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Prefeito de Limeira, Mario Botion, é eleito novo Presidente do Consórcio PCJ

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87ª Reunião Ordinária da entidade aconteceu nesta quinta-feira, 18, e debateu também a situação hídrica para 2021 e seu impacto ao Sistema Cantareira

O Consórcio PCJ promoveu na quinta-feira, 18, a 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Associados, na qual foi eleito para presidir a entidade o prefeito de Limeira, Mario Botion. Ele é o 10º prefeito a ocupar o cargo, e o 17º presidente da história. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023. “Fiquei muito feliz com a escolha e coloco-me à disposição para fazer um trabalho de excelência junto à diretoria, às prefeituras e empresas associadas”, diz o presidente eleito.

Botion já tem um histórico com as instituições de recursos hídricos. “Nos anos 90 iniciei através da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL), inclusive no consórcio. E nos últimos quatro anos, como prefeito, tenho participado ativamente do Consórcio PCJ, inclusive ocupando a primeira vice-presidência do Programa de Política de Recursos Hídricos”, conta o chefe do Executivo, que toma posse em abril.

Agora, na nova gestão do Conselho Diretor, a primeira Vice-presidência fica com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes. No total, a diretoria é composta por 10 vice-presidências, 14 conselheiros e dois agentes de interlocução. A lista completa dos membros pode ser conferida ao final do texto.

O presidente eleito Mário Botion também destacou a importância da conscientização da população e dos gestores municipais no atual momento de queda nas médias de chuvas das Bacias PCJ. “Temos a necessidade de intervenções consistentes e principalmente conscientizar a população para o uso responsável da água”, comenta.

Botion também destaca outra questão importante, que é a necessidade de planejamento e articulação estratégica para viabilizar investimentos necessários para a região, os quais somam R$7,6 bilhões até o ano de 2035. “Parte do valor já está sendo utilizada na construção de dois reservatórios regionais de regularização de água – um em Pedreira e outro em Amparo. Todas as ações são importantes, mas a principal e o maior desafio será mesmo a conscientização do uso responsável da água”.

A Reunião do Consórcio PCJ também foi marcada pelos debates acerca da disponibilidade hídrica durante o ano de 2021, com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, ao lado do Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. Ao final da entrevista, foi lançada a cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021”.

Zuffo alertou que o clima é cíclico e que estamos passando por uma fase de queda nas precipitações o que vai impactar a disponibilidade hídrica. Segundo o professor e pesquisador, estamos próximos de uma possível nova crise hídrica, que nos estudos dele deve ocorrer entre 2025 e 2027, mas que esse período mais seco, com chuvas ocorrendo abaixo das médias históricas deve seguir até 2035.

O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, apresentou a Cartilha sobre o Cantareira que contou com a produção da equipe técnica da entidade. O documento conta a história de operação do sistema e atenta que desde 2000, as vazões de afluência aos reservatórios, ou seja, o volume de água para sua recarga, estão ocorrendo abaixo das médias históricas e com chuvas abaixo da média nos últimos quatro anos nas Bacias PCJ. A Cartilha, busca também capacitar municípios, empresas e comunidade sobre ações de contingenciamento para um ano de 2021 com menos disponibilidade hídrica.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou que o momento é crítico e que é necessário que a comunidade se prepare para a estiagem 2021, além de destacar que ações para reservação de toda a quantidade possível de água são fundamentais.

Abaixo é possível conferir a formação completa do novo Conselho Diretor, gestão 2021 – 2023:
Presidente (Prefeito)
Mario Celso Botion – Limeira

Vice-Presidente de Política de Recursos Hídricos (Prefeito)
Hamilton Bernardes Junior – Pedreira

Vice-Presidente de Programas de Educação e Sensibilização Ambiental (Prefeito)
Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba

Vice-Presidente para Assuntos Institucionais (Prefeito)
Lucimara Godoy Vilas Boas – Valinhos

Vice-Presidente de Integração Regional (Prefeito)
Adinan Ortolan – Cordeirópolis

Vice-Presidente de Programas Regionais (Prefeito)
Gustavo Perissinotto – Rio Claro

Vice-Presidente de Programas de Resíduos Sólidos (Prefeito)
Helio Franzol Bernardino – Saltinho

Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas – (Prefeito)
Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba

Vice-Presidente para Proteção aos Mananciais (Empresa)
Martim de França, Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão (Empresa)
Fernando Mangabeira – BRK Ambiental

Vice-Presidente de Sistema de Monitoramento das Águas (Empresa)
Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA

Conselheiros:

a) Municípios:

Cinco municípios com menos de 50 mil habitantes (Prefeitos)
Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro
Piracaia/SP – José Silvino Cintra
Louveira/SP – Estanislau Steck
Holambra/SP – Fernando Henrique Capato
Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato

Três unicípios entre 50 mil a 500 mil habitantes (Prefeitos)
Atibaia/SP – Emil Ono
Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli
Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan

Um município com mais de 500 mil habitantes (Prefeito)
Campinas/SP – Dário Saadi

b) Empresas:

Cinco representantes de Empresas
Rhodia
Evonik
Ypê
SABESP
Usina Ester

Agentes de Interlocução Consultiva
Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira
Bragança Paulista/SP – Jesus Adib Abi Chedid

São Paulo

Governo de SP premia os melhores cafés especiais do Estado de SP

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Região do Circuito da Águas Paulista tem 8 produtores entre os 10 melhores cafés do Estado em suas respectivas categorias

O 23º Concurso Estadual “Qualidade do Café de SP” ocorreu nesta terça, 26, em Campinas, elegendo os ganhadores do café paulista. Os melhores cafés foram premiados em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico; novidade desta edição com o canephora.

Para valorizar a excelência dos cafeicultores paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA) realizou nesta terça-feira, 26, a cerimônia de premiação do tradicional Concurso “Qualidade do Café de São Paulo”, na sede do Instituto Agronômico (IAC-Apta), em Campinas.

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Em sua 23ª edição, foram avaliadas mais de 300 amostras de todo o estado e a disputa entre os melhores grãos ocorreu em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e a novidade foi a inclusão de uma nova categoria: coffea canephora, que representa uma grande fatia da produção nacional de café, cerca de 40%.

O Circuito das Águas Paulista contou com 8 produtores de cafés entre os melhores do Estado, ficando entre os 10 melhores cafés do Estado em cada categoria. No café orgânico, Silvia Fonte, do Sítio São Roque, de Serra Negra, ficou em 3° lugar, seguido de Luciana Capobianco, Fazenda Barreiro, de Socorro, em 4º lugar e Vinícius de Farias, Fazenda Santana, de Serra Negra, em 6º lugar, que também levou o 3° lugar no café cereja descascado, seguido de Márcia Bichara, Cafezal em Flor, de Monte Alegre do Sul, em 7º lugar e Dalcio Guidetti, Sítio São Pedro, de Serra Negra, em 10° lugar. E no café natural, Pedro Goulart, Sítio Manacá, de Serra negra, ficou em 3º lugar, e Regina Marchi, Santa Serra, de Serra Negra, em 7º lugar. Todos eles fazem parte da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista – ACECAP, que entre seus objetivos atua para melhorar e promover os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, assim como divulgar os produtores e a qualidade dos grãos produzidos na região. Além de promover a cultura do café, estimula o consumo dos cafés especiais, através de apoio aos associados e parceiros no desenvolvimento de suas atividades.

“O café é a essência de São Paulo, o Estado começou com o café. Parabéns aos vencedores e a todos os competidores do concurso, pois, isso agregará muito valor e contribuirá a evoluir ainda mais este produto de excelência”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

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Vendas de imóveis usados crescem pelo 2º mês seguido no Estado de SP

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Segundo a Pesquisa CRECISP feita com 2.297 imobiliárias de todo o Estado de SP, as vendas de casas e apartamentos residenciais usados cresceram pela segunda vez consecutiva. Em outubro, houve alta de 7,58% no volume de imóveis vendidos, após o índice positivo de 2,02% registrado em setembro na comparação com agosto.

Com isso, o acumulado anual desse segmento marcou alta de 15,49%, mantendo boas expectativas para os corretores de imóveis paulistas. Quanto às locações, o aumento de 3,42% de outubro confirmou um acumulado também positivo de 24,20% ao longo de 2024.

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O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, chamou a atenção para as formas de pagamento utilizadas pelos compradores de casas e apartamentos em outubro. “A CAIXA liderou o ranking de financiamentos, com 32% dos negócios. Os demais bancos responderam por 21,6% e os proprietários parcelaram 23,6% das transações. Esse é um indicador que mostra que mais de 77% das vendas precisaram ser financiadas de alguma forma. E mesmo que tenha ocorrido um crescimento no volume de negócios realizados, os seis meses de 2024 que fecharam no vermelho não podem ser tirados da balança, sinal claro que o governo ainda precisa de uma política mais efetiva para o nosso mercado.”

Segundo a Pesquisa CRECISP, foram vendidas mais casas (51%) que apartamentos (49%) nas cidades paulistas consultadas. Os compradores buscaram, preferencialmente, por imóveis na faixa de preço acima de R$ 500 mil (27,3%).

Tanto as casas quanto os apartamentos mais vendidos nesse período tinham 2 dormitórios. Mas no que se refere à área útil, ela variou entre 50 m² e 100 m² para as casas e apenas até 50 m² para os apartamentos. 45,0% dessas propriedades estavam situadas na periferia das cidades consultadas pela Pesquisa.

Inquilinos buscaram imóveis de aluguel até R$1.500,00
Cresceu o volume de casas e apartamentos alugados em outubro na comparação com setembro. Segundo as imobiliárias que participaram da Pesquisa, houve um aumento de 3,42% em relação ao mês anterior.

A maioria dos inquilinos procurou por imóveis com aluguel variando entre R$1.000 e R$1.500 (25,4%) e 56,1% das propriedades alugadas estavam situadas na periferia.

A preferência desses novos locatários foi pelo fiador como garantia locatícia. Eles estavam presentes em 74,2% dos novos contratos de aluguel. Na sequência, vieram: o seguro fiança (8,9%) e o depósito caução, com 8,1%.

Em 38,4% dos cancelamentos de contratos de aluguel ocorridos em outubro, os inquilinos não informaram o motivo da mudança; 42,1% deles optaram por imóveis com aluguel mais barato e 19,5% para aluguéis mais caros.

Os locatários escolheram, em sua maioria, casas com 3 dormitórios e área útil de 100 m² a 200 m². Os apartamentos eram, preferencialmente, de 2 dormitórios com até 50 m² de área útil.

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Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado

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Neste ano foram entregues 1.218 obras de infraestrutura na rede estadual de Educação ante 880 intervenções do primeiro ano da gestão; mais de um milhão de alunos foram beneficiados

Balanço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aponta que o Governo do Estado investiu R$1,4 bilhão para executar 2.098 obras em escolas e creches públicas entre janeiro de 2023 e outubro de 2024. O número já ultrapassa o total de 1.808 obras finalizadas nos quatro últimos anos da gestão anterior (2018-2022). Apenas em 2024 foram entregues 1.218 revitalizações, superando em 38,4% as intervenções concluídas no ano passado.

Mais de 1 milhão de alunos de 445 cidades paulistas foram beneficiados pelas obras finalizadas na gestão, que incluem reformas completas de escolas estaduais, melhorias em quadras, cozinhas, refeitórios e salas de aula, revitalização de fachadas, intervenções em telhados e adequações para acessibilidade, laboratórios profissionalizantes e climatização, além da entrega de 53 creches municipais.

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O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabrício Moura Moreira, ressalta que as intervenções são diversas: “Esse é um recorde, é um marco muito importante, porque ultrapassa o recorde de 2023, que nós atingimos 880 intervenções nas nossas escolas. É uma série de intervenções importantes para garantir boas condições de infraestrutura nas nossas escolas”, afirma.

Na Educação, as obras são contratadas e executadas de duas formas: ou via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) ou realizadas por meio de acordos com prefeituras municipais.

Programa Creche Escola
Entre as obras, estão 53 novas unidades do Programa Creche Escola. Essas creches entregues aos municípios nos primeiros 22 meses de gestão totalizaram 6.800 vagas, um investimento de R$120,9 milhões.

Resultados
O ano de 2023 registrou o maior número de obras concluídas e investimentos na comparação com os quatro anos anteriores. Foram 880 revitalizações com aporte de R$746,4 milhões. Em 2022 foram concluídas reformas em 568 unidades escolares, com custo total de R$453,5 milhões. Em 2021, 355 revitalizações, com aporte de R$241,4 milhões. Já no ano de 2020, as obras de 605 escolas totalizaram R$252,8 milhões, enquanto no ano anterior estudantes de 280 escolas foram beneficiados com reformas no valor de R$156,5 milhões. Na comparação com o ano de 2022, houve aumento de 54,9% no total de entregas e de cerca de 64,5% no aporte financeiro.

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