Conecte-se conosco

Campinas

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Publicados

em

Cerca de 4% do público do centro esportivo possui mais de 60 anos, ratificando que a idade não impede a conquista de novos objetivos de vida

Outubro de 2023 – O Kartódromo San Marino, localizado em Paulínia, comemora, em 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso. Cerca de 4% dos clientes, frequentadores assíduos, possuem mais de 60 anos, servindo de exemplo a muitos jovens pilotos. Antonio Canova Filho, 66 anos, Diamantino Netto, 71, e Roberto Juiti Shibata, 66, representam esse grupo, demonstrando que a idade não é empecilho para conquistar novos objetivos e fazer algo que nos dá prazer.

Advogado e empresário, Canova conta que, ainda jovem, fez um curso de mecânica de automóvel e que chegou a trabalhar por muitos anos na área. No entanto, por conta de um acidente, teve de mudar de setor, quando começou a trabalhar com vendas. Tempos depois, montou uma imobiliária, estabelecida há quase 40 anos no mercado. Hoje, também dá aulas de pilotagem para interessados no esporte e que utilizam karts de aluguel, conhecidos como rental.

LEIA TAMBÉM:

“Comecei no kart em 2017, quando me apaixonei pelo esporte. E atualmente, junto com um amigo, montamos a Kanova Kart Escola, que tem me trazido uma alegria muito grande, pois nunca imaginava que seria professor e daria aulas em uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, que é pilotar. Desde menino, sempre gostei de carro, de moto, e a minha vida mudou muito, a partir do momento em que comecei no kart, praticamente com 60 anos de idade. Eu gostava muito de moto, mas fui proibido de andar, e aí conheci o kart. Quando sentei num kart de aluguel pela primeira vez, eu pensei: poxa, isso foi feito pra mim! E foi no San Marino, no estacionamento da loja Leroy Merlin”, ressalta o piloto.

Canova informa que passou a praticar o esporte com assiduidade desde que o complexo esportivo foi implementado em Paulínia. Com seu kart próprio, um Fórmula 4, ele participa do campeonato Talent Kart Cup (TKC), num grid de mais de 30 pilotos, o que considera desafiador. “Ando junto com essa moçada, sou o mais velho do time, então é muito bacana, eu curto muito! E tem os campeonatos de kart de aluguel, que também gosto muito. Como dou aulas nesse tipo de kart, preciso estar nesse meio para passar a configuração aos alunos. É um kart diferente dos próprios, o chassi é mais robusto e protegido por borracha, em toda a volta, pois deve suportar a pilotagem de pessoas que não tem familiaridade com o esporte”, explica. E, para treinar, ele utiliza seu kart shifter, de 55 cavalos de potência e seis marchas.

Sobre o kartismo, o empresário diz que é uma alegria muito grande poder praticar o esporte, na idade em que está. “O kartismo muda a vida da gente, pois é preciso estar bem preparado fisicamente, se alimentar bem, evitar o álcool, pois o esporte não combina com bebida, nem com cigarro, nem com qualquer tipo vício, porque requer esforço e dedicação do piloto. E isso nos ajuda a estar bem e nos preparar cada vez mais, para explorar o melhor que o esporte nos oferece. O que tenho a dizer, para quem é da mesma faixa etária, é para que acredite em si mesmo. Se você tem o sonho de pilotar kart, venha andar com a gente! A idade não importa, mas sim fazer algo com amor e se dedicar. Nós estamos aqui para provar que é possível, inclusive andar com os mais jovens”, salienta.

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Mente e corpo saudáveis, para a vida e o kartismo
Outra história interessante de pessoa da mesma faixa etária, com o kartismo, é a do também empresário Diamantino Netto, membro do Conselho Administrativo da empresa que fundou, há 26 anos, atualmente comandada pelo filho. Ele conta que sua história com o kart também começou no San Marino, na estrutura que ficava no estacionamento da loja Leroy Merlin.

“Comecei no kart em 2009, aproximadamente. Com kart alugado, participava de corridas com o grupo Clube Kart Campinas (CKC) e, desde 2011, tenho o meu próprio kart. No mesmo ano, também comecei a participar do campeonato Fanatici Kart, inicialmente com base em Piracicaba, mas que também utilizava outras pistas da região, como em Itu e Limeira. Na sequência, o Fanatici Kart adotou a pista de Paulínia como sede, para os campeonatos. Em 2022 , aos 70 anos, me aposentei das corridas, porém continuo treinando durante a semana, com a equipe Biro Racing, na qual mantenho meu kart número 52, o meu ano de nascimento”, destaca Netto.

Ele diz que sempre gostou de velocidade e automobilismo e, por isso, participava de Track Days (eventos organizados por autódromos, em que os motoristas pilotam os seus carros), com carros alugados, tanto fora do País quanto no Brasil, quando o esporte passou a ser mais popular aqui. Netto fez curso de pilotagem e chegou a correr em Interlagos, na categoria Marcas e Pilotos. “Como o automobilismo é um esporte muito caro, encontrei no kart a solução custo-benefício-prazer que buscava. O San Marino ficava a menos de 10 minutos da minha casa e isso facilitou o início de tudo”, revela.

Para explicar como era sua rotina, antes do kartismo, e como ela se modificou, depois de iniciar no esporte, ele lembra da época em que praticava o kartismo de aluguel, ou rental. “O fato mais marcante na minha vida foi no rental, quando, muitas vezes, eu não conseguia terminar a corrida por cansaço, chegava destruído em casa. Então, comecei a dar mais importância ao preparo físico, melhorando meu condicionamento e, consequentemente, adquirindo uma melhor qualidade de vida”, pontua.

Sobre o envelhecer e o Dia do Idoso, Diamantino Netto é taxativo. “Ser idoso é um estado de espírito, não depende da idade. Condicionamento físico é um estado do corpo humano e temos de trabalhar o físico, para atrasar o envelhecimento natural do corpo, procurando manter a mente ocupada. Assim, poderemos ter uma qualidade de vida melhor e desfrutar mais da aposentadoria. É uma covardia chamar um ser humano de 60 anos de idoso! Quando fundei a minha empresa tinha 45 anos, aos 60 estava em pleno vigor, trabalhando e viajando para o exterior!”, finaliza o piloto.

Mais kart, por favor
Roberto Juiti Shibata conta que pratica o kartismo há cerca de 10 anos, por meio de kart alugado, e que participa do grupo Talent Kart Indoor (TKI), há mais ou menos três anos. Ele reforça o quanto o kart influencia positivamente em sua vida, sobretudo no contato social. “Comecei a andar de kart no San Marino, por uma brincadeira entre amigos. Depois disso, me apaixonei pelo esporte. Antigamente, minha rotina era futebol society, hoje, pratico kartismo e ando de moto. No kartismo, fiz várias amizades que gostam das mesmas coisas do que eu. É um esporte viciante, tanto que a vontade de praticar é cada vez maior, mas meu acordo com minha mulher é praticar três vezes ao mês”, confessa.

Shibata acredita que a sociedade tem uma percepção diferente do idoso, atualmente, por conta da mudança de comportamento do próprio público dessa faixa etária. “Porque o idoso, hoje, não é o velho de antigamente, mas alguém de espírito jovem, que quer viver e curtir a vida. E ser idoso é aproveitar a vida que nos resta sem preocupação, curtindo e desfrutando todo o trabalho que já tivemos, ao longo da vida, fazendo coisas de que gostamos”, avalia.
Inaugurado em 12 de outubro de 2011, o Kartódromo San Marino conta com mais de 50 campeonatos de kart fixos e eventuais. A entrada para visitar o complexo e assistir às corridas é de graça, com estacionamento gratuito para 200 veículos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Falta de apoio da população agrava a crise da dengue em Campinas

Publicados

em

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença

Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que  segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”

A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”.  A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação. 

LEIA TAMBÉM:

Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”

Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”

Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes. 

A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:

  • Febre de 38°C ou mais
  • Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
  • Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes

E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade

Publicados

em

Estado de São Paulo tem cerca de 13 mil padarias; mercado em expansão exige atualização constante

A Sucesso na Padaria realiza, entre os dias 10 e 12 de abril, a segunda edição da “Jornada da Lucratividade na Padaria”, em Campinas. Voltado a empresários do setor de panificação, o evento reunirá especialistas para discutir estratégias de gestão, inovação e aumento de lucratividade. A jornada acontecerá no Hotel Premium Campinas, a partir das 8h, e contará com uma programação intensa, com palestras e painéis especializados.

Com um mercado em expansão e em constante transformação, os empresários da panificação enfrentam desafios cada vez maiores para manter a competitividade, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar novas tecnologias. O evento propõe justamente oferecer caminhos para enfrentar esse cenário por meio de formação e troca de experiências.

LEIA TAMBÉM:

Ao longo de três dias, os participantes terão acesso a palestras e workshops conduzidos por especialistas convidados pela anfitriã do evento, Carolina Câmara. Entre os confirmados estão Rogério Shimura, fundador da Levain Escola de Panificação; Márcio Goulart, criador do primeiro sistema especializado para panificação no Brasil; Ewerton Santana, influenciador e mentor em gestão e marketing; e Israel Guimarães, CEO do Grupo SOU e especialista em gestão de dados. Também participarão Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados; e Dani Figueirôa, arquiteta especializada em panificação, responsável pela transformação de diversas panificadoras ao longo de 15 anos.

O time da Sucesso na Padaria estará representado por Carolina Câmara, idealizadora da Jornada e CEO da empresa; Maria Helena, fundadora do grupo; Vannessa Souza, integrante da equipe e Head da Comunidade GPS; e Helen Monte, CMO. Suas palestras abordarão temas estratégicos para o setor, como gestão de negócios, marketing especializado, otimização da produção, recursos humanos e inovação tecnológica.

“A Jornada da Lucratividade na Padaria é uma oportunidade única para empresários do setor de panificação se atualizarem e aprenderem com especialistas renomados. A proposta é não só fornecer conhecimento, mas também criar um ambiente para troca de experiências e networking, essencial para o sucesso do negócio. Hoje, o país conta com cerca de 85 mil pontos de venda de pão por peso, sendo aproximadamente 62 mil padarias, das quais 13 mil estão no estado de São Paulo. É um mercado em expansão que exige preparo e atualização constante”, afirma Carolina Câmara, CEO da Sucesso na Padaria.

As inscrições para a 2ª Edição da Jornada da Lucratividade na Padaria estão abertas, com preços diferenciados conforme o lote. Clientes Sucesso e participantes da edição anterior podem garantir sua vaga por R$ 1.500,00. Para os demais inscritos, o 2° lote está disponível por R$ 2.300,00 até o dia 6 de abril de 2025.

O evento será realizado no Hotel Premium Campinas, localizado na R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida, Campinas–SP. Para mais informações e inscrições, acompanhe as redes sociais @sucessonapadaria ou acesse o site oficial do evento: https://jornada2025.sucessonoresultado.com.br/.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Publicados

em

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.  

No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

LEIA TAMBÉM:

Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros.  Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.

Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h

Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias