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Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing

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O evento acontece no dia 07 de maio, das 8h às 13h, na Associação Comercial de Campinas (ACIC). A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site do evento

Na próxima quarta-feira, 07, das 8h às 13h, acontece em Campinas o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, na Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro. O evento é uma realização da APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) e da Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda). A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente pelo link.

O workshop contará com dois palestrantes e especialistas no tema: o publicitário e vice-presidente da APCM de Ribeirão Preto, Gustavo de Castro e o advogado Paulo Gomes. A idealização do evento é de Gustavo de Castro, profissional com experiência e atuação em órgãos públicos desde 2005 e, no ano de 2015, apresentou o projeto à presidência da APCM, liderada na época pelo publicitário, Toni Valente.

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Com a implementação do projeto, a APCM mobilizou a aplicação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Factual Pesquisas. O levantamento detectou que a região atendida pela associação (Franca, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto), possuía de R$ 210 a R$ 230 milhões de verbas públicas que poderiam estar no mercado, mas que não estavam sendo utilizadas.

A pesquisa também apontou que os órgãos públicos tinham uma grande dificuldade de realizar as licitações, visto que possuem uma lei específica, de número 12.232/10, que regula não só o processo licitatório, mas a execução do contrato. “Essa é a única categoria profissional que tem uma lei específica para uma licitação pública. Com base nesse potencial e na dificuldade que encontramos, montamos o workshop, que nasceu na época com o nome de Governo Presente”, relembra Gustavo.

A parceria com o advogado Paulo Gomes nasceu naquele momento e possibilitou ao workshop concentrar uma visão técnica do tema e a ênfase na parte jurídica. “Depois do sucesso do evento, o projeto incorporou outro modelo, intitulado como “Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral”, para explicar a diferença entre os dois. Em 2020, surgiu o workshop “Os Eleitos”. Trata-se de um workshop formatado com perguntas e respostas”, complementa. São cerca de 45 perguntas que a organização do evento desenvolve e levanta com inscritos e as respostas são dadas pelos dois profissionais durante o evento, visando propiciar mais dinamismo ao encontro.

O publicitário Gustavo de Castro projeta que as edições anteriores do workshop já impactaram mais de 1.200 agentes públicos, prestando orientações sobre como fazer o processo licitatório e como executar o contrato. “A prova deste resultado é a enorme quantidade de licitações que têm surgido por parte dos órgãos públicos, de prefeituras e câmaras municipais, nos mais de diversos municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Nossa intenção foi destravar esses processos licitatórios e mostrar para as administrações públicas como a publicidade governamental é importante de ser feita dentro do mandato”, completa Gustavo.

Para eleitos e não eleitos
O workshop é direcionado para todos os públicos ligados à publicidade governamental ou que desejam ingressar na área. “Esse workshop está no nível 4 e, a cada ano, subimos o seu nível e sua complexidade. Serve portanto tanto para quem foi reeleito, quem já está no mandato ou quem assume pela primeira vez. Na verdade, é para explicar algo que as administrações públicas, os mandatários, têm dificuldade de compreender por conta da lei específica”, finaliza Gustavo.

Serviço:
Workshop “Os Eleitos Nível 4 – Como ser protagonista do seu mandato”
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: das 8h às 13h
Local: Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro de Campinas

Inscrição: gratuita e feita no site.

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Campinas

Centro de Oncologia Campinas realiza ação gratuita para detecção de câncer de pele

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Exames médicos serão realizados em consultório na próxima segunda-feira, 16, na sede do COC, em Barão Geraldo

O Centro de Oncologia Campinas promove no próxima segunda-feira, dia 16/6, uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele. Médicos da instituição realizarão gratuitamente exames para detecção de lesões, das 9h às 16h, na sede em Barão Geraldo. A ação é aberta a pessoas de todas as idades e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Os casos suspeitos serão encaminhados pelo COC à rede municipal.

A prevenção ao câncer de pele é duplamente lembrada ao longo deste mês. Junho Preto destaca a importância da detecção precoce do câncer de pele do tipo melanoma, enquanto o Dia Global de Conscientização sobre o Câncer de Pele Não Melanoma é celebrado em 13 de junho para reforçar a atenção à neoplasia mais incidente no mundo.

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Os participantes da ação devem levar um documento de identificação e comprovante de endereço. Todos serão examinados em consultório pela dermatologista Eliane Moreno e o atendimento será por ordem de chegada. Além da identificação visual, o exame ocorrerá com auxílio de dermatoscópios, pequenos microscópios médicos projetados com sistema de luz direcionado ao diagnóstico de lesões na pele.

“A prevenção é altamente eficaz e deve ser enfatizada em campanhas educativas, especialmente para populações de risco. O acompanhamento dermatológico regular é crucial para detecção precoce, reduzindo a morbidade e a necessidade de tratamentos agressivos”, detalha o oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas.

O oncologista aponta a população mais suscetível ao câncer de pele: pessoas pele clara; idosos – a incidência aumenta com a idade devido ao dano cumulativo da exposição solar; imunossuprimidos; trabalhadores com ocupações ao ar livre; e indivíduos com lesões pré-existentes – pessoas com queratoses actínicas, cicatrizes crônicas ou infecções por HPV.

 Tipos de câncer

O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum de câncer de pele, caracterizado por crescimento anormal de células cutâneas, geralmente associado à exposição solar crônica. No Brasil, representa cerca de 30% de todos os cânceres diagnosticados.

“O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma por ano, no triênio 2023-2025. O Carcinoma Basocelular é o tipo mais comum e representa de 70% a 80% dos casos. Tem crescimento lento e raramente metastatiza”, detalha Medina. Metástase é quando o câncer se espalha para outros órgãos do corpo.

De 20% a 30% dos casos de câncer de pele não melanoma são Carcinomas Espinocelulares, que se originam nas células escamosas da epiderme, especifica Medina. “Esse é um tipo mais agressivo do que o Carcinoma Basocelular, com maior potencial de metástase, de 2% a 5%”, especifica.

O melanoma é agressivo e com alto risco de metástase. Por ano, são diagnosticados no Brasil 8.450 novos. Conforme o Inca, a doença responde por até 4% das neoplasias malignas de pele e tem origem nas células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele). O prognóstico positivo do melanoma está diretamente ligado à detecção precoce.

As lesões malignas de pele normalmente têm mais de 6mm de diâmetro. É motivo de alerta sinais como pequenas feridas que não cicatrizam; crescimento da mancha; ocorrência de vermelhidão, inchaço, coceira ou sensibilidade; e mudança do aspecto ou da cor.

 Diagnóstico

A médica do Centro de Oncologia Campinas, Mary da Silva Thereza, explica que além da utilização do dermatoscópio nos exames que serão realizados nesta segunda-feira (16), a avaliação levará em consideração aspectos visuais das manchas e histórico do paciente. Para detecção de suspeita de melanoma, por exemplo, cinco questões são consideradas.

“Usamos a chamada regra ABCDE, que considera a assimetria (uma metade da mancha não é igual à outra); as bordas, se são regulares ou não; a cor das pintas, ou seja, se ela é uniforme ou tem cores diferentes; se existe coceira ou não; o diâmetro – lesões que passam de 6 mm são mais suspeitas – e a evolução relatada pelo paciente”, detalha. “Se a mancha apresentar um desses fatores não significa que pode ser câncer, o que prevalece é o conjunto, a combinação de todos”, esclarece a médica.

Não há áreas do corpo específicas para o surgimento do câncer de pele, explica a oncologista. As lesões podem aparecer em todas as partes, mas as regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas, são mais suscetíveis à doença.

 SERVIÇO

Ação de Prevenção e Conscientização sobre o câncer de pele

Quando: Dia 16/6

Onde: Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo

Horário: das 9h às 16h (atendimento por ordem de chegada)

O que levar: documento de identificação e comprovante de residência

Quanto: gratuito

Realização: Centro de Oncologia Campinas e Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

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Campinas

MD Papéis elimina envio de resíduos ao aterro sanitário municipal com Programa Aterro Zero

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A partir da iniciativa, e com o auxílio de empresas parceiras, os rejeitos da empresa de Limeira são separados corretamente e transformados em combustível alternativo, utilizado em fornos de cimento

O Programa Aterro Zero, da MD Papéis, de Limeira, já evitou o envio de cerca de 5.800 toneladas de resíduos para o aterro sanitário municipal, consolidando a atuação sustentável da empresa e promovendo benefícios ambientais, operacionais e econômicos. A iniciativa, implementada desde 2020, também conta com parcerias estratégicas para garantir a correta destinação e o reaproveitamento dos materiais, transformados em combustível alternativo
utilizado por fornos de cimento em outros estados do Brasil.

“Com o Programa Aterro Zero, conseguimos resultados significativos. Deixamos de enviar 5.794 toneladas de resíduos plásticos, cinzas e lodo para o aterro sanitário da cidade. Além disso, removemos contaminantes que impactavam o processo produtivo e o produto final. Também fortalecemos a imagem da MD Papéis como uma empresa comprometida com práticas ambientalmente responsáveis, o que tem possibilitado novas oportunidades de negócios”, expressa Marcos Heragles, gerente Industrial da MD Papéis.

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Segundo Heragles, o plástico é removido das aparas por meio do processo de depuração; o lodo, da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa, é separado por meio de decanter e centrífuga; e as cinzas são extraídas por sistemas específicos da caldeira. “E ainda contamos com apoio de quatro empresas parceiras, especialistas em blendagem e encaminhamento dos resíduos para coprocessamento, e na destinação adequada de óleos, produtos químicos, resíduos de madeira e sucatas metálicas”, acrescenta.

A criação do Programa Aterro Zero foi motivada pelo compromisso da MD Papéis com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais decorrentes do processo produtivo, ainda que já existisse a separação de materiais reaproveitáveis. O propósito é valorizar os resíduos gerados na produção de papelcartão, promovendo alternativas que priorizem a redução, reutilização, reciclagem e coprocessamento. Todos os setores da empresa estão envolvidos na iniciativa, para garantir a separação e destinação adequadas dos rejeitos.

Objetivos e alinhamento com boas práticas ambientais

A principal meta do Programa Aterro Zero é buscar continuamente alternativas para o aproveitamento e valorização dos resíduos, conforme os princípios da economia circular. A iniciativa está alinhada aos preceitos da ISO 14001, especialmente no que concerne ao controle dos aspectos e impactos ambientais, promovendo melhoria contínua e prevenção da poluição. “Embora a empresa ainda não possua a certificação, já adota práticas compatíveis com o sistema de gestão ambiental”, ressalta o gerente Industrial da MD Papéis.

O programa ainda reforça o compromisso da empresa com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Responsáveis, da ONU, incentivando práticas sustentáveis na gestão de resíduos; além de cumprir com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído em abril de 2022, para a redução, reutilização, reciclagem e destinação final adequada desses materiais. Em 2025, o foco principal do PNRS está na implementação de medidas para alcançar as metas estabelecidas, com ênfase na redução de detritos em aterros e o aumento da reciclagem.

Apesar dos avanços, a MD Papéis optou por não estabelecer metas quantitativas rígidas, uma vez que o volume e a composição dos resíduos dependem de variáveis externas, como a qualidade das aparas recebidas, que muitas vezes apresentam aplicações complexas, como vernizes ou plásticos.

Como funciona o Programa Aterro Zero?

A metodologia envolve, basicamente, a triagem nas fontes geradoras e destinação adequadas do plástico, do lodo e das cinzas. Cada tipo de resíduo passa por processos específicos de separação, com o apoio de três empresas parceiras. Em um último estágio, os rejeitos são enviados para uma quarta empresa, responsável por transformá-los em combustível alternativo.

“Todo o processo é rigorosamente monitorado. Mantemos um controle interno contínuo dos volumes e custos, além de assegurar a rastreabilidade e a conformidade ambiental das operações, com a emissão de certificados de destinação emitidos através de sistemas reconhecidos, promovendo uma cadeia responsável e sustentável”, explica Marcos Heragles.

O programa segue evoluindo, conforme Heragles, com novos estudos para melhorar ainda mais a destinação de resíduos orgânicos, demonstrando o compromisso contínuo da MD Papéis com a inovação e a sustentabilidade no setor.

Sobre a MD Papéis

A MD Papéis de Limeira (SP), localizada próximo à região de Campinas, é uma empresa 100%
brasileira pertencente ao Grupo Formitex. A fabricante atua desde 1945 na produção de papelcartão voltado aos mercados de embalagem, gráfico e editorial. Com um portfólio diversificado e foco em inovação e sustentabilidade, a empresa utiliza fibras de áreas reflorestadas e aparas pré e pós-consumo, contribuindo para a economia circular e o desenvolvimento sustentável da indústria nacional. Para mais informações, acesse: www.mdpapeis.com.br.

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Campinas

Outback chega a Mogi Guaçu e celebra trajetória de 25 anos na região

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Com investimentos de R$ 5 milhões e 80 empregos gerados, unidade instalada no

O Outback Steakhouse, restaurante de temática australiana conhecido por pratos icônicos como a Bloomin’ Onion e a Ribs on the Barbie, chega a Mogi Guaçu no dia 23 de junho. Com R$5 milhões em investimentos e 80 empregos diretos gerados, a unidade instalada na área externa do Shopping Boulevard celebra a trajetória de 25 anos de atuação da rede na região de Campinas e no interior paulista e traz ainda o marco do 185º Outback no país.

O restaurante é o primeiro da região a apresentar o novo conceito arquitetônico da rede, inspirado no Outback Casinha, primeira unidade da marca no país, inaugurada na Barra da Tijuca, em 1997. A nova ambientação é mais contemporânea e descontraída, pensada para proporcionar ainda mais conforto e imersão na temática australiana.

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A casa representa um importante avanço no atual movimento de expansão da marca, que aposta na cidade como parte estratégica da sua presença no interior de São Paulo, reconhecendo o potencial da região e o público consumidor em busca de experiências gastronômicas diferenciadas.

“Cuidaremos de todos os detalhes para oferecer aos clientes os sabores e momentos especiais que traduzem o Outback”, afirma Leo Oliveira, sócio proprietário do restaurante. Ele explica que o novo design e a mais recente campanha institucional, lançada em maio com o slogan “Viva o Sabor Outback”, reforçam a vontade do Outback de estar cada vez mais próximo dos consumidores, oferecendo uma experiência ainda mais intimista.

Com a inauguração em Mogi Guaçu, a região de Campinas passa a contar com nove Outbacks – cinco deles inaugurados nos últimos três anos. Além da unidade do Shopping Boulevard, outros quatro restaurantes devem ser abertos no país até o final do ano, totalizando 15 inaugurações em 2025.

“Estamos reforçando nosso compromisso de longo prazo com a região, na qual iniciamos nossa trajetória em setembro de 2000, com a abertura do restaurante do Iguatemi Campinas, que foi o primeiro Outback fora de uma capital. Às vésperas de comemorarmos 25 anos dessa história de sucesso, que representa muito para nós, ampliaremos consideravelmente nosso alcance ao nos aproximarmos dos moradores de Mogi Guaçu e municípios do entorno, que há tempos nos pediam uma unidade”, complementa Márcia Piellusch, sócia regional da rede.

A administração do empreendimento também comemora a inauguração. “A chegada do Outback é motivo de grande orgulho para todos nós. Trata-se de uma das marcas mais desejadas pelos nossos clientes e um reforço estratégico de peso para o nosso mix de operações. Temos certeza de que essa parceria trará ainda mais experiências memoráveis para os nossos visitantes e fortalecerá o shopping como polo de lazer e gastronomia da região”, afirma o superintendente do Shopping Boulevard Mogi Guaçu, Rafael Ávila.

Serviço

Outback Shopping Boulevard Mogi Guaçu
Endereço: Av. Mogi Mirim, 210 – Centro, Mogi Guaçu
Abertura ao público: dia 23 de junho, segunda-feira, a partir das 11h30
Horários: de domingo a quinta-feira e feriados, das 11h30 às 22h; sexta-feira e sábado, das 11h30 às 22h30

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