Artur Nogueira
Agricultor aumenta produtividade em 14% após aderir à Campanha da Calagem em Artur Nogueira

Recomendações da Secretaria de Agricultura têm auxiliado produtores a atingirem cases de sucesso
A campanha “Calagem de Outono”, lançada em março pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Agricultura, tem ajudado os agricultores do município a terem maior produtividade e, assim, aumentarem seus lucros. Produtores que anteriormente realizavam o processo de calagem antes ou após o período indicado (Outono), e que não realizavam uma boa amostragem do solo, relatam sucesso no plantio após seguirem as recomendações repassadas durante a campanha.
Na primeira fase do projeto, a secretaria tem chamado a atenção dos agricultores para a necessidade de uma boa amostragem antes da aplicação do calcário – elemento usado para corrigir o solo antes do plantio. Conforme o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Afonso Peche Filho, a calagem é extremamente importante para equilibrar as propriedades químicas, físicas e biológicas do local onde será feito o plantio.
Além disso, o pesquisador – que tem auxiliado os agricultores da cidade durante a campanha – ressalta que uma boa amostragem do solo é fundamental para aumentar o potencial produtivo das plantas e do solo.
”A recomendação mudou, e é fundamental que os agricultores entendam que o outono é o período ideal para se fazer a amostragem e, em seguida, aplicar o calcário. É extremamente importante entender que sem calagem não tem produtividade, e que sem usar calcário não tem renda”, destacou.
Exemplo de sucesso
Everton Rodrigo trabalha como agricultor em Artur Nogueira há 22 anos. Após realizar a correção do solo, ele aumentou a produtividade em cerca de 14%. A expectativa é que a produção aumente ainda mais nos próximos meses.
”Na área sem correção de solo, eu usei a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente, e produziu 66 sacos de soja por hectare. E isso que é o segundo ano que ela já é mais produtiva. Já nessa outra área que foi feita a correção de solo com calcário, ela já produziu 75 sacos por hectare, usando a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente”, relatou o agricultor.
Ele explica que a partir do segundo ano de plantação, um terreno costuma produzir mais do que o ano anterior (primeiro ano de plantação), e assim sucessivamente. No entanto, um terreno onde é feita a correção de solo da forma correta e no período adequado, a capacidade produtiva é ainda maior logo no primeiro ano de plantação.
“Na área que era para produzir mais – por já ser o segundo ano de plantação – produziu menos por causa da falta de calcário. Na outra que corrigiu por calcário, mesmo sendo o primeiro ano, ela já produziu mais. Uma boa análise deve ser a primeira coisa a se fazer no solo”, orientou Everton.
A diretora da Secretaria de Agricultura, a Eng. Agrônoma Taciana Guimaro descreve como o setor tem trabalhado para beneficiar os agricultores locais. “Como é um trabalho que está tendo foco a partir da palestra realizada pelo pesquisador Afonso, estamos auxiliando para mais cases de sucesso no município. De que forma estamos auxiliando: assistindo aos produtores locais ao plano de amostragem da área, encaminhando as amostras de solo para o laboratório e avaliando os resultados para uma recomendação de calagem com qualidade”, frisa.
Propriedades químicas, físicas e biológicas
Segundo o pesquisador Afonso, a calagem equilibra as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, sendo que nas propriedades físicas, ela atua como agente catalisador da agregação do solo. Já na propriedade química a calagem atua diretamente no Potencial Hidrogeniônico (PH), na redução do índice de toxidez de alumínio, bem como na disponibilidade de cálcio – alimento fundamental para que as plantas desenvolvam raízes, as tornando mais resistentes aos períodos secos do ano.
E, por fim, a calagem interfere nas propriedades biológicas, pois seleciona organismos que são benéficos para a planta. Quando necessária e não realizada a calagem, a tendência é que se prolifere pragas e, consequentemente, haverá perdas para o agricultor.
Artur Nogueira
Mutirão de atualização do Cadastro Único acontece sábado em Artur Nogueira

Ação é voltada às famílias com cadastro desatualizado há mais de 24 meses e que correm o risco de perder benefícios sociais
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Setor de Cadastro Único, realizará um Mutirão de Atualização do Cadastro Único, neste sábado, 24.
A ação acontecerá das 8h às 14h, na Praça CEU das Artes, localizada na Rua Ricardo Tagliari, 235, Parque dos Trabalhadores.
LEIA TAMBÉM:
O mutirão é direcionado especialmente às famílias com cadastro desatualizado há mais de 24 meses, que correm o risco de ter seus benefícios suspensos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família e o BPC/LOAS. A iniciativa busca garantir que as famílias mantenham os cadastros em dia, evitando o bloqueio dos benefícios.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zezé Hunglaub, ressalta a relevância da atualização. “Essa é uma ação de cuidado com as famílias nogueirenses. Estamos nos mobilizando para garantir que todos tenham a chance de manter seus direitos, com atendimento próximo, eficiente e respeitoso.”
Documentos necessários:
O responsável familiar deverá levar os documentos originais de todos os moradores da residência:
-Comprovante de endereço atualizado (água ou luz)
-RG, CPF, Título de Eleitor
-Certidão de nascimento ou casamento
-Declaração escolar para crianças e adolescentes
Serviço:
Mutirão de Atualização Cadastral do Cadastro Único
24 de maio (sábado)
Das 8h às 14h
Praça CEU das Artes, Rua Ricardo Tagliari, 235, Parque dos Trabalhadores
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura promove palestra gratuita para impulsionar o comércio de Artur Nogueira

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de junho, pelo WhatsApp do Sebrae; palestra acontece dia 9 de junho
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Juventude, convida comerciantes e empreendedores do município para participarem da palestra “Faça suas vendas decolarem: Impulsione seu Comércio Local!”.
A palestra acontecerá no dia 09 de junho (segunda-feira), às 18h30, na Sala de Reuniões da Prefeitura (Avenida XV de Novembro, 1400, Jardim Planalto).
A ação faz parte do Programa Inova Comércio, uma iniciativa da Secretaria em parceria com o Sebrae Regional de Campinas, com o objetivo de fomentar o crescimento do comércio nogueirense por meio de conhecimento, estratégias e inovação.
LEIA TAMBÉM:
Durante a palestra, os participantes terão acesso a dicas e técnicas práticas para aumentar o potencial de vendas, compreender os principais objetivos de uma venda bem-sucedida, quebrar mitos do varejo, identificar o perfil do profissional de vendas de sucesso, e aprender a entender as necessidades dos clientes, acompanhando sua jornada de compra por meio dos 7 passos essenciais para fechar uma venda com excelência.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tatiane Gibertoni, o evento é uma oportunidade valiosa para quem deseja evoluir no mercado.
“Nosso objetivo com o Inova Comércio é oferecer ferramentas práticas que ajudem os comerciantes a se destacarem no cenário local. Essa palestra é uma chance real de transformar a maneira de vender, conquistar clientes e alavancar os resultados”, destacou a secretária.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de junho, pelo WhatsApp do Sebrae: (19) 3827-9719. As vagas são limitadas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
GCM adota aplicativo que identifica bikes furtadas ou roubadas em Artur Nogueira

Ferramenta gratuita ajuda as forças policiais a localizarem as bicicletas e devolverem aos donos; GCM orienta moradores a registrarem bikes no aplicativo
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança e Guarda Civil Municipal (GCM), adotou o uso do aplicativo Bike Registrada, uma ferramenta gratuita que funciona como um cadastro nacional de ciclistas e registro de bicicletas. O objetivo é reforçar as ações de segurança no município, facilitando a identificação e devolução de bicicletas furtadas ou roubadas.
Com a adoção do sistema, os guardas municipais passarão a utilizar o aplicativo durante patrulhamentos e abordagens, podendo consultar se há registro de furto ou roubo de uma bicicleta localizada em situação suspeita.
Moradores devem cadastrar a bike
Para que esse processo funcione de forma eficiente, a GCM orienta os moradores que possuam bicicletas a também instalarem o aplicativo e realizarem o cadastro dos seus veículos, informando número de série, modelo e cor.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com o secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, além de ajudar a polícia e os ciclistas na prevenção de crimes, o uso do aplicativo pode dificultar a comercialização de bicicletas roubadas. Isso porque, assim que forem levadas dos donos, as bicicletas cadastradas passam a constar como roubadas, alertando possíveis compradores sobre a procedência irregular do veículo.
“Os casos de furto e roubo de bicicletas ainda preocupam, e o aplicativo é uma forma prática de ajudar a reduzir esse tipo de crime. Com os dados registrados, aumentamos as chances de recuperação e devolução das bicicletas aos donos, além de dificultar a revenda ilegal”, afirmou o secretário.
O aplicativo Bike Registrada está disponível gratuitamente para celulares Android (Play Store) e iOS (Apple Store).
Em caso de furto ou roubo, além de notificar o caso pelo aplicativo, o morador também deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia. A GCM reforça ainda a recomendação para que os ciclistas utilizem correntes e travas ao estacionar bicicletas em locais públicos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem campanha de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2025 em Amparo
-
Campinas7 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Jaguariúna15 horas atrás
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral
-
Campinas2 dias atrás
Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC