Jaguariúna
Moda plus size cresce com a influência de personalidades

A moda é para todos e o mundo plus size é tão importante quanto os outros
A moda é, ou deveria ser, inclusiva. Muitas pessoas se identificam por meio dela. É um universo poderoso. Mas, por muito tempo ela foi restrita aos corpos intitulados “padrão” – aqueles magros, sem muitas curvas.
Com isso e, talvez, por isso, tamanhos grandes sempre foram pauta para discussão e restrição na moda. No entanto, cada vez mais vemos pessoas “fora do padrão”, reais, que se parecem conosco tanto nas redes sociais como televisão, campanhas e desfiles.
É claro que há muito o que avançar nesse sentido, principalmente quando falamos sobre o preconceito, a gordofobia e discriminação sofrida por pessoas gordas. Porém, mesmo que muito lentamente, com a chegada, criação e democratização do “plus size” (tamanhos destinados às pessoas gordas), tendências e roupas de praia, por exemplo, vêm incluindo esse público que antes era completamente deixado de fora.
A moda plus size permite que pessoas que vestem manequins acima do 46 encontrem mais opções de peças e estilos, feitas para valorizar seus corpos. A proprietária da Bibiana Moda Maior, em Jaguariúna, Denise Bibiano, relembra que há algum tempo as opções disponíveis para os tamanhos maiores que GG eram restritas a legging preta e camiseta básica. Mas, ela acredita que a inclusão da pessoa gorda na moda aumentou muito quando ‘personalidades GG’ tornam-se conhecidas e deram representatividade para esse grupo, como por exemplo a dançarina da cantora Anitta, Thais Carla, e cantoras sertanejas. “Foi uma quebra de tabu que também aumentou a aceitação das pessoas”, diz Denise.

Auto preconceito
Mesmo Denise trabalhando com peças que acompanham a moda e tendências, ela acredita que ainda existe muito auto preconceito. “As pessoas não aceitam comprar em uma loja plus size”, lamenta. “No final somos todos seres humanos e não tem que haver esse preconceito nem da própria pessoa consigo mesmo, nem de terceiros”, acrescenta.
“A gente sabe que existe esse auto preconceito. Não gostamos da nossa barriga, da perna ou outra coisa. Mas a gente tem que se aceitar e ser feliz, porque a vida está passando”, frisa.
A Bibiana Moda Maior trabalha com peças a partir do G e GG, que é uma numeração equivalente ao 44, por exemplo, que serve em um corpo com mais busto ou quadril, biotipo físico brasileiro, mas por ser intitulada ‘moda maior’ as pessoas tem um pré-conceito. “Principalmente das mais jovens. Elas preferem comprar em loja de departamento mesmo não cabendo porque ‘não é legal comprar na Bibiana Moda Maior”.
Ela relata que é muito mais fácil encontrar uma calça 44 confortável e que veste bem em uma loja plus size, do que em uma loja de departamento. “E o meu trabalho diário é focado nessas pessoas acima do tamanho 44. Meu foco é deixá-las confortáveis, na moda e com preço justo”, afirma Denise.
O preço das peças, inclusive, é outra questão que Denise levanta. Ela lamenta o discurso usado por muitas lojas para justificar o valor das peças plus size: é caro porque usamos mais pano. “É uma justificativa extremamente preconceituosa. Eu jamais falei isso. E outra, a cliente não tem nada a ver com isso. Quem tem que cuidar do preço é o lojista”, diz.
Os preços na Bibiana Moda Maior variam muito. Tem desde aquela peça baratinha até aquela um pouco mais cara, mas o preço nada tem a ver com a quantidade de tecido utilizada na confecção. Ela varia de acordo com a marca, com o tecido e motivos realmente plausíveis para se justificar.
Falando em marca, a Bibiana é super completa. Com seis anos de loja ela conta com moda masculina e feminina, incluindo langerie, moda praia, acessórios.
Crescimento
Dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), apontam que o segmento plus size cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto a indústria como um todo caiu cerca de 5%. Apenas em 2019, os negócios ligados ao setor cresceram 8%, chegando a uma movimentação financeira superior a R$7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira Plus Size (ABPS), entidade criada em 2016 para representar empresas de varejo e consumos que compõem a cadeia de produção destinada a esse público.
Jaguariúna
Jaguariúna e região: Um roteiro imperdível pelo interior paulista

Localizada no interior do estado de São Paulo, Jaguariúna é um destino encantador que combina história, cultura, lazer e belezas naturais. Parte do famoso Circuito das Águas Paulistas, a cidade é conhecida por sua tradição ferroviária, suas festas e pela proximidade com outros destinos turísticos incríveis, como Holambra, Pedreira e Amparo.
Um dos pontos mais visitados da cidade é a Maria Fumaça, um trem turístico que percorre um trajeto histórico entre Jaguariúna e Campinas. A cidade também abriga o Museu Ferroviário, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região.
LEIA TAMBÉM:
Outro destaque é o Red Eventos, um dos maiores centros de eventos do estado, que recebe grandes shows e festivais, incluindo o tradicional Rodeio de Jaguariúna, um dos mais importantes do Brasil. Para os amantes da natureza, a cidade conta com o Parque dos Lagos, um ótimo local para caminhadas e lazer ao ar livre.
O Naga Cable Park é o primeiro parque de esportes aquáticos da América Latina com sistemas de 2 e 5 torres, oferecendo emocionantes opções de wakeboard, wakeskate, e esqui aquático. E ainda possui o maior parque aquático de brinquedos flutuantes do Brail o Naga Floats.
Holambra: A Cidade das Flores
Conhecida como a “Cidade das Flores”, a apenas 20 km de Jaguariúna, o município é o maior produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina. O grande destaque é a Expoflora, evento anual que celebra a cultura holandesa com exposições florais, danças típicas e culinária tradicional.
Além disso, Holambra oferece passeios, como o Moinho Povos Unidos, um dos maiores moinhos de vento do Brasil, e os belíssimos campos de flores, que proporcionam cenários perfeitos para fotos inesquecíveis.
Pedreira: A Capital da Porcelana
Para quem gosta de artesanato e decoração, Pedreira é um destino imperdível! Localizada a cerca de 25 km de Jaguariúna, a cidade é famosa por suas lojas de porcelanas, louças e artigos para casa. São mais de 500 estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, atraindo turistas de todo o Brasil.
Amparo: História e Turismo Rural
Para quem busca contato com a natureza e experiências no campo, Amparo oferece o turismo rural, com visitas a fazendas de café, e fazendas produtoras de queijos, como fazenda Atalaia conhecida pelo seu premiado queijo. A aproximadamente 35 km de Jaguariúna, Amparo se destaca por seu charme histórico e suas fazendas centenárias, além de fazer parte do Circuito das Águas Paulistas.
Onde ficar:
Para garantir uma experiência completa ao visitar a cidade, o Matiz Hotel Jaguariúna, administrado pela Hotelaria Brasil, é a escolha perfeita. O empreendimento oferece acomodações bem equipadas, proporcionando um ambiente acolhedor para relaxamento após um dia cheio de atividades. Para os momentos de lazer, o hotel conta com uma piscina convidativa, ideal para se refrescar nos dias mais quentes, além de uma academia para aqueles que desejam manter a rotina de exercícios. O restaurante do hotel, comandado pelo Chef Luciano Carlos, apresenta um buffet diversificado e de alta qualidade, garantindo refeições saborosas e completas.
Mais informações em: www.hotelariabrasil.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Saúde de Jaguariúna vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reforçar a proteção desse público-alvo contra a doença.
A vacinação está sendo realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs participantes são: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Cruzeiro do Sul e Florianópolis. Os atendimentos ocorrem durante o horário de funcionamento das unidades.
LEIA TAMBÉM:
Para receber a vacina, é necessário que o responsável leve o adolescente até uma das UBSs, portando um documento com foto e a carteira de vacinação e Cartão Cidadão, se disponíveis.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e controle da dengue. Além da vacinação, a Prefeitura continua promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, como os mutirões nos bairros e atividades nas escolas municipais.
Com as ações contra a dengue, o número de casos positivos da doença em Jaguariúna registrou queda por três semanas seguidas, registrando uma redução de 43%, passando de 733 para 418 casos confirmados.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
24ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador tem saída da Praça Umbelina Bueno

A 24ª edição da Caminhada Ecológica Amigos do Salvador terá concentração de saída da Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, a partir das 3h30. O tradicional evento será realizado nesta Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, com percurso até Pedreira.
Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, a caminhada já se consolidou como uma das principais atividades esportivas, ecológicas e religiosas da região.
LEIA TAMBÉM:
Os caminhantes percorrerão um trajeto de 23 km, com destino ao Morro do Cristo, em Pedreira. Durante o percurso, haverá pontos de apoio com banheiros químicos e distribuição de água e bananas para garantir a hidratação e a energia dos participantes.
Para facilitar o retorno dos caminhantes, a organização disponibilizará transporte gratuito de Pedreira para Jaguariúna das 8h às 11h. A Secretaria de Esportes recomenda aos participantes uso de protetor solar, repelente e roupas leves.
Orientações
A Secretaria de Esportes reforça a necessidade de os participantes se atentarem para as seguintes orientações:
– Para segurança de todos, a população deve optar por participar nos horários divulgados pela organização, para terem acesso a toda estrutura de apoio do evento (água, banana e banheiros), veículos de apoio, ambulância, Guarda Municipal e Polícia Militar;
– Os participantes devem ter uma atenção especial com a vestimenta: roupas e calçados apropriados para o nível de exigência da caminhada, optando por tecidos leves e tênis confortáveis, evitando assaduras, calos, bolhas e lesões;
– Recomendações gerais: usar agasalhos para a madrugada, protetor solar, repelente, bonés, óculos de sol e lanternas;
– Os participantes devem respeitar seus limites e seu condicionamento físico;
Serviço:
24ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador
Data: 18/04 (Sexta-feira Santa)
Local: Praça Umbelina Bueno, no Centro
Destino: Morro do Cristo, em Pedreira
Percurso: 23km
Concentração: 3h30
Saída da caminhada: 4h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo3 dias atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo5 dias atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo
-
Amparo1 semana atrás
Oportunidade: seguem até 29 de abril as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira realiza melhorias nas estradas do Pq. das Palmeiras
-
Amparo1 semana atrás
Cães de faro da GM de Amparo localizam 30kg de drogas durante operação