Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da pandemia: Um breve adeus ao Quintal do Bruto

Publicados

em

A empresa não conseguiu negociar o aluguel e com a casa fechada precisou fechar as portas, temporariamente

Paula Partyka – [email protected]

O Quintal do Bruto nasceu do desejo de empreender, de ter o negócio próprio e residir no interior. Jaguariúna foi escolhida pelo empresário José Roberto de Oliveira Filho pelo potencial sócio econômico, pelo fato de oferecer uma boa qualidade de vida e também pela sua percepção de poucas opções para a vida noturna, uma vez que o projeto original do estabelecimento era de um bar e espetaria.

O funcionamento era dinâmico: promoções, shows de música ao vivo (sertanejo, pagode, rock, eletrônico…) e cardápio adaptados para sempre atender a expectativa dos clientes da melhor forma. “Nossos espetinhos, porções e lanches sempre muito bem acompanhados de cerveja gelada e drinks caprichados”, conta o proprietário.

Toda a região frequentava o Quintal do Bruto. A faixa etária média era de 25 à 34 anos, mas também havia um espaço para os mais jovens e para toda família.

Na semana anterior ao decreto de estado de emergência em saúde pública para prevenir o coronavírus no Brasil, a empresa conseguia sentir o movimento cair. “No último domingo de funcionamento, em 15 de março, nosso faturamento teve uma queda de 70%, sendo que este era o dia de maior movimento da casa”, conta Roberto.

“Na 2ª e 3ª seguintes, dias em que a casa não abria, ficamos atentos aos noticiários e então percebemos a gravidade da situação. Vimos que as outras casas da região já estavam suspendendo as atividades em função da pandemia e então no dia 18 de março fizemos o mesmo, mas em função da saúde e de preservar a equipe e os clientes”, lembra. “Ainda mais por atendermos não só a cidade, mas uma região de 200km, em média, além dos visitantes de outros estados que vem para cidade à trabalho”.

Com o decreto de quarentena e a casa fechada, Roberto tentou vender pelas redes sociais vouchers para serem usados posteriormente. No entanto, de acordo com ele, a adesão foi baixíssima. “Acredito que com a crise econômica decorrente da pandemia, nossos clientes também tiveram receio de gastar hoje sem saber como será o amanhã”, diz.

Antes da pandemia o Quintal trabalhava com delivery, mas a média de venda diária não seria suficiente para cobrir os custos fixos: aluguel, água, energia, luz, folha de pagamento e outros. “Apesar de termos uma cozinha muito boa, o entretenimento era o ponto forte da casa”, conta Roberto.

Sem funcionamento, sem faturamento e sem lucro, o custo do aluguel começou a pesar. Roberto tentou negociar junto à imobiliária e ao proprietário, mas não obteve sucesso e não teve como pagar 100% de aluguel com a casa 100% fechada.

“Além disso, o acesso às linhas de crédito para micro e pequenas empresas não chega ao destino final, são exigidas garantias e o processo é moroso. Mesmo com um prazo razoável para pagamento, seria assumir uma dívida sem saber como será paga, não temos como garantir uma média de faturamento pós-pandemia”, acrescenta.

Por esses motivos, no domingo, 17, o empresário anunciou o fechamento temporário da empresa. “Entregamos o ponto, mas não as pontas. O Quintal do Bruto está em “modo de espera”. Vamos aguardar que o funcionamento de bares e casas noturnas seja liberado, analisar com cuidado o comportamento da população nessa retomada, os novos hábitos, as novas necessidades e então traçaremos o caminho a seguir”, diz

Desse modo, o empresário acredita que o Quintal do Bruto deu certo. “Eu e minha esposa vivíamos o negócio e estávamos lá dentro o tempo todo, a maior parte do tempo trabalhando lado a lado com nossos funcionários atrás do balcão, no salão, na cozinha”, lembra.

“Como dissemos à nossa equipe, podemos não ter feito tudo certo, mas temos a certeza que demos o nosso melhor. As manifestações de carinho e apoio dos nossos amigos e clientes só reforçaram esse sentimento. Naquele endereço foi que iniciamos nossa história, que construímos o nome “Quintal do Bruto”, que fizemos amigos e formamos a família Bruto. Isso é nosso e não tem preço!”, finaliza.

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicados

em

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal

No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM:

A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.

A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Publicados

em

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia

No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.

O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM:

“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.

Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.

Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.

Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

  • Dicas de segurança  
  • A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
  • Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
  • Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
  • Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques. 

Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.  

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito.  No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias