Amparo
Polo Astronômico abre alta temporada com sessões às sextas e aos sábados em Amparo

Entre as atrações que podem ser observadas pelo público nos próximos finais de semana estão alguns dos mais belos aglomerados abertos de estrelas e nebulosas, além do famoso Cruzeiro do Sul
Conhece a “Caixinha de Joias”? O aglomerado aberto de estrelas, um dos mais belos objetos celestes, é apenas uma das atrações para quem pretende visitar o Polo Astronômico, em Amparo, no interior de São Paulo, entre o final do mês de maio e todo o mês de junho. As sessões públicas noturnas acontecem sempre às sextas-feiras e aos sábados.
Com a transição do outono para o inverno, o período se torna ideal para quem gosta de observar o céu a olho nu ou através dos telescópios instalados no complexo.
“Esse período é menos chuvoso, portanto, bem favorável para as observações astronômicas. É o que identificamos como a “alta temporada”, propícia para que as pessoas possam observar e conhecer detalhadamente os mistérios do céu”, explica o diretor do Polo Astronômico de Amparo, o professor Carlos Eduardo Mariano.
Além da “Caixinha de Joias”, a programação dos próximos quatro finais de semana oferece a chance para que o público veja constelações como Carina, Centaurus, Vela, Popa, Escorpião e o famoso Cruzeiro do Sul. Todas aparecem com grande destaque nas noites de observação.
A nebulosa Eta de Carina e o distante aglomerado globular de estrelas Omega Centauri são outros atrativos visíveis pelos telescópios. “As nebulosas são nuvens de gás e poeira que existem no espaço. Já os aglomerados estelares são regiões com centenas ou milhares de estrelas que se mantêm juntas”, explica o professor.
“Alguns desses objetos até aparecem como manchas discretas no céu quando observamos a olho nu. Mas é com os telescópios que eles se revelam. É possível ver milhares de estrelas no campo de visão dos equipamentos”, ressalta Carlos Mariano.
EXPERIÊNCIA DIFERENTE EM NOITES COM LUA
Para contemplar os aglomerados de estrelas e nebulosas, a dica é visitar o Polo Astronômico, em Amparo, nas noites em que a Lua esteja nas fases nova ou minguante. São ocasiões em que o satélite natural da Terra desponta mais tarde ou não é visível.
Já com a Lua em sua fase crescente a experiência no complexo astronômico de Amparo é diferente. É quando os telescópios são voltados para o astro vizinho para que os visitantes observem detalhes da superfície lunar, como crateras, montanhas e vales. Há ocasiões em que é possível aproximar o celular do telescópio e registrar uma linda imagem da Lua.
SESSÕES COM 2H DE DURAÇÃO
As sessões às sextas-feiras e aos sábados no complexo astronômico de Amparo são divididas em etapas. Primeiro, o visitante participa de uma simulação no Planetário, onde recebe explicações sobre o que será visto no observatório.
Depois, o público faz o reconhecimento do céu a olho nu e por último a observação com os telescópios, incluindo a visualização com o refletor de 650mm de abertura, que é o maior telescópio em operação no Estado de São Paulo e o maior do Brasil aberto ao público.
Cada visita tem duração estimada de duas horas. Às sextas-feiras, a única sessão começa às 20h30. Já aos sábados, o público pode participar de sessões das 19h às 21h ou das 21h15 às 23h15.
REGIÃO PRIVILEGIADA E FÁCIL DE CHEGAR
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, próximo à Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.
A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A intenção da lei é impedir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.
O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de restaurante.
O ingresso para as sessões públicas custa R$ 60 (inteira), com 20% de desconto na compra antecipada até junho, e R$ 30 (meia-entrada) para estudantes com carteirinha, idosos, mediante a apresentação do RG, e professores.
A entrada pode ser comprada pelo site www.poloastronomicoamparo.com.br, onde também estão informações detalhadas da programação, ou pelo WhatsApp (19) 9.9295-9586.
Amparo
Carnaval da Rua XV não é evento oficial da Prefeitura de Amparo

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 21, durante reunião no paço municipal
A parceria, inicialmente acordada entre o Município e os comerciantes, foi desfeita porque os donos de bares e restaurantes voltaram atrás na decisão de contratar seguranças particulares para atuarem nos dias de Carnaval.
LEIA TAMBÉM:
Essa questão tinha sido acordada em dois encontros anteriores, quando ficou definido que os comerciantes se comprometeriam a bancar pelo serviço, e a Prefeitura cuidaria da instalação de grades para organizar o acesso e instalaria um palco para apresentações musicais.
A segurança pública estará no local durante os 4 dias de festa, com um trabalho intensivo e conjunto entre a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícias Militar e Civil. A Prefeitura mantém apoio na limpeza da região, com instalação de banheiros químicos e lixeiras.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Em ação inédita, Prefeitura de Amparo remove das ruas 14 veículos em situação de abandono

A atuação tem como foco a segurança da população e o combate à dengue por meio da eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti. A remoção continua por toda cidade
Em uma atuação conjunta entre a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e a Secretaria de Segurança, por meio da Divisão de Trânsito, a Prefeitura de Amparo removeu nas ruas 14 veículos em situação de rua neste último sábado, 22.
Para que os responsáveis dos veículos fossem informados pela remoção, a Vigilância adesivou todos aqueles que serão removidos e também fez a divulgação no Diário Oficial dos veículos e dos locais onde estão estacionados.
LEIA TAMBÉM:
Esta é uma atuação inédita realizada pela Prefeitura de Amparo e tem como objetivo a segurança da população e a saúde pública, já que muitos veículos acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito aedes egypti.
Somente em uma única rua do Jd. Europa foram retirados 4 veículos. Alguns moradores acompanharam a remoção dos veículos, satisfeitos. “Moro aqui há um ano e fica esses 2 carros abertos aqui na frente de casa. Pessoal vem à noite para usar droga dentro do carro. Eu fico sempre preocupado de ter alguém escondido lá dentro”, disse um dos moradores.
A cabeleireira, Joana Vieira da Silva, disse estar aliviada com a retirada dos veículos. “Me mudei há pouco tempo aqui, mas os carros incomodam muito porque são muitos e ficam todos parados na rua. Tem a questão da segurança e também da dengue. Então acho muito bom esses trabalho que a Prefeitura está fazendo”, disse a moradora.
Amparo tem 158 veículos em situação de abandono na cidade. Todos serão retirados. A população também pode oficializar denúncia de veículos abandonados pelo site da Prefeitura – Portal Cidadão – ou pessoalmente na unidade do Poupatempo do Guarani Supermercado (R. Comendador Guimarães, 500 – Centro).
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo tem a sexta morte por Dengue confirmada

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Amparo recebeu a confirmação da sexta morte por dengue. Ainda estão em investigação outras sete mortes. Desde 1º de janeiro, Amparo tem 2.036 casos confirmados da doença.
Números estão crescendo em todo Estado.
Na última quarta-feira, 19, o Governo de São Paulo decretou situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, na capital paulista.
LEIA TAMBÉM:
Paiva anunciou também, durante coletiva de imprensa, o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.
Mutirão atende região do Jardim América
Neste sábado, 22 , tem mais um Mutirão da Dengue confirmado. A partir das 8 horas, as equipes com agentes de Saúde, Endemia, Zeladoria e colaboradores da Prefeitura de Amparo, trablharão com orientações, retirada de inservíveis, caminhão Cata-Treco, a partir das 8h.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1973
-
Campinas7 dias atrás
Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente e discute pautas prioritárias
-
Amparo7 dias atrás
JBS inaugura Fábrica Educadora em Amparo
-
Jaguariúna7 dias atrás
Dário Saadi é eleito novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Pré-Carnaval agita Artur Nogueira neste domingo
-
Amparo4 dias atrás
Amparo tem mais duas mortes confirmadas por Dengue
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura notifica proprietários para limpeza de terrenos em Artur Nogueira
-
Campinas6 dias atrás
MPT investiga atos antissindicais nas regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba