílio de R$400,00, kit de costura e uma máquina de costura para dar continuidade à produção após o término das atividades.
Dentre as candidatas inscritas, 40 mulheres, com mais de 16 anos e sem vínculo empregatício, foram selecionadas para participar desta edição.
Realizado no Boulevard Pedro Abrucêz, o curso será conduzido pela artista Flávia de Souza e tem como proposta estimular a criatividade, a geração de renda e o reaproveitamento de materiais têxteis por meio da moda sustentável.
LEIA TAMBÉM:
O kit disponibilizado às participantes inclui agulhas, alfinetes, linhas, tesoura, fita métrica e almofada para agulhas. Ao final da formação, elas também poderão levar para casa as máquinas de costura utilizadas durante o curso.
Reaproveitamento e criatividade
Durante as oficinas, as participantes serão divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde. Elas terão contato com técnicas de criação baseadas no upcycling, prática que transforma resíduos têxteis ou peças descartadas em novos produtos com maior valor agregado. Além de estimular a criatividade, o método contribui para a redução do desperdício na indústria da moda, incentivando práticas mais conscientes e sustentáveis.
As peças produzidas ao longo da formação serão apresentadas ao público em uma feira de moda sustentável no dia 4 de julho, também no Boulevard Pedro Abrucêz. O evento busca aproximar a comunidade do projeto e valorizar o trabalho desenvolvido pelas participantes.
Como complemento, no dia 6 de julho será realizada uma formação em gestão têxtil com seis participantes que se destacarem ao longo do curso, ampliando os conhecimentos sobre organização produtiva e possibilidades de atuação no setor.
Flávia de Souza: moda com propósito
A artista, educadora e gestora de resíduos têxteis Flávia de Souza iniciou sua trajetória em 2007, após a falência de sua primeira empresa. “Foi nesse momento que ressignifiquei minha caminhada e decidi transformar a dor em propósito”, relembra. Desde então, dedica-se a capacitar pessoas — principalmente mulheres — a resgatar tecidos de forma orgânica, estratégica e com impacto real.
Atualmente, Flávia lidera o Grupo Soma, onde coordena a distribuição mensal de cerca de 500 toneladas de resíduos têxteis entre 40 mulheres empreendedoras, promovendo geração de renda, redução do desperdício e criação de novos produtos sustentáveis.
Sobre o projeto
O projeto “Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling” (PRONAC 236113) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Governo Federal, Brasil: Do lado do povo brasileiro. Conta com o patrocínio da MAHLE, coordenação geral da Amora Produções Culturais, coordenação artística da Aloxique e apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com atuação nos segmentos de veículos de passeio e comerciais.
Fundada em 1920, a empresa desenvolve soluções voltadas à mobilidade com menor impacto climático, com foco em eletrificação, gerenciamento térmico e tecnologias para redução de emissões. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo conta com componentes da MAHLE.
A empresa também apoia iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e diversidade, por meio de projetos incentivados e ações privadas.
Programação do projeto
Formação: de 29 de junho a 3 de julho
Turma manhã: 9h às 11h30
Turma tarde: 14h às 16h30
Feira e exposição das peças
4 de julho, das 11h às 13h
Formação em gestão têxtil
6 de julho, das 13h às 18h (com 6 participantes selecionadas)
Local: Boulevard Pedro Abrucêz (Rua Amazonas, 600 – Jardim Santa Cruz – Jaguariúna/SP)
Em todos os dias de oficina será oferecido coffee break.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2043
-
Amparo1 semana atrásFestival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
-
São Paulo1 semana atrásVítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
-
Holambra1 semana atrásSemana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra
-
Artur Nogueira5 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio
-
Jaguariúna4 dias atrásSérie de TV chega em Jaguariúna dia 6 de julho e está a procura de relíquias objetos antigos e curiosos
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna entra no clima da Copa do Mundo com transmissão dos jogos e atrações para toda a família
-
Jaguariúna1 semana atrásSede do Cartório Eleitoral está oficialmente inaugurada em Jaguariúna


