Jaguariúna
Por que o rei e rainha do Jaguariúna Rodeo Festival devem ser da cidade?

Jaguariunenses defendem que a coroa deve ficar para os candidatos da cidade
Como parte da tradição, toda edição o Rodeio de Jaguariúna elege o rei e a rainha da festa. Neste ano não é diferente. Os interessados em ocupar os cargos puderam se inscrever em julho, enviando um vídeo de 30 segundos, e um júri escolheu 15 candidatos em cada categoria com base em critérios como justificativa, desenvoltura e ‘hype roça’.
Agora, na 2ª fase do concurso, os selecionados serão submetidos a escolha do público em enquetes no G1 entre os dias 05 e 09 de setembro. Dentre eles, nove dos postulantes a rei e rainha são jaguariunenses, sendo dois rapazes e sete moças. Os vencedores disputam a votação final, que vai durar 48 horas, ao contrário das eliminatórias, que têm duração de um dia.
LEIA TAMBÉM:
Pensando em um evento da magnitude que é o Jaguariúna Rodeo Festival e nos nove selecionados da cidade até o momento, os postulantes defendem que a coroa seja jaguariunense. Saiba quem são e confira suas justificativas:
Postulantes a rei
Flávio Augusto Ramos Finotelli
Para ele, ser aprovado para a segunda fase envolve muitos sentimentos, pois o nome dele não estava na lista oficial de selecionados divulgada no dia 17 de agosto. “Naquele momento fiquei pensando que poderia ter feito um vídeo melhor”, conta.

Flávio entrou para a lista em segunda chamada após desistência de três candidatos homens que não compareceram no dia de sessão de fotos do G1, que era um dos requisitos para participar do concurso, no domingo, 28. “Quando me chamaram achei que era trote. Fiquei receoso, mas chegando no local fiz as fotos e vídeos e ainda assim a ficha ainda não tinha caído. É uma sensação única. Já consegui mobilizar algumas pessoas e é muito legal ver o interesse em votar em mim. Só quem vive sabe”.
“Respeito qualquer opinião que tenham sobre a necessidade de o rei viver o mundo da roça, ser peão, country. Mas eu amo de paixão música sertaneja, frequento rodeios há 11 anos. É algo que está no sangue. Cada um tem sua prioridade. Estar no rodeio me satisfaz. É a festa que a gente sempre espera aqui na cidade. Eu não trocaria nenhum outro evento, viagem, o que for! Minha paixão está aqui e acontece 1x por ano só”.
Michel da Silva Santiago

Para Michel, a sensação de estar na segunda fase do concurso é muito gratificante. Significa que ele fez uma boa apresentação e que algo de diferente chamou a atenção dos jurados.
“Acredito muito que tenha sido a forma pela qual justifiquei a resposta do porquê deveria ser o rei. Eu cresci no meio do campo e sempre estive ligado ao meio digital, moda, e tudo mais… pensei que o rodeio da minha cidade deveria ser representado por alguém que realmente entrasse nessa por paixão, honra a nossa tradição e, claro, muito estilo. Então vou repetir novamente: “se a história acontece aqui, a coroa tem que permanecer!”.

Ricardo Pires
Ricardo também foi um dos selecionados de segunda chamada, após desistências. Ele se sentiu surpreso, mas muito feliz em poder estar representando Jaguariúna.
“Eu sou um jaguariunense de coração porque desde pequeno fui criado aqui, desde meus quatro anos de idade. Vi a cidade crescer, assim como o Rodeio de Jaguariúna crescer e se tornar esse espetáculo que é hoje, então poder estar representando a cidade nesse evento que é um dos maiores do País é emocionante e gratificante”, diz.
O postulante a rei acredita que merece trazer esse título de Rei do Rodeio para a cidade. “Eu que cresci ouvindo os modão e sinto orgulho da raiz sertaneja que carrego comigo e será um privilégio representar nossa cidade e também trazer orgulho a todos, ainda mais àqueles que estão me apoiando e torcendo por mim. Ser rei do dodeio é trazer consigo a raiz sertaneja e é essa a minha essência”.

Victor Franco de Oliveira
Victor conta que ficou feliz por ter conquistado seu lugar nesta 2ª fase e entende que isto é resultado de ter entregue um vídeo dentro das regras: com postura, desenvoltura e hype roça. O selecionado espera muito passar para a fase das eliminatórias e conta com a ajuda de todos.
“E eu acho que pessoa de Jaguariúna representar o rodeio da cidade é uma coisa muito mais leal do que uma pessoa de outra cidade. Eu sinto que vou representar a cidade e o rodeio por estar no meio das provas de montaria e rodeios em geral, seguindo uma tradição da minha família que veio por parte dos meus avós. Tenho certeza que meu vô vai ficar muito orgulho em ver o neto dele lá, representando a cidade”.
Postulantes a rainha
Brenda Reis Galvão Silva
Quando saiu a lista oficial das selecionadas para a segunda fase Brenda estava na faculdade e começou a receber várias mensagens e ligações das suas amigas contando a novidade. Ela ficou paralisada, sem acreditar que aquilo estava acontecendo.

“Para ser sincera ainda não caiu a minha ficha que eu sou uma das 15 selecionadas para o concurso e com toda certeza estar passando por essa experiência tá sendo uma das melhores coisas da minha vida. Com toda certeza acredito que mereço ganhar e ser a rainha do rodeio porque isso tudo não é somente um simples sonho pra mim, é algo que estava tão longe do meu alcance e desde que vi meu nome na lista de selecionadas reafirmei ainda mais que vim para ganhar. Eu sou moradora de Jaguariúna e estou aqui para representar todas as mulheres negras, não só as negras como todas as mulheres brasileiras e tenho certeza que isso vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas como incentivo para que acreditem nelas, como eu estou acreditado em mim”.
Fabiana Ramos
Fabiana acredito que tenha sido escolhida por conta de sua história de vida. Ela acredita que essa edição do evento está saindo do óbvio e trazendo pessoas com características únicas e com uma trajetória diferenciada.

“Para mim é honra por ser uma mulher hermafrodita ter a oportunidade de fazer história e ser a única do País a disputar um concurso assim. Tenho certeza que isto fará a diferença e serei um exemplo de superação e motivação para as pessoas que nasceram diferente ou que sofrem algum tipo de preconceito”, diz.
Além disso, sagrar-se rainha seria como finalizar ciclo de uma trajetória e de sucesso, poder vencer em algo que sempre amou. “Sempre tive contato com animais e rodeios fazem parte da minha vida. Sempre morei em chácara, então vivo nesta cultura. Precisamos de pessoas diferentes para fazer a diferença, empoderar pessoas que já sofreram preconceito devido racismo, sexualidade, etnia, religião. Só as pessoas que já sofreram alguma discriminação sabem onde dói e o que pode ser mudado”.
Gislaine Correia Simina
Estar entre as 15 finalistas é uma sensação surreal para Gislaine. Ela conta que se sente a mulher mais feliz de Jaguariúna.

“Eu quero muito ser a rainha, pois sou jaguariunense da gema. Conheço cada lugar e acompanho o rodeio desde a época do Parque Santa Maria, já vi rainha ser eleita e não gostar de roça, já vi rainha ser eleita sendo de outra cidade, mas nesse ano Jaguariúna precisa de uma rainha raiz que além de amar o meio rural, ama cheiro de terra, cheiro de mato, comida caipira”, defende a selecionada.
Ela acredita que estar na roça é colecionar momentos de história, como selar um cavalo, tocar berrante levando gado para beber água, comer comida feita no fogão de lenha, tomar café com biscoito de polvilho, pular a cerca para pegar manga e correr de vaca, olhar pro céu e ver mais estrela que na cidade.
“Essas coisas para mim são algumas das mais gostosas que existem no mundo e por gostar disso tudo e viver isso tudo, eu mereço ser a rainha do Rodeio de Jaguariúna, porque carrego comigo a humildade, simplicidade, carisma e simpatia de uma verdadeira rainha da roça que quer estar com a coroa na cabeça para mostrar que uma jaguariunense sabe onde é seu lugar”.
LEIA TAMBÉM:
Laura Gião Frade
Quando fez a inscrição, Laura acreditava que não conseguiria estar entre as selecionadas por achar o conceito de beleza padrão: mulher alta, magra, cabelo liso, pele perfeita, prevaleceria na escolha. “Eu olhava para o concurso e nunca me via naquele lugar. Desde pequena sempre fui mais gordinha e na adolescência sofri muito bullying por isso, e por mais que hoje eu ame mais o meu corpo e estou me cuidando mais, sempre tive problema de autoconfiança e autoestima”, conta Laura.

Mas, no ano de 2021, ao ver a atual rainha Larissa Davide receber a coroa, Laura sentiu-se empoderada e desejou muito ocupar aquele lugar em uma próxima oportunidade. “Desde lá joguei para o universo que seria a rainha. Meu texto de apresentação estava pronto desde julho, quando o concurso nem havia sido divulgado ainda”, revela.
“Eu sou de Jaguariúna desde que nasci. Vejo o rodeio desde pequena e na primeira vez que tive idade suficiente para participar foi muito marcante e continuo indo até hoje. Para ser a rainha tem que conhecer a cidade, passar confiança, carisma e representar a cidade. Tem que ser uma pessoa que entenda esse mundo. Não é só um festival, é uma tradição”.
Maria Eduarda Cardozo Fabrini da Silva
Para Duda, ter sido selecionada e poder sentir tanto carinho e apoio com certeza é uma das sensações mais prazerosas e eufóricas que ela já pode ter. “Acredito muito que os jaguariunenses não estão para brincadeira quando se unem pra fazer essa coroa ser da nossa casa, onde ela pertence. Fazer parte dessa mobilização tem sido extraordinário. Uma experiência única”, justifica.

Duda conta que desde muito pequena via seus tios e tias participando ativamente de competições e rodeios, mas, não acreditava que de fato poderia ser uma realidade para ela, pois seu caminho até aqui tem sido um pouco diferente dos caminhos trilhados por sua família.
“Eu acredito que eu deva ter a honra de ser nomeada rainha do rodeio justamente por mostrar que podemos ir pra onde quisermos, chegar onde bem entendermos, sem perder nossas raízes. Eu cresci no meio da cultura country, em Jaguariúna, na terra do rodeio. Eu sei muito bem onde minhas raízes foram fincadas. Todo meu caráter e criação é devido à toda história da minha família. Eu tenho energia o suficiente pra carregar o nome e a história da nossa cidade e da minha família em cima daquele palco ao ponto de todos se orgulharem. A tradição e a nova geração vão se encontrar, com toda certeza”.
Maria Julia Romagnoli
Majú, como é conhecida, conta que se sente muito honrada, pois era algo que ela desejava muito. “Eu não consegui me aguentar quando recebi o resultado, foi uma felicidade enorme”, conta.

“Acho que devo ser a rainha do rodeio, pois me dediquei a isso. Desde quando a organização divulgou o concurso eu estudei sobre o tema, fui atrás e entreguei o melhor. Fiz o melhor vídeo, escolhi a melhor roupa, fiz com dedicação e entreguei o que eles queriam. Nasci aqui, cresci aqui e acho que a coroa tem que ficar aqui, por isso acho que devo ser a rainha”.
Yasmin Fernanda Gomes da Silva
O sentimento de Yasmin até o momento é de gratidão e empolgação em estar fazendo parte da seletiva e poder disputar a coroa da edição. Ao mesmo tempo ela sente como se a ocasião estivesse a tornando forte.

“Forte porque sei que as faixas e a coroa vêm com um peso de responsabilidade enorme, e não só por estar representando Jaguariúna, mas também por reconhecer todos acontecimentos desde lá atrás até hoje, que vem nos obrigando a sermos mais fortes. Eu, Yasmin, ficaria honrada por carregar esse “fardo” de bravura, respeito, diversão e como diz nossos jurados: a ‘unicidade’. É o que nosso rodeião deve representar. Esse é o nosso hype da roça”.
Atualizado 01/09/2022
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna é a melhor cidade da RMC em qualidade de vida e a 16ª do País

Jaguariúna é a única cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a aparecer entre as 20 melhores de todo o País no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, que avalia a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros. A cidade aparece na 4ª colocação entre os municípios de 20 mil a 100 mil habitantes e no 16º lugar no ranking geral, com nota 69,49.
O indicador avalia a realidade socioambiental dos municípios brasileiros levando em conta as necessidades básicas da população. O índice considera três eixos principais (necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades), divididos em 12 componentes (nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior).
LEIA TAMBÉM:
“O resultado do Índice de Progresso Social, que coloca Jaguariúna entre as 20 melhores cidades do Brasil e na 4ª colocação entre os municípios de 20 mil a 100 mil habitantes, é um reconhecimento extremamente significativo. Esse indicador reflete, de forma clara, o comprometimento do município com políticas públicas eficazes e integradas, sempre priorizando a qualidade de vida da nossa população”, informa a Prefeitura de Jaguariúna.
O IPS é um índice desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative (SPI), que também coordena a publicação anual do IPS para 170 países. O IPS Brasil 2025 abrange todos os 5.570 municípios brasileiros, dos 26 estados e o Distrito Federal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Dia Mundial sem Tabaco: Jaguariúna promove ações de conscientização

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 30, uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo é prevenir, conscientizar e apoiar quem deseja abandonar o cigarro, promovendo uma vida mais saudável.
Um dos destaques da programação será a ação especial na Escola Estadual Mário Bergamasco, às 13h, onde alunos participarão de atividades educativas sobre os malefícios do tabagismo. A proposta é estimular desde cedo a adoção de hábitos saudáveis e fortalecer a prevenção entre os jovens.
LEIA TAMBÉM:
Além das ações de conscientização, Jaguariúna conta com quatro unidades de saúde credenciadas para oferecer tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. São elas: UBS Florianópolis, UBS Fontanella, UBS Cruzeiro do Sul e UBS 12 de Setembro.
O programa é aberto à população e não exige encaminhamento médico. Basta procurar a UBS de referência no seu bairro, se informar e realizar a inscrição.
A Secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo, ressalta a importância da iniciativa. “O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes no mundo. Oferecer apoio e tratamento acessível à população é uma das nossas prioridades. Convidamos todos que desejam parar de fumar a procurarem nossas unidades de saúde. Estamos prontos para acolher e cuidar”, afirma a secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna abre inscrições para cursos gratuitos do Programa Caminho da Capacitação

A Prefeitura de Jaguariúna abriu nesta quinta-feira, 29, inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições do programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, estão abertas de 29 de maio até 3 de junho e devem ser feitas preferencialmente pelo site: https://www.cursofussp.sp.gov.br/.
Quem preferir, também pode se inscrever no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
LEIA TAMBÉM:
Nesta etapa, estarão disponíveis os cursos de Manicure e Pedicure, Manutenção Automotiva e Soldagem, que serão realizados entre os dias 09 a 24 de junho, na carreta do programa que ficará na Rua Amazonas, nº 4, no Centro Cultural, ao lado do Boulevard.
Sobre o programa
O Caminho da Capacitação é parte dos esforços do governo no combate à pobreza. O programa está inserido no Superação SP, ação integrada em formato inédito para tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Serão mais de 30 carretas com cursos profissionalizantes. O Caminho da Capacitação oferece 46 cursos gratuitos em áreas como beleza, manutenção automotiva e soldagem. A ação tem como objetivo ampliar as oportunidades de formação e empregabilidade para a população que mais precisa.
Mais informações sobre os cursos disponíveis podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna, na Rua Cândido Bueno, 792, no Centro, ou no PAT e nos CRASs.
Foto: divulgação
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos
-
Jaguariúna1 semana atrás
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão
-
Campinas1 semana atrás
Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC
-
Campinas1 semana atrás
RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia
-
Campinas1 semana atrás
CIM deflagra operação integrada contra furto de fios e cabos em cidades da RMC
-
Holambra1 semana atrás
Holambra amplia vacinação contra gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade a partir de segunda-feira
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem vacinação na Unidade de Saúde do Centro de Amparo
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1987