Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da pandemia: Supervisora do PAT Jaguariúna fala sobre tendências no mercado de trabalho

Publicados

em

Muitos setores devem crescer pós-pandemia, dentre eles o da saúde mental e logística

Segundo o IBGE, a pandemia da Covid-19 destruiu 7,8 milhões de postos de trabalho no Brasil até o mês de maio. Isso fez com que a população ocupada tivesse caído 8,3% na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro, indo para 85,9 milhões de pessoas.

Muitas pessoas que já estavam desempregadas ou que perderam o emprego por causa da pandemia de coronavírus precisam buscar uma nova oportunidade de trabalho em meio à quarentena. A supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Renata Lopes, dá algumas dicas das tendências de mercado neste período.

Gazeta Regional: Com o Covid-19, quais as tendências de mercado?
Renata Lopes: Toda dificuldade faz pararmos para pensar, ter resolver e ter criatividades para mudanças. Quando percebem que há diminuição de custos e aumento de resultados, muitas ações permanecem em todos os setores do mercado de trabalho. Tivemos que criar, por exemplo, vendas onlines, que já eram tendências e muitos protelavam. Muitos homework, reuniões online, são esforços minimizados que resultam em qualidade e produtividade nas empresas.

A tendência do mercado de trabalho que crescerá muito são todos os setores de saúde, inclusive mental, pós-pandemia teremos muitos reflexos em todos os sentidos. Teremos um crescimento e, já estamos sentindo na parte de logística, desde a compra feita por site, profissionais de TI até a entrega de mercadoria. No Marketing Digital. Profissionais de ensino a distância, que acredito ter sido um dos maiores desafios por parte de professores que trabalhavam com giz e lousa e rapidamente precisaram substituir por vídeos e computadores.

Podemos ver que a pandemia adiantou a Revolução 4.0 em nossos serviços como seguro desemprego que antes se enfrentava às vezes espera no Posto de até 2 horas, pode se resolver em 15 minutos pelo celular através do aplicativo da carteira de Trabalho Digital. Que é outra novidade e se destacou muito nesta pandemia, a Carteira de trabalho Digital pode ser baixada no celular, não tem mais a necessidade de tirar foto, ter o cuidado de não perder a tal foto chancelada pelo Ministério se não perdia a validade. Tudo acaba ficando mais simples e fácil.

Gazeta Regional: De que maneira as mudanças causadas pela pandemia atingem os trabalhadores?
Renata Lopes: Vejo de duas formas, uma do trabalhador precisar se modificar se atualizar. Aceitar e perceber que é necessário a mudança.

Já estamos na era digital, agora mais que nunca. Desde 2009 na primeira gestão do nosso Prefeito Gustavo Reis, a Secretaria do Trabalho em parceria com o Instituto Stefanini implantou um curso totalmente gratuito de informática, na época até pensando nos Porteiros que tinham a necessidade de se adequar a nova ferramenta, mas era aberto a qualquer desempregado, com o objetivo de qualificá-los para o reemprego. Hoje, informática tem que estar incluído nos conhecimentos de qualquer trabalhador.

Outra forma, esse trabalhador terá que estar mais atento tanto na procura do emprego quanto na permanência dele no trabalho. Já estava difícil concorrer a uma vaga de emprego antes da pandemia, se pensarmos que com toda dificuldade os empregadores trabalharam com o quadro reduzido, este trabalhador atual, tem que se dedicar mais e a procura aumenta. Ele tem que ser melhor, ele tem que ter mais qualificações.

Para se candidatar a vagas, no momento está sendo 100% online, por meio de currículos enviados por email, cadastro em sites de empresas e agências e a tendência é permanecer assim, o que muda na forma de se preparar para a busca do emprego também.

O trabalhador tem que colocar no currículo as habilidades e competências da vaga que está se candidatando e convencer o selecionador que ele é o melhor candidato para a vaga e conseguir uma entrevista. Ele não pode mais ficar com aquele currículo pronto, que muitas vezes nem foi ele que fez, entregando para todas as vagas sem sentido.

“Eu sempre digo que dá trabalho procurar trabalho!”

Renata Lopes

Gazeta Regional: Como é possível acompanhar as mudanças?
Renata Lopes: Tem que estar realmente comprometido em querer. O PAT oferece um curso preparatório para a recolocação no mercado de trabalho, com um material riquíssimo. Oferece ao trabalhador ferramentas que fazem a diferença na concorrência da conquista da vaga no mercado de trabalho.

Gazeta Regional: Neste cenário, há quem saia perdendo ou ganhando?
Renata Lopes: Sai perdendo quem permanecer no lugar e ganhando quem se permitir a mudança, busca por qualificações é essencial. Temos muitos cursos oferecidos gratuitos online e conseguimos fazer até por celular.

Gazeta Regional: É possível dizer que os trabalhadores sairão desta crise mais preparados para o mercado de trabalho?
Renata Lopes: Acredito que sim, toda dificuldade nos faz melhores. É claro que toda batalha tem os vencedores e os vencidos e neste momento quem ficar sentado esperando acontecer será vencido.

Jaguariúna

Nesta quarta tem Feira Noturna “Especial Festa Julina” no Parque Santa Maria

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe nesta quarta-feira, 17, a edição especial da Feira Noturna “Festa Julina”. O evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

Haverá apresentação de quadrilha com alunos da Escola das Artes de Jaguariúna, além de touro mecânico e show com o cantor Rick Camparini.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna oferece grande variedade de produtos frescos e artesanais, desde barracas de frutas e verduras até artesanato local, além de pastel, lanches e outras iguarias, e é uma referência na região para os visitantes.

Organizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Feira Noturna acontece todas as quartas-feiras e é uma excelente opção de compras e gastronomia.

O Parque Santa Maria fica na Rua José Alves Guedes, 1.003, no Jardim Sônia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe musical infantil no dia 27

Publicados

em

Com produção do grupo Os Geraldos, espetáculo dialoga com todas as idades e tem música ao vivo

O espetáculo musical PararaTimBum – Um Reino pela Música, do grupo Os Geraldos, que conta a história de uma princesa que assume o reino após seu pai adoecer e proíbe qualquer tipo de som, terá sessão única em Jaguariúna no próximo dia 27, às 19h. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide e os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Com direção de Douglas Novais, o espetáculo reúne 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a PararaTimBum e encontra o mundo colorido onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeom e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para ensinar à princesa o poder transformador da música. “É um espetáculo muito alegre, que celebra a beleza e os ritmos da música brasileira”, declara o diretor.

LEIA TAMBÉM:

O projeto PararaTimBum – Um Reino pela Música é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa PPC Santana e produção cultural de Os Geraldos D’color Produções Culturais, empresa que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.

Sobre o diretor Além de dirigir o espetáculo, Douglas Novais é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2021 foi consultor pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo Henrique IV. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do Grupo.

O GRUPO Com mais de uma década de história, Os Geraldos já se apresentou em mais de 90 cidades do Brasil, além de países como Marrocos, Argentina e Peru. Ao longo de sua trajetória recebeu 44 prêmios e transitou em mais de 40 festivais. Em paralelo com a criação de espetáculos, o Grupo atua na formação de profissionais da área do teatro e na gestão de espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre suas várias iniciativas desenvolveu a Incubadora de Grupos Artísticos que, desde 2017, já atendeu mais de duas mil pessoas, impactando positivamente 83 grupos artísticos originários de 102 cidades brasileiras.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs , não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

SERVIÇO
PararaTimBum – Um Reino pela Música
Data 
27/07 l Horário 19h
Local Teatro Municipal Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Classificação Livre l Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso Gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 – Aqui 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias