Amparo
Ypê inicia projeto de restauração florestal na Bacia do Rio Camanducaia

Iniciativa, em parceria com o Imaflora, aumentará a cobertura florestal na bacia com o objetivo de recuperar matas ciliares de rios e nascentes
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, dá início a mais uma importante parceria com foco em restauração florestal. Por meio do projeto Plantar Vida, com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), serão reflorestadas áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água.
A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. O Plantar Vida tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e a possibilidade de sequestro de carbono visando a diminuição de riscos climáticos.
Na primeira fase do projeto serão avaliadas, dentro de uma área de 670 km², as áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas. As ações de plantio devem começar no segundo semestre de 2022.
O Plantar Vida também busca a mobilização e participação de produtores locais para o desenvolvimento da agricultura sustentável na Bacia do Rio Camanducaia e o engajamento de outros parceiros do poder público e privado da região. Em breve, encontros para diálogos e trocas de experiências serão propostas a fim de engajar a comunidade para trabalhar em conjunto.
“Somente com a responsabilidade compartilhada é que teremos êxito no cuidado com o nosso planeta. Este tem sido o foco de nossas iniciativas e parcerias em busca de um impacto positivo para a sociedade que está a nossa volta. O Plantar Vida é um projeto de restauração florestal idealizado pela Ypê, agora com foco em recuperar a vida nas nascentes da Bacia do Rio Camanducaia, um rio que faz parte do nosso cotidiano, margeando nossa matriz, em Amparo. Queremos plantar árvores nativas para que as nascentes de nossa região voltem a brotar água e para que nosso ecossistema possa ser recuperado, apesar das adversidades, porque água também é vida”, explica o presidente executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior.
A Bacia do Rio Camanducaia integra a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O Rio Camanducaia nasce no município de Toledo (MG) e tem sua foz no rio Jaguari, no município de Jaguariúna (SP). Os municípios de Toledo e Extrema, em Minas Gerais, e de Pedra Bela, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedreira, Tuiuti, Santo Antonio de Posse, Holambra e Jaguariúna, em São Paulo, fazem parte desta Bacia.
SOBRE A YPÊ
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira com mais de 6.000 funcionários. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.
“Hoje estamos vivendo uma seca histórica em diversas regiões do Brasil, e isso está diretamente ligado à alteração do uso do solo e desmatamento. O Projeto Plantar Vida é um exemplo de ação que teremos que fazer daqui para frente se quisermos garantir água para as futuras gerações”, afirma Leonardo Sobral, Gerente Florestal do Imaflora. “A Organização das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a década da restauração de ecossistemas. O Brasil não pode perder essa oportunidade, a restauração florestal é uma alternativa importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.”
SOBRE O IMAFLORA
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.
Amparo
Mostra Japão movimenta Amparo no feriado

O fim de semana do feriado do Dia do Trabalhador será de cultura japonesa na Praça Pádua Salles. A 32ª edição da Mostra Japão acontece de 02 a 04 de maio.
Nos três dias, a gastronomia, a cultura, produtos orientais, concurso Cosplay, dança, shishimai, e outras atrações estão confirmadas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Mercado Municipal é o mais novo polo gastronômico e turístico da Estância de Amparo

Foram investidos cerca de R$1,6 milhão na restauração completa da estrutura do prédio e do entorno
Restaurante de frutos do mar, cafés de alto padrão, queijos premiados e vinícolas locais fazem do novo Mercado Municipal de Amparo um espaço atrativo para os moradores da cidade e para visitantes de todas as regiões.
Depois de passar por uma completa restauração e revitalização, o Mercado foi reaberto na noite desta quinta-feira, 24, num evento aberto ao público, com música e degustação gourmet. Seis empreendedores montaram suas lojas dentro do espaço, que foram selecionadas por processo licitatório.
Para o representante responsável por uma das vinícolas, a reforma atende a uma demanda antiga para valorização do Mercado como monumento da história amparense. “Foi uma luta grande para chegarmos a este momento, e estamos muito felizes por esta reabertura que vai atrair não apenas os visitantes de Amparo, mas também muitos turistas de outras cidades e estados”, diz Luiz Nascimento.
LEIA TAMBÉM:
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o Mercado foi restaurado com recursos do Departamento de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Dadetur), com contrapartida da Prefeitura de Amparo, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O Mercado Municipal está localizado na Praça Dr. Araújo, no centro de Amparo.
Horário de funcionamento:
Quarta e quinta: das 8h às 22h
Sexta e sábado: das 8h às 23h
Domingo: das 8h às 22h
Segunda e terça: fechado.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Obras de ampliação da rede de esgoto avançam em Amparo

Como parte das condicionantes da Barragem Duas Pontes, Amparo está sendo beneficiada com a ampliação da rede de esgoto, com objetivo de tratar 100% do sistema, em todos os distritos e bairros da cidade.
Está sendo agilizada a implantação do sistema CATE/Amparo (Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto), que irá tratar de maneira eficiente todo o esgoto antes de ele ser destinado ao rio Camanducaia, o que contribuirá também para a proteção daquele ecossistema.
A obra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com execução a cargo do SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), em parceria com a prefeitura de Amparo e acompanhamento e supervisão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amparo (SAAE).
LEIA TAMBÉM:
Para que a população seja adequadamente informada sobre a obra e sobre as movimentações de máquinas e equipes, estão em andamento visitas cautelares feitas por funcionários das empresas contratadas pelo Estado.
Durante a visita cautelar, o agente faz um relatório fotográfico das paredes dentro e fora do imóvel. Esta é uma medida preventiva, para o caso de surgir rachadura ou algum outro dano na estrutura dos imóveis, durante ou após as intervenções no subsolo e na superfície das vias. Os moradores também são informados sobre o detalhamento das obras e recebem um folder explicativo (veja o folder nas imagens desta matéria).
Visitas cautelares já foram feitas em Arcadas, São Dimas e Jd. Juliana, e continuarão por toda a cidade, durante todo o ano, até chegarem no Distrito de Três Pontes, que também será contemplado pelo CATE/Amparo.
Além das visitas cautelares, algumas movimentações de maquinários já começaram no Jd. Juliana, mais precisamente na Rua Vereador Dr. Carlos de Campos Sampaio. No local, cones foram colocados para isolar parte da rua.
Uma equipe trabalha na perfuração da terra, no leito do Camanducaia. Segundo informações do Governo do Estado, o CATE de Amparo prevê redes coletoras de esgoto numa extensão total de 36 km, passando por distritos e pela área urbana.
Serão instaladas nove estações de bombeamento de esgoto até chegar na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que passa por reforma e ampliação, onde serão tratados, em média, 141 litros por segundo do esgoto coletado.
O município vizinho de Monte Alegre do Sul também terá obras do CATE. Segundo o Governo do Estado, Amparo e Monte Alegre do Sul terão tecnologia de tratamento do esgoto moderna, conhecida como nível terciário, que promove a remoção de fósforo e nitrogênio, atendendo aos padrões de qualidade exigidos pela legislação ambiental para o lançamento no rio Camanducaia.
Para mais informações ligue: Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo: fone/whatsApp (19) 3817-4278 ou acesse www.spaguas.sp.gov.br/site/barragens-pedreira-e-duas-pontes
Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo
Rua Comendador Guimarães, 249 – Cento – Amparo
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Contato: fone/whatsApp (19) 3817-4278
e-mail: [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Jaguariúna1 semana atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Amparo1 semana atrás
Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Amparo1 semana atrás
Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Esgoto: população de Amparo começa a ser informada sobre as obras de ampliação da rede
-
Campinas1 semana atrás
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC
-
Amparo1 semana atrás
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27