Artur Nogueira
Prefeito de Artur Nogueira sanciona Lei que reconhece atividade física como essencial

Projeto de Lei é de autoria do vereador e presidente da Câmara Zé Pedro Paes (PSD)
O prefeito Lucas Sia (PSD) sancionou um Projeto de Lei (PL) que reconhece a prática de atividade física e exercício fisico como essenciais para a população de Artur Nogueira. De autoria do vereador e presidente da Câmara Zé Pedro Paes (PSD), o PL enaltece a importância da promoção da saúde entre os moradores e apoia profissionais de Educação Física.
Segundo o documento, os exercícios e atividades físicas se tornam essenciais à população, podendo ser realizados em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade bem como em espaços públicos. Assim, caberá à Prefeitura de Artur Nogueira continuar estabelecendo normas sanitárias e protocolos a serem seguidos.
Lucas Sia (PSD) afirma que a Administração Municipal tem trabalhado com o olhar sensível a todas as categorias. “A promoção e geração da saúde pública é de suma importância principalmente em época de pandemia. Essa doença não pode continuar a nos fragilizar. Precisamos manter o corpo e a mente saudáveis”, frisa.
A Lei, de acordo com o secretário de Esporte Caio Vinícius Rodrigues, era muito esperada pelas academias e clubes. Ele diz que a legislação é de grande valia já que está comprovada a importância da atividade física para o corpo e mente, sobretudo no momento pandêmico.
O autor do PL e presidente da Câmara de Vereadores Zé Pedro Paes agradeceu a sanção do chefe do Poder Executivo. “Externo, como profissional formado nesta área, a satisfação em colocar a atividade física como serviço essencial. Há diversos estudos que comprovam a eficácia dessa atividade para a saúde física e mental da população. No atual cenário mundial, nunca se fez tão necessária a prática dessa atividade e a valorização desses profissionais”, exclama o edil.

Os estabelecimentos da área, assim como os profissionais autônomos, poderão funcionar como serviços essenciais. Lembrando que todas as normas sanitárias e protocolos permanecem ativos em todos os locais vinculados à atividades e exercícios físicos.
Artur Nogueira
Prefeitura realiza caminhada contra abuso de crianças e adolescentes em Artur Nogueira

Evento acontece em 16 de maio, com concentração em frente ao Espaço Mãe e Filho e palestra de encerramento na Praça CEU das Artes
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoverá a 8ª Caminhada da Campanha Nacional de Conscientização Contra o Abuso e a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação acontece em 16 de maio, uma sexta-feira.
Organizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a caminhada terá início às 8h30, com concentração em frente ao Espaço Mãe e Filho (Calçadão), na Avenida XV de Novembro.
LEIA TAMBÉM:
O trajeto seguirá até à Praça CEU das Artes, na Rua Ricardo Tagliari, no Parque dos Trabalhadores, onde será realizada uma palestra de encerramento com previsão de término às 11h.
Durante o percurso, haverá carro de som e distribuição de panfletos informativos, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
A atividade contará com a presença de organizações da sociedade civil (OSC’s) atendidas pela rede socioassistencial, além de alunos das escolas estaduais do município. As escolas municipais também participarão da campanha, promovendo ações internas voltadas à temática.
Unindo forças
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zezé Hunglaub, reforça a importância da mobilização.
“Mais do que uma caminhada, essa ação é um compromisso coletivo com a proteção das nossas crianças e adolescentes. Precisamos falar sobre o tema, informar e conscientizar. O silêncio não pode ser uma opção”, afirma.
A campanha integra a programação do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção de direitos e a garantia de proteção integral à infância e juventude.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura retira caminhões de entulho de residência em situação crítica em Artur Nogueira

Mais de dois caminhões de lixo foram removidos do local, que abrigava focos da dengue, ratos, baratas e escorpiões; Secretaria de Saúde alerta para a importância da limpeza dos quintais
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 29, uma força-tarefa para a limpeza de uma residência que apresentava sérios riscos à saúde pública. O imóvel, localizado na área urbana do município, estava tomado por entulhos, móveis deteriorados, água parada e infestação de pragas como ratos, baratas e escorpiões.
A ação foi desencadeada após denúncias de moradores vizinhos, que relataram o estado de abandono da casa. Na segunda-feira, 28, agentes da Vigilância em Saúde (VISA) vistoriaram o local e constataram a gravidade da situação, que exigia intervenção imediata.
LEIA TAMBÉM:
Durante a força-tarefa, realizada com apoio das Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços, foram retirados mais de dois caminhões de entulhos, incluindo móveis sem condições de uso, galhos e outros materiais inservíveis. Também foram identificados e eliminados mais de 10 baldes com água parada contendo focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Funcionários da Secretaria de Obras também realizaram a roçagem do terreno para evitar novos criadouros.
Risco à saúde pública
A secretária de Saúde, Daiane Mello, destaca que mais do que uma questão de limpeza, o caso representava um grave risco à saúde pública.
“Não se trata apenas de higiene. Um ambiente como esse coloca em perigo a vida do próprio morador e de toda a vizinhança, especialmente por conta dos focos do mosquito da dengue e da presença de animais peçonhentos. Precisamos que cada morador faça a sua parte, cuidando do seu espaço e evitando situações como essa”, afirmou.
O proprietário da residência foi orientado pelas equipes para que a situação não volte a se repetir, sob pena de novas medidas legais e sanitárias.
Como denunciar
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa e livre de focos de doenças. Denúncias de situações semelhantes podem ser feitas à Vigilância em Saúde, pelo telefone (19) 3827-3846.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira solta mais de 1 tonelada de peixes para Campeonato de Pesca

Ação na Lagoa dos Pássaros antecede a 20ª edição do evento “Vardo Corrêa”, que encerra as comemorações dos 76 anos de Artur Nogueira
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta terça-feira, 29, a soltura de mais de 1,2 tonelada de peixes na Lagoa dos Pássaros. A ação antecede o 20º Campeonato de Pesca “Vardo Corrêa”, que acontece nesta quinta-feira, 1º de maio, a partir das 11h30.
Foram introduzidos na lagoa 1.250 quilos de pacu e tilápia, garantindo condições adequadas para a competição, que encerra oficialmente a programação do aniversário de 76 anos do município.
LEIA TAMBÉM:
A secretária de Cultura, Ieda Ribeiro, reforça o simbolismo da atividade. “Mais do que um campeonato, esse momento carrega afeto, tradição e memórias. Chegar à 20ª edição é celebrar a história da nossa cidade com a participação ativa da comunidade”, destacou.
O Campeonato “Vardo Corrêa” é aberto ao público e deve reunir dezenas de competidores.
20º Campeonato de Pesca “Vardo Corrêa”
Quinta-feira, 1º de maio
A partir das 11h30
Lagoa dos Pássaros
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna1 semana atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Amparo1 semana atrás
Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27
-
Campinas1 semana atrás
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC
-
Campinas1 semana atrás
Corredor Dom Pedro de rodovias tem fluxo de veículos 8,6% acima do esperado durante o feriado prolongado
-
Amparo1 semana atrás
Obras de ampliação da rede de esgoto avançam em Amparo