Jaguariúna
Sociedade civil arrecada doações para o Rio Grande do Sul (RS)

Mais de 15 caminhões carregados com doações já saíram de Jaguariúna com destino ao Rio Grande do Sul
A sociedade civil mobilizou-se nesta semana em prol de um único objetivo: ajudar as milhares de pessoas do Rio Grande do Sul (RS) que enfrentam os reflexos da maior tragédia climática já acometida ao estado.
Desde o fim do mês de abril as fortes chuvas que atingiam o RS causavam alagamentos e enchentes. Neste primeiro momento, 77 dos 497 municípios do estado foram afetados.
Com o número de atingidos só aumentando, o empresário de Jaguariúna, Alexandre, postou nas redes sociais que estaria recebendo doações para enviar aos seus conterrâneos. No dia seguinte, sem imaginar a proporção que a ação tomaria, seu restaurante tinha doações para todo lado.
“Agradeço demais ao povo. Os voluntários que se comoveram de uma forma inexplicável. Eu não achei que tomaria essa proporção. No sábado cheguei no restaurante e em 1h as doações começaram a chegar e não pararam mais”, conta.
O ponto principal de arrecadação e distribuição foi até quarta-feira, 08, no Restaurante Na Lenha Steak House. Na quinta-feira, 09, tudo passou a se concentrar em um barracão localizado na Av. Maranhão nº1465. Lá chegam todas as doações, de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse. O ponto de arrecadação dos possensses é na Academia Athletica, a partir de uma mobilização iniciada pela comunicadora Flávia Rubinstein.
Quando os itens chegam ao barracão passam por triagem, realizada por voluntários que separam tudo por categoria. Depois que tudo é embalado e bem-organizado, as doações são enviadas aos municípios gaúchos.

Alexandre tem contato com pelo menos 10 pessoas em diferentes cidades do Estado e com isso tem direcionado as doações de acordo com as necessidades de cada local. Durante essa semana saíram várias cargas para destinos diferentes: Candelaria, Canoas, Taquari, Porto Alegre, Rocca Sales, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Montenegro. Como os envios são diários esses números mudam com frequência.
Como porta-voz e organizador juntamente com sua esposa Monica e irmãs, Alexandre solicita que a doação de água mineral seja intensa, assim como água sanitária para limpeza dos abrigos e locais onde a água já abaixou. Fraldas infantis, fraldas geriátricas, absorventes, desodorantes e demais produtos de higiene também estão com a demanda alta e são necessários.
LEIA TAMBÉM:
É preciso que as doações não cessem, pois agora, quase 10 dias depois que a mobilização começou, 447 cidades das 497 do Estado têm algum relato de problema relacionado aos temporais, com 2,116 milhões de pessoas afetadas. Até o momento o Rio Grande do Sul contabiliza 538.743 pessoas desalojadas e, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do RS, 147 pessoas morreram devido a tragédia, 125 estão desaparecidas e 806 feridas. Esses números alteram de hora em hora.
A mobilização não pode parar e é importante que as doações continuem ao longo dos meses, pois é um problema que levará tempo para ser reparado. Se não for possível fazer uma doação em dinheiro ou produto, ajude sendo uma fonte de informação segura e verdadeira; disponibilizando seu local de trabalho como ponto de doação ou sendo um voluntário no posto de arrecadação mais próximo.
Os braços nesse momento são importantes para descarregar cargas e realizar a triagem dos itens. Tudo está sendo encaminhado embalado e etiquetado. Um trabalho manual, que vale tanto quanto qualquer valor. Portanto, lembre-se, toda ajuda importa.
Neste período também é preciso apoiar os voluntários, que passam horas e horas na separação de produtos e organização dos kits. Para contribuir com refrigerante, suco, água ou lanche, entrar em contato com Alexandre.
Cenário
As condições atuais ainda não oferecem segurança plena para o retorno dos moradores. O risco persiste devido à previsão de novas ondas de chuvas para os próximos dias. Além dos perigos físicos, a preocupação com a saúde humana também é prioridade. A propagação de doenças é uma ameaça em ambientes alagados, representando um sério risco para a saúde pública.
Além disso, ver a água tomar cidades inteiras é completamente devastador, tanto para os moradores do Estado, quanto para quem está de fora. Famílias isoladas, animais que ficaram para trás e precisam de resgate. Tudo isso é forte.
Os relatos e as necessidades urgentes nos abrigos, doações que não chegam. Quantas perdas que serão sentidas por anos.
No entanto, teme-se que o pior está por vir. Quando a água baixar o cenário será de destruição. Muitas cidades precisarão de reconstrução total. Muitas coisas nem poderão ser limpas, apenas demolidas, pois não restou mais nada.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Hospital Municipal de Jaguariúna recebe 30 camas automatizadas

O Hospital Municipal Walter Ferrari acaba de receber 30 camas hospitalares elétricas com colchões, que vão trazer mais conforto e segurança aos pacientes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as camas serão utilizadas para a substituição dos mobiliários antigos, com defeitos ou obsoletos, em todos os setores de internação do Hospital Municipal.
LEIA TAMBÉM:
“A aquisição dessas 30 camas hospitalares elétricas é um avanço significativo para o Hospital Municipal Walter Ferrari. Este investimento demonstra nosso compromisso em proporcionar mais conforto, segurança e a humanização do atendimento aos pacientes, além de melhores condições de trabalho para nossos profissionais de saúde”, afirma o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto.
“A aquisição dessas camas elétricas é muito importante para a melhoria da ambiência do nosso hospital, assegurando conforto aos nossos pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários do serviço”, afirma a secretária de Saúde, Conceição Camilo.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Atleta revelada pelo esporte de Jaguariúna é convocada para Seleção Brasileira de Basquete

No último dia 21 de março saiu a lista final das 12 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina de Basquete que participará do Tour da WNBA, nos dias 02 e 04 de maio, quando enfrentará Indiana Fever e Chicago Sky em Baton Rouge e Iowa City, respectivamente.
LEIA TAMBÉM:
A atleta Taíssa Queiroz, que hoje faz parte da equipe Universitária de North Caroline, mesma que revelou o maior atleta de basquetebol de todos os tempos, Michael Jordan, iniciou no basquete em Jaguariúna, no Projeto Campeões Primeiros Passos, onde permaneceu dos 8 aos 13 anos de idade. A partir dos 14 Taíssa passou a ser atleta federada e desde então começou a ser convocada pela seleção brasileira em todas as categorias de base e agora, pela 1ª vez, defenderá o time adulto rumo ao Ciclo Olímpico de Los Angeles 2028.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
UniFAJ e UniMAX realizam feirão com mais de 5 mil vagas de emprego

Dia de Carreiras ocorre em 1° de abril, nos campi dos centros universitários em Jaguariúna e Indaiatuba
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), por meio de seus Núcleos de Carreiras (NUCA) e das Escolas de Negócios, realizam nesta terça-feira, dia 1º, o Dia de Carreiras, um feirão de empregos que ofertará mais de 5 mil vagas de emprego para atuar em 36 empresas da região. As ações são gratuitas e serão realizadas em Jaguariúna, das 17h às 21h, e em Indaiatuba das 18h às 22h, nos campi de ambos os centros universitários.
Em Indaiatuba, o feirão ocorre no campus 1 da UniMAX e reunirá 17 empresas da região. Já em Jaguariúna, a ação será promovida no campus 2 da UniFAJ e contará com 19 participantes. Serão disponibilizadas ainda vagas das unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), das cidades da região de Campinas. Durante o Dia de Carreiras, as empresas receberão os currículos e haverá também a possibilidade de já realizar entrevista com os candidatos no próprio local.
LEIA TAMBÉM:
As vagas são para diversas áreas nos setores administrativos, operacionais e comerciais. São oportunidades para diversos níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto ao ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comparecer aos centros universitários com documentos pessoais e o currículo impresso.
Em ambas as ações, o candidato contará ainda com análise de currículo e orientação de como se portar em entrevistas de empregos, ações promovidas pelos cursos de RH e Psicologia da UniFAJ e UniMAX. Em Jaguariúna, serão realizadas também palestras com temas relacionados ao mercado de trabalho.
O Dia de Carreira conta com o apoio das prefeituras de Jaguariúna e Indaiatuba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) e da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ).
Empresas presentes no feirão:
Indaiatuba
- – Aeroporto de Viracopos
- – CPFL
- – SEW-Eurodrive Brasil
- – Mann+Hummel
- – Valeo
- – Kion
- – CIEE
- – PAT Indaiatuba
- – Grupo Erviegas
- – Grupo Bio
- – Nube
- – Redutores IBR
- – Hydac
- – Grupo GTA
- – Dayco Power Transmission
- – Hella do Brasil Automotive
- – Grupo Proficenter
Jaguariúna
- – Ambev
- – Motorola Mobility
- – Jaguar Plásticos
- – Sealed Air (Cryovac)
- – Camfil Latinoamerica
- – PAT Jaguariúna
- – Antonelli Supermercados
- – Cooperflora
- – Holambelo
- – CIEE
- – Unicharm do Brasil
- – Imediato Nexway
- – Expert Consultoria
- – Gualapack Brasil
- – Falcão Mentoring
- – Deal4B – Soluções em Tecnologia
- – Casa Alea
- – WME Engenharia
- – Grupo Hiper Loja
Serviço
Dia de Carreiras na UniFAJ e na UniMAX
Quando: Terça-feira, dia 1º de abril
Local:
– Em Jaguariúna: Campus 2 da UniFAJ – Rodovia Campinas-Mogi Mirim, s/nº – km 127 -Tanquinho Velho
Horário: 17h às 21h
– Em Indaiatuba: campus 1 da UniMAX – Avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Pedroso
Horário: 18h às 22h
Mais informações: 0800 775 55 55
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1978
-
São Paulo5 dias atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
São Paulo6 dias atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Amparo5 dias atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
Amparo1 semana atrás
Assistência Social: Prefeitura de Amparo apresenta diagnóstico inédito que servirá de base para políticas públicas na área
-
Holambra19 horas atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Campinas1 semana atrás
Com novo recorde de inscritos, Campeonato San Marino tem 2ª etapa ‘quente’ em Paulínia
-
Jornal Online3 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979