Conecte-se conosco

Campinas

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Publicados

em

Cerca de 4% do público do centro esportivo possui mais de 60 anos, ratificando que a idade não impede a conquista de novos objetivos de vida

Outubro de 2023 – O Kartódromo San Marino, localizado em Paulínia, comemora, em 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso. Cerca de 4% dos clientes, frequentadores assíduos, possuem mais de 60 anos, servindo de exemplo a muitos jovens pilotos. Antonio Canova Filho, 66 anos, Diamantino Netto, 71, e Roberto Juiti Shibata, 66, representam esse grupo, demonstrando que a idade não é empecilho para conquistar novos objetivos e fazer algo que nos dá prazer.

Advogado e empresário, Canova conta que, ainda jovem, fez um curso de mecânica de automóvel e que chegou a trabalhar por muitos anos na área. No entanto, por conta de um acidente, teve de mudar de setor, quando começou a trabalhar com vendas. Tempos depois, montou uma imobiliária, estabelecida há quase 40 anos no mercado. Hoje, também dá aulas de pilotagem para interessados no esporte e que utilizam karts de aluguel, conhecidos como rental.

LEIA TAMBÉM:

“Comecei no kart em 2017, quando me apaixonei pelo esporte. E atualmente, junto com um amigo, montamos a Kanova Kart Escola, que tem me trazido uma alegria muito grande, pois nunca imaginava que seria professor e daria aulas em uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, que é pilotar. Desde menino, sempre gostei de carro, de moto, e a minha vida mudou muito, a partir do momento em que comecei no kart, praticamente com 60 anos de idade. Eu gostava muito de moto, mas fui proibido de andar, e aí conheci o kart. Quando sentei num kart de aluguel pela primeira vez, eu pensei: poxa, isso foi feito pra mim! E foi no San Marino, no estacionamento da loja Leroy Merlin”, ressalta o piloto.

Canova informa que passou a praticar o esporte com assiduidade desde que o complexo esportivo foi implementado em Paulínia. Com seu kart próprio, um Fórmula 4, ele participa do campeonato Talent Kart Cup (TKC), num grid de mais de 30 pilotos, o que considera desafiador. “Ando junto com essa moçada, sou o mais velho do time, então é muito bacana, eu curto muito! E tem os campeonatos de kart de aluguel, que também gosto muito. Como dou aulas nesse tipo de kart, preciso estar nesse meio para passar a configuração aos alunos. É um kart diferente dos próprios, o chassi é mais robusto e protegido por borracha, em toda a volta, pois deve suportar a pilotagem de pessoas que não tem familiaridade com o esporte”, explica. E, para treinar, ele utiliza seu kart shifter, de 55 cavalos de potência e seis marchas.

Sobre o kartismo, o empresário diz que é uma alegria muito grande poder praticar o esporte, na idade em que está. “O kartismo muda a vida da gente, pois é preciso estar bem preparado fisicamente, se alimentar bem, evitar o álcool, pois o esporte não combina com bebida, nem com cigarro, nem com qualquer tipo vício, porque requer esforço e dedicação do piloto. E isso nos ajuda a estar bem e nos preparar cada vez mais, para explorar o melhor que o esporte nos oferece. O que tenho a dizer, para quem é da mesma faixa etária, é para que acredite em si mesmo. Se você tem o sonho de pilotar kart, venha andar com a gente! A idade não importa, mas sim fazer algo com amor e se dedicar. Nós estamos aqui para provar que é possível, inclusive andar com os mais jovens”, salienta.

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Mente e corpo saudáveis, para a vida e o kartismo
Outra história interessante de pessoa da mesma faixa etária, com o kartismo, é a do também empresário Diamantino Netto, membro do Conselho Administrativo da empresa que fundou, há 26 anos, atualmente comandada pelo filho. Ele conta que sua história com o kart também começou no San Marino, na estrutura que ficava no estacionamento da loja Leroy Merlin.

“Comecei no kart em 2009, aproximadamente. Com kart alugado, participava de corridas com o grupo Clube Kart Campinas (CKC) e, desde 2011, tenho o meu próprio kart. No mesmo ano, também comecei a participar do campeonato Fanatici Kart, inicialmente com base em Piracicaba, mas que também utilizava outras pistas da região, como em Itu e Limeira. Na sequência, o Fanatici Kart adotou a pista de Paulínia como sede, para os campeonatos. Em 2022 , aos 70 anos, me aposentei das corridas, porém continuo treinando durante a semana, com a equipe Biro Racing, na qual mantenho meu kart número 52, o meu ano de nascimento”, destaca Netto.

Ele diz que sempre gostou de velocidade e automobilismo e, por isso, participava de Track Days (eventos organizados por autódromos, em que os motoristas pilotam os seus carros), com carros alugados, tanto fora do País quanto no Brasil, quando o esporte passou a ser mais popular aqui. Netto fez curso de pilotagem e chegou a correr em Interlagos, na categoria Marcas e Pilotos. “Como o automobilismo é um esporte muito caro, encontrei no kart a solução custo-benefício-prazer que buscava. O San Marino ficava a menos de 10 minutos da minha casa e isso facilitou o início de tudo”, revela.

Para explicar como era sua rotina, antes do kartismo, e como ela se modificou, depois de iniciar no esporte, ele lembra da época em que praticava o kartismo de aluguel, ou rental. “O fato mais marcante na minha vida foi no rental, quando, muitas vezes, eu não conseguia terminar a corrida por cansaço, chegava destruído em casa. Então, comecei a dar mais importância ao preparo físico, melhorando meu condicionamento e, consequentemente, adquirindo uma melhor qualidade de vida”, pontua.

Sobre o envelhecer e o Dia do Idoso, Diamantino Netto é taxativo. “Ser idoso é um estado de espírito, não depende da idade. Condicionamento físico é um estado do corpo humano e temos de trabalhar o físico, para atrasar o envelhecimento natural do corpo, procurando manter a mente ocupada. Assim, poderemos ter uma qualidade de vida melhor e desfrutar mais da aposentadoria. É uma covardia chamar um ser humano de 60 anos de idoso! Quando fundei a minha empresa tinha 45 anos, aos 60 estava em pleno vigor, trabalhando e viajando para o exterior!”, finaliza o piloto.

Mais kart, por favor
Roberto Juiti Shibata conta que pratica o kartismo há cerca de 10 anos, por meio de kart alugado, e que participa do grupo Talent Kart Indoor (TKI), há mais ou menos três anos. Ele reforça o quanto o kart influencia positivamente em sua vida, sobretudo no contato social. “Comecei a andar de kart no San Marino, por uma brincadeira entre amigos. Depois disso, me apaixonei pelo esporte. Antigamente, minha rotina era futebol society, hoje, pratico kartismo e ando de moto. No kartismo, fiz várias amizades que gostam das mesmas coisas do que eu. É um esporte viciante, tanto que a vontade de praticar é cada vez maior, mas meu acordo com minha mulher é praticar três vezes ao mês”, confessa.

Shibata acredita que a sociedade tem uma percepção diferente do idoso, atualmente, por conta da mudança de comportamento do próprio público dessa faixa etária. “Porque o idoso, hoje, não é o velho de antigamente, mas alguém de espírito jovem, que quer viver e curtir a vida. E ser idoso é aproveitar a vida que nos resta sem preocupação, curtindo e desfrutando todo o trabalho que já tivemos, ao longo da vida, fazendo coisas de que gostamos”, avalia.
Inaugurado em 12 de outubro de 2011, o Kartódromo San Marino conta com mais de 50 campeonatos de kart fixos e eventuais. A entrada para visitar o complexo e assistir às corridas é de graça, com estacionamento gratuito para 200 veículos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

2ª etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental reúne pilotos da região de Campinas e de outras localidades para disputas por equipes

Publicados

em

Na competição, de longa duração, participantes utilizam karts de aluguel da frota do centro esportivo, em Paulínia

O Kartódromo Internacional San Marino, de Paulínia, promoverá a segunda etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental, no próximo dia 03 de maio. A competição conta com pilotos da região de Campinas e de outras localidades, que disputarão durante 3h por equipes, na pista do centro esportivo, pilotando karts de aluguel da frota.

O campeonato de longa duração começou no mês de  março e ainda terá outras duas etapas, nos meses de agosto e outubro, ocorrendo sempre aos sábados. É composto pelas categorias Prata, para equipes inscritas com apenas um kart, e Ouro, para equipes com dois ou mais karts, todas devendo ter peso mínimo de 95 quilos para o conjunto (pilotos + equipamentos + lastros).

Em cada etapa, os pilotos recebem um briefing, para orientações gerais; depois se enfrentam em provas classificatórias, que estabelecem os grids das duas categorias, e por último, disputam por três horas na pista, se revezando. 

LEIA TAMBÉM:

Conforme o gestor do Kartódromo Internacional San Marino, Paulo Maso, a competição de longa duração propõe um novo desafio para quem já costuma praticar o esporte por meio do kart de aluguel, em grupos ou nas baterias disponíveis no centro esportivo.

“Quem pratica o kart rental já faz parte de um ou mais grupos e está há algum tempo no esporte, participando de competições periódicas de curta duração. A ideia é apresentar a todos esses pilotos um novo desafio, que é o que se busca entre os que permanecem no kartismo. A possibilidade de fazer algo novo e se superar é um combustível para quem tem paixão pelo automobilismo”, esclarece Maso.

As cinco primeiras equipes de cada categoria receberão dois troféus personalizados para levar para casa e as equipes campeãs da temporada 2025 também terão descontos nas inscrições da temporada do ano que vem.

As inscrições para participar do Campeonato San Marino de Endurance Rental ficam abertas até às 16h15 do dia 3 de maio. Podem participar da competição pilotos de kart rental a partir dos 13 anos, menores de idade somente com autorização dos responsáveis legais. Os interessados podem se inscrever pelo https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025.

Serviço

Campeonato San Marino de Endurance Rental 

Etapas: 4 no total

2ª etapa: 3 de maio

Onde: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia (SP)

Inscrições: 

https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025

Informações: (19) 3833-1818 ou WhatsApp (19) 99119-9895

Fotos: Divulgação | Diogo Moreno

Classificação após a 1ª etapa | Campeonato San Marino de Endurance Rental

Categoria Ouro — Pontos

1º – Mig Kart Race 1 — 45

2º – FKart 2 — 34

3º – Z19 Squadra 2 — 29

4º – Mig Kart Race 2 — 25

5º – Z19 Squadra 6 — 22

6º – Z19 Squadra 7 — 20

7º – Mig Kart Race 3 — 19

8º – Z19 Squadra 3 — 18

9º – FKart 1 — 17

10º –  Z19 Squadra 4 — 16

11º – Z19 Squadra 5 — 15

12º – Z19 Squadra 1 — NC

Categoria Prata — Pontos

1º – Scuderia Marcelino & Hello Next — 45

2º – RC4.Mind — 34

3º – Equipe TKC — 29

4º – TKI Team — 25

5º – Preeg Kart Racing — 22

6º – CMC — DQ

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

3ª etapa do Campeonato San Marino acirra disputas entre categorias em Paulínia

Publicados

em

Com 75 pilotos, principal competição oficial do Interior de São Paulo tem a rodada mais disputada até o momento

O Campeonato San Marino 2025 viveu seu melhor momento em termos de disputas entre pilotos na terceira etapa da competição, realizada no último sábado, 26, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia. Praticamente todas as 11 categorias em disputa registraram grandes “pegas” na pista que empolgaram o público presente ao kartódromo. A quarta etapa acontecerá no dia 24 de maio.  

A categoria Cadete foi um dos destaques, com boas disputas entre os pilotos Bernardo Grespan e João Costa. No final, Grespan foi o vencedor da etapa. Na Mirim, Luiz Moro conquistou a terceira vitória seguida e segue firme na primeira colocação.

Na F4 Júnior, Renato Frota Pionti, João Vitor Solis, Samuel Marcandali e Lorenzo de Castro foram os destaques nas provas, alternando posições com belas ultrapassagens. No final, vitória de Renato Pionti.  

LEIA TAMBÉM:

Na MY Sênior, Kaio Dias, Rafael Pastorello e Marcelo Arruda também protagonizaram boas disputas. Dias foi o campeão da etapa. Na MY Graduados, o vencedor foi João Lucas Samur. 

A F4 Sprinter – mais uma vez o maior grid da etapa, com 18 pilotos – não deixou por menos na emoção dentro da pista. Lorenzo Schneider, Rapha Siqueira e Fabrício Deaguia travaram boas disputas que tiraram o fôlego dos torcedores presentes. Schneider levou a melhor, conquistando a terceira vitória consecutiva e mantendo-se na liderança da categoria. 

Na F4 Graduados – uma das mais disputadas e equilibradas –, João Alécio, Fred Bueno, João Murari e Alain Sisdeli protagonizaram grandes “pegas”, tanto na primeira quanto na segunda prova. No final, Sisdeli foi o vencedor da etapa.  

Mulheres na pista
A terceira etapa contou com 75 pilotos inscritos, três a mais do que o registrado na segunda rodada. Houve também um recorde de pilotas inscritas: quatro no total: Ana Barbosa, na F4 Júnior, e Manu Clauset, Gabi Kayahara e Maria Fernanda Santos, na F4 Sprinter.

As inscrições com desconto para a quarta etapa do Campeonato San Marino já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/4j7cue3j.   

Principal competição oficial do Interior de São Paulo, o campeonato é disputado em nove etapas, divididas em dois turnos, com pontuação dobrada na Super Final. Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Super Sênior, F4 Grand Sênior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 60+ (todas com motores sorteados RBC), além de Iame MY Graduados e Sênior (com motores próprios). 

A competição conta com vistoria e diretores de prova da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp), motores fornecidos pela RBC lacrados e sorteados, fiscalização de pneus, combustível e balança, cobertura fotográfica e divulgação para a imprensa. Também há transmissão ao vivo de todas as etapas pelo YouTube. 

Há premiação com troféus exclusivos do 1º ao 5º colocado e ao pole position nas etapas e geral do campeonato, e aos pilotos e preparadores campeões dos turnos. Também haverá sorteio de um kart Thunder zero completo e vouchers com descontos na personalização de capacetes da Gandolfo Estúdio, ao final da competição.

O Campeonato San Marino conta com patrocínio de Mega Kart, Thunder, Concept Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio. 

Foto: Fernando Camargo

Resultados de pódio da etapa 3

MIRIM

1º) Luiz Moro

2º) Augusto Nogueira

3º) Max Maximino

4º) Leonardo Braga

CADETE

1º) Bernardo Grespan

2º) João Costa

3º) Rodrigo Ginato

4º) Eduardo Fonseca

5º) Artur Andreolli

F4 JÚNIOR

1º) Renato Pionti 

2º) João Vitor Solis

3º) Samuel Marcandali

4º) Lorenzo de Castro

5º) Felipe Luco

F4 SPRINTER

1º) Lorenzo Schneider

2º) Enzo Contessotto

3º) Arthur Viella

4º) Fabrício Deaguia

5º) Manu Clauset

F4 GRADUADOS

1º) Alain Sisdeli

2º) Fred Bueno

3º) Caio Murari

4º) João Fornaro

5º) André Salmoria

F4 SÊNIOR

1º) Maurício Guzzo

2º) Léo Gianfagna

3º) Guilherme Putnoki 28

4º) Bruno Lima

5º) Davi Pisani

F4 SUPER SÊNIOR

1º) Thiago Miranda

2º) Rodrigo De Giovanni

3º) Paulo Roseiro

4º) Eduardo Rizzo

F4 GRAND SÊNIOR

1º) Marcelo Dias

2º) Jozué Balarin

3º) Marcos Contessoto

4º) Marcelo Valle

F4 60+

1º) Marcelo Pompeu

2º) Jayme Barbarisi

3º) Paulo Rosa

MY GRADUADOS

1º) João Lucas Samur

2º) João Neves

3º) Henrique Pelaquim

4º) José Rebecchi Neto

5º) Gustavo Kabbara

MY SÊNIOR

1º) Kaio Dias

2º) Marcelo Arruda

3º) Helton Lima

4º) Gustavo Favoretto

5º) Eduardo Werneck

Fotos: Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda

Publicados

em

O ramo da moda no Brasil abrange uma longa e ampla cadeia, formada principalmente por pequenos negócios. Nele atuam fornecedores da indústria de tecidos e confecções até o varejo da moda, com lojas e marcas de variados segmentos. Os números de produtos criados e desenvolvidos no país vem crescendo a cada ano, por conta da demanda dos mercados interno e externo. E a região de Campinas tem um papel importante neste segmento, tanto na produção, como a presenças de marcas fortes e até internacionais.

Para quem gosta de estar antenado nesse mundo, suas tendências e lifestyle,  inovações e criatividade, acontece em Campinas, na próxima segunda, 28, a primeira edição do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas. Nomes importantes do mundo da moda, como Alexandre Herchcovitch estarão presentes com palestras e atualizações.

LEIA TAMBÉM:

O segundo painel do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas terá a participação de Marcelo Brandão, diretor da regional Campinas da Vilage Marcas e Patentes. Ele vai abordar um tema importante no mundo da moda: a propriedade intelectual nas inovações e criações de peças, marcas e produtos, com destaque para de estamparia na era da Inteligência Artificial (IA).

“Propriedade Intelectual é um assunto que muita gente que está dentro desse segmento esquece, mas que faz toda a diferença na vida de estilistas, desenvolvedores de produtos e empresas do segmento”, alerta Brandão. “Vamos levar para esse painel questões e reflexos sobre como a propriedade intelectual protege o mundo da moda, evitando prejuízos com falsificações de produtos e, até mesmo, a perda da propriedade intelectual sobre uma criação, quando ela deixa de ser protegida por lei”, acrescenta o executivo

Os direitos de propriedade industrial protegem a criação da sabedoria humana como insumo industrial. Tais criações podem ser protegidas no âmbito dos direitos de propriedade industrial por meio de registro, que protege marcas e desenhos industriais, e pelas patentes, responsáveis pela proteção das invenções e modelos de utilidade. Tanto o registro quanto o patenteamento constituem direitos de propriedade de bens intangíveis ou de propriedade intelectual, o que garante exclusividade legal temporária para o uso, gozo e disposição de tais bens perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

O estilista que aplica em suas peças um sinal distintivo, individualizando seu trabalho, poderá proteger suas criações, solicitando junto ao INPI o depósito do pedido de registro da sua obra, observando as formas de proteção disponibilizadas pela LPI (nº 9.279/96).

Ele conta que não são apenas as marcas que devem ter o cuidado na hora pedir o registro de proteção, mas também designs de roupas, bolsas, joias, óculos, relógios, por exemplo. Para exemplificar, Brandão cita os casos das famosas três listras da Adidas e o solado vermelho da marca Louboutin, que têm seus direitos de propriedade intelectual protegidos como marcas de posição. “Tudo precisa e deve ser devidamente protegido, pois uma criação de moda só é exclusiva quando tem proteção do INPI”, alerta Brandão.

“Em meio a esse cenário corrido, muitas empresas e estilistas acabam se esquecendo de um detalhe importante e crucial, que pode gerar perdas significativas em receitas e até no direito da criação: o registro da propriedade intelectual”, complementa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias