Conecte-se conosco

Jaguariúna

Sem solução, sino da Igreja Centenária está em ‘silêncio’

Publicados

em

Edmilson Alves

[email protected]

 

A semana foi ‘literalmente’ agitada para os moradores de Jaguariúna. Isto porque, os badalos do sino da Igreja Matriz Centenária, que fica na Praça Umbelina Bueno, no Centro, foi silenciado. A decisão partiu do pároco Milton Modesto, da Paróquia Santa Maria, que determinou o desligamento do sino ao meio-dia de quarta-feira, 25.

A decisão do pároco, conforme ele mesmo explicou durante uma reunião na prefeitura, partiu para evitar possíveis transtornos judiciais, em função de um morador, o advogado e procurador do Município, André Brogim Silva, que pediu junto ao Ministério Público (MP), em 18 de junho, a interrupção do mecanismo do equipamento, entre 22h e 7h da manhã. “Pedi ao senhor Moacir (responsável pela manutenção do sino) que desligasse o mecanismo até a questão ser resolvida”, disse o padre.

Conforme apurado pela reportagem, o morador entrou com a representação no Ministério Público, depois de ter feito, sem sucesso, uma reclamação administrativa nos órgãos competentes da Prefeitura. Na representação ao MP, questiona o código de postura municipal, que diz “Da Polícia de Costumes, Segurança e Ordem Pública Seção I – Da Ordem e Sossego Público” artigo 94: “É proibido executar qualquer trabalho, serviço ou culto religioso que produza ruído ou que venha perturbar a população, antes da 7 (sete) e depois das 22 (vinte e duas) horas”.

No pedido ao MP, em um dos trechos, ele cita: “… e não faço apenas para meu deleite de sono noturno, mas porque além da própria razoabilidade do pleito e bom-senso, não posso sequer receber visita em casa”.

Por ser um equipamento centenário, de funcionamento mecânico, o padre Milton disse que não há a possibilidade de ser interrompido somente no horário estipulado pelo reclamante. “No entanto, primeiro, antes de ele procurar o Ministério Público, havia proposto comprar um aparelho que faça com que o sino não toque no horário que ele está reclamando”.

A reclamação do advogado, segundo o padre, é que os badalos o incomoda em dormir durante a madrugada. André, segundo foi apurado, reside há quatro meses na cidade, no prédio em frente à histórica igreja centenária, na Rua Coronel Amâncio Bueno, Centro. Ele se mudou de Monte Claros, em Minas Gerais, para assumir a função de procurador, após sem aprovado em concurso público. O caso tomou uma proporção grande que, praticamente, mobilizou a cidade toda, a favor de que o sino continue a tocar.

 

 

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicados

em

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal

No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM:

A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.

A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Publicados

em

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia

No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.

O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM:

“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.

Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.

Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.

Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

  • Dicas de segurança  
  • A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
  • Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
  • Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
  • Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques. 

Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.  

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito.  No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias