Conecte-se conosco

Campinas

Restaurantes da região de Campinas criam pratos para atender a crescente demanda dos vegetarianos e veganos

Publicados

em

Mercado brasileiro já conta com mais de 30 milhões de consumidores

Atentos ao comportamento dos clientes, restaurantes da região de Campinas estão incrementando seus cardápios com pratos à base de vegetais para atender os consumidores que se declaram vegetarianos e veganos. Nos próximos anos, esse setor, também conhecido como “plant-based”, deverá movimentar US$162 bilhões no mundo. No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas se declaram vegetarianas e veganas, segundo a última pesquisa Ibope, um crescimento de 75% em oito anos.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de consumidores adeptos das comidas vegetarianas, com cerca de 20% da população. Para 36% das pessoas, a opção por este tipo de alimentação decorre por motivos relacionados à saúde e por uma busca por hábitos mais saudáveis, com o objetivo de controlar o colesterol alto, melhorar a digestão e sobrepeso, além de melhorar a vida.

LEIA TAMBÉM:

O Bellini Ristorante, em Campinas, criou dois pratos, disponíveis no cardápio executivo, para atender este segmento de consumidores. Rodrigo Porto, Diretor de Alimento & Bebidas da Rede Vitória Hotéis, do qual o restaurante faz parte, conta que a inclusão de comidas veganas é hoje uma questão de necessidade para atender a demanda do mercado.

“Hoje, os clientes encontram como opções uma Moqueca de Banana da Terra, com arroz integral e farofinha de mandioca, se glútem, e o Escondidinho de Cogumelos”, conta. “Mas estamos sempre atentos a demanda do nosso público para ampliar nosso cardápio para este segmento, de acordo com o aumento da demanda”, explica Porto.

Ele conta que o Kindai, de comida japonesa, também está criando um combinado vegetariano para atender a demanda dos clientes. Outra operação do Grupo, o Casa Bellini, voltado para eventos, já conta com opções veganas e vegetarianas, desde coffe breaks até festas de casamento.

Quem também oferece pratos veganos e vegetarianos em seu cardápio de almoço e jantar é o Banana Café Campinas. “Temos uma grande variedade de opções, sendo 11 vegetarianos e dois veganos”, conta Camila Coratti, gerente da casa. Entre as opções vegetarianas, ela destaca o prato “Quem dera ser um peixe”, porção de peixinho da horta (planta alimentícia não convencional) crocante com molho tártaro e batatas fritas e o Strogonoff de banana da terra com cogumelos, arroz e chips (prato com derivados de origem animal).

Para os veganos, são duas opções: o Yes, Nós temos Bananas (Curry feito de casca de banana, pimentões e especiarias. Acompanha arroz de coco e molho de laranja e a Moqueca (feita com banana da terra, trio de cogumelos, arroz e farofa da casa, um prato totalmente livre de derivados de origem animal).

Com uma pegada mais esportiva, as unidades da Padoca do Vila em Joaquim Egídio e na Lagoa do Taquaral também contam com opções voltadas para os veganos e vegetarianos. Uma delas e a sobremesa RAW CAKE de mirtilo que tem como base tâmaras e granola da Padoca, creme de leite de amêndoas, creme de mirtilo, mirtilos frescos e manjericão. “Estamos sempre criando opções para esse público, pois a demanda é alta”, conta p Chef Ricardo Barreira, responsável por desenvolver as receitas.

De olho neste mercado em crescimento, a Rede Lanchão Brasil fechou recentemente parceria para distribuir a marca SEO Brócolis, que é produzida pela Origem Vegana, de Valinhos (SP). Além da inclusão da linha no cardápio da rede, com mais de 100 unidades espalhas pelo Brasil, as embalagens congeladas também serão distribuídas em pontos de vendas e supermercados.

A linha é composta de hambúrgueres de Quinoa, Grão de Bico, Lentilha Vermelha, Soja Defumada e Brócolis, além de coxinhas e quibes a base de proteínas vegetais. A escolha pela linha vegana, explica Roger Antônio Domingues, diretor Comercial e fundador da Rede, vai ao encontro da tendência de consumo no Brasil e no mundo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Falta de apoio da população agrava a crise da dengue em Campinas

Publicados

em

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença

Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que  segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”

A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”.  A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação. 

LEIA TAMBÉM:

Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”

Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”

Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes. 

A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:

  • Febre de 38°C ou mais
  • Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
  • Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes

E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade

Publicados

em

Estado de São Paulo tem cerca de 13 mil padarias; mercado em expansão exige atualização constante

A Sucesso na Padaria realiza, entre os dias 10 e 12 de abril, a segunda edição da “Jornada da Lucratividade na Padaria”, em Campinas. Voltado a empresários do setor de panificação, o evento reunirá especialistas para discutir estratégias de gestão, inovação e aumento de lucratividade. A jornada acontecerá no Hotel Premium Campinas, a partir das 8h, e contará com uma programação intensa, com palestras e painéis especializados.

Com um mercado em expansão e em constante transformação, os empresários da panificação enfrentam desafios cada vez maiores para manter a competitividade, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar novas tecnologias. O evento propõe justamente oferecer caminhos para enfrentar esse cenário por meio de formação e troca de experiências.

LEIA TAMBÉM:

Ao longo de três dias, os participantes terão acesso a palestras e workshops conduzidos por especialistas convidados pela anfitriã do evento, Carolina Câmara. Entre os confirmados estão Rogério Shimura, fundador da Levain Escola de Panificação; Márcio Goulart, criador do primeiro sistema especializado para panificação no Brasil; Ewerton Santana, influenciador e mentor em gestão e marketing; e Israel Guimarães, CEO do Grupo SOU e especialista em gestão de dados. Também participarão Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados; e Dani Figueirôa, arquiteta especializada em panificação, responsável pela transformação de diversas panificadoras ao longo de 15 anos.

O time da Sucesso na Padaria estará representado por Carolina Câmara, idealizadora da Jornada e CEO da empresa; Maria Helena, fundadora do grupo; Vannessa Souza, integrante da equipe e Head da Comunidade GPS; e Helen Monte, CMO. Suas palestras abordarão temas estratégicos para o setor, como gestão de negócios, marketing especializado, otimização da produção, recursos humanos e inovação tecnológica.

“A Jornada da Lucratividade na Padaria é uma oportunidade única para empresários do setor de panificação se atualizarem e aprenderem com especialistas renomados. A proposta é não só fornecer conhecimento, mas também criar um ambiente para troca de experiências e networking, essencial para o sucesso do negócio. Hoje, o país conta com cerca de 85 mil pontos de venda de pão por peso, sendo aproximadamente 62 mil padarias, das quais 13 mil estão no estado de São Paulo. É um mercado em expansão que exige preparo e atualização constante”, afirma Carolina Câmara, CEO da Sucesso na Padaria.

As inscrições para a 2ª Edição da Jornada da Lucratividade na Padaria estão abertas, com preços diferenciados conforme o lote. Clientes Sucesso e participantes da edição anterior podem garantir sua vaga por R$ 1.500,00. Para os demais inscritos, o 2° lote está disponível por R$ 2.300,00 até o dia 6 de abril de 2025.

O evento será realizado no Hotel Premium Campinas, localizado na R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida, Campinas–SP. Para mais informações e inscrições, acompanhe as redes sociais @sucessonapadaria ou acesse o site oficial do evento: https://jornada2025.sucessonoresultado.com.br/.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Publicados

em

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.  

No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

LEIA TAMBÉM:

Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros.  Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.

Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h

Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias