Jaguariúna
Reflexos da pandemia: Um breve adeus ao Quintal do Bruto
A empresa não conseguiu negociar o aluguel e com a casa fechada precisou fechar as portas, temporariamente
Paula Partyka – paulapartyka@gazetaregional.com.br
O Quintal do Bruto nasceu do desejo de empreender, de ter o negócio próprio e residir no interior. Jaguariúna foi escolhida pelo empresário José Roberto de Oliveira Filho pelo potencial sócio econômico, pelo fato de oferecer uma boa qualidade de vida e também pela sua percepção de poucas opções para a vida noturna, uma vez que o projeto original do estabelecimento era de um bar e espetaria.
O funcionamento era dinâmico: promoções, shows de música ao vivo (sertanejo, pagode, rock, eletrônico…) e cardápio adaptados para sempre atender a expectativa dos clientes da melhor forma. “Nossos espetinhos, porções e lanches sempre muito bem acompanhados de cerveja gelada e drinks caprichados”, conta o proprietário.
Toda a região frequentava o Quintal do Bruto. A faixa etária média era de 25 à 34 anos, mas também havia um espaço para os mais jovens e para toda família.
Na semana anterior ao decreto de estado de emergência em saúde pública para prevenir o coronavírus no Brasil, a empresa conseguia sentir o movimento cair. “No último domingo de funcionamento, em 15 de março, nosso faturamento teve uma queda de 70%, sendo que este era o dia de maior movimento da casa”, conta Roberto.
“Na 2ª e 3ª seguintes, dias em que a casa não abria, ficamos atentos aos noticiários e então percebemos a gravidade da situação. Vimos que as outras casas da região já estavam suspendendo as atividades em função da pandemia e então no dia 18 de março fizemos o mesmo, mas em função da saúde e de preservar a equipe e os clientes”, lembra. “Ainda mais por atendermos não só a cidade, mas uma região de 200km, em média, além dos visitantes de outros estados que vem para cidade à trabalho”.
Com o decreto de quarentena e a casa fechada, Roberto tentou vender pelas redes sociais vouchers para serem usados posteriormente. No entanto, de acordo com ele, a adesão foi baixíssima. “Acredito que com a crise econômica decorrente da pandemia, nossos clientes também tiveram receio de gastar hoje sem saber como será o amanhã”, diz.
Antes da pandemia o Quintal trabalhava com delivery, mas a média de venda diária não seria suficiente para cobrir os custos fixos: aluguel, água, energia, luz, folha de pagamento e outros. “Apesar de termos uma cozinha muito boa, o entretenimento era o ponto forte da casa”, conta Roberto.
Sem funcionamento, sem faturamento e sem lucro, o custo do aluguel começou a pesar. Roberto tentou negociar junto à imobiliária e ao proprietário, mas não obteve sucesso e não teve como pagar 100% de aluguel com a casa 100% fechada.
“Além disso, o acesso às linhas de crédito para micro e pequenas empresas não chega ao destino final, são exigidas garantias e o processo é moroso. Mesmo com um prazo razoável para pagamento, seria assumir uma dívida sem saber como será paga, não temos como garantir uma média de faturamento pós-pandemia”, acrescenta.
Por esses motivos, no domingo, 17, o empresário anunciou o fechamento temporário da empresa. “Entregamos o ponto, mas não as pontas. O Quintal do Bruto está em “modo de espera”. Vamos aguardar que o funcionamento de bares e casas noturnas seja liberado, analisar com cuidado o comportamento da população nessa retomada, os novos hábitos, as novas necessidades e então traçaremos o caminho a seguir”, diz
Desse modo, o empresário acredita que o Quintal do Bruto deu certo. “Eu e minha esposa vivíamos o negócio e estávamos lá dentro o tempo todo, a maior parte do tempo trabalhando lado a lado com nossos funcionários atrás do balcão, no salão, na cozinha”, lembra.
“Como dissemos à nossa equipe, podemos não ter feito tudo certo, mas temos a certeza que demos o nosso melhor. As manifestações de carinho e apoio dos nossos amigos e clientes só reforçaram esse sentimento. Naquele endereço foi que iniciamos nossa história, que construímos o nome “Quintal do Bruto”, que fizemos amigos e formamos a família Bruto. Isso é nosso e não tem preço!”, finaliza.
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Campinas1 semana atrás
Oficinas gratuitas de artesanato para crianças chegam à cidade de Campinas
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos