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São Paulo

Sebrae-SP lança curso EAD de economia criativa via WhatsApp

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Objetivo da capacitação gratuita é apoiar os profissionais dos setores da cultura e do entretenimento

Por meio de casos reais de artistas, gestores culturais e empreendedores criativos, o Sebrae-SP lança o curso EAD gratuito de Economia Criativa via WhatsApp. Estruturado em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP), o curso é composto ainda por exercícios, vídeos e podcasts.

A proposta do curso foi motivada pela necessidade de preparar artistas, produtores culturais e demais profissionais criativos a empreender de maneira estruturada e planejada para que vejam no empreendedorismo uma opção de vida e carreira.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, afirma que o setor de economia criativa foi um dos mais afetados pela pandemia do Covid-19 e o conteúdo vai ajudar a despertar a importância do comportamento empreendedor nos profissionais e incentivar o planejamento da carreira de forma organizada. “O curso Economia Criativa do Sebrae empodera os empreendedores criativos oferecendo ferramentas práticas e objetivas para estruturar sua gestão, e se perceberem como líderes do seu próprio negócio”, destaca.

De acordo com a responsável pelos projetos socioculturais da Liga SP, Lúcia Silva, primeiro, é preciso destacar que a economia criativa alcançou altíssimo potencial de impacto positivo à sociedade. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o segmento gera cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho e 47% do PIB criativo de todo país tem origem aqui no estado.

“Nesse contexto, criar, juntamente com o Sebrae, o primeiro Curso de Economia Criativa feito sob medida para artistas e com acesso via WhatsApp é uma honra para a Liga SP e certamente representará uma conquista muito relevante para o desenvolvimento do segmento criativo em geral”, ressalta.

Sobre o curso
Composto por nove módulos, o aluno pode escolher qual fazer e a ordem que deseja seguir. Quem completar todos os módulos poderá emitir um certificado de conclusão.

Um dos pontos fortes do material é a linguagem personalizada para o negócio criativo. Os conteúdos foram elaborados de acordo com a realidade do setor cultural e criativo para facilitar a compreensão e aplicabilidade do aprendizado para que os talentos e projetos possam virar um negócio sustentável.

O conteúdo mostra ao empreendedor criativo que é necessário traçar objetivos e que é possível alcançá-los. Assim, será mais fácil definir metas para crescer, vender mais, oferecer um atendimento de qualidade, monitorar o que os seus clientes estão achando dos seus serviços ou produtos. O profissional poderá identificar o seu público, analisando quem assiste, quem participa ou quem consome seus produtos e serviços.

O curso pode ser acessado gratuitamente no link: http://digital.sebraesp.com.br/trilha-de-aprendizagem/economia-criativa-whatsapp/

Módulos do curso:
O que é Economia Criativa?

Como posso empreender para fortalecer negócios criativos?

Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?

Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?

Quais são os passos e os cuidados para a definição de preços de produtos e serviços?

Como devo gerenciar o dinheiro e os resultados em um negócio criativo?

O que preciso saber sobre marketing e vendas?

Por que devo entender o que é e como me preparar para a formalização?

Como captar recursos para negócios criativos?

São Paulo

Setur-SP entrega 107 obras de infraestrutura turística no primeiro semestre, recorde para o período

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Investimentos de R$101,4 milhões criam um ambiente favorável para o desenvolvimento de destinos paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) mais que dobrou o número de entrega de obras de infraestrutura turística no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado: foram 107 obras entregues até a primeira semana de julho; e 42 no mesmo período de 2023, segundo dados do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, responsável pelos convênios da Setur-SP com as Prefeituras Municipais.

Apenas as inaugurações deste ano representam R$101,4 milhões em investimentos. Se consideradas as obras turísticas em andamento, foram investidos R$146,1 milhões em recursos do Governo do Estado de SP e contemplados 157 municípios classificados como de interesse turístico (MIT) ou estâncias. É o caso de Santo Antônio do Pinhal, com obras que superam os R$8 milhões; da estância de Paranapanema, com o seu novo Parque Olímpico; e de Votorantim, com o Portal da Estrada Parque da Serra de São Francisco, entre tantos outros.

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“Os recursos do Dadetur materializam o potencial turístico dos destinos paulistas, criam acesso aos atrativos turísticos e novos fluxos de visitantes”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. “O turismo é uma força econômica, uma vez que aciona os meios de hospedagem, restaurantes, transportes e mais de 50 setores”, disse Lucena. Ainda como apoio à infraestrutura, a Setur-SP mantém um programa de crédito turístico (CrediturSP), que já ofereceu mais de R$1 bilhão em crédito em condições sob medida para todos os tipos de investidores que atuam em SP, dos pequenos aos grandes empreendedores, do público ao privado.

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São Paulo

Municípios retiram em São Paulo material da Campanha do Agasalho 2024

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Representantes de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo estiveram no depósito do FUSSP e retiraram o kit da campanha

O Fundo Social de São Paulo segue com a distribuição de caixas da Campanha do Agasalho 2024 para os municípios do Estado. Nesta quarta-feira, 10, estiveram no depósito do FUSSP representantes das cidades de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo para recolher o material de reforço da campanha. 

Cada cidade está recebendo 10 caixas e 10 cartazes da campanha, que serão colocados em locais de maior visibilidade nas ruas, de acordo com o mapa de distribuição traçado pelo próprio município. A distribuição do material vai até o dia 25 de julho.

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Com o slogan “Todos Precisam de um Manto”, a campanha deste ano busca estabelecer um paralelo entre o manto sagrado do esporte – as camisetas e bandeiras dos times – e o cobertor, item essencial para aquecer quem mais precisa durante o inverno.

A campanha visa mobilizar a população paulista para a doação prioritariamente de cobertores e roupas de inverno, incentivando a solidariedade em todas as regiões do estado. Para dar visibilidade ao trabalho serão realizadas diversas ações de marketing e também nas redes sociais para incentivar as pessoas a participarem. 

Como nos anos anteriores, o Fundo Social também vai adquirir 125 mil cobertores com recursos próprios, que serão distribuídos entre os municípios paulistas, de acordo com índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Jogadores
Este ano, a campanha conta com a participação de jogadores de futebol dos times paulistas, tanto da primeira quanto da segunda divisão. Vídeos semanais estão sendo lançados nas redes sociais, destacando jogadores falando sobre a importância das doações. Esses vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais dos clubes, do Fundo Social (@fundosocialsp) e do Governo do Estado (@governosp). 

Além das publicações online, a Campanha do Agasalho realizará duas ações surpresas durante jogos do Campeonato Brasileiro.

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São Paulo

Governo de SP atinge marca de R$1 bilhão investido em infraestrutura na educação em 18 meses

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Investimento foi realizado em 1.261 construções e reformas nas redes estadual e municipais, mais de 650 mil alunos de 327 municípios foram beneficiados

O Governo do Estado de São Paulo investiu R$1,032 bilhão em obras de infraestrutura na Educação de janeiro de 2023 a junho deste ano. O aporte financeiro foi alcançado em tempo recorde: apenas 18 meses. O montante equivale a aproximadamente o valor total investido entre 2019 e 2022, quando o Estado investiu R$1,055 bilhão em melhorias.

Balanço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aponta que foram entregues 1.261 obras em escolas e creches públicas nos 18 meses da atual gestão. Mais de 650 mil alunos de 327 cidades foram beneficiados pelas intervenções. O Estado investiu em reformas completas de escolas estaduais, em melhorias em quadras, cozinhas, refeitórios e sala de aula, revitalização de fachadas, intervenções em telhados e em adequações para acessibilidade, além da entrega de 44 creches municipais.

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Para o secretário Renato Feder, a infraestrutura das escolas reflete diretamente no aprendizado dos alunos. “Estamos 100% empenhados na melhoria do ensino, na recuperação da defasagem e oferecer uma rede mais bem estruturada com quadras, laboratórios e recursos tecnológicos cumpre um papel muito importante de tornar as atividades escolares mais atrativas, as reformas são fundamentais para o sucesso da educação”

Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras da Seduc-SP, conta que para entregar mais com menos sem abrir mão da qualidade do produto final, foi necessário planejamento e revisão de processos com foco na otimização de tempo e recursos. “Nós visitamos as escolas, fizemos um mapeamento prévio dos desafios, conversamos com comunidade escolar, diretores, dirigentes e a Secretaria de Educação para entender quais eram as necessidades da rede. Feito isso, começamos as ações para agir rapidamente. Então, revisamos nossos fluxos de trabalho para que pudéssemos ter licitações mais ágeis. No ano de 2023, fizemos cerca de mil licitações na Fundação. Conseguimos dar muita celeridade para as contratações e através da celeridade, a gente consegue assinar os contratos mais rápido e inicia as obras mais rapidamente”.

O presidente da FDE ressalta também a importância de fazer fiscalizações preventivas para corrigir problemas durante o processo de execução, garantindo que as entregas sigam o padrão FDE de qualidade e evitando, assim, reparos futuros e atrasos. Ele também explica que funciona como uma engrenagem: “Esses são grandes pontos que deram muita celeridade em relação às nossas contratações, consequentemente aumentando o número de contratações e execução das obras. Além de, obviamente, da busca por economia: procuramos revisar nosso catálogo técnico, encontrar redução nos custos das nossas construções, encontrar materiais e metodologias construtivas mais baratos”.

Essas metodologias permitem, segundo Jean reduzir consideravelmente a geração de resíduos e o custo com a destinação desse resíduo e o tempo de execução das obras, gerando uma economia e possibilitando que a gente faça mais contratações entregando mais com menos e primando pela qualidade.

A expectativa da Secretaria da Educação é alcançar, até o fim de 2024, 2.000 obras entregues.

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