Conecte-se conosco

Jaguariúna

Dia da Mulher: de geração para geração o amor pela cozinha e a força de ser o que quiser

Publicados

em

Essa é a história da chef Olívia Ribeiro Costa que, inspirada em sua mãe, hoje é referência em gastronomia

Quem abre a boca para dizer que “lugar de mulher é na cozinha”, comumente tem a intenção de inferiorizar a importância feminina na sociedade. Mas, quando se fala em gastronomia, no entanto, a máxima machista é revertida em emblema da conquista de um território profissional que por muito tempo foi dominado pelos homens.

No Brasil, 7% dos endereços renomados têm comando feminino, de acordo com o site especializado Chef’s Pencil (2022). São poucas, mas juntas elas fazem barulho — na verdade, um panelaço.

Com competência e talento, a chef Olívia Ribeiro Costa (Sô Raiz) se destaca neste mercado em Jaguariúna. Antes, Olívia era da área financeira, que também é predominantemente masculina, mas sempre esteve ligada ao ramo da gastronomia por conta da sua mãe.

Dona Teresa Guerreiro Ribeiro era uma mulher amada por muitos, se não, por todos. Sua história começa em um sítio em Agudos quando com quatro filhos pequenos e ainda grávida, separou do marido que não concordava com sua independência e desejo de trabalhar.

LEIA TAMBÉM:

Voltando para o Goiás, de onde é sua família, aquela jovem criou seus filhos com a ajuda dos familiares. Com a cara e coragem, em uma vila distante da cidade dona Teresa criou os filhos em volta do fogão a lenha que vira a tornar seu ganha pão na beira de uma BR que liga Anápolis a Brasília, em um terreno de seu irmão.

Olívia sempre ajudara sua mãe. Aquele ganha pão não era um simples trabalho para dona Teresa e Olívia, era a paixão que tornava a relação mãe e filha ainda mais forte. “Sempre fui apaixonada e cozinhava no fogão a lenha desde pequenininha. É o ar que eu respiro”, conta Olívia.

Mas, como nem tudo caminha de acordo com nossas vontades, sonhos e desejos, por volta dos 18 anos de Olívia, o restaurante de Dona Teresa na BR precisou ser fechado por várias circunstâncias. Mas, logo depois, ela abriu uma lanchonete na cidade.

Neste momento a irmã de Olívia mudou-se para Jaguariúna, a trabalho. E por conta de uma relação muito próxima de Dona Teresa, Olívia, e todos os irmãos, todos vieram para Jaguariúna. “Somos, até hoje, muito ligados e unidos. Não conseguimos ficar muito tempo sem se ver, sem se falar”, conta Olívia.

Chegando na cidade bonita por natureza Olívia fez faculdade de Administração, sempre contando com o apoio e ajuda de sua mãe. Dona Teresa abriu um restaurante. Ora, não poderia ser diferente.

Olívia trabalhou por anos na área financeira e era excepcional com isso. Tinha um cargo e salário excelentes e os ventos a levaram para Indaiatuba. Mas, nesse momento Olívia já tinha sua primeira filha e a carga de trabalho começou a ficar pesada quando ela parara para pensar em sua ausência com Maria Teresa.

Mesmo muitas pessoas reprovando a ideia de Olívia deixar seu trabalho, aquele que lhe trazia segurança, ela abriu mão. Sua mãe, como de se esperar, a acolheu em seu restaurante. As duas trabalharam juntas com mais algumas ajudantes por algum tempo.

“O restaurante bombava. Tinha um movimento excelente. Havia dias que recebíamos 200 clientes. Ela estava no auge da alegria dela. Ela falava para mim que eu iria cuidar do restaurante e ela ia viajar e passear”, lembra Olívia.

Dona Teresa era uma mulher cheia de vida. Trabalhadora. Batalhadora. Cuidadosa. Mãe. Mulher. Mas, um dia, de repente, algo muito sério aconteceu. Após o preparo do almoço no restaurante em um dia normal, Dona Tereza apareceu com sua bolsa embaixo do braço dizendo que ia ao hospital, pois estava com uma dor de cabeça terrível.

Olívia assustou-se, pois Dona Teresa fugia de hospitais, então presumia que a dor era forte mesmo. Entre muita dor, desespero e esperança a partir do diagnóstico de um aneurisma rompido, aquela mulher cheia de vida deixou os filhos, os netos, e uma legião de fãs.

A história é maior e muito mais tocante que isso. Não gostaria de resumi-la. Mas, Olívia foi a última a vê-la viva, no hospital antes de uma cirurgia de 12 horas. As 48 horas após foram um pesadelo para todos àqueles que à amavam. A família do Goiás veio em seis carros para saber de perto como estava Dona Teresa. Infelizmente, aquele fim de ano não teve o mesmo sabor para eles.

Muita dor assolou os meses seguintes de Olívia e seus irmãos, tios, familiares e amigos. “Foi muito difícil para nós. Até hoje, é muito difícil, mas aprendi a conviver com isso”, diz Olívia.

Reviravolta
Olívia é uma pessoa que deu certo, mas porque quis muito. Desde a juventude quando estudou Administração e agora com a gastronomia. No restaurante em Jaguariúna com sua mãe, além de ajudar no preparo do almoço, Olívia também fazia bolos e doces vendidos ali mesmo.

Depois de sua perda avassaladora em 2016, um cupcake deu uma reviravolta em sua vida. Desanimada e sem pretensão alguma de retornar para a beira do fogão naquele momento, Olívia recebeu de sua amiga o pedido para que fizera um cupcake. Vejam só, na época ainda não era febre no Brasil. Ela procurou vídeos na internet e fez. A amiga amou e sugeriu que ela fizesse para vender. Aí ela voltou a fazer suas variadas delícias.

“Toda essa parte aprendi sozinha. Meus bolos ficavam perfeitos, pois sou muito perfeccionista. Estava muito legal. Aí veio a pandemia, comecei a fazer caldos e o restaurante adormeceu no meu coração por este e outros motivos”, conta Olívia.

No meio disto, em 2018 Olívia teve sua segunda filha, a Maria Luiza. Que foi outra luz em sua vida. Seu marido, Junior, também sempre foi seu alicerce.

Depois do auge da pandemia, a procura pelo lugar ideal para abrir seu próprio restaurante teve seguimento e mesmo antes de encontrá-lo, o nome que daria vida a realização de seu sonho já estava sendo pensado. “O nome Sô Raiz representa tudo muito bem. Minha mãe que foi criada no sítio, que plantou algodão, café. Representa a mãe do Junior. Representa nossa história. Eu queria que ela (Dona Teresa) visse tudo isso, que tivesse conhecido minha filhinha mais nova. Mas não me arrependo de nada. Vivi junto da minha mãe todos os dias e horas possíveis da minha vida”, conta Olívia.

Mulher
Uma mulher com uma história emocionante. Com um sonho realizado junto com pessoas incríveis. Um restaurante que cumpre sua proposta dia após dia: comida raiz com gostinho de Dona Tereza, ambiente familiar e aconchegante.

Olívia é a primeira a chegar e a última a sair. Mas também é esposa, mãe, irmã, tia, amiga e mulher. “Tudo é possível. Tenho dias difíceis, cansativos, mas não desisto”, diz.

A chef atribui todo esse empoderamento à sua mãe, que desde que deixou Agudos buscando o melhor para seus filhos nunca voltou atrás ou desistiu, pois sabia o mundo que esperava seus filhos lá fora.

Teresa Guerreiro Ribeiro
Uma mulher totalmente família. Dedicada, amorosa, cuidadosa. Criou seus filhos de maneira incrível, foi uma avó exemplar e representa, ainda hoje, o empoderamento feminino.

“Crescemos independentes. Somos três meninos e duas meninas, e todos lavam cozinham e passam. Aprendemos com ela. Tivemos uma educação nota mil. E quando paramos para pensar, ela não tinha nem tempo de explicar as coisas, pois trabalhava tanto, mas conseguiu de maneira mágica”, lembra Olívia. É o poder que as mães têm.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro GT apresenta “Queen Experience” e Toninho Tornado e Netto Tomaz em Jaguariúna

Publicados

em

O show musical e a comédia estarão em cartaz no Teatro Municipal Dona Zenaide, respectivamente, na quinta e na sexta-feira. Os ingressos estão à venda nas bilheterias e no site https://ingressodigital.com.

O Teatro Municipal Dona Zenaide (Rua Alfredo Bueno, nº 1.151), de Jaguariúna recebe esta semana dois espetáculos. Na quinta-feira, 18, às 21, será apresentado o show musical “Queen Experience”, às 21h. Os ingressos custam de R$70 a R$140. A classificação etária é Livre. Na sexta-feira, 19, às 21h, Toninho Tornado e Netto Tomaz estão na comédia “Os Calabresos”. Os ingressos custam de R$35,00 e R$ 70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e no site https://ingressodigital.com. A classificação etária é 16 anos.

LEIA TAMBÉM:

A banda “Queen Experience” foi idealizada em 2018 pela BRZ Produções. O espetáculo traz os maiores sucessos da banda “Queen”, como: “Don’t Stop me Now”, “Killer Queen” e “Under Pressure”, entre outros. A proposta é homenagear e relembrar a mente brilhante de Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. A direção geral é de Bruno Rizzo e, a direção musical, do maestro Eduardo Pereira.

Toninho Tornado e Netto Tomaz apresentam “Os Calabresos”, trazendo para o palco um humor genuíno e inteligente. Inicialmente, eles se revezam em apresentações individuais. Na segunda parte do show, Toninho Tornado (Delício/Calabreso) e Netto Tomaz (Dorival/Quero Café), se unem para bordões e pegadinhas que estão na boca do povo, referências da carreira construída pela dupla.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias